Pages

sábado, 17 de agosto de 2013

Hospital da era das Cruzadas é descoberto em Jerusalém


O comunicado foi feito hoje pela Autoridade de Antiguidades de Israel (AAI), que realizou as escavações. Foi encontrada uma galeria de arcos, de até seis metros de altura, do período das Cruzadas (1099-1291 d.C.). De acordo com a pesquisa, a estrutura descoberta é apenas uma pequena parte do que foi o grande hospital que parece abranger uma área que compreende 1,5 hectare. Sua arquitetura é caracterizada por vários pilares e abóbadas, o que sugere que foi uma ampla estadia composta por pilares, quartos e pequenas salas. Os coordenadores da escavação, Renee Forestany e Amit Reem, pesquisaram documentos da época para conhecer a história do centro ambulatório.

“Aprendemos sobre o hospital por documentos históricos contemporâneos, a maior parte em latim”, contam, e explicam que os textos mencionam a existência de um sofisticado hospital construído por uma ordem militar cristã denominada “Ordem de San Juan do Hospital em Jerusalém”. Seus integrantes prometeram cuidar e atender os peregrinos na Terra Santa, e quando fosse necessário somar-se aos combatentes cruzados como unidade de elite.

Os integrantes da ordem atendiam homens e mulheres doentes de diferentes religiões e também acolhiam recém-nascidos abandonados pelos pais. Assim como nos modernos hospitais, o edifício estava dividido em diferentes asas e departamentos segundo a natureza das doenças e condição dos pacientes. Grande parte do edifício desmoronou durante um terremoto em 1457 e suas ruínas ficaram sepultadas até o período Otomano. Na Idade Média, parte da estrutura foi usada como estábulo e foram encontrados ossos de cavalos e camelos.

O edifício, de propriedade do Waqf, a autoridade de bens inalienáveis islâmicos, está localizado no centro do bairro cristão da cidadela antiga de Jerusalém, em uma área conhecida como Muristan. Há cerca de dez anos, o lugar era ocupado por um movimentado mercado de frutas e verduras, mas desde então havia ficado abandonado.

Fonte: Pletz

Nenhum comentário:

Postar um comentário