A Força Aérea Brasileira contratou a israelense Elbit Systems para
fornecer um Vant – veículo aéreo não tripulado – modelo Hermes 900, a fim de
patrulhar os céus durante a Copa do Mundo.
O contrato no valor de U$$ 8 milhões, assinado na semana
passada, inclui o suporte logístico e garantia de um ano do equipamento. O
chefe do Centro Logístido da Aeronáutica, Ricardo César Mangrich, informou que
o veículo chegará ao Brasil em maio e já estará pronto para uso durante o
mundial. O novo aparelho será operado pelo Esquadrão Hórus da FAB, que atua até
então com o modelo RQ- 450 Hermes desde 2011. Sediada em Santa Maria, cidade do
Rio Grande do Sul, a equipe já deu início ao curso teórico de operação do
Hermes 900.
“A FAB poderá se beneficiar das vantagens de operações aéreas
conjuntas dos dois modelos de Vants. É uma solução exclusiva para missões de
inteligência, proteção de fronteira, infraestrutura e locais críticos”, afirma
Elad Aharonson, gerente-geral da Elbit Systems UAS Divisions. O Vant, opera com
comunicação via satélite permitindo que o aparelho voe muito além dos 250 km de
distância do Hermes 450, tecnologia mais atual da FAB, até a aquisição da
versão 900.
Além disso o veículo não tribulado atua a 30 mil pés (mais de
9 mil metros de altura) e tem autonomia superior a 30 horas de voo,
aproximadamente duas vezes mais que o Hermes 450. Além dos recursos já
conhecidos, entre as principais vantagens operacionais do Hermes 900 está o
SkEye. Se trata de um conjunto de 10 câmeras de alta resolução que permitem a
vigilância de uma região inteira. O software, que processa o conjunto de
imagens, permite a visualização de maneira independente, o que permite
monitorar ângulos diferentes de uma mesma área. O Hermes 900 é também usado
pela Força Aérea de Israel e de outros países.
A Elbit Systems, teve um faturamento de US$ 1,52 bilhão em
2006. No ano seguinte, abriu um centro de desenvolvimento de software em Porto
Alegre. Controlado pela Aeroeletrônica (AEL), subsidiária brasileira da
companhia, o investimento conta com o objetivo de projetar sistemas para
controlar equipamento eletrônico usado em aviões. Com a nova aquisição da FAB,
a AEL fornecerá apoio técnico e de engenharia, bem como serviços de logística e
manutenção. A empresa, sediada Porto Alegre tem cerca de 200 funcionários e
está envolvida em projetos de defesa do Brasil, tanto para FAB como para o
Exército, nas áreas de atualizações de plataforma e apoio logístico e técnico.
Fonte: Pletz
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