Pages

sábado, 17 de dezembro de 2011

Brasileiros estão entre os turistas mais satisfeitos de Portugal

O turista brasileiro é um dos mais satisfeitos com Portugal, segundo pesquisa encomendada à GfK Metris pelo Turismo de Portugal, entidade responsável pela promoção do país. Em entrevista feita de 22 de julho a 15 de agosto com 811 turistas, cem deles brasileiros, nos principais aeroportos de Portugal, 87% se disseram muito satisfeitos com a viagem, sendo a maioria brasileiros e irlandeses. Do total de brasileiros entrevistados, 72% declararam estar muito satisfeitos com a viagem.

Ao serem questionados se retornariam a Portugal, 46% dos entrevistados do Brasil declararam que com certeza voltariam. Do total de turistas, 59% afirmaram que as férias em Portugal corresponderam às expectativas e 36% que ficou acima do esperado.

Na fase inicial do planejamento das férias, a recomendação de conhecidos, amigos e familiares é o item mais determinante para que o brasileiro escolha Portugal como destino de lazer. Tanto que, ao elencar os três principais motivos que levaram à viagem, este item foi o mais citado, assinalado por 72% dos brasileiros entrevistados, que também levaram em conta o clima e a paisagem (48%) e as atrações, entretenimento ou eventos (24%).

Para o viajante do Brasil, Lisboa continua sendo a preferida: 90% dos turistas brasileiros que estiveram em Portugal visitaram a capital. O viajante do Brasil é o que mais noites passa em Portugal – média de 14,6, quase o dobro dos espanhóis que são os que menos tempo ficam no país vizinho: 7,4 noites. A estadia média é de 9,7 noites.

“Pela pesquisa é possível ver claramente o importante papel que o mercado brasileiro tem no turismo português. Vale ressaltar que o brasileiro é também o que tem o maior dispêndio médio, enquanto os outros turistas gastam por dia cerca de €118, o brasileiro gasta €192, sem contar com as despesas de alojamento”, observou Paulo Machado, diretor do Turismo de Portugal no Brasil.

O número de hóspedes estrangeiros em Portugal cresceu 6,13% em 2011 (janeiro a julho) em comparação com 2010. Tendo o mesmo período como base, o montante de receitas turísticas aumentou 8,56%. Quanto aos turistas brasileiros, de janeiro a julho deste ano houve aumento de 23,7% com 253.320 hóspedes ante 204.792 do mesmo período do ano passado. As receitas turísticas geradas pelos brasileiros este ano também são positivas. De janeiro a julho de 2010, Portugal registrou 181 milhões de euros. Já no mesmo período deste ano, os brasileiros que lá estiveram geraram 220,9 milhões de euros em receitas, aumento de 22%.



Fonte: Jornal de Turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário