Pages

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Prosperar



Alan contava para o amigo como conseguira o novo cargo. Como é amigo do superior, sempre fez, por assim dizer, comentários a respeito do colega, “só dizendo o que pensava”... mesmo que pensasse só coisas ruins. Então, na semana passada, o colega foi demitido e ele assumiu o cargo, subindo de posto e de salário.

-Mas você não se sente culpado, Alan?
-Ah, sem essa de ser certinho, Jader. Todo mundo faz isso. E, olha, agora vou poder garantir uma vida melhor pra minha família. E vou lutar para subir mais.
-Ah, então, os fins justificam os meios?...
-Se você acha que fiz errado, pense como quiser... mas a vida não é tão cor de rosa assim, meu amigo. O mundo é dos espertos.

Não é muito difícil encontrar uma situação onde este diálogo se encaixe. Trocando os nomes, é claro. Ser esperto e levar vantagem são imperativos morais tão grandes no mundo que fazem a honestidade parecer uma lenda muito antiga.

Mas o antigo livro bíblico de Provérbios, sempre atual, diz que os “espertos” é que vão cair. Isto é, aqueles agem de forma injusta a serviço do acúmulo de bens materiais, confiando neles como seu fundamento. A honestidade é que vence.

Isso parece meio fora da realidade, não? De uma certa forma, é mesmo, pois foi trazida de fora, veio de Jesus Cristo ao mundo. A prosperidade que realmente permanece é a que provem da fé Nele, pois concede bens que nunca estragam. E levam a um viver honestamente, centrado nos Seus princípios. Não é necessariamente a prosperidade de carros de luxo, mansões e contas bancárias. E, definitivamente não a que vem de negócios ilícitos ou maneiras “espertas” de vencer. Mas sim, é aquela que aprende a estar agradecido a Deus pelo que se tem, buscando conquistar as coisas na vida pelos meios corretos. Pois, para o cristão, os fins e os meios são a mesma coisa. Passam pela vontade de Deus.

Não precisamos desanimar, portanto se, vivendo a fé, não tivermos a mesma prosperidade que os “espertos” do mundo ostentam. Viver nos princípios da Palavra de Deus é ser próspero sempre, até o fim.

Se, para muitos, o mundo é dos espertos, o Dono do mundo pensa bem diferente.



Frase:

“Aquele que confia nas suas riquezas cairá, porém os honestos prosperarão como as folhagens.”

(Provérbios 11.28)





Rev. Lucas André Albrecht

Fonte: Toque de Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário