Pages

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Lei que multa quem comer em áreas históricas de Roma causa polêmica


Um regulamento municipal que entrou em vigor em outubro em Roma, na Itália, está causando polêmica.

Pela lei, quem comer e beber em áreas de "valor histórico, artístico, arquitetônico e cultural" no centro de Roma, pode ser multado.

O objetivo é proteger marcos como o Coliseu, o Panteão e a Escadaria Espanhola. As multas chegam a US$ 650 para os reincidentes.

Alguns temem que o regulamento seja amplo demais.

"A partir de agora, um turista que passeie pelo Coliseu tomando um sorvete será multado", disse Angelo Bonelli, membro do Partido Verde italiano, que desafiou a proibição comendo um sanduíche na frente de um policial no Panteão.

Nos últimos cinco anos, Roma aprovou proibições contra prostitutas, moradores sem-teto e homens que tiram a camisa nos parques para tomar sol, notou Bonelli, muitas vezes sem eficácia.

"Você não pode governar com proibições", disse.

Muitos romanos concordam. Em um sábado recente, algumas centenas de manifestantes se reuniram nos degraus que levam à prefeitura comendo pizza e panini enquanto a polícia revistava os infratores.

As cidades italianas, incluindo Roma, há muito tempo aprovaram regulamentos para proteger os monumentos de turistas e moradores mal comportados.

Mas, depois de um recente passeio pelo centro da cidade, onde viu várias pessoas sentindo-se muito "em casa", o prefeito de Roma, Gianni Alemanno, decidiu que as regras precisavam ser reforçadas.

O novo regulamento, que também proíbe "montar camas improvisadas", "dará de volta aos monumentos o decoro adequado", disse Antonio Gazzellone, o conselheiro municipal responsável pelo turismo. "Roma precisa ser protegida e ter sua beleza respeitada."

"Veremos quais serão os resultados", disse Gazzellone, sobre a nova lei de Roma.

"Pessoalmente, espero que ela nunca seja aplicada. Isso significará que os cidadãos e os visitantes em Roma compreenderam como devem se comportar. Espero que não ganhemos nem um centavo e a cidade seja respeitada em sua beleza."

Proibições
Outras cidades italianas também adotaram medidas para promover a civilidade e as boas maneiras. Há anos, é ilegal comer lanches sentado nos degraus ao redor da praça de São Marcos, em Veneza, visitada por 25 milhões de turistas por ano, segundo Marco Agostini, diretor-geral da cidade.

"É o único lugar em Veneza que todos os visitantes querem ver", disse. "Não podemos ter uma situação em que você tenha de passar por cima de pessoas comendo sanduíches de salame."

Em Florença, no último verão europeu, cordas foram colocadas ao redor dos degraus da catedral da cidade, e os visitantes foram solicitados a não se sentar ali.

 

Fonte: Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário