Pages

terça-feira, 8 de julho de 2014

Tecnologia israelense nas lojas da Starbucks

Mesas nas lojas da Starbucks serão equipadas com a tecnologia de placas de recarga Powermat, desenvolvida por Israel, nas quais os clientes poderão colocar seus aparelhos compatíveis e carregá-los sem fio.

As placas Powermat já foram instaladas em algumas lojas da Starbucks em San Jose e Boston, e mais unidades receberão os equipamentos nos próximos meses, primeiro nos Estados Unidos e depois na Europa e na Ásia. As Powermats estão sendo comercializadas pela fabricante de baterias Duracell, subsidiária da Proctor & Gamble que firmou parceria com a empresa israelense para vender a tecnologia nos EUA. É apenas uma das muitas parcerias estabelecidas pela Powermat com gigantes norte-americanas. Em 2011, a empresa fez um acordo com a General Motors para incluir a tecnologia Powermat nos modelos de carros elétricos Chevy Volt. Em 2012, as Powermats começaram a aparecer em aeroportos em Chicago, Aspen, Omaha e Toronto, onde permitem aos usuários recarregar seus aparelhos nos aeroportos, que geralmente contam com pequena quantidade de tomadas elétricas.
Além da Starbucks, a rede de café rival Coffee Bean e a Tea Leaf estão instalando Powermats em um projeto-piloto em vários locais de Los Angeles. A McDonald’s, maior rede de fast-food, está testando as Powermats em vários centros comerciais de Manhattan. A Powermat divulga suas placas como dispositivos que proporcionam “energia sem fio” para carregar aparelhos, mas não extraem cargas elétricas do ar. A placa Powermat precisa ser conectada a uma fonte de energia normal, mas os aparelhos podem ser recarregados deixando-os sobre a placa de recarga. A placa baseia-se na indução eletromagnética, que usa campos magnéticos para produzir eletricidade que pode ser transferida a um aparelho sem fio. As placas são de baixa potência (5 a 50 watts), e os usuários podem colocar não apenas seus aparelhos, mas também suas xícaras de café, sem consequências negativas. Até seis aparelhos podem ser recarregados em uma placa conectada a uma única fonte de energia elétrica, diz a Powermat.
O condutor especial exigido para tirar vantagem da indução eletromagnética já equipa muitos aparelhos modernos, mas até os smartphones mais antigos podem usar a tecnologia ao serem adaptados com um estojo que contém o condutor. Os padrões para a tecnologia foram desenvolvidos pela Power Matters Alliance (PMA), que certifica aparelhos e equipamentos que funcionam com os padrões. “A Starbucks está mudando a forma como os consumidores obtêm energia para seus telefones, em boa parte da mesma forma que tornou o Wi-Fi uma comodidade padrão em espaços públicos. Essa conquista é um passo crítico na visão da Duracell de transformar a ansiedade da bateria sem carga em uma coisa do passado”, diz Stassi Anastassov, presidente da Duracell na Procter & Gamble. “Quando a Starbucks introduziu o Wi-Fi em suas lojas em 2001, 95% dos aparelhos não tinham Wi-Fi, e os padrões múltiplos atrapalhavam a indústria. O resto é história. O plano da Starbucks de oferecer a Powermat nacionalmente deverá resolver qualquer questão de padrão atrasado e fazer com que a energia sem fio seja predominante.”
“Os pontos Powermat na Starbucks são o resultado de quase uma década de pesquisa científica envolvendo ciências materiais, indução magnética e redes em malha (mesh)”, diz Ran Poliakine, CEO da Powermat Technologies. “O plugue de dois pintos remonta à era da carruagem, de forma de que o anúncio de hoje marca a primeira atualização significativa na forma como acessamos a energia em mais de um século.”
Fonte: Pletz


Nenhum comentário:

Postar um comentário