Pages

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Conheça 20 lugares extremos do mundo


O planeta Terra esconde alguns pontos nos quais a sobrevivência fica quase impossível. Grande altitude, baixíssima umidade, ventos velozes, são muitos os problemas que podem tornar as condições extremas. No entanto, muitas vezes, essas áreas escondem paisagens deslumbrantes. Por isso, o jornal The Telegraph organizou uma lista com 20 desses lugares.



Chimborazo, Equador
Devido à protuberância equatorial da Terra, o ponto mais distante do centro do planeta não é o Monte Everest, mas o vulcão Chimborazo, no Equador. Ele está a 6.384,4 km do centro do planeta, enquanto o Everest está a 6.382,3 km.

Dallol, Etiópia
Nesse ponto da depressão Denakil, a África desce a uma profundidade de 116 metros abaixo do nível do mar e apresenta temperaturas elevadas. Dallol tem a mais alta temperatura média do ar em todo o mundo, calculado em 34,4 °C.

Mar Morto, Jordânia/Israel
A 424 metros abaixo do nível do mar, a costa do Mar Morto é o ponto mais baixo da Terra. É também um dás áreas mais salgadas, permitindo que os banhistas flutuem com facilidade sobre suas águas.

Krubera Cave, Georgia
Com uma profundidade de 2.191 metros, a Krubera Cave (também conhecida como Voronya Cave) é a caverna mais profunda já conhecida.

Tanggula, China
A 5.068 metros acima do nível do mar, Tanggula é a estação de trem mais alta do mundo. Ela se encontra na linha ferroviária Qingzang, que vai de Qinghai a Lhasa, no Tibete.

Titicaca, Bolívia/Peru
Considerado o lago navegável mais alto do mundo, a 3.821 metros, Titicaca é popular entre os turistas e é conhecida por suas ilhas flutuantes. O local tinha um significado mitológico para os incas.

Monte Thor, Ilha Baffin
Encontrado no Parque Nacional Auyuittu, na Ilha Baffin, Canadá, o Monte Thor é a maior queda vertical do mundo, possuindo uma face com um abismo de 1,25 quilômetros.

Bouvet, Noruega
Esta ilha desabitada, que pertence à Noruega, está no sul do Atlântico. A terra mais próxima é Queen Maud Land, na Antártida, que está 1.100 quilômetros mais ao sul. Já o primeiro lugar habitado nas redondezas é o Cabo das Agulhas, na África do Sul, 1.400 quilômetros ao nordeste.

Tristão da Cunha
Este arquipélago possui apenas 270 habitantes e seus vizinhos mais próximos estão a 1.750 quilômetros de distância, na África do Sul.

Salto Ángel, Venezuela
A cachoeira mais alta do mundo cai por quase um quilômetro ao longo da borda da montanha Auyantepui na Venezuela.

Dry Valleys, Antártica
Esta região sem gelo da Antártica é considerada o local mais seco no planeta. Essa condição é gerada em parte pelo forte vento que evapora a água, gelo e neve da área.

Aswan, Egito
Juntamente com o deserto do Atacama, Aswan é um dos lugares mais secos do mundo. A cidade vê apenas um ou dois milímetros de chuvas em poucos anos.

Deserto Lut, Iran
Este deserto no leste do Iran é o lugar mais quente da terra com um recorde de temperatura de 70,7 oC.

Cherrapunji, Índia
Em 1861 esta pequena cidade na encosta sul do Himalaia Oriental viu uma notável chuva que chegou a 23 metros. A média de chuvas anuais chega a 11,4 metros, sendo que o índice maior se concetra entre abril e setembro.

Kilauea, Havaí
As areias escuras da praia de Kilauea, na ilha havaiana de Kauai, guardam um dos vulcões mais ativos do mundo. Ele está em constante erupção desde 1983, cuspindo lava no oceano.

Bishop Rock, Reino Unido
De acordo com o Guinness Book, a Bishop Rock - na ponta mais ocidental das ilhas de Scilly - é a menor ilha do mundo. Ela ainda possui uma construção, um com um farol de 49 metros.

Salar de Uyumi, Bolívia
A maior planície de sal do mundo possui mais de 4 mil metros quadrados. Sua altitude média varia de acordo com o ponto, mas essa variação não passa de um metro por toda a área do Salar.

Ojos del Salado, Argentina/Chile
Na fronteira entre Chile e Argentina, está o Ojos del Salado, o mais alto vulcão do mundo. Ele também contém maior lago do mundo, a 6.390 m de altura.

Oymyakon, Rússia
O clima aqui é subártico extremo, o que significa que o solo está permanentemente congelado. A temperatura mais baixa já registrada no lugar mais frio habitado no mundo foi de -71, 2 oC.

Everest, Nepal/China
A quase 9 mil metros acima do mar o monte Everest, na fronteira entre Netal e China, é a montanha mais alta do mundo.

Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário