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sábado, 9 de novembro de 2013

EUA liberam uso de eletrônicos durante todo o voo


A FAA (Administração da Aviação Federal), agência que supervisiona o setor nos EUA, anunciou nesta quinta-feira (31) que liberou companhias aéreas para que expandam o uso de eletrônicos durante todo o voo. Isso deve valer a partir do "fim deste ano", segundo o órgão.

Os eletrônicos deverão estar guardados (mesmo que não desligados) no bolso do assento que está à frente do passageiro durante a decolagem e a aterrissagem. Os celulares terão de estar no "modo avião", ou com a conectividade celular desativada --ou seja, as ligações continuam proibidas.

Até hoje, o uso de aparelhos móveis, como celulares, tablets e computadores, era proibido durante decolagem e aterrissagem, já que se presumia uma interferência que ofereceria um risco a esses momentos, críticos para a operação da aeronave.

Isso não necessariamente significa que todas as empresas permitirão o uso irrestrito dos eletrônicos --elas terão de provar que seus aviões são seguros o suficiente para isso, o que a FAA espera que aconteça "por volta do fim deste ano".

A decisão foi tomada depois de anos de disputas. A FAA diz que teve "a contribuição de um grupo de especialistas que inclui representantes das aéreas, fabricantes de aviões, passageiros, pilotos, tripulação e da indústria de dispositivos móveis."

"Em raros casos de baixa visibilidade", disse a FAA, "passageiros serão orientados a desligar seus aparelhos durante a aterrissagem."

"Acreditamos que nossa decisão de hoje honra tanto nosso compromisso com a segurança quanto o desejo dos passageiros de usar os dispositivos eletrônicos durante toda as fases de seus voos", disse o secretário federal de transportes, Anthony Foxx, por meio do comunicado que anunciou a medida.

BRIGA

Em outubro do ano passado, depois de meses de pressão do público e da imprensa, a FAA finalmente disse que começaria a revisar suas políticas de uso em todas as fases do voo.

Foi analisado, entre outros documentos, um relatório anual emitido pela Nasa que compila casos envolvendo dispositivos eletrônicos em aviões. Nenhum desses episódios tem produzido evidências científicas de que um dispositivo pode prejudicar o funcionamento de um avião. Relatos de tal interferência têm sido pura especulação por parte de pilotos sobre a causa de um problema.

Fonte: Folha.com

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