Pages

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Artigo: A complicada relação de Jesus com seus irmãos “biológicos”

Imagine que seu irmão mais velho de repente lhe dissesse que era o Messias. E aí, como você reagiria?
 
Pois esse foi o dilema vivido pelos irmãos biológicos de Cristo, acreditar que aquele homem com quem tinham convivido desde a infãncia era na verdade o próprio Deus!? Complicado, né?
 
A bíblia nos dá algumas pistas sobre como tudo isso aconteceu. Em João 7, versos de 1 a 10, vemos os irmãos biológicos de Jesus sendo venenosamente irônicos.
 
“Você quer aparecer?”, perguntam eles. “ Pois então vá pra Festa dos Tabernáculos. Lá vai ter muita gente pra lhe dar Ibope.”
 
Que coisa, hein? Despeito total.
 
O trecho ainda nos diz que “nem mesmo seus irmãos criam nele”(João 7:5 ). Talvez eles sentissem inveja de Jesus. Ou talvez o considerassem um lunático sonhador.
 
O fato é que aquele irmão mais velho vinha chamando a atenção de muita gente, e isso despertava um sentimento de competição entre eles.
 
Coisa de irmão mesmo.
 
Mas há mais pistas sobre essa conflituosa relação. Em Marcos 3, verso 21, lemos que “ Quando os seus ouviram isso, saíram para o prender, porque diziam: está fora de si”.
 
Houve momentos em que os parentes de Cristo ( o que incluía seus irmãos) chegaram a duvidar de sua sanidade mental.
 
O que, convenhamos, não era pra menos. O cara dizia que era o Messias, o próprio Deus encarnado, e agora sua casa vivia repleta de pessoas, todas ansiosas pra serem curadas e tocadas por Ele… acho que sua família não aguentava mais as ” loucuras” do filho mais velho….
 
Se eu tivesse um irmão mais velho e ele me dissesse que era o Salvador do mundo, provavelmente eu lhe diria:
 
“Tá certo, e eu sou a Madre Tereza de Calcutá. Que história é essa? Você pirou, cara!”
 
Definitivamente não foi fácil. Não foi fácil pra Jesus, pra Maria e nem pra seus irmãos. E quando penso nessas coisas vejo como a encarnação de Deus foi um ato profundo de amor e humildade.
 
Deus não tinha que se submeter a tudo isso, a ser chamado de louco, a ter sua divindade questionada…mas o fez.
 
E o fez por amor. Por amor a todos nós.
 
 
Glenio Cabral.
 
Sou um administrador de empresas mergulhado no mundo das letras. Como servo do Senhor Jesus, meu desejo e usar as letras e as idéias para a propagação do evangelho. Com humor, leveza e seriedade.
 
Fonte: Artigos Gospel

Nenhum comentário:

Postar um comentário