Informações Gerais
Israel é afortunado em possuir um número de resorts muito atraentes frequentados por turistas preocupados com sua saúde. Suas difundidas fontes termais, sofisticados hotéis-spa e o clima ensolarado fazem de Israel um País que pode oferecer a seus visitantes, férias voltadas a saúde, ou um dia de visita a um resort como parte de um passeio.O Mar Morto encabeça a lista dos resorts terapêuticos, e é famoso por sua grande concentração de sais e minerais.
Apenas um problema de saúde já é razão suficiente para visitar um dos spa resorts. Normalmente, todos estes resorts satisfazem o desejo de uma pausa na rotina da vida cotidiana, mesmo que você visite-os por um dia ou durante um período de férias mais longo.
Os principais resorts terapêuticos estão localizados nas proximidades do Lago Kineret e do Mar Morto. Mas existem outros resorts terapêuticos por todo País. A maioria dos resorts naturais terapêuticos, assim como, os spa resorts, oferecem a possibilidade de combinar sua visita com uma variedade de tratamentos holísticos.
Nos últimos anos, o campo da medicina alternativa desenvolveu-se rapidamente em Israel. Entre outros tratamentos oferecidos estão a terapia na água (hidroterapia), medicina Ayurveda (tipo de medicina Indiana) e massagens convencionais. Ao lado da maioria dos resorts terapêuticos existem hotéis que oferecem pacotes de férias especiais que incluem tratamentos, assim como alimentação e instalações.
Sul de Israel e o Mar Morto
O Mar Morto é um dos resorts mais conhecidos e únicos do mundo. A região é caracterizada por uma combinação extraordinária de recursos naturais e condições climáticas – o mar mais salgado do mundo também é rico em minerais; águas termo-minerais; lama preta medicinal; raios do sol filtrados; ar seco rico em minerais; uma temperatura agradável na maior parte do ano; concentração de oxigênio relativamente alta; o ar é quase completamente livre de alergênicos e de outros poluentes.
É recomendado, tanto um banho rápido em uma de suas praias ou uma estadia de férias gratificantes em um dos hotéis e quartos distribuídos ao longo de sua costa. A trinta minutos de viagem do mar Morto está a cidade de Arad, cujo ar, frio seco e limpo torna-se um paraíso para pessoas que sofrem de asma, alergias e problemas respiratórios.
A Praia Mineral – Em uma bem cuidada costa do Mar Morto, encontram-se duas pequenas piscinas, uma piscina de água fresca para crianças pequenas, e uma piscina de água sulfurizada com a temperatura fixa de 39º C cujas águas chegam de uma nascente adjacente. Na orla existem bangalôs abertos com um estilo bem relaxante e cadeiras plásticas. Logo na praia há lama natural – quando espalhada no corpo, estimula a circulação sanguínea, reforça as raízes do cabelo e renova as células da pele. No local existem guarda-volumes, chuveiros, uma sala de tratamentos, uma lanchonete, e uma pequena loja onde você pode comprar produtos e sandálias plásticas para entrar no mar. A sala de tratamento aguarda os visitantes, oferecendo também vários tipos de tratamentos e massagens agendados com antecedência.
Spa Ein Gedi – Esse local bem situado na costa do Mar Morto possui seis piscinas termo minerais em local fechado – duas para mulheres, duas para homens e duas para banho misto. Existe também uma área de descanso interna em frente ao principal panorama do Mar Morto.
As piscinas são recicladas, por um constante fluxo de águas ricas em sais e minerais, que possuem uma temperatura constante em torno de 38º C. Fora do prédio existe uma grande banheira contendo uma rica e pesada lama preta que é ótima para limpar as impurezas do corpo.
Um veículo off road parecido com um trem, aguarda do lado de fora dos banhos internos pelos turistas, para levá-los aos lugares mais distantes da costa para tomarem banho. Existe também uma piscina externa de água natural que funciona durante o verão, assim como um spa com um centro de tratamento.Os visitantes podem aproveitar de vários tratamentos e massagens em salas privativas.
Vale a pena agendar seu tratamento com antecedência, e pergunte sobre os pacotes que incluem visitas as dependências do local, um tratamento a sua escolha e uma série de cosméticos feitos com a água do Mar Morto.
Neve Midbar – Os banhos extendem-se por uma área de 8.000 metros quadrados. No centro há um edifício esplêndido, com piscinas elegantes do lado de fora e em torno do mesmo, cheias de água termo-minerais extraída de uma profundidade de cerca de 900 metros.
A temperatura da água varia entre 40ºC – 46ºC, e é rica em minerais, enxôfre e magnésio. Há também saunas e salas de tratamento, gramados e uma cafeteria no local. Ao lado fica o Kibbutz Mash'abei Sade com instalações para hóspedes.
Khamam Tse’elim – Após terem usado as águas termo-minerais para a irrigação na agricultura por anos, os membros do Kibbutz Tse’elim descobriram seus poderes de cura, e transformaram este recurso natural em um local terapêutico. O pequeno local nas terras do Kibbutz Tse ´elim compreende uma pequena hidromassagem, cuja temperatura da água é de 40ºC, uma sauna seca, um complexo para tratamentos, assim como uma piscina para natação. O kibutz funciona como um centro turístico, organiza viagens aos arredores e oferece oportunidade de vivenciar a hospitalidade das barracas de Beduínos autênticos. Próximos, estão os apartamentos de férias do kibutz.
Ein Bokek –Um local terapêutico e resort estão no estuário de Nakhal Bokek, do lado leste da costa do Mar Morto. O local possui em torno de 10 hotéis, banhos terapêuticos, duas praias e alguns restaurantes. Ao lado de Ein Bokek localizam-se diversos locais, incluindo Nakhal Bokek, Metsad Bokek e Ma´ale Bokek.
Em Ein Bokek, também se encontra o Solarium 400, um lugar para tratamentos naturais para a pele artrites e psoríases. O Solarium oferece tratamentos combinados com banhos no mar Morto, e exposição aos raios solares usados para a cura e tratamento de doenças de pele e artrites. Este lugar localiza-se em um terreno cercado e possui áreas para bronzeamento separadas para homens e mulheres.
O prédio principal possui quatro clínicas profissionais especializadas em doenças de pele, um salão de ginástica, uma cafeteria, um bar e algumas lojas. O local também oferece jogos de mesa e jogos sociais enquanto que o salão de ginástica também oferece atividades físicas focadas em problemas nas juntas, respiração adequada e afins.
Área do Lago da Galileia
O norte de Israel tem uma concentração atraente de pontos para excursões e recreação. Entretanto, somente dois deles têm autênticos banhos terapêuticos. Além destes, uma variedade de hotéis terapêuticos oferecem vários serviços de spa e programas da saúde, assim como curadores que usam métodos diversos.
Khamat Gader – Os dias de esplendor dos banhos de Khamat Gader, localizado ao sul das Colinas do Golan, começaram há muito tempo, no Período Romano quando serviu como Palácio de prazeres para o séquito do Império de Israel.
As águas do local vêm de cinco nascentes termo-minerais.A temperatura da água, rica em minerais, flutua entre 25ºC e 51ºC e banhar-se nelas ajuda a acelerar o metabolismo, a renovar as células da pele e aliviar reumatismos e problemas ligados aos sistemas urinário e digestivo entre outras coisas.
Este local é um dos mais populares lugares de recreação e bem–estar.Ao lado dos banhos existem gramados a sombra, espreguiçadeiras e cadeiras, uma hidromassagem, canhões de água, uma cascata para relaxar, salas de tratamentos e muito mais. Existe uma piscina separada para crianças, com um toboágua e outros aparelhos de diversão, bem como tratamentos especiais no spa. As crianças podem aproveitar a fazenda do crocodilo no mesmo local.
Ao lado dos banhos, encontra-se o Hotel Spa Village, propiciando aos visitantes uma visita de mais de um dia consecutivo, caso assim desejarem.
Khamei Tveriya (“Fontes Termais de Tiberíades”) – Desde os tempos do Imperador Titus Flavius Vespasianus, que parou a caminho da conquista de Gamla para banhar-se nas águas quentes do lugar, até os dias de hoje, Khamei Tveriya serve como um resort terapêutico e recreação popular.
O local é alimentado por 17 diferentes fontes que vem dos arredores do Parque Nacional de Khamat Tveriya, através da estrada. A água, rica em cerca de 100 minerais naturais diferentes, irrompe de uma profundidade de 2.000 metros até as várias piscinas, cuja temperatura alcança 39°C.
Hoje, o lugar é dividido dentro dos locais antigos, com áreas de banho separadas para homens e mulheres, e um spa – Khamei Tveriya ha-Tsi´eera (“Fontes Novas de Tiberíades”), com as piscinas terapêuticas personalizadas, piscinas de lama cosmética, uma sauna, um salão de ginástica, uma hidromassagem, e salas de tratamento. Há também piscinas para crianças pequenas no local, assim como um gramado, e uma praia privativa nos bancos de areia do mar da Galileia.
A Área Central
A Área Central não possui muitos locais terapêuticos. Mas Tel Aviv e arredores têm uma seleção de spa centers, que oferecem pacotes de tratamentos e bem-estar. Alguns estão situados em hotéis, e outros em vilas particulares de frente para o mar.
Khamei Ga’ash – A aproximadamente 20 minutos de viagem de Tel Aviv ficam os mais importantes centros de fontes terapêuticas de Israel. As fontes termo-minerais foram descobertas nos anos 80 quando se fazia busca de petróleo.O local possui duas piscinas de águas termo-minerais. Uma é pequena e muito quente, com uma temperatura de 40º C, enquanto que a temperatura da outra, que é maior, fica em 36ºC.
Além disso, existem chuveiros especiais com águas terapêuticas, saunas, centro de tratamento, e uma piscina comum que abre no verão. Ao lado dos banhos, ficam os quartos dos hóspedes do Kibutz Ga´ash, que podem ser alugados para passar o dia ou por estadias mais longas. Ao lado do Kibutz, fica a praia de Ga´ash, onde você pode entrar após a visita aos banhos.
Khaimei Yo’av – Este local situado ao sul da Planície Costeira, possui piscinas térmicas de enxofre cujas escalas de temperaturas ficam entre 37ºC e 39ºC. Lá encontram-se 11 piscinas rasas e outras mais fundas, uma hidromassagem, cascatas, uma sala de massagem com ducha e um centro de tratamento.
Fonte: Ministério do Turismo de Israel
Nenhum comentário:
Postar um comentário