Pages

sábado, 17 de janeiro de 2015

Tel Aviv ganha Prêmio Mundial de Cidades Inteligentes

A maior cidade de Israel foi reconhecida por suas iniciativas em conectar e envolver digitalmente os cidadãos com as atividades do município. Um Clube de Moradores, acesso Wi-Fi gratuito em toda a cidade e seu próprio aplicativo municipal são diversos serviços que a cidade oferece através da sua plataforma Digi-Tel.
“O que diferencia Tel Aviv no conceito de cidade inteligente é que nós colocamos os cidadãos no centro”, Liora Shechter, Diretora de Informações da Cidade de Tel Aviv – Yafo, disse à Cities Today. “O que nós fizemos foi criar um modelo que chamamos de Digi-Tel. Tel Aviv é uma cidade que não dorme, que tem sua própria vibração. Queríamos pegar essa vibração e colocá-la na relação entre o cidadão e o município.”
O Clube de Moradores e o Aplicativo da Cidade Digi-Tel conectam os cidadãos e a cidade, avisando os moradores sobre obras rodoviárias no seu bairro, informando-os sobre a estação mais próxima de compartilhamento de bicicletas, enviando lembretes para matrícula escolar, eventos culturais e oferecendo descontos para eventos organizados pela cidade.
 “Nós sempre tentamos pensar em como melhorar o serviço para os nossos moradores”, explicou Shechter. “Acreditamos que a administração de um município deve contar com a participação dos moradores, e não mais ser feita apenas pelo prefeito ou por sua equipe. O público deve ser parte do processo de tomada de decisão.”
A cidade também quer fornecer abordagens mais tradicionais ou conexões não virtuais com seus moradores. Há seis semanas Tel Aviv realizou uma mesa-redonda aberta na Praça Rabin. Cem mesas foram instaladas com várias categorias onde os moradores podiam vir e expressar suas ideias para as autoridades municipais.
“Temos um lado virtual e físico”, acrescentou Shechter. “Nós temos a tecnologia que tem suas próprias tendências e, por outro lado, temos as necessidades do município e as necessidades dos cidadãos, por isso o meu objetivo é conduzir esses dois vetores e combiná-los.”
Outros vencedores da categoria incluem Copenhagen Connecting por melhor projeto, OMOMI da Nigéria por iniciativa inovadora, e um prêmio de cidade honorária foi concedido a Medellin, Colômbia, recebido pelo prefeito, Anibal Gaviria Correa. Mais de 120 cidades de 35 países se inscreveram nas três categorias da premiação.

Fonte: Missão Econômica de Israel no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário