Pages

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Alma, espírito, coração e mente


"Como foi o primeiro homem, o terreno, tais são também os demais homens terrenos; e, como é o homem celestial, tais também os celestiais. E, assim como trouxemos a imagem do que é terreno, devemos trazer também a imagem do celestial" (1 Coríntios 15.48-49).

Aquele que pertence a Deus tem a Sua imagem e semelhança e é diferente daquele que não pertence, pois o nascido do Espírito tem o semblante espiritual e sua atitude é diferenciada. Existe uma grande distinção entre o nascido do Espírito e o nascido da carne. Quanto a isso, Paulo diz: "Isto afirmo, irmãos, que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção" (1 Coríntios 15.50).

Isso comprova que a pessoa que está cheia de emoção no coração age a sua fé de acordo com o que está sentindo, e por isso jamais conquistará o Reino de Deus. Ainda que ela seja fiel devota, cedo ou tarde, se não nasceu de novo, vai explodir. Tenho visto muitos exemplos que jamais esperaria ver, de pessoas que outrora foram muito usadas para ajudar outras pessoas.

Porém, por não serem nascidas de Deus, viveram uma fé emotiva e só se sustentaram por muito tempo, por conviverem ao lado de pessoas espirituais. "Iluminadas" pela luz dos outros vivem baseadas da fé emotiva. É como a lua que só reflete a luz do sol. E se faltar a luz solar, a lua se apaga, pois não tem luz própria. Mas quem é nascido de Deus tem luz própria, não precisa de ninguém para vencer e conquista o que determina no coração. Ela é perseverante no seu espírito, e sabe que quanto maior a luta, maior será a sua vitória. Por isso ela está pronta para lutar.

Aquele que é nascido de Deus jamais é derrotado ou fracassado. Já não acontece com os nascidos da carne. Esses são fracassados porque a carne é terrena, e por ser terrena, é podre, e susceptível às fraquezas e às circunstâncias deste mundo. Refiro-me à carne do coração, do sentimento e da alma. Em algumas passagens bíblicas, Deus faz distinção entre alma e espírito, coração e mente. Por isso temos que fazer uma boa avaliação.

Quando o apóstolo diz em l Coríntios 2.16: "... temos a mente de Cristo", significa dizer que ter a mente de Cristo é ter o Espírito Santo.

E isto é a base para o cristão alcançar as conquistas dos seus objetivos. Você já deve ter lido o que Jesus falou muitas vezes – "quem tem ouvidos para ouvir ouça" – e ele não estava falando dos ouvidos físicos, mas falava, sim, aos ouvidos espirituais, porque quem é espiritual e é nascido do espírito tem ouvidos e olhos de Deus.

E você, amigo leitor, como está a sua vida? Como você se vê? Como você usa a sua fé? Ela é emotiva ou é espiritual? Porque se você tem uma fé emotiva é porque não nasceu de novo. Desta forma, os seus sonhos são sufocados por um coração enganador e jamais se realizarão. Mas se você nasceu de novo, então está apto a ouvir a voz de Deus e compreender a Sua palavra porque você é espírito, pois o espírito de Deus se comunica com o nosso espírito. Só assim você verá os seus sonhos tornando-se realidade.

Que Deus abençoe a todos abundantemente

Bispo Macedo

Arca Universal

Nenhum comentário:

Postar um comentário