Pages

sexta-feira, 19 de maio de 2023

REVELAMOS TODA A HISTÓRIA SOBRE O TANQUE DE BETESDA!

  Entenda o porquê da designação Betesda e a  história por trás da ''Casa de Misericórdia”.














1. INFORMAÇÕES GERAIS

Segundo a comprovação textual, o nome Betesda vem da versão “Bethesda”, que significa “casa de misericórdia”. Pode-se mencionar que o nome do lugar era uma referência à tradição acerca das curas que envolvia o local.
Ainda convém lembrar sobre as suposições sobre a localização deste tanque. Pois bem, o Tanque de Betesda trata-se de um grande tanque duplo; ou seja, dois tanques exatamente iguais, com uma divisão em pedra. Além disso, foi falado nos textos bíblicos, que haviam cinco entradas nesse tanque. Essas entradas eram colunas cobertas onde os enfermos ficavam enquanto esperavam.

E o mais interessante nesse tanque, descoberto em 1888, é uma pintura (um pouco desbotada) na parede que mostra um anjo agitando a água. Talvez isso seja um indicativo de que os primeiros cristãos já consideravam esse tanque como sendo o Tanque de Betesda.

2. HISTÓRIA BÍBLICA

PARTE I

Provavelmente, você já ouviu falar sobre o milagre onde Jesus curou um homem enfermo que já estava naquela situação há 38 anos, não é mesmo? Esse homem, que já estava quase desistindo de tentar, estava ali à procura de cura, como muitos outros enfermos.
Apesar de ele ser um personagem bíblico muito citado em diversos sermões, nada mais se sabe sobre sua história e biografia. O homem anônimo curado por Jesus ficou conhecido simplesmente como “o paralítico do Tanque de Betesda”.

O texto do Evangelho de João claramente diz que vez ou outra, descia um anjo e agitava as águas do Tanque de Betesda. Então o primeiro doente que entrava no tanque, depois que as águas tivessem sido agitadas, era curado de qualquer enfermidade (João 5:4).

PARTE II


De acordo com alguns comentaristas, é possível que esta história venha de uma crença popular judaico-romana da época que via o Tanque de Betesda como um ponto místico de peregrinação. Alguns sugerem até que poderia haver nas águas do Tanque alguma propriedade medicinal que resultou naquela crença popular.

O fato é que, de uma maneira ou de outra, é um local sagrado.

PARTE III

Desse modo, independente da forma que aconteceram os milagres acontecerem no Tanque de Betesda, o que realmente importa é que o amor de Jesus chegou até aquele homem. Não somente pelas águas do Tanque de Betesda, mas por Jesus. Aquele homem se livrou de um sofrimento que já durava há 38 anos.




3. CURIOSIDADES

Haviam alguns rumores sobre o tanque, e  uma lenda árabe em torno dessa narrativa, dizia que em vez de anjo, era um dragão que vinha do abismo. Quando ele acordava as águas pararam, mas quando dormia, as suas convulsões agitavam as águas e promoviam a cura. Surreal, né?
Também haviam crenças pagãs, como a dos gregos do deus Asclépio. Havia cultos e templos dedicados ao deus Asclépio, conhecido como o deus da cura ou da medicina. Sua figura está sempre associada a uma serpente envolta a uma bastão, que é hoje também símbolo da saúde e medicina.
Essas são algumas superstições em torno do tanque, mas que valem a pena serem conferidas.



4 - VISITANDO O LOCAL


Vivencie milagres e conheça os segredos da Bíblia!
Nós te levamos a conhecer os melhores destinos da Terra Santa!

Terra Santa Viagens, 30 anos fazendo mais de 48 caravanas por ano!
Consulte nossos roteiros: www.terrasantaviagens.com.br

Também estamos nas redes sociais, venha conferir! 


(Clique aqui) para entrar no instagram!
(Clique aqui) para entrar no facebook!



Terra Santa Viagens, a sua melhor escolha em viagens religiosas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário