Inúmeras idéias e diferentes pensamentos pairam sobre o mundo. Como o cristão pode discernir o que é genuíno, ou seja, vem de Deus, do que é falso?
Permanece para nós a instrução dada pelo apóstolo João “Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.” 1 João 4:1
Muitos crentes fiéis têm sido levados a práticas que não condizem com a Bíblia porque não estão olhando atentamente às profecias que tem recebido.
Tanto o profeta como a profecia dever ser avaliados criteriosamente, para que não haja sofrimento, tristeza e insucesso no lugar em que deveria reinar a paz, justiça e alegria do Senhor.
Seguem alguns passos interessantes que podem ser considerados quando recebemos uma direção divina, o texto é baseado no livro “Sete Passos para Julgar a Profecia de Keneth Hagin – Graça Editorial”.
1º passo: Uma profecia verdadeira vem de um profeta que produz bons frutos
Jesus é muito claro: Árvore boa produz bom fruto, árvore ruim não pode dar bons frutos. (Mateus 7:17)
Sua aparência externa até é mansa e muito humilde, mas por dentro é lobo devorador. (Mateus 7:15)
A mentira, a injúria, a contenda não são frutos de Deus.
Se o profeta que se diz de Deus tem vida e atitudes duvidosas, desconsidere a profecia dada por ele.
2º passo: Uma profecia verdadeira glorifica a Cristo e não aos homens.
Se o profeta e a profecia estiverem corretos, eles testificarão de Jesus.
A profecia que é de Deus aponta para Jesus.
Se atraírem a atenção para o homem está errado: Jesus Cristo é o Senhor. (“Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema, e ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo.” 1 Corintios 12:3)
Julgue o profeta e a profecia de acordo com a sua atitude perante nosso Mestre Jesus: se o homem ganha mais destaque do que o Senhor, desconsidere-a.
Tudo o que cria divisão no Corpo de Cristo, está fora da palavra de Deus.
3º passo: Uma profecia verdadeira sempre concorda com as Sagradas Escrituras.
A profecia não é fruto do raciocínio humano, se o crente não vigia acaba dando ouvidos a coisas que não provêm de Deus e sim da mente humana.
O Espírito Santo e a palavra de Deus sempre concordam entre si.(“Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.” 2 Pedro 1:21)
Para que este passo seja dado de forma produtiva é imprescindível conhecer bem o que diz a Bíblia e confrontá-la com a profecia recebida, o mínimo indício de incompatibilidade invalida a profecia.
4º passo: Uma profecia verdadeira se cumpre.
Muitos ditos profetas acabam por fazê-lo através de suas mentes é por isso que aquela profecia não se cumpre, porque não veio de Deus, mas da criatividade humana. (Deuteronômio 18:20 a 22)
5º passo: Uma profecia verdadeira além de se cumprir, vem de Deus.
Nem todas as profecias são de Deus embora elas possam realizar-se. (Veja Deuteronômio 13:1 a 5)
A profecia verdadeira quando se cumpre glorifica a Deus e aproxima você mais ainda do Senhor.
Por vezes dizem: “aquilo deve estar certo porque aconteceu”, nem sempre isso é verdade.
Volte ao passo nº 2: o que aconteceu glorificou ao Deus ou ao homem? O sinal ou maravilha concretizado na sua vida afastou-o ou aproximou-o mais ainda de Deus, do Espírito Santo e de Jesus?
6º passo: Uma profecia verdadeira produz liberdade e não escravidão.
“Ora, o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.” 2 Corintios 3:17 ou seja, se a profecia o está levando ao cativeiro, não é de Deus, pois o interesse dEle é libertar todos os seres humanos, deixando-os livres.
As bênçãos de Deus enriquecem e não acrescentam dores e nem sacrifícios, muito menos endividamento e sofrimento. Também não acorrentam você a nenhum líder religioso.
7º passo: Uma profecia verdadeira faz com que a unção do Espírito Santo permaneça em você.
O cristão tem a unção do Espírito Santo e sabe tudo. É essa unção que nos ensina todas as coisas (1 João 2:20 a 27) e que detecta quando algo não está certo.
O Espírito Santo nos informa quando algo não vai bem, sabemos disso imediatamente e isso pode evitar a ocorrência de muitos enganos.
A Bíblia diz que a unção do Senhor está em você. Precisamos apenas ter suficiente bom senso para saber quando as coisas estão desalinhadas, a fim de organizá-las. A mesma coisa é verdade no que concerne aos profetas e à profecia.
Espero que esta mensagem tenha sido produtiva para você tanto quanto foi para mim.
Em Nome de Jesus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário