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quinta-feira, 8 de agosto de 2013

EDUCAÇÃO PARA A VIDA, O QUE É ISSO?

INTRODUÇÃO
Apesar de hoje vivermos cercados pela informação, falta muito conhecimento para que o ser humano atinja um grau de autodesenvolvimento satisfatório.
Parece que o saber, apesar de disponível, não alcança todas as pessoas. Por exemplo, todos sabem o quanto as drogas são destrutivas e em vários meios de comunição
isso é divulgado. Mas parece que os jovens optam por proceder segundo pessoas que lhe são “moldes” dizem, como os pais, ou na ausência destes, dos amigos.
No entanto, muitas vezes parece que só ensinar não adianta, exigindo dos pais ou responsáveis que superviosionem os filhos, proibam certos procedimentos ou que
façam programações juntos. Um problema muito comum dos pais é “o que falar” e “quando falar” para os filhos. Tratar assuntos como sexualidade, drogas, tabagismo ainda é um tabu para muitas famílias, que apostam na “educação por exemplo” que, como vemos hoje, tem alcance limitado. O ideal é que se explique para os filhos sobre todos os assuntos relevantes, em uma linguagem de acordo com a idade.
BOM-SENSO
Entendemos por isso uma capacidade de tomar a decisão mais acertada. Para isso são necessários inúmeros fatores, mas sempre com respeito próprio e aos outros e conhecimento técnico, mesmo
que aprendido com a vida. Quanto mais itens forem levados em conta nesse processo, mais bom-senso e notoriedade haverá no resultado. Só que o ser humano não é como desejaria ser, mas um amontoado
de práticas irracionais e desconexas, apesar de não estarem de acordo com o que quer ou sabe. Nesse sentido, querer e saber não adiantam muito, vindo o “agir”, como sempre, ser o mais importante. O prejudicial nesse caso é que as pessoas pensam que ao querer algo ou saberem alguma coisa, por isso acontecerá o que querem, sendo que o que muda o mundo exterior são as atitudes. Quem muda o mundo são a natureza, os outros e nós, e cada um deles milita para si mesmo.
APRENDIZADO
Essa é uma das capacidades mais importantes do ser humano. Diferente dos animais, que possuem apenas a domesticação e os instintos, o Homem pode também aprender, ou não, ao observar, refletir , vivenciar situações ou imaginar. Do aprendizado vem o conhecimento, que nem sempre traz benefício as pessoas. Exemplo útil nesse caso é o dos Judeus, que por algum motivo são todos alfabetizados, e mesmo crianças pobres, como era Jesus, liam partes da Bíblia no templo. Porém aprender é uma capacidade, não uma habilidade. Ela depende da idade, motivação e persistência. Sabe-se que qunato mais novo se é, mais fácil é para aprender, por questões biológicas e por não haver responsabilidade vinculada ao ato de aprender algo. Tudo que entendemos por importante, por uma mecanismo de defesa do ser humano, é difícil de se assimilar, para que nos aprofundemos no assunto, e aprendamos mais e melhor sobre ele. Quanto à motivação, podemos dizer que aprendemos melhor o que nos interessa, e nos interessa o que temos facilidade para aprender. Quanto mais importante for a motivação para o aprendizado, melhor é para a assimilação.
GÊNEROS
Mulheres e homens não possuem uma lógica semelhante. Enquanto a mente do homem assemelha-se a uma ciência exata, a da mulher é como a mente dos artistas. Enquanto o homem para aprender faz uma leitura do que está a volta dele (nem sempre correta), a mulher testa esse mundo, conseguindo resultados melhores. Deve-se isso ao fato de a natureza ter reservado papéis distintos para cada gênero. No entanto, vemos homens e mulheres desempenharem atualmente papéis diferentes, sempre limitados à capacidade do gênero em lidar com eles. Saber que o homem “lê o mundo” e a mulher “o testa” facilita muito a convivência entre eles.
AMIZADE
Amigos muitas vezes são mais próximos que parentes. Isso acontece pois familiares são parecidos, até nos defeitos, e é penoso a alguém ver seus defeitos projetados nos outros. Até a Bíblia fala que é melhor ter um amigo longe que um parente perto. Outra causa seria que os familiares sabem quem é cada um realmente, enquanto os outros vêem o que cada um aparenta. Para haver uma amizade, cada parte tem que ter o que interessa à outra, podendo ser companheirismo, gostos parecidos entre outros. Ser amigo traz responsabilidades que nem todos estão dispostos a assumir.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Como que o Homem estivesse em um jogo, assim é a vida. E a única forma de vencê-lo é ler corretamente o mundo, saindo-se bem nas provas que ele oferece. E por isso é necessário o autoconhecimento, que também é requisito para uma vida satisfatória. Quando todos souberem como é realmente o Homem e suprimirem as próprias excentricidades, o mundo chegará em um patamar onde não haverão mazelas nem tão pouco adversidades. A palavra de Deus é um manual do fabricante, onde Ele nos ensina a viver.
Até uma próxima oportunidade.

 
Palestrante e escritor. Possui curso de Policiamento Comunitário pela SENASP; Patrulha Escolar Comunitária, Pronto-Socorrismo, Abordagem Socio-psicológica da Violência, Psicologia da Sociedade, Combate a Incêndios, Controle de Distúrbios Civis entre outros pelo Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar do Paraná; curso de Inglês pelo Centro Israelita de Curitiba; Teologia pelo ITQ. Através do site www.vencernavida.pt.am tem veiculado artigos de autoajuda, científicos e técnicos, em diversas áreas.
 
Fonte: Artigos Gospel

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