Aos 16 anos, o então jovem estudante
israelense Yaacov Hecht, hoje com 56, se aborreceu com a escola. Naquele
momento, ele não via sentindo em frequentar o colégio. Para Hecth, a escola não
conseguia responder aos seus questionamentos de então: “Por que nós devemos
estudar o que estudamos? Por que para todas as nossas dúvidas, os professores
oferecem apenas uma resposta? E por que o conhecimento é medido apenas por provas?”.
Essa situação emblemática, recordada durante a adolescência, foi a semente da
construção de um modelo de educação baseado em uma outra lógica de
aprendizagem, estruturada por meio de uma maior autonomia do estudante e de um
regime de colaboração intensa entre toda a comunidade escolar.
Precursor do conceito de educação
democrática, Hecht foi o principal articulador da implantação desse modelo de
escola numa unidade em Hareda, cidade localizada a 45 km da capital Tel Aviv.
Lá, em 1987, o israelense desenhou uma escola diferente de todas as outras. “O
nosso principal objetivo era construir uma escola similar ao mundo que estava
fora dela. O que vemos hoje é que as escolas são tradicionais e não estão
conectadas com o mundo real ao seu redor. Lá fora, ninguém vai dizer o que você
tem que fazer. Você tem que aprender por si só a tomar suas próprias decisões.
Em nossas escolas, ensinamos o que o mundo exige que nós devemos aprender”,
fala Hecht.
Apoiando-se na disseminação de uma
nova forma de aprendizado, o israelense conseguiu disseminar, a partir de 1995,
o modelo de Hareda a escolas públicas de mais de 12 cidades de Israel. “A cada
ano, buscamos, a partir de encontros com educadores em vários países, expandir
a maneira como encaramos a educação. Hoje, em todo o mundo já são mais 1 mil
unidades que partilham dos nossos conceitos”. Com um trânsito frequente em
rodas de especialistas e entre entusiastas que defendem a criação de um novo
modelo de escola, Hecht está cada vez mais atento às possibilidades que a
tecnologia pode oferecer a essa nova lógica de aprendizado contemporâneo.
“Atualmente, estou em contato com Ken
Robinson e Sugatra Mitra. Queremos construir plataformas para ajudar jovens
estudantes e empreendedores que buscam criar soluções para a melhoria da
educação. Não apenas alunos, mas também professores, pais, diretores. Queremos
encontrar ideias inovadoras ao redor do mundo. Nosso objetivo será criar
ambientes digitais onde essas pessoas e suas ideias possam se encontrar num
mesmo espaço”, fala Hecht.
Fonte: Pletz
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