Pages

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Os quatro segredos para cumprir a missão divina


1 Crônicas 28.8-10, 20

 

8- Agora, pois, perante os olhos de todo o Israel, a congregação do Senhor, e perante os ouvidos de nosso Deus, guardai e buscai todos os mandamentos do Senhor vosso Deus, para que possuais esta boa terra, e a façais herdar a vossos filhos depois de vós, para sempre.


9- E tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai, e serve-o com um coração perfeito e com uma alma voluntária; porque esquadrinha o Senhor todos os corações, e entende todas as imaginações dos pensamentos; se o buscares, será achado de ti; porém, se o deixares, rejeitar-te-á para sempre.


10- Olha, pois, agora, porque o Senhor te escolheu para edificares uma casa para o santuário; esforça-te, e faze a obra.

E disse Davi a Salomão seu filho: Esforça-te e tem bom ânimo, e faze a obra; não temas, nem te apavores; porque o Senhor Deus, meu Deus, há de ser contigo; não te deixará, nem te desamparará, até que acabes toda a obra do serviço da casa do Senhor.
V.20

Partindo do pressuposto que o significado de missão no contexto bíblico inicia-se na revelação do próprio Deus na história, logo se percebe que o paradigma para qualquer definição do termo “missão eclesiológica” deve ser compreendido através da missão do próprio Deus.

Uma vez que, tanto na antiga como na nova aliança podemos ter acesso aos modus operandi da missão divina com relação ao resgate da humanidade, é válido aprender com o próprio Deus o significado de missão:

Missão é entrega pessoal. Desde o Genesis da narrativa bíblica, se observa a natureza do amor divino, uma vez que, mesmo antes de Deus criar a luz, já existia a cruz nos projetos de Deus em favor ao gênero humano – “… o cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.” (Apocalipse 13 : 8 ) Com isto, Deus está elucidando o verdadeiro significado da visão missionária – renúncia, onde a importância e o significado do outro assume o lugar das conveniências e interesses pessoais – “E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.” (Efésios 5.2)

Missão é renúncia pessoal. Enquanto que, a entrega é um ato de doação, a renúncia é uma atitude de subtração. De modo que, segundo a declaração bíblica que afirma – “Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens,” (Filipenses 2.6,7), concluímos que, a missão eclesiológica segundo o caráter divino sempre estará atrelada a atitude da renúncia, que significa deixar para conquistar, ou perder para ganhar, elucidando assim a afirmação paulina que diz – “Como contristados, mas sempre alegres; como pobres, mas enriquecendo a muitos; como nada tendo, e possuindo tudo.” (2 Coríntios 6.10)

Missão é fruto essencial. Dentre os diversos pressupostos bíblicos relacionados a missão integral da igreja, é válido ponderar com algumas perguntas que certamente ampliarão o alcance da reflexão e conscientização – Tendo o cristão consciência da relevância e necessidade de se fazer missões, qual o motivo de muitos continuarem indiferentes e apáticos com relação ao assunto? Possivelmente uma das razões é pelo fato, de que, antes da missão acontecer, primeiramente o “ser” do discípulo precisa acontecer, sendo forjado no caráter e sentimento de Cristo Jesus. Observe que, na descida do Espírito Santo, o poder que os discípulos receberiam, seria para eles “ser” testemunhas, (Atos 1.8). De modo que, a missão começa antes do fazer, inicia-se primeiramente no “ser” do discípulo.

Missão é trabalho factual. A missão de Cristo Jesus, não consistia em esperar pecadores se aproximarem Dele, mas antes, o próprio Cristo tomava a iniciativa de ir até os necessitados. Observe que, o mandamento da grande comissão é – “… Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.” ( Marcos 16.15). O mandamento não diz “Esperai por todo mundo e pregai”, mas antes, a ordem é “Ide e pregai”, afirmando que a missão da igreja é de natureza imperativa e ativa.

Em síntese, em um tempo como o nosso, onde o perfil de sucesso espiritual de alguns cristãos não está mais atrelado a ser um missionário, mas antes, em tornar-se um milionário, urge a necessidade de resgatar diariamente a consciência e a urgência da missão da Igreja.

> Deus escolheu cada um de nós com um propósito específico:

- Escolheu Abraão para a partir dele começar uma grande nação: os israelitas;

- Escolheu José para ser governador do Egito e assim preservar a descendência que geraria o Messias;

- Escolheu Moisés para libertar o povo do Egito, dar-lhe as leis e conduzi-lo rumo a terra prometida;

- Escolheu Josué, vários juízes e profetas com uma missão específica;

- Escolheu Neemias e Ester para servirem ao seu povo também em momentos específicos de sua história;

- Escolheu Paulo para ser o grande pregador e divulgador do evangelho;

- Escolheu Salomão para ser o sucessor de seu pai Davi e construir o Templo do Senhor em Jerusalém.

> Deus também escolheu você com um propósito específico. Você já descobriu qual é?

 

 

I. Conheça a Deus

> Não apenas de ouvir falar, mas de caminhar com Ele

> Não apenas conhecer a respeito dEle, mas conhecer a Ele.

> Outras traduções trazem: “… reconheça o Deus …”

> Reconhecer pode significar: (1) Conhecer novamente, ou seja, sempre renovar o seu conhecimento a respeito de Deus; e isso se dá através de uma comunhão constante e diária com o Senhor; (2) Fazer sempre menção de coração do Senhor; depender sinceramente dEle em todos os momentos e decisões; não faça as coisas na sua própria força (ver Pv 3.5,6).

> Temos nos esforçado para conhecer mais a Deus e reconhecê-lo sempre em nossas vidas?

 

II.) Sirva a Deus

> O que é servir? (1) Quando servimos ao próximo estamos servindo a Deus; (2) Se envolver em sua obra, assumindo compromissos com ministérios específicos na igreja local; (3) Servi-lo é obedecer integralmente aos seus mandamentos – ver 1 Cr 28.8 (o verso anterior)!

> Como devemos servi-lo? “… de coração integro e alma voluntária …”, ou seja, de coração inteiro, não dividido, não parcial, não com uma parte apenas; e de alma voluntária, ou seja, não por obrigação, com peso, mas com prazer!

> Por que servi-lo assim? “… porque o SENHOR esquadrinha todos os corações e penetra todos os desígnios do pensamento …”, ou seja, ninguém pode enganar a Deus; Ele conhece todas as verdadeiras motivações de nossos corações, se o estamos servindo só de aparência, para outros verem, ou se de coração!

 

III.) Busque a Deus

> O que é buscar a Deus? É ter sede e fome dEle, de sua Palavra.

> “Se o buscares, ele deixará achar-se por ti; se o deixares, ele te rejeitará para sempre”. Esta última frase é para ser lida e relida e muito refletida!

> Como devemos buscá-lo? (1) De todo o coração e de toda a alma – Dt 4.29; Jr 29.13; (2) Continuamente – Sl 105.4; (3) Com urgência – Is 55.6; (4) Com insitência – Lc 11.10.

 

IV.) Seja Forte e Cumpra o Propósito de Deus para você

> “… sê forte e faze a obra” (RA); “… Seja forte e mãos ao trabalho” ; “… e mãos à obra!” .

> Para cumprirmos o propósito de Deus para as nossas vidas não podemos ser fracos, covardes, medrosos e nem desanimados, embora esta seja muitas vezes a nossa tendência diante das circunstâncias.

> Devemos ser fortes, corajosos, valentes e ter bom ânimo – ver 1 Cr 28.20

> Se estivéssemos sozinhos fatalmente falharíamos, mas devemos ser fortes porque o Senhor está conosco!

 

A Tarefa da Evangelização é suprema porque é dirigida pelo Espírito Santo.  Atos 8.29; 13.4.

29 – Então disse o Espírito Santo a Filipe: Aproxima-te desse carro, e acompanha-o.

13.4 – Enviados, pois pelo Espírito Santo, desceram a Selêlucia e dali navegaram para Chipre.

O segredo de Igreja primitiva avançar rapidamente na colheita de almas, é porque ela tinha o que hoje muitas igrejas não tem, PODER. Ela dependia decididamente da direção e orientação do Espírito Santo.

Os meios e recursos materiais eram parcos, mas a Igreja avançou sob a égide do Espírito Santo.  Hoje, em muitos lugares, temos magníficos templos, bonitos corais, entradas financeiras elevadas, refinados pregadores, seletos oradores, música em profusão, contudo não geram reais conversões de almas.    Fama não é poder. Emoção não é poder.  Jargões não são palavra de Deus.

Pregação nem sempre é mensagem. Barulho não é unção.  Movimento nem sempre é despertamento.  O que a Bíblia não diz : sereis minhas testemunhas e recebereis poder; mas, o inverso: recebereis poder e sereis minhas testemunhas.  O vocábulo testemunha, no original implica não só proclamar, mas também sofrer.  A excelência da mensagem da salvação está no poder que o espírito Santo confere para alcançar o pecador e salvar sua alma (Atos 1.8), mesmo enfrentando dificuldades.

A Evangelização é suprema tarefa porque abrange toa criatura em todo o mundo.   Mateus 28.19.

“Ide, portanto, fazei discípulos de todas, as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.”

Vemos hoje mensageiros que visam apenas pessoas boas, que não tem problemas. Quando a mensagem do visa somente as pessoas boas, nações pacatas e uma determinada faixa de idade ou classe social, então é uma farsa, porque na Palavra de Deus está escrito: “Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho.”(Isaias 53.6.) “Todos”, inclui à todos indistintamente.  “Ovelhas sem pastor -  desgarradas,” é a condição espiritual das pessoas sem Deus no mundo.

Mas glória a Deus!  O convite para a salvação destina-se a todo tipo de criatura, em todos os lugares: qualquer credo, cor, raça, religião, cultura e posição social.  Pois, o seguir a Cristo não consiste primeiramente aparências externa, mas numa relação vital de união com Ele mesmo.  O Evangelho é o ponto de contacto e a continuação dessa celeste união.

 A tarefa da Evangelização é suprema, porque está garantida por Deus.

Salmo 126.5,6.

5 – Os que com lágrimas semeiam, com júbilo ceifarão.

6 -  Quem sai andando e chorando enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes.

Somente a mensagem da cruz tem a patente divina. Tem marca registrada no céu. É autentica. Realmente, onde quer que a tarefa de ganhar almas seja executada nos moldes divinos, os resultados surgirão logo em vidas transformadas ou influenciadas pelas bênçãos do Evangelho.  Sejam nas metrópoles, ruas, colégios, hospitais ou regiões distantes da terra.  Deus é o fiador de Sua mensagem.  O próprio Senhor Jesus afirmou: “Estarei convosco.”  Ele ordenou a tarefa, mas também assegura-nos de Sua gloriosa presença, confirmando a pregação por meio de sinais e maravilhas.

Conscientes desse santo chamado e das promessas divinas para aqueles que o atendem, ainda, imbuídos desta gloriosa paixão que o Espírito Santo acende em nossos corações, vimos por 39 anos, fazendo missão por amor e fé.   Para isso nos servimos de todos os meios e recursos que estiverem ao nosso alcance, contanto que a mensagem de salvação cheque aos mais distantes lugares da terra, onde os pecadores estão. Hoje estamos realizamos Cruzadas de Evangelização em massa , com farta distribuição gratuita de literaturas cristã. Mantemos muitos Programas Radiofônicos, onde a Palavra de Deus é pregada para centenas de cidades no Brasil e exterior.  Fundamos e mantemos a campanha “Nova Vida na Estrada” , promovendo a evangelização dos caminhoneiros, levamos a Palavra de Deus à estrada, através da distribuição gratuita de Bíblias e Novos Testamento.  Por vários anos desenvolvemos o projeto “Luz na Cela”, levando a mensagem do amor de Jesus aos apenados em dezenas de Cadeias Publicas, Presídios e Casas de Detenções. Em pareceria com outras igrejas, participamos na plantação de igrejas, no interior: fazendas, sítios, colônias e assentamentos. Além de outras formas de evangelização pessoal, de casa em casa, visitando os enfermos em Hospitais e Casas de Saúde; promovendo shows gospel em colégios, faculdades, escolas e creches.

 

Deus é fiel, por isso prometeu levantar um exército de valentes guerreiros para nos ajudar em oração, divulgação e patrocínio financeiro; graças a Sua fidelidade, a cada dia o Senhor acrescenta “patrocinadores anônimos” que dos mais diferentes lugares sentem este chamado de fé e se unem a nós para evangelizar o mundo.  Aqui cada irmão/irmã é muito bem vindo, pois permanecemos de corações abertos para receber, todos aqueles que sentem o chamado do Senhor, para unir-se à nós nesta obra de amor e fé. Amém.

 

Janio

 

Fonte: Artigos Gospel

Nenhum comentário:

Postar um comentário