Pages

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Personalidades contam histórias de quando partiram para novas experiências de viagem


O "Turismo" reuniu relatos de personalidades que enfrentaram novas experiências em viagens.

O humorista Helio de La Peña, o modelo Paulo Zulu, o piloto Rubens Barrichello, o paratleta Fernando Fernandes e o ator Paulo Vilhena contam histórias de quando partiram para destinos diferentes.

Confira abaixo os relatos.

Usar tala me deu status de atleta em estação de esqui

Digamos que a neve não é o meu elemento. Fui criado na Vila da Penha, subúrbio carioca, onde só neva quando passa "A Era do Gelo" no cinema. A família insistiu...As crianças sonhavam fazer bonecos de neve.

Ao chegar ao Valle Nevado, no Chile, me deparei com pessoas sorridentes que dizem adorar o frio. Mas estão camufladas por camadas e camadas de agasalhos, entre capotes, meias, gorros, casacos e aquela peça de nome ridículo, a ceroula. Por que não modernizam o nome desse traje? A ideia é: ou você sente frio ou paga mico. Quando você pede ceroula numa loja, todo mundo em volta solta um risinho irritante!

O primeiro desafio é calçar as botas e andar. Para experimentar a sensação, passe numa clínica ortopédica, mande engessar os dois tornozelos e tente caminhar.

Os instrutores e os feras do esporte caminham e descem escadas como se calçassem havaianas. O turista, sobretudo o marinheiro de primeira esquiagem, anda com muita dificuldade.

O segundo passo é o esqui propriamente dito. Manter-se equilibrado para prender as botas nas ripas já é uma tremenda ginástica. Se não conseguir, não volte à loja -o problema é você. Superada essa etapa, você deve ir para o alto de uma montanha e tentar deslizar precipício abaixo. O que chamam de esporte está mais para vídeocassetada.

Uma dica para quem é pai: nunca leve seu filho para uma pista de esqui, tenha ele quatro ou 20 anos. Não que seja perigoso. É porque ele vai humilhar você. Vai descer com a maior facilidade e vai ficar zoando a sua cara, que estará enfiada na neve. Aí você perde a autoridade e você terá que aumentar a mesada do moleque pra ele parar de postar seus tombos no YouTube.

Ao fim de uma aula, me achei apto a descer uma montanha sem a ajuda do instrutor. Cinco metros abaixo, ouvi um "crec" num dos joelhos. Fui parar numa clínica ortopédica. "Usted tiene un esguince", disse o médico. "O quê?" "Un esguince", repetiu. "Esguince es tu madre! Hijo de..."

Antes que completasse o elogio, ele me mostrou o Google Tradutor. "Esguince" significa "entorce". Problema de fabricação: meus joelhos não tinham dobradiças. O ortopedista imobilizou minha perna e recomendou que eu abandonasse o esqui. "Por dois ou três dias?", perguntei. E ele: "Por toda la vida, mi amigo!".

Curiosamente, reparei que a tala, em vez de comprovar que eu era uma merda no esqui, me deu um certo respeito: só os feras se lesionam gravemente. Ganhei moral entre os turistas e passei a dar dicas valiosas, como onde fica a clínica e quanto custa a consulta.

A queda no esqui não é uma questão de "se" e sim de "quando" você vai cair. No final, descobri que a temporada de esqui pode ser considerada um sucesso quando você chega inteiro em casa.

HELIO DE LA PEÑA é humorista, autor, ator e roteirista da TV Globo

Quando chego na Indonésia, me sinto em casa

Um lugar mágico, que além de ter ondas fantásticas e opções de ilhas para explorar, tem uma energia diferente, difícil até de explicar.

A Indonésia é a minha Disney, onde encontro uma felicidade que nenhum outro lugar me dá, um sentimento muito além da minha compreensão. Quando chego lá, me sinto em casa.

A primeira de minhas 11 viagens ao país foi a trabalho, em 1988 ou 1989, quando fomos desbravar algumas de suas 17 mil ilhas. Fiquei completamente enlouquecido com tamanha beleza e espiritualidade que o lugar tem.

O estranho era que, à noite, eu tinha pesadelos, sentimentos muito negativos. Foi então que resolvi ir a um templo, pedi licença e conversei com os espíritos locais. A partir daí, acabaram-se os sonhos ruins.

Rotina não faz parte do país, que tem várias ondas, praias, templos, massagem, passeio de elefante, parque aquático, mergulho. Mas sou completamente apaixonado por Uluwatu, praia no extremo sul da ilha de Bali, onde a onda muda de acordo com a maré. Lá tenho paz interna, outro estado de consciência.

Tenho certeza de que meus filhos, o Patrick e o Dereck, também vão se apaixonar, não só por eles gostarem de surfar, mas por ser um lugar maravilhoso.

PAULO ZULU é modelo

Velocidade em autoestrada parece maior que na corrida

 

Eu tinha acabado de fazer 18 anos e morava na Europa. Sem grana para pegar avião, eu fazia todos os países com um carro alugado, e não via a hora de chegar à Alemanha para conhecer as famosas autoestradas, onde diziam que eu poderia acelerar.

A velocidade na estrada parece superior à de uma pista de corrida, de tanta adrenalina que senti. É muito legal!

Você pode andar na velocidade que quiser em um trecho, mas tem que ficar atento, porque quando tem uma placa indicando 130 km/h, é 130, e não 135 -e os policiais são severos na aplicação de multas.

Onde podia acelerar, eu ia com tudo! Onde não podia, respeitava. Diferentemente de uma corrida, onde já alcancei 368 km/h, na autoestrada não passei de 220 km/h, a máxima que o meu carro chegou.

Mas o motorista tem que ter noção de que as Autobahns não são pistas de corrida. Aqueles que querem se divertir em uma estrada estão fazendo uma grande besteira, porque ali acontecem coisas que não existem numa corrida, como carros bem mais lentos ou um animal na pista. E é por isso que na Alemanha é permitido entrar nos autódromos e detonar. É só pagar, assinar um termo de responsabilidade e acelerar!

RUBENS BARRICHELLO é piloto de automobilismo

'Pensei:'se não posso mais andar, vou voar'

Gritei e ninguém me ouviu. Olhei as pontas dos meus pés e vi a distância a que eu estava do chão. Estava sozinho, voando. A primeira vez que realizei um salto solo de paraquedas foi aterrorizante --e apaixonante.

Antes do salto, a ansiedade era enorme. Já no ar, depois que o paraquedas abriu, foi inexplicável! Foi baixando uma paz e só consegui agradecer por estar ali. Era um momento mágico. Somente Deus e eu.

Encantado pelo esporte, comecei o curso de paraquedista. Foi quando me lesionei num acidente de carro e, ainda no período de reabilitação, passei por uma médica que foi curta e grossa ao dizer: "Você não vai voltar a andar". Fiquei indignado. Pensei comigo mesmo: "Quem ela pensa que é pra dizer que não vou voltar a andar? Se eu não posso andar, então eu vou voar!".

A partir desse momento comecei a buscar maneiras para que pudesse realizar um salto novamente. Decidi fazer um voo solo, para tentar equilibrar na minha mente a perda da liberdade por estar numa cadeira de rodas com o extremo da liberdade que seria estar no céu, livre e solto.

Dois anos depois, cheguei ao solo, mais uma vez, sorrindo.

FERNANDO FERNANDES é paratleta.

Muito do que sou hoje é reflexo dos acampamentos

Nasci acampando. Não que minha mãe tenha dado a luz lá, mas na época meus pais já tinham um trailer, pra onde vou desde meus primeiros meses até hoje, 34 anos depois. Foi nos acampamentos onde tive minhas primeiras experiências da vida e ensinamentos. Eu tinha só um ano e meio quando tive uma aventura: fui subindo um riozinho, procurando girininhos, e me perdi. Foi só um susto, eu era um pivetinho, um cotoco, não estava longe. Logo me acharam, mas ficou a história pra contar.

Todo final de semana era a mesma coisa, a gente saía de Santos, litoral paulista, e ia parar em algum lugar do Brasil. Até que a gente parou de viajar e estacionou o trailer num camping no interior (Araçariguama), onde ele está até hoje.

A turma dos nossos pais tinha filhos e assim tínhamos a nossa turminha também. Todo mundo se conhecia. Na fase dos 13 anos, assim como qualquer adolescente, começou a rolar o papo do primeiro beijo, aquilo de "fiquei com fulana". Fui vendo com quem tinha mais intimidade, qual era a gatinha com quem queria ter o primeiro beijo, e marcamos um encontro num lugar escondido. Quer dizer, eu, sempre tímido, pedi para um amigo combinar tudo com ela. Chegando lá foi aquela coisa de se olhar por uma hora e meia até que se toma a atitude e "vamos experimentar isso de uma vez".

Muito do que sou hoje é reflexo da minha vivência no acampamento. Lá foi o berço dos meus valores, onde tive grandes amizades. Com o tempo fomos parando de ir com tanta frequência, meus irmãos foram ficando mais velhos e depois eu, com 17 anos, saí de casa para ir para a capital, onde comecei a trabalhar.

Mas acampar ainda é parte da minha vida, é meu refúgio, onde consigo pensar relaxar. Hoje as pessoas são mais distantes, não vão tanto pra lá, mas quando vão é "o encontro". A última vez que fui pra lá faz um mês, onde fui ganhar colo de mãe e rever este lugar cheio de histórias, especial demais.

PAULO VILHENA é ator
Fonte: Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário