Pages

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Artigo: Solidão e Silêncio

Lamentações 3:26 Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do SENHOR. Bom é para o homem suportar o jugo na sua mocidade, assente-se solitário e fique em silencio.
Esperar não é bom, em silencio pior ainda, ficar solitário e em silencio, para os jovens então, por sua natureza intensa, esperar e ficar solitário são uma tormenta. Tudo na juventude tem dimensão maior, a dor dói muito, a alegria é mais alegre, a tristeza é mais triste. E também as escolhas são mais arriscadas e as decisões mais importantes.
Aguardar em silencio a salvação do senhor, assentar-se solitário, o jovem que consegue seguir tais recomendação poderá ser livre de trilhar caminhos espinhosos, ou mesmo de ser tragado e destruído por suas decisões e escolhas. Aguardar em silencio, obediência e submissão, são termos difíceis para um jovem que tem tanta pressa, precisa estudar, precisa trabalhar, precisa se casar, precisa se divertir, e o tempo é pouco tem que ser logo, não ha tempo para ouvir, não há tempo para aprender é triste constatarmos que hoje o jovem não tem nem mesmo tempo de sonhar. O padrão já vem estabelecido, o caminho já esta determinado. E nesse caminho determinado pela vida se escondem as armadilhas.

O jovem espera tão mais da vida, mais das pessoas mais de si mesmo, e depara com um mundo tão vazio, tão pobre, um modelo tão restrito de ganancia e egoismo, que a beleza da juventude se perde e as adversidades não os poupam.
Muitas vezes a decepção se torna uma conselheira, pode mudar o rumo de uma vida, e destruir um sonho maravilhoso, interromper projetos promissores, só a força sobrenatural de Deus, pode proteger um jovem decepcionado das graves conseqüências, por isso é muito importante se achegar a Deus. E a bíblia em que quando nos aproximamos dele ele se aproxima de nós. “Tiago 14:8 Chegai-vos a
Deus e ele se chegara a vos.”

A busca por mais alegria, mais diversão, mais atenção muitas vezes levam o jovem a escolher atalhos que são verdadeiras armadilhas, podem ser levados, envolvidos e às vezes até destruídos por buscar nas trevas a satisfação que só poderá ser encontrada na luz. A falta de consistência nos relacionamentos, a falsa e momentânea satisfação que são oferecidas como fonte de felicidade instantânea para o jovem são verdadeiros poços de desilusões.
Não existe uma formula mágica para não sofrermos decepções e desilusões , mas existe um Deus poderoso para nos ajudar a suportar as decepções sem transformá-las no fator determinante de nossa existência. Um Deus maravilhoso que pode se manifestar em meio a qualquer tempestade, um Deus ilimitado que pode ser ouvido até mesmo no silencio.
Parece ousadia pedir a um jovem para esperar, mas os planos de Deus são ousados, as soluções de Deus para nossas vidas são radicais. Eles apresentou um plano de salvação de graça, que supera qualquer estratégia. A graça está acima das decepções acima até da dor e da fatalidade. Um jovem capaz de entender a graça de Deus é capaz de suportar o jugo da mocidade.
As vezes é preciso silenciar para sentir a voz de Deus e aprender com ele a ter esperança na tribulação, para depois poder gritar de alegria com a grandeza das soluções de Deus.
Deus abençoe os nossos jovens.

Roseli Rocha Nicastro
Em toda a minha vida tenho aprendido muito com a convivência no meio evangélico. Amo a leitura que tem enriquecido e abençoado a minha vida. Sou grata a Deus.

Fonte: Artigos Gospel

Nenhum comentário:

Postar um comentário