Pages

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Galileia: uma região de Milagres


Galileia é uma região situada ao norte de Israel muito conhecida por grandes milagres ocorridos lá pelas mãos de Jesus Cristo.  Na época de Cristo, Galileia era uma província, onde Jesus viveu cerca de 30 anos, principalmente nas cidades de Nazaré e Carfanaum.

E percorria Jesus toda a Galileia, ensinando nas suas sinagogas e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.
Mateus 4:23

Como a maior parte do ministério de Jesus foi na Galileia os maiores milagres também ocorreram ali. Os milagres foram muitos. Aqui iremos citar os principais.

Foi enquanto ainda vivia na Galileia que realizou o seu primeiro milagre, conhecido pela transformação de água em vinho em um casamento.

E estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam dois ou três almudes.
Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima.
E disse-lhes: Tirai agora, e levai ao mestre-sala. E levaram.
E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala ao esposo.
E disse-lhe: Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho.
João 2:5-10

Foi no Mar da Galileia, também citado na Bíblia como Lago de Genesaré, onde aconteceu a maioria dos milagres. O primeiro foi quando os pescadores saíram do mar após um dia todo de trabalho sem nada pescarem. Jesus ordenou que jogassem novamente as redes. Os pescadores obedeceram e recolheram suas redes lotadas de peixes.

E, quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar.
E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede.
E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se-lhes a rede.
Lucas 5:4-6

Veja o Mar da Galileia ao vivo

O segundo milagre de Jesus tratou-se de uma cura impossível aos homens, salvando o filho de um nobre de Cafarnaum.

Ouvindo este que Jesus vinha da Judéia para a Galileia, foi ter com ele, e rogou-lhe que descesse, e curasse o seu filho, porque já estava à morte.
Então Jesus lhe disse: Se não virdes sinais e milagres, não crereis.
Disse-lhe o nobre: Senhor, desce, antes que meu filho morra.
Disse-lhe Jesus: Vai, o teu filho vive. E o homem creu na palavra que Jesus lhe disse, e partiu.
E descendo ele logo, saíram-lhe ao encontro os seus servos, e lhe anunciaram, dizendo: O teu filho vive.
João 4:47-51

Em uma mesma noite Jesus realizou a cura da sogra de Simão Pedro e de dezenas de pessoas que chegavam até ele, além de expulsar demônios. Ainda na Galileia Jesus ressuscitou pessoas, como na passagem do filho da viúva em Naim (Lucas 7,11-16) e da filha de Jairo (Mateus 9,18.19.23-26).

No mar da Galileia também Jesus repreendeu os ventos e o mar agitado enquanto navegava com os apóstolos.

E eis que no mar se levantou uma tempestade, tão grande que o barco era coberto pelas ondas; ele, porém, estava dormindo.
E os seus discípulos, aproximando-se, o despertaram, dizendo: Senhor, salva-nos! que perecemos.
E ele disse-lhes: Por que temeis, homens de pouca fé? Então, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se uma grande bonança.
Mateus 8:24-26

Às margens do mar, em Tabgha, Jesus multiplicou os pães e peixes para cinco mil pessoas que o ouviam.

E, tendo mandado que a multidão se assentasse sobre a erva, tomou os cinco pães e os dois peixes, e, erguendo os olhos ao céu, os abençoou, e, partindo os pães, deu-os aos discípulos, e os discípulos à multidão.
E comeram todos, e saciaram-se; e levantaram dos pedaços, que sobejaram, doze alcofas cheias.
Mateus 14:19-20

E na mesma noite Jesus andou sobre as águas do mar da Galileia para socorrer seus discípulos.

E vendo que se fatigavam a remar, porque o vento lhes era contrário, perto da quarta vigília da noite aproximou-se deles, andando sobre o mar, e queria passar-lhes adiante.
Marcos 6:48

Jesus realizou muitos outros milagres, não só na Galileia, mas por toda a Terra Santa. Em todos os cantos de Israel existem vestígios do que o Salvador fez pela humanidade.

Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez; e se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem. Amém.
João 21:25

Para conhecer a região da Galileia e toda a Terra Santa você pode contar com a Terra Santa Viagens para realizar seu sonho de andar por onde Jesus nasceu, viveu, operou milagres, morreu e ressuscitou por nós. Confira o roteiro completo da viagem para Israel:

Nenhum comentário:

Postar um comentário