Pages

sábado, 25 de agosto de 2012

Sites ajudam a aproveitar melhor roteiros de compras no exterior


Fazer umas comprinhas está entre os prazeres de uma viagem, e há quem programe roteiros só pra isso. Mas voltar de malas cheias do exterior fica mais fácil com alguma pesquisa, que pode ser feita na internet.

Primeiro, é bom saber qual é o limite de valores permitido na volta ao Brasil e o que deve ser declarado. O site da Fazenda (www.receita.fazenda.gov.br/Aduana/Viajantes ) tem um pequeno manual do viajante para tirar dúvidas.

Depois, é a hora de escolher a viagem. Os Estados Unidos são o destino mais famoso, especialmente Miami, por seus "outlets" e lojas de fábrica. A página da cidade no About.com (miami.about.com ) tem listagens desses locais, entre outros artigos sobre compras.

O site Viajantes (www.viajantes.com ) tem dicas para viagens de compras em português: clique em "artigos", no menu principal, e depois em "ideias".

Quem lê em inglês tem boas fontes de sugestões de viagens para compras. Um exemplo é a página dedicada ao assunto do site da "Travel & Leisure" (www.travelandleisure.com/vacation-ideas/shopping ), que reúne reportagens e dicas publicadas nos últimos meses.

O jornal britânico "The Guardian" (www.guardian.co.uk/travel/shopping-trips ) mantém uma página semelhante, alimentada com os últimos artigos publicados sobre o compras e viagens.

Apesar de ter um espaço para viagens de compras, o site do "New York Times" (travel.nytimes.com/travel/guides/shopping ) decepciona -na última terça-feira, a página tinha apenas duas reportagens sobre o assunto, de 2009 e de 2010, e alguns vídeos.

Já o site do Travel Channel (www.travelchannel.com/topics/shopping/index.html ) tem uma boa seção sobre compras, com dicas sobre vários itens, de roupas e calçados a ingredientes culinários e brinquedos.

Por fim, para quem quer comprar roupas e acessórios, é preciso resolver o problema da correspondência de tamanhos, que são diferentes no Brasil, na Europa e nos EUA, por exemplo.

O site Turista.com.br (www.turista.com.br ) tem uma tabela de correspondências entre tamanhos de roupas e calçados masculinos e femininos que inclui o Brasil.

Outra opção é o aplicativo Size it, compatível com iPhone, iPad e iPod touch. Custa US$ 1,99 na loja on-line da Apple (www.apple.com/itunes ). Ele dá a correspondência de tamanhos de diversos tipos de roupas e sapatos por país, incluindo o Brasil.

Já o site SizeGuide.net (www.sizeguide.net ) não inclui os tamanhos brasileiros, mas permite a correspondência entre medidas em centímetros e tamanhos.

Agora, é escolher a viagem e fazer boas compras!

Fone: Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário