Pages

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

“Jesus perante Pilatos” Mateus 27:11-31

O Senhor seja louvado!!!
Mateus 27:11-31  Jesus perante Pilatos. (Mc 15:1-20 Lc 23:1-25 Jo 18:26-28 19: 1-16).
O segundo julgamento de Jesus.  Ao romper o dia… (como o momento em que escrevo estas palavras).
Nesta ocasião…
  • Jesus sabia que nada que dissesse mudaria tal situação;
  • Pilatos esperava ouvir defesa;
  • Pilatos sabia da inocência de Jesus.
Segundo a Lei judaica deveria ser dois julgamentos e não podia ser à noite.  A entrevista com Jesus se dá dentro do Tribunal e o povo estava do lado de fora. O governador Pilatos entrevista Jesus. O julgamento aconteceu no período da festa da páscoa, quando era de costume libertar um preso a escolha do povo. E um dos presos que estava com Jesus chamava-se Barrabás, cujo significado é “filho de um pai”. Este era acusado de revolta, ataque ao poder, assaltos e homicídios. Os outros dois que foram crucificados com Jesus eram seguidores de Barrabás. Jesus era acusado pelas autoridades, pela elite, pelo poder e pela multidão.
Por inveja – o caráter ridículo das acusações a Jesus era  evidente a Pilatos, mostrava ressentimentos pessoais envolvidos. Era esperado que um Mestre espiritualista recebesse oposição de regionalistas, materialistas e inescrupulosos. 
No tribunal – enquanto Pilatos esperava pela resposta dos judeus referente  à libertação de Barrabás, sua mulher envia-lhe uma mensagem. O presságio  do sonho a qual entrega a Pilatos e atrasa o julgamento. É neste intervalo que os principais anciãos e sacerdotes influenciavam o povo para exigir para soltarem Barrabás, persuadindo a multidão. E assim ocorre um grau de depravação moral e espiritual muito grande.
Seja crucificado – ou seja, executado a moda romana, resultado  das acusações feitas contra ele (Jesus) substituindo Barrabás.
Mandando vir água – costume judeu. Lavar as mãos – significa estar se isentando de qualquer culpa ou  prejuízo que possa acontecer por sua responsabilidade da ordem da execução. Estava se eximindo de suas responsabilidades. Termo utilizado até na atualidade em ação comum para muitos.
Sangue deste justo – caia sobre nós o seu sangue e sobre nossos filhos. Então ocorreu o açoitamento – a tortura sobre o corpo nu de Jesus. O açoite era feito de couro com pedaços de ossos ou metal nas pontas. Pilatos tenta saciar a sede de sangue da multidão, a fim de levá-los a abandonar a exigência de crucificação. Mas, a multidão não desistiu de condenar Jesus… Mesmo não encontrando crime algum, mesmo sendo Ele um homem sem pecados.
Entregou-O – assim oficialmente Pilatos entrega Jesus aos soldados para a sua execução. Podemos perceber então as limitações também de quem está no poder. As falhas humanas. Até que ponto Pilatos era livre para julgar.
É, foi preciso Deus mandar seu único filho – Jesus, para morrer na cruz por mim e por você. Foi preciso Jesus morrer crucificado numa cruz para nos salvar…
Ainda é assim nos dias de hoje. A pressão da sociedade é grande e o senso comum geralmente é o que prevalece. Então fica a reflexão: será que não estamos fazendo parte da multidão?  Será que estamos tendo coragem de assumir nossos posicionamentos? ou temos ajudado a crucificar inocentes que não têm quem os defenda. Que não usam colarinhos brancos e não têm dinheiro para pagar altas fianças numa corrupção sem fim… Temos ficado ao lado de Jesus ou temos fechado nossos olhos e virado as costas para Ele. Será que estamos sempre muito ocupados com os inúmeros afazeres que nos impõem a sociedade moderna? Será que não nos tornamos escravos do capitalismo em meio à vida medíocre que vivemos? O que estamos fazendo com tudo aquilo que o Mestre nos ensinou e nos deixou registrado? Apenas lendo para amenizar o nosso sentimento de culpa…  A hora é chegada! É tempo de assumirmos nossas decisões. É tempo de agir. Hoje não nos cabe mais planejar. Não nos cabe mais esconder em meio às situações…
É o momento de gritar para o mundo de que lado você está.
É meu amigo, minha amiga, o mundo está de um jeito que não dá mais… Deus nos chama para marchar! Eu já fiz a minha escolha e você? Deixo aqui para concluir minha reflexão as sábias palavras da harpa cristã:
Meu amigo, hoje tu tens a escolha:
- Vida ou morte – qual vais aceitar?
Amanhã pode ser muito tarde:
Hoje Cristo te quer libertar.
Tu procuras a paz neste mundo,
Em prazeres que passam em vão.
Mas, na última hora da vida,
Eles não mais te satisfarão.


Mãe, esposa, professora e serva do Senhor. Alguém que ama a Deus e quer conhecer cada dia mais sobre a Tua Palavra.

Fonte: Artigos Gospel

Nenhum comentário:

Postar um comentário