O país
possui 61 destinos com demanda para receber voos da aviação comercial regular,
mas que não entraram na malha das companhias aéreas por falta de infraestrutura
adequada.
Os 61
destinos estão contemplados no programa do governo federal para a aviação
regional, que prevê investimentos de R$ 7,3 bilhões em 270 aeroportos.
A lista dos
destinos prioritários para as companhias aéreas, que inclui cidades como
Guarujá, no litoral paulista, Feira de Santana (BA) e Lucas do Rio Verde (MT),
será apresentada ao governo esta semana, em uma reunião marcada para a próxima
terça-feira.
Segundo o
presidente da Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), Eduardo
Sanovicz, uma vez feito o investimento nesses aeroportos, em 90 dias as
companhias teriam condições de iniciar voos. Segundo Sanovicz, a demanda nessas
cidades se justifica sem os subsídios prometidos pelo governo para a aviação
regional.
A lista dos
aeroportos regionais faz parte de uma longa agenda a ser discutida com o
ministro Moreira Franco (Aviação Civil) e o presidente da Anac, Marcelo
Guaranys.
A pauta
mais premente está relacionada às perdas bilionárias das empresas,
principalmente devido à desvalorização do real e à alta do combustível. As
empresas querem a redução de impostos e uma nova política de preços para o
combustível por parte da Petrobras.
No
encontro, os presidentes de TAM, Gol, Azul e Avianca também devem apresentar
propostas de melhorias para aeroportos em que elas já operam, incluindo a
adoção do sistema de navegação aérea por satélite PBN (sigla em inglês para
navegação baseada em performance).
Outra
preocupação que deve entrar na pauta do encontro é a relação com as
concessionárias dos aeroportos privatizados. As empresas querem que a Anac faça
um acompanhamento dos contratos de concessão para evitar cobranças abusivas por
serviços e uso da infraestrutura.
Fonte: Folha.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário