por
Não há um jeito único de falar do Senhor Jesus, antes é preciso compreender bem a cultura da qual nos aproximamos para compreendermos a fundo como devemos apresentar a Cristo eficientemente àquela população.
“Ao lerem isso vocês poderão entender a minha compreensão do mistério de Cristo. Esse mistério não foi dado a conhecer aos homens doutras gerações, mas agora foi revelado pelo Espírito aos santos apóstolos e profetas de Deus, significando que, mediante o evangelho, os gentios são co-herdeiros com Israel, membros do mesmo corpo, e co-participantes da promessa em Cristo Jesus. “ Efésios 3:4-6 NVI
O mundo todo, segundo a multiforme sabedoria de Deus, é herdeiro do reino dos céus, independe da região onde se localizam, da sua cultura, dos seus antepassados, das questões com que mais se preocupa ou do idioma que fala.
Todos nós: todas as culturas, todas as raças, todas as tribos, somos também herdeiros do reino de Deus juntamente com o povo de Israel e todos nós também temos o mesmo direito de participar da promessa em Cristo.
Mas, qual é esta promessa que veio para nós através da obra e da vida do Senhor Jesus, que é extensiva a todos e em todo o tempo e região?
“Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual os chamou, as riquezas, da gloriosa herança dele nos santos e a incomparável grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, conforme a atuação da sua poderosa força.” Efésios 1:18 NVI
Que a mente, o entendimento ou consciência de todos seja aberta quanto à certeza da vida eterna, garantida pela posse no presente, nos dias de agora, do Espírito Santo a cada um de nós.
Mas como a certeza da salvação eterna aos que crerem em Jesus pode ser garantida e uniformemente difundida junto a culturas tão diferentes que nós temos ao redor do mundo todo?
“Quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados em Cristo com o Espírito Santo da promessa, que é garantia da nossa herança até a redenção daqueles que pertencem a Deus, para o louvor da sua glória.” Efésios 1:13-14 NVI
É a mesma mensagem de salvação eterna também expressa em Romanos 8:24-25, mas em linguagem diferente, pois culturalmente falando, os romanos estavam mais impacientes, enquanto que os efésios (região da atual Turquia) valorizavam mais serem premiados com o Santo Espírito pela sua sincera dedicação a Deus.
Imagine você, irmão, se os enviados de Deus falassem somente de cura e de prosperidade na Europa e nos Estados Unidos? Ou se deixassem de falar da importância do trabalho e das ações do inimigo e da verdadeira libertação e adoração a Deus na África? Cada cultura tem suas questões que são relevantes, enquanto que para outras, aquele mesmo assunto pode não fazer a mínima diferença.
O Evangelho é o mesmo para todas as nações, mas Deus nos concede a percepção, a sensibilidade de ouvir e agir, bem como a oportunidade de abordarmos os temas que são relevantes para cada uma das regiões do mundo, com um único objetivo divino: a salvação eterna de toda a humanidade através da aceitação de Cristo.
* Renascida em Cristo desde 2004, estudiosa do Evangelho, escritora, contabilista, administradora pela PUC/SP, especialista em marketing pela ESPM/SP. Autora dos livros: Como conhecer Deus na prática - vol. 1 e vol. 2 e Porque eu tenho que aceitar a Jesus Cristo?
Fonte: Artigos Gospel
Nenhum comentário:
Postar um comentário