Pages

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

"A Arte de Viajar", de Alain de Botton, tem nova edição


O livro "A Arte de Viajar", do filósofo suíço Alain de Botton, reeditado agora no Brasil pela editora Intrínseca, é uma leitura que faz o turista procurar novos ângulos e olhares durante seu roteiro.

Nele, Botton divide suas experiências de passeios pelo mundo com os leitores refletindo sobre o processo de uma viagem, da maneira como os guias apresentam um destino à expectativa de transformação de quem sai para visitar novos lugares.

Juntamente com essas reflexões, o filósofo passeia por referências a grandes nomes da cultura mundial, como o poeta francês Charles Baudelaire (1821-1867) e seu conterrâneo, o escritor Gustave Flaubert (1821-1880).

Botton busca em obras e costumes de personagens e personalidades munição para uma prosa leve e repleta de considerações sobre como as viagens afetam o ser humano e seus pensamentos.

Um exemplo divertido é uma história pinçada do livro "Às Avessas", de Joris-Karl Huysmans, disponível no Brasil pela Penguin-Companhia. Nela, o duque des Esseintes, decide ir a Londres, apesar de sua aversão a passeios fora de sua mansão.

Antes de embarcar, diverte-se com um guia de Londres e em um bar e uma taberna ingleses -e desiste da viagem na hora de tornar realidade suas fantasias sobre um passeio pela capital inglesaAlain de Botton, por sua vez, explora seus pensamentos durante viagens por Barbados, Amsterdã, Madri, a região francesa de Provence e o deserto de Sinai, provocando o leitor a refletir sobre diversos aspectos do turismo.

A ARTE DE VIAJAR
AUTOR Alain de Botton (tradução de Clóvis Marques)
EDITORA Intrínseca
QUANTO R$ 19,90 (256 págs.)

Fonte: Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário