Pages

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Artigo: Maldição das expectativas

Jeremias -17:5-6 esse texto de Jeremias fala de uma maldição e ela consiste em ser amaldiçoado sempre que confiarmos no homem.
Sempre ouvi a respeito desta passagem ,ou melhor deste versiculo,usam um versiculo isolado para explicar de forma superficial , que devemos confiar somente em DEUS.
5-Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!
6-Porque será como a tamargueira no deserto, e não verá quando vem o bem; antes morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável.
Jeremias 17:5-6
Em primeiro lugar quero desfazer o mal entendido,resultado de uma interpretação equivocada e simplista.
A palavra em Jeremias não diz para eu andar desconfiado de todos,é preciso que haja confiança para que possamos construir algo, seja no matrimonio, na obra de DEUS , no trabalho.Preciso confiar no meu irmão em minha esposa,no pastor.
Obviamente confiança é conquistada com longo tempo de relacionamento,seja ele qual for o relacionamento é preciso de tempo.
Confio em minha esposa ,em meu irmão em meu pastor,a muito tempo os conheço, já passamos tanta coisa juntos que é dificíl não confiar neles.
Podemos acreditar naqueles que tem sido verdadeiramente servos do senhor é o sim sim e o não não.
Na verdade a palavra nos chama a sermos unidos em amor e confiança.
A palavra( confiar) traduzida em seu original quer dizer depender, estribar .
Podemos confiar mas jamais depender ou se estribar( se apoiar se firmar) .
No verso 6 a maldição é descrita da seguinte forma,e sera como tamargueira no deserto( solidão),e não vera quando vem o bem(frustração),antes morara nos lugares secos do deserto(dificuldade para manter as coisas vivas ),terra salgada e inabitavel(nimguem habita em um lugar como esse).
Esta dependencia esse apoiar-se no homem , estribar-se firmar-se alimenta a maldição.
A palavra de Jeremias 17:5-6 quer dizer para que eu não confie as minhas expectativas no homem.
Muitos relacionamentos estão debaixo da maldição de Jeremias 17,e o resultado é solidão,frustração,coisas que eram para se desenvolver e crescer morrem no deserto.na terra seca e salgada.A maioria da humanidade seja cristão ou não vive em um nivel de expectativa maior ou menor no outro.
Expectativas que jamais serão supridas,quando nos casamos pintamos um quadro todo especial de nossos conjuges e acreditamos que o nosso parceiro(a)ira suprir nossas carências e dependências ,quando minhas expectativas não são correspondidas vem as cobranças,acusações,e a maldição se instala.
Cobranças que dão uma sensação de divida ,pois aquele que cobra se sente no direto legal de cobrar e receber em troca a mudança de atitude segundo sua vontade.O final nós ja sabemos só pode dar em solidão.
Quando esperamos algo que o outro nunca fara, nunca ira dizer isso nos frusta profundamente.
No passado os discipulos de Jesus tinham uma expectativa que o reino de JESUS era terreno que o senhor governaria sobre todo povo.
Quando judas percebe que Jesus falava de coisas espirituais,perde o interesse e o trai.
Agora em contra partida JESUS não tinha expectativas no homem JUDAS o trai e ele não perde o foco prossegui em sua missão.
Sempre que criarmos expectativas no outro seremos frustrados sempre infelizes sempre, ninguem pode suprir essas expectativas.
Viver e deixar os outros viverem livres de nossa expectativas.
 
Pr. Cláudio Cardozo
 
Fonte: Artigos Gospel

Nenhum comentário:

Postar um comentário