Pages

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Que fazer diante de tantos escândalos entre os líderes?

Os escândalos se sucedem.   Um atrás de outro. Hoje mais que ontem.
O que é um escândalo? Como devemos proceder diante deles?  É normal que aconteçam? Por que estão acontecendo tantos escândalos entre os cristãos no mundo?  O que é verdade e o que é mentira nas acusações contra líderes evangélicos?
Devemos buscar respostas práticas para estas questões e esclarecer as igrejas em relação a este assunto.
I.                   Definição
Assim se define a palavra escândalo no grego: armadilha, cilada, tropeço, qualquer impedimento colocado no caminho e que faz alguém tropeçar ou cair; pedra de tropeço; ocasião de tropeço; qualquer pessoa ou coisa pela qual alguém se torna presa ou afoga-se no erro ou pecado. 
Geralmente os escândalos aparecem como fruto de um afastamento de Deus, em maior ou menor nível. Este afastamento é chamado de apostasia (separação, deserção, divórcio, repúdio), que abrange desde a negação e abandono da fé, 1Tm 4.1; 2Tm 2.17-18; até a Revolta Final contra Deus, 2Ts 2.3. Geralmente um escândalo é a parte final de um processo que começa pequeno e vai sendo aceito e desenvolvido na vida da pessoa envolvida até que vem à luz.
Alguns promovem escândalos por optarem por uma vida de pecado após estarem ao lado de Jesus. Isto é chamado de Apostasia moral. 
Outros escandalizam quando preferem elaborar e propagar doutrinas heréticas, deturpações das Escrituras, que aprisionam e desviam as pessoas da verdade. Isto se chama Apostasia teológica.
II.                 Deus estabeleceu a Lei da semeadura
Ficamos sem voz quando evangelizamos alguém para a igreja e esta pessoa nega com argumentações do tipo: Igreja só tem ladrão, o fulano de tal ficou multimilionário depois que virou pastor, e coisas do tipo nos envergonha e envergonha também o Evangelho. Mas o SENHOR JESUS já havia nos avisado que nos últimos tempos haveria muitas coisas acontecendo para atrapalhar e tirar a credibilidade do Evangelho, ELE nos avisa sobre os escândalos:
Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem! Mateus 18:7
Os verdadeiros servos de Deus devem ser imparciais a tais acontecimentos, não defender e nem criticar ninguém porque o Juiz é Deus e ELE dará a resposta a cada um conforme as suas obras. O problema é que há multidões de almas envolvidas indiretamente (inocentes) no meio destas guerras de interesses próprios de ambas as partes, pessoas que sofrem que são trabalhadoras e só querem a verdade, que muitas vezes é uma “verdade cheia de mentiras”
De um lado um homem poderoso, com uma bomba de mídia nas mãos e uma ultra potência a sua disposição para levantar ou fazer cair a imagem de quem quiser. Do outro lado um homem que saiu da igreja e levou consigo multidões de membros, onde cresceu espantosamente e há poucos dias descobrimos denuncias graves e documentadas onde não tem como dizer que são documentos forjados, pois todos estão disponíveis para serem consultados em cartórios e até pela internet. Em quem confiar?
Eu observo a Palavra de DEUS procurando resposta, não para mim, porque eu não tenho nada a ver com tais ministérios, porém as pessoas querem uma resposta, principalmente os membros das igrejas envolvidas, mas a resposta é simples e está na Palavra de DEUS:
E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita. 2 Pedro 2:3
A palavra de Deus é clara, entenda: Por amor ao DINHEIRO, é tudo por DINHEIRO.
Avareza não é só amor ao dinheiro, mas amor à bens materiais e poder. Toda esta guerra não tem outro objetivo: Derrubar o poder do outro. Por amor ao PODER PRÓPRIO farão das pessoas objeto de negócio, ainda que custem falsos choros ou falsas provas, mas a Palavra de Deus termina dizendo: sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita, ou seja: DEUS TRARÁ JUIZO SOBRE QUEM ESTIVER USANDO DE MÁ FÉ COM O SEU POVO.
III.              “Por que tantos líderes Cristãos evangélicos fazem parte de escândalos?”

É importante ressaltar que “tantos” não é uma caracterização correta. Pode até parecer que muitos líderes Cristãos evangélicos façam parte de escândalos, mas isso é por causa da atenção exagerada que tais escândalos recebem. Há milhares de líderes Cristãos evangélicos, pastores, professores, missionários, escritores e evangelistas que nunca fizeram parte de nada “escandaloso”. A grande maioria dos líderes Cristãos evangélicos são homens e mulheres que amam a Deus, são fiéis aos seus cônjuges e famílias, e tratam de suas atividades com grande honestidade e integridade. O fracasso de alguns não deve ser usado para atacar o caráter de todos.
Tendo dito isso, ainda existe o problema de que escândalos às vezes acontecem dentre aqueles que professam serem Cristãos evangélicos. Líderes Cristãos notáveis têm sido expostos por terem cometido adultério ou participado em prostituição. Alguns Cristãos evangélicos têm sido culpados de fraude com seus impostos ou outras ilegalidades financeiras. Por que isso acontece? Há pelo menos três explicações principais: (1) Alguns daqueles que dizem ser Cristãos evangélicos são charlatões, (2) alguns líderes Cristãos evangélicos acabam se deixando influenciar pelo orgulho, (3) Satanás e seus demônios atacam e instigam mais agressivamente aqueles que estão em liderança Cristã porque eles sabem que um escândalo que envolve um líder pode ter resultados devastadores, tanto nos Cristãos como nos não-Cristãos.
(1) Alguns “Cristãos evangélicos” que são pegos em escândalos são charlatões e profetas falsos. Jesus advertiu: “Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores. Pelos seus frutos os conhecereis” (Mateus 7:15-20). Profetas falsos fingem ser homens e mulheres devotos, e aparentam ser líderes evangélicos sólidos. No entanto, os “frutos” (escândalos) eventualmente revelam que eles são o contrário do que clamavam ser. Ao agir assim, eles seguem o exemplo de Satanás: “E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus próprios ministros se transformem em ministros de justiça; e o fim deles será conforme as suas obras” (2 Coríntios 11:14-15).

(2) A Bíblia deixa bem claro que “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda” (Provérbios 16:18). Tiago 4:6 nos relembra: “Antes, ele dá maior graça; pelo que diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes”. A Bíblia repetidamente nos adverte contra o orgulho. Muitos líderes Cristãos começam um ministério com um espírito de humildade e dependência em Deus, mas quando o ministério começa a crescer e ter sucesso, enquanto louvam a Deus com seus lábios, eles na verdade tentam construir o ministério com suas próprias forças e sabedoria. Esse tipo de orgulho leva à queda. Deus, através do profetas Oséias, advertiu: “Quando tinham pasto, eles se fartaram, e, uma vez fartos, ensoberbeceu-se lhes o coração; por isso, se esqueceram de mim” (Oséias 13:6).
(3) Satanás sabe que ao influenciar um escândalo com um líder evangélico Cristão, ele pode ter um impacto muito poderoso. Da mesma forma que o adultério do Rei Davi com Bate-Seba e assassinato arranjado de Urias causaram grande dano à família de Davi e à nação inteira de Israel – dessa mesma forma muitas igrejas e ministérios têm sido danificados e destruídos por causa do fracasso de seu líder. Muitos Cristãos enfraqueceram sua fé como resultado de ver o seu líder cair. Muitos incrédulos usam o fracasso de líderes “Cristãos” como um motivo pelo qual rejeitam o Cristianismo. Satanás e seus demônios sabem disso, e por isso dirigem seus ataques contra aqueles que exercem liderança. A Bíblia adverte a nós todos: “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar” (1 Pedro 5:8).
Como devemos responder quando um líder Cristão evangélico for acusado ou pego em um escândalo? (1) Não escute ou aceite acusações sem base e sem fundamento (Provérbios 18:8,17; 1 Timóteo 5:19). (2) Siga o procedimento bíblico apropriado para repreender aqueles que pecaram (Mateus 18:15-17; 1 Timóteo 5:20). Se o pecado for provado e for severo, a remoção permanente da liderança do ministério deve ser reforçada (1 Timóteo 3:1-13). (3) Perdoe aqueles que pecaram (Efésios 4:32; Colossenses 3:13), e quando arrependimento for provado, restaure a sua comunhão com eles. (Gálatas 6:1; 1 Pedro 4:8). (4) Seja fiel em orar pelos seus líderes. Por sabermos dos problemas que têm que enfrentar, as tentações que enfrentam, e o estresse que têm que aguentar, devemos estar orando pelos nossos líderes, pedindo a Deus que os fortaleça, proteja e encoraje. (5) Mais importante, encare o fracasso de um líder Cristão evangélico como um lembrete para colocar sua fé em Deus, e Deus apenas. Deus nunca falha, nunca peca, e nunca mente. “Santo, santo, santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória” (Isaías 6:3).
  Quando as realidades do mundo chegam a ser maiores do que as do reino celestial de Deus, o crente deixa paulatinamente de aproximar-se de Deus através de Cristo (Hb 4.16; 7.19,25; 11.6; 2Co 4.18)
O olhar focado nos males, principalmente do “mundo evangélico”, podem nos impelir à apostasia! Com muita facilidade os próprios cristãos falam mal da Igreja como se falassem de um clube de futebol que vai mal num campeonato. O pior é quando existe razão para isto! Não digo que sejamos cegos aos males. Não. É nosso dever localizá-los, contrariá-los devidamente, mas não nos esquecermos da Igreja santa, pura e sem mácula que está preservada e bem próxima de nós. Mesmo que, neste aspecto, tenhamos que enxergar pela fé. As realidades espirituais devem ser maiores que as da terra.
IV.              Como o mal se aproxima e corrompe o líder
  Por causa da aparência enganosa do pecado, a pessoa se torna cada vez mais tolerante com ele em sua própria vida (1Co 6.9,10; Ef 5.5; Hb 3.13)
É aquele estado em que a pessoa já não ama a retidão nem odeia a iniquidade. Vivemos em Cristo para o equilíbrio entre aceitar as pessoas sem aprovar seus pecados. Alguns rejeitam pessoas por causa de seus pecados. Jesus não fez isto. O problema é quando aceitamos os pecados em nossas vidas sem nos revoltarmos contra eles. Começamos a pensar que os fins justificam os meios e já não nos preocupamos com as “pequenas injustiças”, “pequenas mentiras”, etc. Com esta atitude caminha-se para o escândalo.
  Por causa da dureza do seu coração (Hb 3.8,13) e da sua rejeição dos caminhos de Deus (Hb 3.10), não faz caso da repetida voz e repreensão do Espírito Santo (Ef 4.30; 1Ts 5.19-22; Hb 3.7-11)
O coração pode endurecer se não entendermos as tribulações, tentações, angústias e perseguições, Mt 13.20,21. Há muitos que, por não entenderem que “todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, Rm 8.28, acabam por se revoltarem contra Deus considerando-o injusto. Muitos guardam esta mágoa muito bem escondida em seus corações e necessitam de cura. A insensibilidade se avoluma e não lhes permite ouvir a voz do Espírito Santo.
  O Espírito Santo se entristece (Ef 4.30; cf. Hb 3.7,8); seu fogo se extingue (1Ts 5.19) e seu templo é profanado (1Co 3.16). Finalmente, Ele afasta-se daquele que antes era crente (Jz 16.20; Sl 51.11; Rm 8.13; 1Co 3.16,17; Hb 3.14)
O que se pode fazer neste mundo sem o Espírito Santo? Sem o Espírito Santo Saul caminhou para a morte vergonhosa. Tomou atitudes erradas, perdeu a paz de espírito, ficou atormentado por espíritos malignos, caiu na incoerência, transgrediu sua própria Lei, levantou-se contra os seus familiares, pecou abertamente contra Deus. Davi clamou que isto não acontecesse consigo, Sl 51.11. Ele testemunhou a decadência de Saul pela ausência do Espírito.
V.                Diante de tantos escândalos, busque a Deus!
                                            
                 “E disse aos discípulos: É impossível que não venham escândalos, mas ai daquele por quem vierem!” – Lucas 17:1
                  Infelizmente o que mais temos visto, no meio do povo de Deus são os escândalos, e por causa deles muitos que ainda nem tiveram a oportunidade de conhecer verdadeiramente o Senhor Jesus, se deixam levar pelos escândalos e permitem que suas deduções se transformem em grandes motivos para falarem coisas como: Eu ser crente, jamais, ou vou abrir uma igreja para ganhar dinheiro, ou nunca vou colocar meus pés numa igreja evangélica, coisas desse tipo. Quem fica satisfeito com isso, criando mais força para destruir sua vida é satanás, é tudo o que ele quer, fazer com que todos apenas vejam os escândalos e nada mais.
               Mas a palavra de Deus nos alerta que os escândalos vem, Jesus disse aos discípulos, mas também deixou claro que ai daquele por onde vier o escândalo. Isso é muito triste mesmo, mas não nos deixemos levar por eles, mas sim vamos olhar para um alvo que é Jesus Cristo autor e consumador da nossa fé ! Aleluia ! Não vamos olhar essa palhaçada que vemos, pastor brigando, acusando pastor, por causa de dinheiro, é um querendo destruir o ministério do outro, enquanto isso muitas almas estão indo para o inferno e sem Jesus. E enquanto isso a palavra está deixando de ser pregada, para discutirem quem tem mais fieis, ou quem tem o templo maior. Hipócritas ! Quando Jesus vier buscar sua igreja, ele não vai buscar templo, feito  por mãos humanas, mas sim nós,  que somos templo do Espirito Santo como diz 1 Corintios 6:19 “Ou não sabeis que o nosso corpo é o Templo do Espirito Santo, que habita em vós,proveniente de Deus , e que não sois de vós mesmos?”
               Enquanto se olha e se deixar ser dominado pelos escândalos, esquecemos de que Jesus mandou que fossemos pregar o evangelho, ajudasse o necessitado, levasse Jesus aquele que está morto espiritualmente e que amasse o seu próximo como a ti mesmo. Não perca seu tempo criticando um pastor que está agindo contrário a palavra de Deus, porque no dia do Juízo Final ele vai prestar contas, todos nós vamos prestar contas a Deus e não teremos mais Jesus como advogado Fiel, mas sim como nosso Juiz.
            Vamos orar para que não venhamos perder a nossa benção por conta daqueles que se dizem ser Cristão e não são lembre-se “Não que a palavra de Deus haja faltado, porque nem todos os que são de Israel são israelitas”. – Romanos 9:6 nem todos que estão na igreja são verdadeiramente cristãos, filhos de Deus. Como também dentro da Igreja do Senhor há o joio e o trigo que tem que crescer juntos, assim diz o Senhor em Mateus 13:30  “Deixai crescer ambos juntos até a ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio e atai-o em molhos para o queimar; mas o trigo, ajuntai-o no meu celeiro”. Tem que crescer junto, então vamos ter sabedoria de saber lidar com o joio na igreja do Senhor, sem deixar que ele nos contamine.
            Quanto aos escândalos ignore, apenas ore porque a palavra diz claramente em Romanos 14:11,12 “Porque está escrito: Pela minha vinda, diz o Senhor, todo joelho se dobrará diante de mim, e toda língua confessará a Deus. De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus”.
                                      
          Não perca seu precioso tempo dando atenção aos escândalos que vierem, porque Jesus está voltando e a palavra de Deus está se cumprindo.
         Apenas ore, busque a Deus para que no grande Dia você esteja diante daquele que é Digno de toda a adoração e glória!  JESUS CRISTO.
                                  
       Visite uma igreja evangélica, separe um tempo para ouvir o que Deus tem para você.
       Que Deus te abençoe.

Jânio

Sou Presbítero, Professor de teologia e pesquisador de religião. Pertenço á Igreja Evangélica Assembléia de Deus no Estrácio. Fica na Rua Hadok Lobo, 92 no Estácio. Pastor Presidente Jilsom Meneses de Oliveira. Contatos com o autor 0 + operadora e código local 26750178 ou 81504398 minha caixa de mensagem janioestudobiblico@hotmail.com a minha caixa de mensagem janio-estudosdabiblia@bol.com.br Meu endereço no Facebook é janiosantosdeoliveira.oliveira.

Fonte: Artigos Gospel

Um comentário:

  1. Parabésn pelas colocações embasadas nas sagradas escrituras, esta leitura foi de grande proveito para mim, só relambrando coisas que com anos de cristãos aprendemos mas que às vezes esquecemos de colocá-las empráticas(não julgar) e que tudo faz parte do plano da grande volta de Cristo. Que o Espiríto Santo esteja nas vidas dos líderes pois os mesmos representam uma grande nação e sobre eles uma grande responsablidade por isso os ataques são mais cruéis, mas toda arma forjada seja disfeita em nome de Jesus. Amém.

    ResponderExcluir