Pages

domingo, 5 de agosto de 2012

Nova pesquisa afirma que religião não vai impactar as eleições americanas


Uma pesquisa mostrou que as crenças religiosas dos candidatos a presidência dos Estados Unidos terão pouco peso no resultado final das eleições de novembro.

A disputa entre o atual presidente Barack Obama, que é cristão, e o candidato republicano Mitt Romney, mórmon, estão acirradas, mas a questão religiosa, segundo o grupo de pesquisa Pew Research Center, não terá muito impacto.

Dos entrevistados, 70% disseram estar conscientes de que Romney é mórmon e 81% assinaram que não se importam. O candidato do Partido Republicano conta com o apoio dos simpatizantes do partido e também dos evangélicos brancos.”O desconforto com a religião de Romney tem pouco impacto sobre as preferências de voto”, disse o relatório Pew.

Em relação a Obama o cenário fica um pouco diferente, pois 17% dos entrevistados disseram acreditar que ele é muçulmano e 49% dizem que ele é cristão. Na campanha presidencial de 2008, 55% tinham certeza de que ele era cristão.

A confusão sobre a verdadeira religião do primeiro presidente negro do país é maior entre os republicanos conservadores, 34% deles acham que ele é muçulmano. Mas de forma geral 45% dos eleitores estão confortáveis com a religião de Obama e 5% dizem que não se importam. Outros 19% sentem-se confortáveis com essa questão.

O Pew Research Center ouviu 2.973 adultos, incluindo 2.373 eleitores registrados, entre os dias 28 de junho e 9 de julho. A pesquisa foi realizada por telefone e a margem de erro é de 2,1 pontos para adultos e 2,3 pontos percentuais para os eleitores.

Fonte: O Verbo

Nenhum comentário:

Postar um comentário