Pages

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Artigo: Será que toda criatura tem um caminho e todo caminho um propósito?

por Jaqueline Lino M. dos Santos 

Ao longo das evidências demonstradas por Deus na bíblia, verificamos que os personagens, o qual Deus usou para revelar sua glória, tiveram seus caminhos escolhidos por Deus. O exemplo mais vivo acerca disto foi JESUS CRISTO que teve seu caminho traçado ainda no velho testamento, ou seja, muitos anos antes dele se tornar homem.


Apesar de a história e trajetória de Jesus ser tão instigante e apaixonante, não trataremos deste tema neste artigo, mas traremos outros personagens tratados pela bíblia que também demonstram que nossos caminhos já são determinados por Deus, quando decidimos nos entregar totalmente á sua vontade.

Gêneses nós traz grande parte desses personagens e aqui falaremos da trajetória dos israelitas juntamente com a de José, onde do capítulo 37 aos 50, Deus revela a passagem destes dois extremos e nos mostra seu plano para o futuro destes.

Nestes capítulos Deus nos mostra que o caminho mais difícil demonstra o amor e a sua proteção com aqueles que o amam. Deus tinha um propósito de amor com os Israelitas e com José, pois traçou seus caminhos com intuito de proteger toda geração dos filhos de Deus.

Conforme o livro “O PENTATEUCO” de Paul Hoff, Deus tinha planos devidamente traçados para os vindouros caminhos dos israelitas a partir da Geração de Jacó que se tornou Israel. Deus havia revelado há muitos anos atrás para Abraão que sua geração habitaria em terra prometida, ou seja, em Canaã.

Mas essa revelação deveria passar por muitos eventos até se cumprir; e a aflição de José relatada na Bíblia juntamente com o sofrimento dos israelitas, escravizados no Egito, estava nos planos para que a geração israelense pudesse habitar na desejada terra prometida.

O citado livro Pentateuco nos mostra em detalhes porque a história deste povo teve que ser escrita da forma demonstrada na bíblia, veja o seguinte trecho:

“Deus havia revelado a Abraão que sua descendência passaria quatro séculos em terra alheia. É evidente também a necessidade de que Israel fosse para o Egito. A aliança matrimonial de Judá com uma Cananéia e sua conduta vergonhosa descrita no capítulo 38 indica-nos o perigo que havia em Canaã de que os hebreus se corrompessem por completo e perdessem seu caráter essencial. No Egito os hebreus não seriam tentados a casar-se com mulheres egípcias nem a misturar-se com os egípcios, pois estes desprezavam os povos pastores. Além do mais, tão-logo os cananeus reconhecessem os planos dos israelitas de estabelecer-se permanentemente em Canaã e assenhorear-se da terra, tê-los-iam exterminados. Tal coisa não sucederia em Gósen. Ali, sob a proteção do poderoso Egito, os hebreus poderiam multiplicar-se e desenvolver-se até chegar a ser uma nação numerosa. Deus usou José como instrumento para levar a cabo o plano de transferir seu povo para o Egito.”

Desta forma, Deus nos prova o seu grande e imenso amor por nós, porque somos geração dos filhos de Deus. Verificamos que quando Deus preestabeleceu toda a trajetória de Israel, mesmo com sofrimento e aflições, ele só queria com tudo isso, proteger o seu povo. Queria que o povo, que demonstrava atenção e amor ás suas palavras, fossem conduzidos, em segurança, por um caminho que os levassem ao cumprimento das promessas do Senhor.

A todo o momento Deus se dedicou a planejar e fazer com que o desfecho fosse à chegada de Israel na terra prometida. Isso n os mostra que Deus nos deu o livre arbítrio para escolher nosso caminho, mas quando escolhemos viver os planos DELE, ele nos acompanha em toda nossa trajetória, inclusive nos ensinando e nos encaminhando ao lugar de bênçãos.

Se Deus não tivesse encaminhado Israel, por meio de José, ao Egito, eles teriam se contaminado com o pecado e desfalecido pelo caminho na primeira tentativa de conquistar Canaã e depois teriam morrido nas mãos dos Cananeus sendo que toda história teria sido totalmente diferente. Deus veria uma promessa não cumprida e não existe promessa feita por ele que não se Cumpra, se ele falou, vai se cumprir de uma forma ou de outra, com sofrimento ou não, com dor ou não.

Muitos sofreram, muitos choraram muitos até morreram, mas em prol de uma geração inteira que vive até hoje, anos após anos, e nós fazemos parte desta geração, resultado do amor, proteção e cuidado do nosso Deus. Um dia a história da nossa geração também irá ser contada e todos entenderão e verão o grande amor de Deus por Nós.

Assim vemos que com Deus, apesar das lutas e tentações nos dias de hoje, somos campeões, somos conduzidos a vitória, ao cumprimento de suas promessas em nós.

Deus não te criou e simplesmente te jogou na terra pra que você se virasse como desse, pelo contrário, sua palavra diz em Isaías (46: 3 e 4) que ele nos tem sustentado desde que fomos concebidos e carregado desde o nosso nascimento. E que mesmo na nossa velhice ele estará cuidando de nós. Desta forma, quando Deus te permitir passar por lutas, desgostos, decepções, aflições significam o seu grande amor e que ele está te protegendo, está protegendo os seus propósitos, as tuas promessas, aquelas ditas há muitos anos a nós através da Bíblia.

Diante de tudo que foi falado acima, entendemos que toda criatura tem um caminho e todo caminho tem um propósito que já está no coração de Deus, mas isso depende de uma decisão, a decisão de nos tornarmos filhos, deixando nossas escolhas nas mãos Dele e acreditarmos que a decisão de Deus é a melhor, pra nos conduzir ao cumprimento do nosso propósito aqui na terra.

Fonte: Artigos Gospel

Nenhum comentário:

Postar um comentário