Pages

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

As Sete Igrejas do Apocalipse


As sete igrejas descritas por João no livro de Apocalipse são as igrejas instauradas pelos apóstolos após a Ascenção de Cristo. As Igrejas não são exatamente locais fixos, são os membros da obra do Senhor em sete cidades da Ásia Menor, hoje todas localizadas na Turquia.

O livro de apocalipse contém cartas que o apóstolo João escreveu com mensagens de Jesus para os locais onde o cristianismo foi constituído. João conta que foi arrebatado pelo Espirito Santo e ouviu:

Que dizia: Eu sou o Alfa e o Omega, o primeiro e o derradeiro; e o que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia.
Apocalipse 1:11

E João escreveu os conselhos e percepções de Cristo para cada uma daquelas comunidades fundadas em seu nome, como um boletim de Cristo que descrevia os diversos tipos de igrejas, que se fazem reais até os dias de hoje.

A Igreja de Éfeso
A cidade de Éfeso era conhecida pela idolatria a deuses mitológicos e que depois conheceu o amor de Cristo e se converteu. Foi uma Igreja muito abençoada, mas a mensagem de Cristo para esta igreja foi de advertência, após o reconhecimento de suas obras.

Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos.
E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste.
Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.
Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.
Apocalipse 2:2-5

Jesus os advertia por terem esquecido o Primeiro Amor e por fazerem as obras apenas por fazer, para sua própria glória.

A Igreja de Esmirna
Era, assim como Éfeso, uma cidade idolatra. Foi uma cidade perseguida e, inicialmente, de falsos cristãos. Jesus os adverte sobre essa perseguição.

Conheço as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus, e não o são, mas são a sinagoga de Satanás.
Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.
Apocalipse 2:9-10

A Igreja de Pérgamo
Pérgamo foi a maior cidade no oeste da Ásia Menor nos tempos do Novo Testamento. Atena era a sua maior divindade e na cidade se encontrava um templo dedicado a Zeus. Assim, o Senhor os adverte da necessidade de arrependimento.

Conheço as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome, e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita.
Mas algumas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que comessem dos sacrifícios da idolatria, e se prostituíssem.
Assim tens também os que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu odeio.
Arrepende-te, pois, quando não em breve virei a ti, e contra eles batalharei com a espada da minha boca.
Apocalipse 2:13-16

A Igreja de Tiatira
Na igreja de Tiatira, constituída pelos apóstolos, havia uma falsa profetiza chamada Jezebel, que induzia os cristãos a seguirem seus ensinamentos que não eram de acordo com os de Jesus. Na mensagem a está igreja Jesus os advertiu sobre isso, avisando-os e dizendo que perdoaria aqueles que não tinham conhecimento completo de seus mandamentos, mas aqueles que conheciam não seriam poupados caso não se arrependessem.

Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras.
E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras.
Mas eu vos digo a vós, e aos restantes que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei.
Apocalipse 2:22-24

A Igreja de Sardes
Conhecida como uma das primeiras cidades a se revoltarem contra o cristianismo. Após a constituição de Igreja de Cristo na cidade, muitas obras foram realizadas, porém, com o tempo, a igreja adormeceu. Na mensagem de Jesus a esta Igreja ele os avisa para despertarem e vigiarem.

Sê vigilante, e confirma os restantes, que estavam para morrer; porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus.
Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei.
Mas também tens em Sardes algumas pessoas que não contaminaram suas vestes, e comigo andarão de branco; porquanto são dignas disso.
O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.
Apocalipse 3:2-5

A Igreja da Filadélfia
A cidade de Filadélfia é bem localizada com saídas para diversas outras cidades, sendo conhecida como a cidade das portas abertas para a evangelização. Na cidade ficava provavelmente uma sinagoga de Satanás que era contra os cristãos. A esta igreja o Senhor avisa que somente ele é Santo e que os falsos serão desmascarados.

Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não são, mas mentem: eis que eu farei que venham, e adorem prostrados a teus pés, e saibam que eu te amo.
Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.
Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.
Apocalipse 3:9-11

A Igreja de Laodicéia
A Igreja instituída em Laodicéia foi considerada à época da carta de João como a igreja morna, sem o fogo do amor de Deus. Jesus os adverte para que se arrependam e sejam quentes para não perderem o Seu amor.

Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.
Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;
Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.
Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te.
Apocalipse 3:16-19

As Sete Igrejas hoje

Apesar de todo o controle mulçumano, as ruínas arqueológicas das cidades continuam até hoje na Turquia provando as Escrituras.

O que estas cartas ditadas por Jesus aconselham pode ser usado até hoje para as atuais igrejas de Cristo em todo o mundo.

Já naquela época os problemas dos cristãos para com o Senhor já eram os mesmos e eles já eram avisados de tais erros, mas mesmo assim não deixaram de cometê-los.


Se você deseja conhecer as primeiras cidades em que foram constituídas as Igrejas de Cristo, pode contar com a experiência da Terra Santa Viagens e diversos roteiros que apresentam as origens do cristianismo e ainda andar nos passos de Jesus e de seus apóstolos. Conheça as sete igrejas no roteiro Viagens Missionárias do Apóstolo Paulo (Link: http://www.terrasantaviagens.com.br/roteiros/viagens_missionarias_de_pauloI.php)

Confira todos os roteiros e caravanas da Terra Santa Viagens (link: www.terrasantaviagens.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário