Pages

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Conhecendo Israel: esporte


Esporte e aptidão física nem sempre têm sido algo fundamental na cultura judaica. Aptidão física, que foi valorizada pelos antigos gregos, era vista como uma indesejável intromissão de valores helenísticos na cultura judaica. Rambam, que era simultaneamente um rabino e um médico, enfatizou a importância da atividade física e de se manter o corpo em forma. Esta abordagem recebeu um grande impulso no século XIX a partir da campanha cultura física de Max Nordau e no início do século XX, quando o Rabino-Chefe da Palestina, Abraão Isaac Kook, declarou que "o corpo serve a alma, e apenas um corpo saudável pode garantir uma boa alma".


A Macabíada Mundial, um evento no estilo olímpico para atletas judeus, foi inaugurada na década de 1930, e foi realizada a cada quatro anos desde então. Os esportes mais populares espectador em Israel são o futebol e o basquete.[275] Em 1964, Israel sediou e venceu a Copa da Ásia.


Nokia Arena em Tel Aviv.Na década de 1970, Israel foi excluído Jogos Asiáticos de 1978 como um resultado da pressão exercida pelos países participantes do Oriente médio. A exclusão levou Israel a mudar da Ásia para a Europa deixando de participar das competições asiáticas.

Em 1994, a UEFA concordou em reconhecer Israel e todas as organizações esportivas israelenses para competir na Europa. A Ligat ha'Al é a liga de futebol do país e a Ligat HaAl é a liga basquete. O time Maccabi Tel Aviv BC ganhou o campeonato europeu de basquetebol cinco vezes.

Bersebá tornou-se um centro nacional xadrez e lar de muitos campeões de xadrez da antiga União Soviética. A cidade sediou o Campeonato Mundial Equipes de Xadrez em 2005, e o esporte é ensinado nas creches da cidade. Em 2007, um israelita empatou em segundo lugar no Campeonato Mundial de Xadrez.

Até agora, Israel conquistou sete medalhas Olímpicas, desde a sua primeira vitória em 1992, incluindo uma medalha de ouro no windsurf nos Jogos Olímpicos de Verão de 2004. Israel conquistou mais de 100 medalhas de ouro nos Jogos Paraolímpicos e é classificado na 15ª posição no quadro geral de medalhas. Os Jogos Paraolímpicos de Verão de 1968 foram sediados por Israel.

Fonte Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário