A
Amadeus, empresa especializada em TI para a indústria de viagens, lançou, nesta
quinta-feira, uma pesquisa sobre o futuro das viagens, com foco no perfil dos
turistas na década de 2030.
O
estudo, feito em parceria com a Future Foundation, de detecção de tendências,
ouviu especialistas do setor em 12 países –entre eles, Brasil, EUA, Alemanha,
Índia, China e Austrália.
A
ideia foi atualizar uma pesquisa concluída em 2007 que definiu quatro perfis
demográficos que turistas teriam em 2020: de idosos ativos, famílias globais,
profissionais itinerantes e executivos internacionais.
Desta
vez, a conclusão ampliou para seis as "tribos" de viajantes que
povoarão aeroportos e destinos daqui a 15 anos, com base em valores e estilo de
vida que ganharão relevância na população mundial.
Para
o estudo, turistas se dividirão nos seguintes grupos –alguns deles já
identificáveis desde os dias de hoje:
·
Buscadores
de capital social: pessoas que vão viajar com base em recomendações de usuários
de sites de viagem
·
Puristas
culturais: gente que busca o turismo de experiência, vê as férias como
oportunidade de mergulhar em uma cultura exótica
·
Viajantes
éticos: turistas que devem priorizar atividades sustentáveis, que tenham baixo
efeito ambiental ou um impacto positivo nas comunidades locais
·
Buscadores
de simplicidade: pessoas que vão optar por pacotes de viagem, evitando
gerenciar detalhes das férias
·
Viajantes
por obrigação: esse grupo, formado por gente que viaja por causa de um
propósito específico, como trabalho, apoiará seu turismo na tecnologia para
evitar aborrecimentos
·
Caçadores
de recompensa: interessados em viagens recompensadoras, com experiências
premium
Fonte: Folha.com
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