Pages

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Tirando dúvidas sobre morte e ressurreição

Queridos que a paz de Cristo seja presente em sua vida. Minha intenção principal com o texto é conduzir os leitores a questionarem possíveis contradições a respeito desse assunto que de cara parece inviável e por muitos considerado de pouca importância, revelando que é sim de grande importância e se fazendo com isso extremamente viável. Vamos por parte, muitos afirmam que a bíblia diz que Jesus morreu na sexta feira, bom isso não é bem verdade, a base para essa afirmação esta na palavra “dia da preparação” contida em textos como o de Mc 15:42, mas essa palavra refere-se “ao dia antes dos sábados cerimoniais (em nossos dias seria como um feriado) e semanais”, ou seja não é necessariamente “sexta feira”, para os judeus até os dia de hoje um feriado é um sábado e o dia antecessor é o “dia da preparação”, no caso da morte de Jesus foi por ocasião do “feriado-sábado pascoal”, que segundo o artigo se deu na quarta feira, o problema é porque? Vou fazer algumas considerações:

1ª a respeito das mulheres que acompanharam todo o processo Veja:
As mulheres compraram e prepararam aromas apenas uma vez antes de irem ao sepulcro quando encontraram o anjo e depois Jesus, veja a narrativa de Lucas 23: 56 Então voltaram e prepararam especiarias e unguentos. E no sábado repousaram, conforme o mandamento. (ARA) No dia da preparação ANTES do Sábado antes do sol se por. 24: 1 E, no primeiro dia da semana, muito de madrugada, foram elas ao sepulcro, levando as especiarias que tinham preparado. (ARC)
Citaremos apenas duas narrativas sobre o assunto e as duas obedecem à mesma sequencia de atos diferindo apenas no dia em que foram comprar ou preparar as especiarias.
Veja o detalhe de Marcos 16:1 ele afirma que as mulheres compraram os aromas DEPOIS do sábado, “Quando o sábado passou” (Católica) “E, havendo passado o sábado” (Bíblia literal), ou seja; assim que anoiteceu ou pôs o Sol, as mulheres foram comprar os aromas. E de madrugada foram ao sepulcro, Mc 16:2 E, no primeiro dia da semana, foram ao sepulcro muito cedo, ao levantar do sol.
Não são fatos diferentes, é 1 fato com descrição acentuadamente diferente no que diz respeito ao dia que foi comprado as especiarias e aromas das mulheres, creio na inerrância bíblica, mas porque da diferença?
Bom a explicação é simples mas muitos tem dificuldades por não aceitarem a verdade, são dois escritores, um faz referencia ao Sábado Pascoal enquanto o outro ao Sábado semanal, se admitirmos a morte na 4º feira teremos as mulheres comprando os aromas após o sábado pascoal (Mc16:1) que aconteceu na 5º feira , ou seja compraram na 6º feira coincidindo com a afirmação de Lucas que as mulheres compraram os aromas antes do sábado semanal 6º feira,mas para que isso seja aceito deve-se antes aceitar a morte de Jesus na 4º feira.
 
2ª consideração: a respeito da morte de Jesus.  No fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.
No dicionário de Strong se vê: “No fim do Sábado”, G03796 οψε opse do mesmo que 3694 (pela ideia de relutância); (adverbialmente) perto do fim do dia. Veja também a tradução Literal:
E, no fim do sábado, já começando a alvorecer para o primeiro dos sete dias da semana, veio Maria (a Madalena) e a outra Maria, para verem o sepulcro. Mt 28:1 Percebe-se que Jesus ressuscitou na viração do dia de Sábado para o domingo.
Não está aqui, porque ressurgiu, ”como” ele disse. Vinde, vede o lugar onde jazia Mt 28:6
Quero fazer um destaque na palavra COMO no texto, veja o significado:
καθως kathos 1) de acordo com 1a) justamente como, exatamente como.
Gosto do significado “exatamente como” ele disse, Jesus foi incisivo nos detalhes (3 dias e 3 noites Mt 12:38-40) o anjo refere-se ao fato ligando-o com a palavra de Jesus que ressuscitaria (Mt 16:21; Mt 17:23; Mt 20:19; Mc 8:31; Mc 9:31; Mc 10:34; Lc 9:22; Lc18:33; Lc 24:6).
Citei vários textos sobre morte e ressurreição, mas preciso lembrar-vos o texto onde Jesus especifica “COMO” exatamente aconteceria Mateus 12: 38-40, e o anjo afirma que aconteceu justamente como Jesus havia dito, no original se vê uma alusão sobre exatidão e para que fosse assim precisa-se de uma especificação, a qual encontramos em Mt 12. Vamos ver outra tradução do texto de Mt 28: 6 mas ele não está aqui; já foi ressuscitado, como tinha dito… observe a indicação ” já foi” (fato passado). Mateus observa que o anjo afirma naquele momento após a viração do dia que Jesus já tinha ressuscitado momentos antes de as mulheres chegarem lá, se percebe a ressurreição no sábado ao por do sol, conceito esse que confere com Mc16:9 Quando Jesus ressuscitou, na madrugada do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena,…”(NVI) observe a “,”(virgula) após a palavra ressuscitou e não foi colocada pela IAP. A virgula neste ponto do texto causa a implicação de passado, ou seja, quando apareceu para as mulheres ele já havia ressuscitado a um bom tempo, segundo Mateus ao por do Sol do Sábado, o texto de Marcos não afirma que Jesus ressuscitou “no domingo”, nem um texto afirma tal coisa, todos se referem ao Jesus ressuscitado encontrando com as mulheres.
Perceba esse detalhe: Jesus não foi posto no sepulcro às 15 hs, Ele morreu neste horário, lembre-se de todo o processo enfrentado por José Mc15:42-47. Mas quando José foi até Pilatos pedir o corpo? Vejamos o texto de Mt 27:57 em diferentes traduções:
Quando anoitecia, um homem rico de Arimatéia, chamado José (Viva)
Já era quase noite quando chegou da cidade de Arimatéia um homem rico chamado José (NTLH)
E, havendo vindo o anoitecer, chegou um homem rico, proveniente de junto (da cidade chamada) de Arimatéia, por nome José, (Bíblia Literal).
Percebe-se que é aceito o conceito de que José foi ao “anoitecer”, ou seja, iria logo ser noite.
Ao cair da tarde, veio um homem rico de Arimateia, chamado José (ARA)
TARDE = οψιος opsios pode significar: entre três e seis horas da tarde ou das seis horas da tarde até o começo da noite.
Mc 15:42 E, já havendo chegado o anoitecer,…(Bíblia Literal) Já era quase noite quando chegou José,(HTLH) Ao cair da tarde, como era o dia da preparação…(ARA) TARDE é usada a mesma palavra aqui “οψιος opsios”.
Jo 19:42 Assim, por causa da necessidade de enterrarem depressa, antes do sábado (sábado pascoal), e porque o túmulo estava bem perto, eles puseram Jesus ali. (VIVA) Não deu tempo de preparar devidamente o corpo de Jesus para ser sepultado por causa do por do sol, eu poderia “ousar” dizer que fora ás 18hs que Jesus foi posto no túmulo pela descrição textual dos fatos.
Jesus então é sepultado ao por do sol do dia da preparação e ressuscitou ao por do sol do sábado para o domingo. Agora a problemática: Morre antes do Sábado e Ressuscita antes do Domingo, Quem contar os dias verá que é incompatível biblicamente a morte de Jesus na sexta feira, mesmo para aqueles que usam o argumento dos dias inclusivos.
 
3ª Consideração: Uns guardam o Domingo “Jesus ressuscitou nele, dizem”, outros guardam o sábado reforçando que “nem Jesus se atreveu ressuscitar neste dia, guardando até na morte”. Tudo errado, o domingo não é e nunca será o dia de guarda de YHVH, muito menos com a desculpa de dia de ressurreição, pois está errado, Jesus não ressuscitou no domingo e na bíblia ninguém mudou nada a esse respeito de dia de guarda. Sim é o sábado o dia do Senhor e deve ser observado, mas não é porque Jesus não ressuscitou nele, porque foi exatamente neste dia que se levantou dos mortos, deve-se sim guardar o Sábado em demonstração de amor e fidelidade ao Deus Soberano que assim determinou. Não se deve guardar para ser salvo(a), Só a Graça Salva.

Ajadil

 
Estudante da Palavra de Deus. Amante da Verdade e Servo de Jesus Cristo.

Fonte: Artigos Gospel

Nenhum comentário:

Postar um comentário