Mesas nas lojas da Starbucks serão equipadas com a tecnologia de placas
de recarga Powermat, desenvolvida por Israel, nas quais os clientes poderão
colocar seus aparelhos compatíveis e carregá-los sem fio.
As placas Powermat já foram instaladas em algumas lojas da
Starbucks em San Jose e Boston, e mais unidades receberão os equipamentos nos
próximos meses, primeiro nos Estados Unidos e depois na Europa e na Ásia. As
Powermats estão sendo comercializadas pela fabricante de baterias Duracell,
subsidiária da Proctor & Gamble que firmou parceria com a empresa
israelense para vender a tecnologia nos EUA. É apenas uma das muitas parcerias
estabelecidas pela Powermat com gigantes norte-americanas. Em 2011, a empresa
fez um acordo com a General Motors para incluir a tecnologia Powermat nos
modelos de carros elétricos Chevy Volt. Em 2012, as Powermats começaram a
aparecer em aeroportos em Chicago, Aspen, Omaha e Toronto, onde permitem aos
usuários recarregar seus aparelhos nos aeroportos, que geralmente contam com
pequena quantidade de tomadas elétricas.
Além da Starbucks, a rede de café rival Coffee Bean e a Tea
Leaf estão instalando Powermats em um projeto-piloto em vários locais de Los
Angeles. A McDonald’s, maior rede de fast-food, está testando as Powermats em
vários centros comerciais de Manhattan. A Powermat divulga suas placas como
dispositivos que proporcionam “energia sem fio” para carregar aparelhos, mas
não extraem cargas elétricas do ar. A placa Powermat precisa ser conectada a
uma fonte de energia normal, mas os aparelhos podem ser recarregados
deixando-os sobre a placa de recarga. A placa baseia-se na indução
eletromagnética, que usa campos magnéticos para produzir eletricidade que pode
ser transferida a um aparelho sem fio. As placas são de baixa potência (5 a 50
watts), e os usuários podem colocar não apenas seus aparelhos, mas também suas
xícaras de café, sem consequências negativas. Até seis aparelhos podem ser
recarregados em uma placa conectada a uma única fonte de energia elétrica, diz
a Powermat.
O condutor especial exigido para tirar vantagem da indução
eletromagnética já equipa muitos aparelhos modernos, mas até os smartphones
mais antigos podem usar a tecnologia ao serem adaptados com um estojo que
contém o condutor. Os padrões para a tecnologia foram desenvolvidos pela Power
Matters Alliance (PMA), que certifica aparelhos e equipamentos que funcionam
com os padrões. “A Starbucks está mudando a forma como os consumidores obtêm
energia para seus telefones, em boa parte da mesma forma que tornou o Wi-Fi uma
comodidade padrão em espaços públicos. Essa conquista é um passo crítico na
visão da Duracell de transformar a ansiedade da bateria sem carga em uma coisa
do passado”, diz Stassi Anastassov, presidente da Duracell na Procter &
Gamble. “Quando a Starbucks introduziu o Wi-Fi em suas lojas em 2001, 95% dos
aparelhos não tinham Wi-Fi, e os padrões múltiplos atrapalhavam a indústria. O
resto é história. O plano da Starbucks de oferecer a Powermat nacionalmente
deverá resolver qualquer questão de padrão atrasado e fazer com que a energia
sem fio seja predominante.”
“Os pontos Powermat na Starbucks são o resultado de quase uma
década de pesquisa científica envolvendo ciências materiais, indução magnética
e redes em malha (mesh)”, diz Ran Poliakine, CEO da Powermat Technologies. “O
plugue de dois pintos remonta à era da carruagem, de forma de que o anúncio de
hoje marca a primeira atualização significativa na forma como acessamos a
energia em mais de um século.”
Fonte: Pletz
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