Os visitantes do Jardim do Guetsêmani se surpreendem quando ouvem que as retorcidas oliveiras que eles veem poderiam ter sido pequenas mudas quando Jesus veio para cá com os seus discípulos, naquela noite fatal depois da Última Ceia (Mateus, 26:36; Marco 14:32; João 18:1). Hoje essas árvores antigas se erguem em canteiros de flores bem cuidados; na época de Jesus este local teria sido um olival onde uma prensa para a extração de azeite de oliva - gethsemane em grego - se localizava.
A impressionante Igreja de Todas as Nações, construída nos anos 20 do século passado sobre igrejas anteriores relata os eventos deste local em mosaicos brilhantemente detalhados, que vão do chão ao teto: Jesus orando sozinho (Marcos 14:35-36); Judas traindo a Jesus (Mateus 26:48); o cortar da orelha do servidor do Grande Sacerdote (Marco 14:47).
Do outro lado da travessa há um bosque menos frequentado, e lá é possível arranjar para que os visitantes passem o tempo de forma privada, em orações e contemplações.
Fonte: Ministério do Turismo de Israel
Nenhum comentário:
Postar um comentário