Pages

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Jesus em Jerusalém


Jerusalém é a Cidade de Deus, conhecida assim desde o antigo testamento, quando o Senhor a escolheu para ser Sua.
Mas o lugar que o SENHOR vosso Deus escolher de todas as vossas tribos, para ali pôr o seu nome, buscareis, para sua habitação, e ali vireis. Deuteronômio 12:5
Porém todo o reino não rasgarei; uma tribo darei a teu filho, por amor de meu servo Davi, e por amor a Jerusalém, que tenho escolhido. 1 Reis 11:13

Mas foi também a partir da Cidade Santa que o Evangelho de Jesus Cristo se disseminou. Jesus não nasceu em Jerusalém, mas ali consolidou seu ministério e grande parte de seus feitos. São histórias que contribuíram para tudo o que os cristãos acreditam hoje.
Cristo viveu em Nazaré, mas a cidade de sua missão, escolhida por Deus para ser Sua, é Jerusalém. E por isso, na hora preparada por seu pai, Jesus inicia seu trabalho aqui na Terra pelo local escolhido.
É sobre os passos de Jesus na Cidade Sagrada que irá tratar esse artigo, com os pontos dos principais acontecimentos da vida de Cristo na Terra.

Primeiro relato de Jesus em Jerusalém
 A primeira vez que a Bíblia cita Cristo na Cidade foi quando este tinha 12 anos e peregrinou à Jerusalém com seus pais para participar da Pesach, a Pascoa Judaica, como era de costume de todo judeu àquela época.
Nesse período, Jesus ia ao Sagrado Templo aprender com os judeus e acabou ficando para trás quando seus pais partiram. Quando Maria e José retornaram, encontraram o filho entre os mestres e espantando a todos com sua sabedoria.
E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os.
E todos os que o ouviam admiravam a sua inteligência e respostas.
E quando o viram, maravilharam-se, e disse-lhe sua mãe: Filho, por que fizeste assim para conosco? Eis que teu pai e eu ansiosos te procurávamos.
E ele lhes disse: Por que é que me procuráveis? Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai? Lucas 2:46-49

Jesus então retorna à Nazaré e continua a aprender com as Escrituras até o momento em que Seu Pai prepara para que retorne à Sua Cidade. Nesse período, Cristo realizou muitos milagres na Galileia, onde também ensinava nas Sinagogas. Na Galileia, Jesus preparou seus doze apóstolos para irem com ele à Jerusalém.
A Entrada Triunfal de Jesus de volta à Jerusalém
Jesus já havia consolidado seu ministério por Israel e em Jerusalém já eram muitos que acreditavam Nele. Ele entrou na cidade em meio à multidão alvoroçada.
E muitíssima gente estendia as suas vestes pelo caminho, e outros cortavam ramos de árvores, e os espalhavam pelo caminho.
E a multidão que ia adiante, e a que seguia, clamava, dizendo: Hosana ao Filho de Davi; bendito o que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas!
E, entrando ele em Jerusalém, toda a cidade se alvoroçou, dizendo: Quem é este?
E a multidão dizia: Este é Jesus, o profeta de Nazaré da Galileia. Mateus 21:8-11

Jesus chegou ao Templo e expulsou comerciantes que faziam da Casa Do Senhor uma grande feira de produtos. Os sacerdotes do Templo se indignaram com o que Jesus fazia e dizia, e seguiu curando doentes que vinham até ele.
Jesus começou a ensinar no Templo Sagrado e a fazer milagres. Cada vez era maior a multidão que o seguia na Cidade Santa.
Mas, no meio da festa subiu Jesus ao templo, e ensinava.
E os judeus maravilhavam-se, dizendo: Como sabe este letras, não as tendo aprendido?
Jesus lhes respondeu, e disse: A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou. João 7:14-16

 O Ministério de Jesus em Jerusalém
Muito foi feito por Jesus na Cidade Santa até a sua Ascensão. Ali Cristo curou muitos enfermos, espantou demônios e realizou muitos outros milagres.
Em Jerusalém Jesus foi tentado pelo Diabo no Pináculo do Templo.
Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo,
E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra.
Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus. Mateus 4:5-7

No Tanque de Betesda aconteceu uma das passagens mais conhecidas da Bíblia, quando Jesus curou um inválido no sábado e foi criticado pelos judeus por trabalhar neste dia sagrado para eles.
E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo.
E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são?
O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.
Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda.
Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava. E aquele dia era sábado. João 5:5-9
Apesar de muitos feitos em Jerusalém, ainda havia muitos judeus que não acreditavam que Jesus era o verdadeiro Messias. No alpendre de Salomão, ele declarou mais uma vez ser o Filho de Deus e quase foi apedrejado.
E Jesus andava passeando no templo, no alpendre de Salomão.
Rodearam-no, pois, os judeus, e disseram-lhe: Até quando terás a nossa alma suspensa? Se tu és o Cristo, dize-no-lo abertamente.
Respondeu-lhes Jesus: Já vo-lo tenho dito, e não o credes. As obras que eu faço, em nome de meu Pai, essas testificam de mim. João 10:23-25

O final da vida de Cristo na Terra
A última noite em que Jesus esteve com os apóstolos foi durante a Festa de Páscoa, quando cearam no Cenáculo, em Jerusalém, e Jesus lhes anunciou a sua morte e a traição de Judas.
Mas ele, respondendo, disse-lhes: É um dos doze, que põe comigo a mão no prato.
Na verdade o Filho do homem vai, como dele está escrito, mas ai daquele homem por quem o Filho do homem é traído! Bom seria para o tal homem não haver nascido. Marcos 14:20-21
Em Jerusalém Jesus passou os últimos dias de sua vida na Terra. Na Cidade Santa aconteceu tudo aquilo que Deus havia preparado para provar que Jesus era o Messias e que seria o grande Salvador da humanidade.
No Monte das Oliveiras, lugar em que muitas vezes Jesus orou com seus discípulos, Jesus avisou aos apóstolos sobre a destruição do templo e de sua volta.
Jesus, porém, lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derrubada.
E, estando assentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular, dizendo: Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo? Mateus 24:2-3
Neste local Jesus orou na noite anterior a crucificação.
E, saindo, foi, como costumava, para o Monte das Oliveiras; e também os seus discípulos o seguiram.
E quando chegou àquele lugar, disse-lhes: Orai, para que não entreis em tentação.
E apartou-se deles cerca de um tiro de pedra; e, pondo-se de joelhos, orava,
Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua. (Lucas 22:39-42)

A partir desse momento começa o sofrimento de Cristo. No Jardim do Getsemani, local abaixo do Monte das Oliveiras, Jesus foi preso pela multidão que veio trazida por Judas.
Depois de condenado, Jesus foi humilhado e chicoteado e depois levado ao Gólgota, onde aconteceu a crucificação.
E, levando ele às costas a sua cruz, saiu para o lugar chamado Caveira, que em hebraico se chama Gólgota,
Onde o crucificaram, e com ele outros dois, um de cada lado, e Jesus no meio. João 19:17-18
O tumulo vazio de Jesus fica no Jardim da tumba. Neste local ao terceiro dia, quando Jesus ressuscitou, encontrou Maria Madalena.
Depois Jesus voltou para Seu Pai, acendeu aos céus do monte das oliveiras. Os apóstolos desceram e de Jerusalém começaram a pregar o Evangelho.
E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco.
Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.
Então voltaram para Jerusalém, do monte chamado das Oliveiras, o qual está perto de Jerusalém, à distância do caminho de um sábado. Atos 1:10-12

Se você tem o sonho de estar nesses lugares onde aconteceram os momentos mais importantes de Jesus na Terra, pode contar com o roteiro Israel 9 Dias da Terra Santa Viagens. Nessa viagem inesquecível você vai conhecer todas as cidades onde Jesus esteve e Jerusalém, a Cidade Santa da origem do cristianismo e para onde Cristo voltará um dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário