Seminário atraiu mais de 400 profissionais e resultou em um documento que propõe novo posicionamento do setor na mídia
Focar a relevância do turismo para o bem-estar social, por meio de números, mas mantendo a percepção de que por trás deles existem pessoas; e manter um relacionamento franco, aberto e construtivo com a mídia. Essas foram as principais recomendações sugeridas a partir das discussões realizadas entre representantes da mídia e autoridades de turismo, durante o 1º Seminário Internacional de Turismo e Comunicação Social, realizado pela Organização Mundial de Turismo (OMT).
O encontro aconteceu em Zagreb, na Croácia, e contou com a presença do diretor de Mercados Internacionais da Embratur, Marcelo Pedroso, que participou como debatedor de um painel que reuniu representantes da Edelman, NewsWeek e Google.
Com o tema “Turismo nas Manchetes” o seminário contou com a presença de mais de 400 profissionais envolvidos com o turismo e comunicação – entre eles agentes de viagens, representantes da mídia, especialistas em comunicação e órgãos de turismo de todo o mundo. O resultado foi uma “Declaração de Zagreb sobre o posicionamento do turismo na mídia”.
Marcelo Pedroso explicou que a conferência teve como objetivo analisar a relação entre turismo e os meios de comunicação, já que o setor é um dos que mais cresce em sua representatividade no movimento econômico global e busca maior presença nos cadernos de negócios, economia e política e de um debate qualificado em torno de sua importância.
“Segundo dados apresentados pela OMT, o turismo se tornou uma das forças motrizes do emprego global, da segurança econômica e do bem-estar social do século 21. O setor hoje representa 5% do PIB global, um em cada doze postos de trabalho em todo o mundo, e 30% das exportações do mundo de serviços, ocupando o quarto lugar depois de combustíveis, produtos químicos e produtos automotivos”, disse Pedroso.
Na abertura da conferência, a primeira-ministra croata, Jadranka Kosor, destacou a relevância do turismo como "um motor de crescimento econômico e um dos criadores mais eficaz de novos empregos", apontando para a necessidade de refletir esta mensagem na mídia.
Membros da impressa digital e mídia televisiva falaram sobre como tornar o turismo uma notícia. "A importância econômica do turismo é muito clara, mas no ritmo atual da geração de pautas, o segmento precisa chamar a atenção, mostrar para a opinião pública o reflexo do turismo na vida das pessoas por meio de números e experiências”, disse o correspondente da CNN, Frederik Pleitgen.
"Esta é uma relação de mão dupla", disse o secretário-geral da OMT, Taleb Rifai. "A mídia deve reconhecer o turismo, mas também precisamos ouvir a mídia, falar sua linguagem, entender suas necessidades e oferecer as histórias humanas por trás dos fatos e números".
O evento foi também uma oportunidade para aprimorar as habilidades de comunicação dos agentes de turismo, com apresentações e debates sobre as estratégias de comunicação e ferramentas práticas disponíveis para fazer com que sua mensagem seja transmitida por meio da mídia.
FONTE: AGENCIA PORTO DE NOTÍCIAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário