Outro dia estudando a bíblia fui buscar entender o verdadeiro motivo pelo qual a mulher havia por Deus sido criada e fiquei muito feliz com tudo aquilo que a palavra de Deus me revelara.
“E toda a planta do campo que ainda não estava na terra, e toda a erva do campo que ainda não brotava; porque ainda o Senhor Deus não tinha feito chover sobre a terra, e não havia homem para lavrar a terra. Um vapor, porém, subia da terra, e regava toda a face da terra. E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.” (Gênesis 2:5-7)
" E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.” (Gênesis 1:5-7)
Quando Deus criou a terra compreendera que era necessário alguém para cuidar de toda à sua criação, alguém que pudesse dominar sobre a terra e sobre os animais. Deus criou o homem, na sua perfeita sabedoria criara um ser superior a tudo que havia criado; um ser com capacidade para administrar a terra e tudo que nela havia. Deus fez o homem à sua imagem e semelhança, viu que estava bom, porém como é onisciente percebeu que não era bom que o homem ficasse só.
“E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.” (Gênesis 2:18)
E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão. (Gênesis 2:22)
Então Deus criou a mulher. Analisando o contexto bíblico podemos afirmar que Deus criara a mulher para que a mesma fizesse companhia ao homem. Sim, tudo bem, Deus criara a mulher para que o homem não estivesse só, porém, este não foi o único motivo pelo qual a mulher foi criada. Deus disse: “far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.” Deus não estava criando apenas uma companheira, mas também alguém que pudesse ajudá-lo, auxiliá-lo; não um ser qualquer, se o objetivo fosse apenas fazer companhia Deus poderia ter presenteado a Adão com um cachorro, sim, cachorro são ótimos companheiros. Se o objetivo de Deus fosse somente providenciar alguém que ajudasse Adão, poderia ter lhe presenteado com um burro de carga, mas não, Deus disse: “far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.” Ou seja, Deus estava presenteando Adão não com uma companheira ou ajudadora qualquer, mas com alguém idôneo, ou seja, alguém apto, capaz e adequado.
Quando Deus criou a mulher, ele criou um ser também dotado de habilidades, e capacidades, alguém que como Adão também fosse semelhante a ele. Mas não para por aí, as mulheres foram criadas para um propósito maior.
E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; ( 1 João 4:16)
A palavra de Deus nos ensina que Deus é amor e que tudo que ele faz por nós é por amor. Quando Deus criou o homem, ele não criara uma máquina para administrar à sua criação. Deus criara alguém à sua imagem e semelhança. Alguém que pudesse desenvolver alguns de seus maiores atributos o AMOR.
Como que o homem poderia aprender a amar? O homem estava numa posição superior a dos animais e numa posição inferior a de Deus. O homem era SENHOR dos animais e SERVO de Deus. É quase impossível nós seres humanos amar com a mesma intensidade uma espécie diferente. Amamos os animais, mas por maior que seja esse amor, nunca alcançará a mesma proporção com que amarmos outro ser humano. Existe um limite para este tipo de amor. E Deus? Deus é divino, e visto por Adão como alguém muito superior, com certeza Adão desenvolveria vários sentimentos por Deus, mas será que de fato ele conseguiria em algum momento amá-lo?
Deus criara um ser igual ao homem, apto, capaz, adequado, alguém à sua altura, alguém que ele pudesse tratar de igual para igual. Alguém que juntos pudessem aprender gradativamente o que é o amor.
Deus criara um ser igual ao homem, apto, capaz, adequado, alguém à sua altura, alguém que ele pudesse tratar de igual para igual. Alguém que juntos pudessem aprender gradativamente o que é o amor.
A mulher foi criada, para que o homem tivesse a oportunidade de conhecer o amor. Deus poderia ter criado a mulher da mesma forma que criou o homem, no entanto Deus decide criar a mulher de um pedaço do homem. Sim, você sabe o que é arrancar um pedaço do seu corpo? Agora Adão é presenteado por Deus com uma criatura semelhante a ele, para que pudesse fazer-lhe companhia, ajudá-lo e automaticamente completá-lo. Sim, o pedaço que faltava no corpo de Adão agora se completava com Eva. A mulher foi criada para completar o homem e automaticamente apresentá-lo o amor. Adão amava a Eva e principalmente a Deus por ter lhe dado tão grande preciosidade. Adão ama a carne de sua carne.
E Eva como poderia conhecer na mesma proporção este amor? A partir do momento em que Eva dá a luz, ela tem a oportunidade de entender na mesma proporção o amor de Adão. Filhos com certeza são carne da nossa carne. Eva ama seus filhos, carne da sua carne, ama a Adão que lhe presenteou com tal preciosidade e automaticamente ama a Deus o responsável por tudo isso.
A mulher foi criada para apresentar o homem este sentimento tão divino: O amor. O objetivo disso tudo? Fazer com que todos possam mutuamente se amar e juntos amarem a Deus. Compreendendo numa dimensão menor, como funciona o amor de Deus nas nossas vidas.
Mônica Bastos
Administradora de Empresas, Coach Executiva, Coach de Liderança, Coach Espiritual, Coach Política, Coach Life, Analista Comportamental, Palestrante de Liderança, Professora de Escola Bíblica e Conferencista.
Fonte: Portal Fiel
Nenhum comentário:
Postar um comentário