A vida contemporânea tem trazido as pessoas certa ansiedade, que obriga a sociedade a repensar seus modelos de enfrentamento dessa nova realidade. Os estímulos externos são os maiores responsáveis por sobrecarregar as pessoas, psicologicamente falando, mas isso seria resultado do progresso ou um involução da sociedade?
VISÃO DE MUNDO
Falar nisso em um primeiro momento pode parecer uma desculpa, uma fuga da realidade, mas se notarmos o pequeno número de pessoas que tiveram êxito dessa forma que a sociedade vê hoje, e da satisfação de vida que essas pessoas têm, veremos que é necessário pensarmos a respeito.
Qual é o futuro por exemplo das pessoas famosas? A maioria é viciada em drogas, morre cedo, as que vivem mais morrem sozinhas e pobres, são vítimas de desgraças pessoais, apesar de todos estarmos sujeitos a essas coisas. Mas por que isso, o dinheiro não resolve tudo? Por aí vemos que não. O que resolve então?
ORGANIZAÇÃO
Para se ter uma visão de mundo correta, temos que saber o que é importante de verdade. Vários estudiosos tentaram responder isso, e o mais notório deles foi Maslow, que resumindo disse que as nossas necessidades obedecem uma hierarquia, que em ordem seriam atender às necessidades do organismo, ter estabilidade na vida, a interação social, a auto-estima e a realização pessoal, que gera valores morais superiores. Com maiores estudos, viu-se também que a fé e a solidariedade também eram importantes. Mesmo assim “a conta não fechava”, pois como colocar em prática isso nesse mundo que vivemos hoje, com tantas exigências e particularidades?
PLANEJAMENTO
Poderíamos compará-lo nesse caso a ajustar a vida no estilo ideal mesmo nessa realidade do mundo. Aqui aparece outra hierarquia, a de prioridades, como as urgências, as vontades e os ditos “sonhos”. Depois ainda outra hierarquia, a das capacidades, que são as imediatas e as que demandam adequação. Porém tudo isso não serve para nada se não pudermos pô-las em prática, sendo por falta de motivação ou apoio.
CONVIVÊNCIA
Com a desculpa de terem de se adequar ao mundo, muitas pessoas se tornaram algozes do seu próximo, ora por serem egoístas, ora por serem omissas. Sendo assim, quase ninguém tem o apoio que precisa para chegar onde quer na vida, tando também muitas pessoas se fazendo de obstáculos. Infelizmente, os que conseguiram vencer tiveram que olhar além das atitudes dos outros, vendo quais as motivações ensejavam gestos anti-sociais do se próximo. Também tiveram que se precaver das pessoas que se fizeram de oposição, mesmo quando essas não declaravam isso. Quando os ataques eram piores, tiveram que ter muito senso de propósito para não se desviarem do destino que buscavam. Já que deve se resolver o que se pode, se capacitar para o que se consegue e desviar do que não se pode, além organizar e planejar a vida, o que ainda falta?
EXECUÇÃO
Pôr em prática. Isso é que torna o mundo que vivemos dentro de nós no nosso mundo real. Mesmo que não se faça exatamente o resto que está escrito antes desse tópico do artigo, sem agir não se chega a lugar algum. Mesmo quando não se consegue tuo o que se quer, saber que está no caminho certo, que se está vivendo o melhor que se pode ou que não se conquistou algo conscientemente muitas vezes acabam com angústias do passado (depressivas) e com o futuro (que geram ansiedade). Quando buscamos o que realmente interessa provavelmente não teremos uma vida cheia de “fases boas e ruins”, mas uma vida mais equilibrada e mesmo que devagar, porém abrangente e sempre em progresso. Sem Jesus porém, nada podemos fazer.
Agnaldo
Palestrante e escritor. Possui curso de Policiamento Comunitário pela SENASP; Patrulha Escolar Comunitária, Pronto-Socorrismo, Abordagem Socio-psicológica da Violência, Psicologia da Sociedade, Combate a Incêndios, Controle de Distúrbios Civis entre outros pelo Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar do Paraná; curso de Inglês pelo Centro Israelita de Curitiba; Teologia pelo ITQ. Através do site www.grupovencernavida.com.br tem veiculado artigos de autoajuda, científicos e técnicos, em diversas áreas, onde muitos deles até agora são reproduzidos em sites e jornais. É condecorado com a "Medalha de Humanidade" pelo Governo do Paraná, depois de salvamento de recém-nascido (reportagem em
www.gazetadopovo.com.br.)
Fonte: Artigos Gospel
Nenhum comentário:
Postar um comentário