Pages

sexta-feira, 15 de julho de 2022

A HISTÓRIA DE MOISÉS E O SEU CHAMADO

 Diz a Bíblia: “E em Israel nunca mais surgiu um profeta como Moisés, a quem o Senhor conhecera face a face”



Neste texto você vai aprender sobre: 


Índice

1. A verdadeira história de Moisés

2.Mar vermelho

3. Propósito
4. Dez mandamentos
5.Milagres
6. Aprendizados




1. A VERDADEIRA HISTÓRIA DE MOISÉS
PARTE I

Antes de começar de fato, é importante lembrar que a história de Moisés envolve muitos altos e baixos. Moisés foi um instrumento de Deus para que a promessa feita a Abraão fosse cumprida! Portanto quem deseja conhecer mais sobre a bíblia precisa conhecer melhor sobre ele.
Agora, vamos começar!
Moisés era filho de Anrão e neto de Levi (o filho de Jacó). Legítimo Levita. 
A história de Moisés começa em meio a um contexto histórico e político complicado. Ele nasceu num período em que o novo Faraó mandou que matassem todos os bebês hebreus. E seus pais, com medo que seu filho fosse morto, o escondeu em um cesto e o colocou no leito do rio Nilo. Ele então foi encontrado pela filha do Faraó e criado como príncipe no Egito!

PARTE II
Já na vida adulta, Moisés atacou um soldado egípcio que maltratava um hebreu. Ele mata o soldado e com medo de ser pego e condenado foge. Passou simplesmente 40 anos  peregrinando pelo deserto, onde foi acolhido por Jetro e suas filhas. Moisés nesse período viveu uma vida simples e se casou com uma das filhas de Jetro.



2. PROPÓSITO
Depois de 40 anos Moisés tem o seu primeiro encontro com Deus!
Ele ouve a voz de Deus, pedindo que resgatasse os hebreus da escravidão, para a terra prometida a Abraão.
Mas, o faraó não aceitou muito bem a ideia da libertação dos hebreus, foi então que, Deus usou Moisés para infligir o Egito com 10 pragas!
Que foram elas: Água transformada em sangue, Infestação de rãs, Mosquitos, Moscas, Pestes nos animais, Úlceras, Chuva de pedras, Gafanhoto, Trevas, Morte dos primogênitos.





3. MAR VERMELHO

Depois do Faraó finalmente libertar o povo hebreu, ele se arrepende e junta o exército na tentativa de trazer os hebreus de volta para o Egito. O povo então, ficou sem saída entre os montes e um grande rio conhecido como Mar Vermelho!
Moisés fez uma oração a Deus. E Deus ordena que Moisés toque com seu cajado nas águas e elas se abrem para o povo passar! 

Moisés  então passou de libertador para líder do Povo! 



4. DEZ MANDAMENTOS - A ORIGEM


Moisés sobe até o Monte Sinai  e foi então que o senhor revelou-os a Moisés onde recebe de Deus os Dez Mandamentos em Tábuas de Pedra.
Os Dez Mandamentos são parte vital do evangelho. A obediência a esses mandamentos prepara o caminho para a obediência aos outros princípios do evangelho.
A maioria dos fatos descritos nos revelam o que não devemos fazer, mas de qualquer forma, eles também representam as coisas que devemos fazer.
O Salvador resumiu os Dez Mandamentos em dois princípios - amor pelo Senhor e por nosso próximo!



5. MILAGRES

Vale ressaltar que esse é apenas um resumo dos feitos de Moisés, porque foram diversos!
Moisés foi responsável por transformar um povo acostumado com a escravidão a se comportar e agir como uma grande nação! 

E entre seus grandes feitos, esses são os que se destacavam: Elaboração e aplicação do sistema de leis de Israel, abriu o Mar vermelho,  Fundou o sistema religioso do povo de Deus, responsável pela separação e regulamentação do Sacerdócio como ofício, principal contribuinte na construção do Tabernáculo, formou serviço de inteligência e militar, viu as costas de Deus, escreveu os cinco primeiros livros da Bíblia e levou o povo até a entrada da terra prometida!




6. APRENDIZADOS

Moisés foi um líder bastante influente na Bíblia, mas nem por isso deixou que seu ego o dominasse! E essa é uma das lições que aprendemos com ele, humildade!
Já dizia nas próprias escrituras, “Moisés era um homem muito paciente e o mais humilde dos homens de sua época.”
Aprendemos também, o valor de uma boa liderança!
Enquanto líder de todo o povo de Israel e supervisor dos demais homens que encarregou aos grupos, Moisés demonstrou-se sábio e paciente.
Além de sempre trabalhar em equipe e se responsabilizar pelas tarefas!
Assim, ninguém ficava sobrecarregado! Um verdadeiro exemplo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário