Semanário de maior circulação do Brasil reconhece “a crescente penetração dos evangélicos no país”
É difícil ver alguma matéria em jornais e revistas destacando algo positivo sobre os evangélicos. Quase sempre só apenas noticias por conta de algum escândalo ou declaração controversa de algum líder importante.
Mas depois que a rede Globo, a exemplo de outras emissoras, começou a dar destaque em sua programação aos artistas do chamado segmento gospel, a imagem dos evangélicos parece estar mudando diante da população em geral.
De acordo com a Federação Internacional da Indústria Fonográfica, 45% das músicas são consumidas a partir de downloads ilegais e 52% dos discos vendidos são piratas. O único nicho de mercado que parece ser exceção é justamente o de música gospel.
A reportagem da Veja ressalta as “particularidades do segmento”, dizendo que o p[ublico consumidor desse estilo musical é formado basicamente por fiéis das classes C, D e E, Além de se beneficiar dos preços mais baixos dos CDs evangélicos, tem menos acesso à internet e faz menos downloads – sejam legais ou ilegais.
Laudeli Leão, diretor de comunicação da MK Musicvai mais além: “Há uma questão moral. A religião proíbe burlar a lei. A venda de discos pirateados representa de 10% a 15% do mercado gospel, um índice muito inferior que os 52% do mercado secular, por exemplo”.
A Associação Brasileira de Produtores de Discos indica que o gospel é o segundo gênero musical mais consumido no país, perde apenas para o sertanejo. Entre vendas de CDs e DVDs, e a produção de grandes festivais, o mercado gospel movimentou cerca de 1,5 bilhão de reais em 2010. Segundo uma pesquisa de mercado recente, a previsão é que cresceu 33% em 2011 e deve fechar na casa dos 2 bilhões de reais.
Parte desse crescimento deve-se ao investimento de grandes gravadoras como Sony e Som Livre nessa área. Este ano surgiu também um canal exclusivamente de música gospel transmitido pela internet, a LouveTV.
A série de CDs Promessas, uma coletânea de músicas de louvor lançado pela Som Livre, fez tanto sucesso que no em dezembro será exibido pela Globo o “Festival Promessas”, primeiro evento do tipo a ser veiculado pelo maior canal de TV da América Latina. O público esperado para a gravação, no Rio de Janeiro, é de, 1 milhão de pessoas.
O diretor da Globo responsável pelo Promessas, Luiz Gleiser afirma que “como maior produtora de cultura do país, [a Globo] não pode ficar indiferente à força artística da música gospel… A Globo já convidava artistas gospel para os programas de linha, como Domingão do Faustão e TV Xuxa, por exemplo. O Promessas é um passo a mais nesse sentido”.
A revista também deu destaque a vários artistas conhecidos na música gospel brasileira e os classificou de “estrelas”. O termo gospel surgiu nos Estados Unidos para classificar um tipo específico de música. No Brasil, porém, lembra a Veja “os artistas evangélicos são múltiplos… gravam ritmos que vão do pop ao forró e ao rock pesado, passando pelo sertanejo universitário”.
Os músicos que receberam mais espaço foram:
Aline Barros, ganhadora por quatro vezes do Gramy Latino na categoria gospel, já vendeu mais de 7 milhões de discos desde meados dos anos 1990. Comparada a Ivete Sangalo, é chamada pela revista de “joia do coroa do mercado gospel”.
Cassiane Santana, que já vendeu cerca de 5 milhões de discos desde o início da carreira. Mais identificada com o público pentecostal, depois de Aline Barros, é a cantora gospel que mais vende discos no país, sendo “a maior estrela do selo gospel da Sony Music”.
Oficina G3, um dos grupos mais antigos do gênero no país, formado nos anos 1980. Com um público fiel, é classificado pela Veja como “um ícone gospel junto ao público mais jovem”. Se destaca por fazer o estilo rock e não ter a maioria de suas músicas cantadas nas igrejas durante os cultos como quase todos os artistas gospel.
Diante do Trono: formado em 1997, na Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte, o grupo conta com corpo de baile e coro, além da própria banda. Sua principal vocalista é Ana Paula Valadão, e já vendeu, entre discos lançados pelo grupo e por seus integrantes em carreira-solo, mais de 10 milhões de cópias
Regis Danese (nome artístico de Jose Geraldo Danese) já ganhou um Grammy Latino. Chamado pela revista de “Luan Santana gospel”, seu primeiro disco, de 2009, vendeu mais de 1 milhão de cópias. Sua música de maior sucesso “faz um milagre em mim” foi regravada por dezenas de artistas em diferentes estilos.
Bruna Karla, considerada “a maior revelação da música gospel nos últimos anos”. Ainda sem ter a carreira consolidada, faz cerca de 15 shows por mês e atrais um público variado, que reúne tanto os mais conservadores quanto os mais jovem.
Jotta A., chamado de “a maior aposta do meio”, foi revelado no programa de calouros de Raul Gil. Foi contratado pela Central Gospel, do pastor Silas Malafaia, e recusou a oferta de 1 milhão de reais feita pela Sony Music. O cantor de apenas 14 anos terá seu primeiro disco com tiragem inicial de 500.000 cópias, comparável aos números de artistas como Luan Santana e Paula Fernandes.
A extensa matéria do semanário ressalta um fator que não é novidade para a maioria dos evangélicos, a dinâmica própria desse tipo de música. “Todos os dias, as igrejas recebem novos convertidos, que passam a consumir vorazmente os produtos evangélicos. E a música é o carro-chefe deles”, explica Laudeli Leão, diretor de comunicação da MK Music, a maior gravadora gospel do país.
Outro fator destacado é a rede de apoio que os artistas tem nas igrejas, executando as músicas durante os cultos e nas rádios especializadas no estilo gospel presente em centenas de cidades do Brasil. “Enquanto no mercado secular as lojas de disco se extinguiram, existe uma rede de pequenas lojas no mercado evangélico para a venda de Bíblias, livros e discos”, lembra Mauricio Soares, diretor do selo gospel da Sony Music e que foi diretor da Line Records, ligada à Igreja Universal do Reino de Deus.
Fonte: Folha Gospel
quarta-feira, 30 de novembro de 2011
Descoberta de moedas antigas deve mudar história do Muro das Lamentações
Por séculos, muito do que se pensava sobre o muro era que ele fora construído pelo rei Herodes (que detém má fama, na tradição do Cristianismo, por ser algoz nos esforços de perseguição do bebê Jesus, de acordo com a história original Mas arqueólogos afirmaram ter encontrado moedas enterradas sob os alicerces do muro, e que foram cunhadas 20 anos depois da morte do rei Herodes, em 4 d.C. --o que demonstra que a estrutura foi completada pelos reinados sucessores.
A descoberta pode significar uma revisão nos guias turísticos para as multidões que visitam a cidade.
"Cada guia turístico baseado na história de Jerusalém responde 'Herodes' quando perguntado sobre quem construiu o muro", disse a autoridade de antiguidades de Israel, em comunicado.
"Essa partícula da informação arqueológica ilustra o fato de que a construção do muro foi um projeto enorme que levou décadas e que não foi completado durante a vida de Herodes", disse a autoridade israelense.
A autoridade disse que os historiadores acadêmicos já tinham conhecimento, a partir de fatos narrados pelo historiador judeu Flávio Josefo (37 ou 38 d.C. - 100 d.C), de que o muro fora completado pelo bisneto de Herodes.
Mas esse relato não ajudou a dissipar a história popular de que Herodes concluiu o Muro das Lamentações. As moedas foram a primeira evidência concreta para fazer uma atualização da versão de Flávio Josefo.
Fonte: Folha.com
A descoberta pode significar uma revisão nos guias turísticos para as multidões que visitam a cidade.
"Cada guia turístico baseado na história de Jerusalém responde 'Herodes' quando perguntado sobre quem construiu o muro", disse a autoridade de antiguidades de Israel, em comunicado.
"Essa partícula da informação arqueológica ilustra o fato de que a construção do muro foi um projeto enorme que levou décadas e que não foi completado durante a vida de Herodes", disse a autoridade israelense.
A autoridade disse que os historiadores acadêmicos já tinham conhecimento, a partir de fatos narrados pelo historiador judeu Flávio Josefo (37 ou 38 d.C. - 100 d.C), de que o muro fora completado pelo bisneto de Herodes.
Mas esse relato não ajudou a dissipar a história popular de que Herodes concluiu o Muro das Lamentações. As moedas foram a primeira evidência concreta para fazer uma atualização da versão de Flávio Josefo.
Fonte: Folha.com
terça-feira, 29 de novembro de 2011
Promoção especial: Conhecer as Terras Santas ficou ainda mais fácil
A Terra Santa Viagens antecipou o final de ano e preparou para você, seus familiares e amigos um incentivo para que você realize o seu sonho de conhecer a Terra Santa ao lado das pessoas que mais importam para você!
Quanto mais pessoas você juntar mais desconto vocês vão ter!
Veja abaixo como funciona esse incentivo, dessa vez você não vai ter desculpa para não comprar.... mas não demore, é por tempo limitado !
Descontos progressivos: Quanto mais melhor !!!!!
Para aqueles que comprarem 2 pacotes, o desconto é de 10% para o segundo pacote.
Para aqueles que comprarem 3 pacotes, o 2º passageiro tem 10% de desconto e o 3º tem 12% de desconto.
Para aqueles que comprarem 4 pacotes, o 2º passageiro tem 10% de desconto, o 3º tem 12% de desconto e o 4º tem 15% de desconto.
A partir do 5º passageiro em diante mantém-se o mesmo desconto do 4º passageiro (15%)
obs: promoção não cumulativa com outros descontos.
Não dá para deixar passar essa oportunidade !!!!
Esse é o nosso jeito de agradecer a todos vocês que fizeram desse ano um ano maravilhoso para a Terra Santa Viagens!
Oferta válida até 20/12/2011
TERRA SANTA VIAGENS
(11) 3101-0883
Rua Conde de Sarzedas, 149 Loja 34
Centro - São Paulo/SP
www.terrasantaviagens.com.br
Evento: Líderes se unem para evangelizar o Nordeste brasileiro
O sertão nordestino é hoje o maior desafio missionário para as igrejas brasileiras e para tentar mudar esse quadro a Missão Antioquia está organizando o Congresso Nacional de Evangelização do Sertão Nordestino que pretende reunir 1.000 líderes de diversas denominações para tratar dos assuntos necessários para propagar a Palavra de Deus nesses estados.
Os dados sobre o evangelho nos nove estados que fazem parte da região mostram dois lados: o primeiro mostra expansão do número de igreja, mas se refere às cidades capitais, com praias ensolaradas e economia forte.
O lado que realmente precisa de fortes trabalhos missionários é o sertão, no interior dos estados Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Essa parte do país sofre com as altas taxas de analfabetismo e de pobreza, fora isso também encontramos muitas superstições e ligações fortes com o catolicismo, fatores que impedem que essas pessoas sejam evangelizadas.
Nessa região apenas 4% da população é evangélica. Mas é possível encontrar cidades com menos de 2% de evangélicos e até mesmo com menos de 1%. São pelo menos 12.000 comunidades rurais, ou vilarejos, sem igrejas.
O desafio proposto pelos organizadores desse Congresso é em dez anos fazer com que pelo menos 20% da população nordestina seja de evangélicos. Um projeto audacioso que precisa do apoio do maior número de líderes possível que tenham interesse em levar o evangelho para a região mais crítica do Brasil.
O evento vai acontecer entre os dias 19 e 24 de março de 2012 na cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará. Entre os temas a serem explicados estão as crenças regionais que engloba os assuntos ligados aos padroeiros dos sertanejos Padre Cícero e Frei Damião. Além de explicar todos os desafios que a Igreja enfrenta nesses estados também será apresentada uma forma de como vencer essas barreiras e implantar igrejas evangélicas na região.
Mais informações sobre esse congresso podem ser consultadas no sitewww.congressosertaonordestino.com.br.
Fonte: Portal Fiel
Os dados sobre o evangelho nos nove estados que fazem parte da região mostram dois lados: o primeiro mostra expansão do número de igreja, mas se refere às cidades capitais, com praias ensolaradas e economia forte.
O lado que realmente precisa de fortes trabalhos missionários é o sertão, no interior dos estados Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Essa parte do país sofre com as altas taxas de analfabetismo e de pobreza, fora isso também encontramos muitas superstições e ligações fortes com o catolicismo, fatores que impedem que essas pessoas sejam evangelizadas.
Nessa região apenas 4% da população é evangélica. Mas é possível encontrar cidades com menos de 2% de evangélicos e até mesmo com menos de 1%. São pelo menos 12.000 comunidades rurais, ou vilarejos, sem igrejas.
O desafio proposto pelos organizadores desse Congresso é em dez anos fazer com que pelo menos 20% da população nordestina seja de evangélicos. Um projeto audacioso que precisa do apoio do maior número de líderes possível que tenham interesse em levar o evangelho para a região mais crítica do Brasil.
O evento vai acontecer entre os dias 19 e 24 de março de 2012 na cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará. Entre os temas a serem explicados estão as crenças regionais que engloba os assuntos ligados aos padroeiros dos sertanejos Padre Cícero e Frei Damião. Além de explicar todos os desafios que a Igreja enfrenta nesses estados também será apresentada uma forma de como vencer essas barreiras e implantar igrejas evangélicas na região.
Mais informações sobre esse congresso podem ser consultadas no sitewww.congressosertaonordestino.com.br.
Fonte: Portal Fiel
segunda-feira, 28 de novembro de 2011
Férias: como viajar sem deixar dívidas para 2012?
O fim do ano se aproxima e muitos brasileiros pretendem viajar para aproveitar as férias. Porém, como fazer isso sem deixar dívidas para o próximo ano?
Para quem pretende tirar férias daqui alguns meses, planejar é essencial para não ter dívidas depois da viagem, por outro lado, quem vai viajar ainda neste ano e não quer começar o ano com dívidas, a cautela deve ser ainda maior.
De acordo com o economista e professor da FRB (Faculdades Rio Branco), Guilherme Antônio de Moura Costa, o segredo para reduzir custos nas viagens é planejar com antecedência.
Férias
Segundo o professor, é importante começar a planejar as férias de três a seis meses antes do mês que deseja viajar. “Para reduzir custos é preciso planejar com antecedência. Escolher o destino e perguntar se é possível ter desconto comprando antecipadamente”, aconselha.
De acordo com Costa, com planejamento, o consumidor pode conseguir descontos tanto no hotel, quanto na passagem. “O consumidor que deseja viajar deve aproveitar os pacotes turísticos, pois o preço pode reduzir bastante os custos da viagem, pois as agências fecham os pacotes com antecedência e, com isso, o consumidor pode pleitear descontos”, afirma.
Para ter tranquilidade na viagem, o professor aconselha que é importante ter um fundo de economias para o turismo. “É importante garantir recursos para quando viajar. A pessoa deve manter essa poupança turismo para sempre, podendo usá-la em todas as viagens ou passeios”, aconselha.
De última hora
Mesmo quem acabou de decidir pela viagem no final do ano, é possível negociar um desconto no preço do pacote. “Como as empresas compram com antecedência e conseguem bons preços, o consumidor pode tentar negociar que parte deste desconto seja repassado”, explica Costa.
Segundo o professor, quem optar por negociar a viagem sem a ajuda de uma agência pode acabar gastando além do desejado, pois tanto passagens quanto acomodações saem mais caras quando compradas perto da data da embarque ou check in. “Quem não juntou dinheiro para pagar a viagem, mesmo com desconto vai ter dificuldade para pagar”, afirma.
Gastos extras
Para evitar gastos desnecessários durante o passeio, o professor explica que, ao se deparar com um comércio de produtos regionais, o consumidor não deve comprar tudo que vê, somente pelo fato de ser um item típico da região que se está visitando. “É fundamental olhar todas as lojas e barraquinhas, pesquisar os preços e pedir desconto, só dessa forma será possível saber onde estão os menores preços, pois geralmente os valores são elevados para turistas”, afirma.
Costa também explica que o consumidor precisa ter certeza se realmente precisa daquele item. “O consumidor deve evitar compras por impulso, tem que ser muito racional na hora de fazer as compras. É preciso avaliar se aquela peça realmente é necessária e jamais comprar no mesmo dia, pois pensar antes ajuda a evitar compras desnecessárias”, aconselha.
O professor alerta que o consumidor deve evitar compras de produtos específicos da região. “Quem vai para a praia, por exemplo, não deve deixar para comprar óculos de sol, biquini e sunga no local, pois vai pagar muito mais caro. Tem que levar de casa”, finaliza.
Fonte: Uol
Para quem pretende tirar férias daqui alguns meses, planejar é essencial para não ter dívidas depois da viagem, por outro lado, quem vai viajar ainda neste ano e não quer começar o ano com dívidas, a cautela deve ser ainda maior.
De acordo com o economista e professor da FRB (Faculdades Rio Branco), Guilherme Antônio de Moura Costa, o segredo para reduzir custos nas viagens é planejar com antecedência.
Férias
Segundo o professor, é importante começar a planejar as férias de três a seis meses antes do mês que deseja viajar. “Para reduzir custos é preciso planejar com antecedência. Escolher o destino e perguntar se é possível ter desconto comprando antecipadamente”, aconselha.
De acordo com Costa, com planejamento, o consumidor pode conseguir descontos tanto no hotel, quanto na passagem. “O consumidor que deseja viajar deve aproveitar os pacotes turísticos, pois o preço pode reduzir bastante os custos da viagem, pois as agências fecham os pacotes com antecedência e, com isso, o consumidor pode pleitear descontos”, afirma.
Para ter tranquilidade na viagem, o professor aconselha que é importante ter um fundo de economias para o turismo. “É importante garantir recursos para quando viajar. A pessoa deve manter essa poupança turismo para sempre, podendo usá-la em todas as viagens ou passeios”, aconselha.
De última hora
Mesmo quem acabou de decidir pela viagem no final do ano, é possível negociar um desconto no preço do pacote. “Como as empresas compram com antecedência e conseguem bons preços, o consumidor pode tentar negociar que parte deste desconto seja repassado”, explica Costa.
Segundo o professor, quem optar por negociar a viagem sem a ajuda de uma agência pode acabar gastando além do desejado, pois tanto passagens quanto acomodações saem mais caras quando compradas perto da data da embarque ou check in. “Quem não juntou dinheiro para pagar a viagem, mesmo com desconto vai ter dificuldade para pagar”, afirma.
Gastos extras
Para evitar gastos desnecessários durante o passeio, o professor explica que, ao se deparar com um comércio de produtos regionais, o consumidor não deve comprar tudo que vê, somente pelo fato de ser um item típico da região que se está visitando. “É fundamental olhar todas as lojas e barraquinhas, pesquisar os preços e pedir desconto, só dessa forma será possível saber onde estão os menores preços, pois geralmente os valores são elevados para turistas”, afirma.
Costa também explica que o consumidor precisa ter certeza se realmente precisa daquele item. “O consumidor deve evitar compras por impulso, tem que ser muito racional na hora de fazer as compras. É preciso avaliar se aquela peça realmente é necessária e jamais comprar no mesmo dia, pois pensar antes ajuda a evitar compras desnecessárias”, aconselha.
O professor alerta que o consumidor deve evitar compras de produtos específicos da região. “Quem vai para a praia, por exemplo, não deve deixar para comprar óculos de sol, biquini e sunga no local, pois vai pagar muito mais caro. Tem que levar de casa”, finaliza.
Fonte: Uol
Artigo: Princípios para os jovens
Lembra-te do Teu Criador nos dias da tua mocidade, semeie para o seu futuro, não se precipite...
Hoje vou escrever sobre alguns principios que nós JOVENS devemos observar em nossa caminhada, primeiro para que possamos AGRADAR a DEUS ( Principal propósito de nossas vidas) e segundo para que venhamos ser bem-sucedidos.
Esta palavra foi ministrada através de mim na Célula que sou Lider e me fez crescer muito e gostaria de compartilhar com vocês....
Em primeiro lugar: "A sua vida é o que você fizer dela"
Aproveite as oportunidades que Deus lhe dar, aproveite o HOJE porque é PRESENTE de Deus!!!
01- Lembra-te do Teu Criador nos dias da tua mocidade:
"Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento." Ec. 12:1
Talvez muitos dos que irão ler este post já tenha visto esse versículo, mas é necessário darmos a atenção devida a ele.
Será que hoje nós temos visto esta orientação divina ser realizada por nós jovens em nosso cotidiano? Será que essa geração de jovens tem lembrado do Senhor, do seu Criador em sua mocidade?
Será que os seus melhores dias, seu corpo, seus pensamentos seus sentimentos são em sua maioria para Deus?
Deus nos escolheu enquanto jovens para fazermos a Sua vontade, por que somos FORTES e já VENCEMOS o MALIGNO.
Entenda que quando você oferta a Deus seus anos de força e juventude, Deus cuida do Teu futuro!!! É isso mesmo querido, a palavra de Deus diz: "Agrada-te do Senhor e Ele satisfará os desejos do teu coração..."
02- SEMEIE para o seu FUTURO
"Quem observa o vento, nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará." Fp. 11:4
Não há colheita sem semeadura...Não há FUTURO sem PRESENTE!!!
Aproveite as oportunidades, coloque a mão no arado e não olhe para tras. Não seja ansioso, viva o PRESENTE pois é dádiva de Deus.
"Não ames o sono, para que não empobreças; abre os olhos e te fartarás do teu próprio pão." Provérbios 20:13
Faça planos, trace metas e objetivos. Estabeleça estratégias. Seja diligente, responsável. Agora é a hora de você se preparar, use seu tempo de juventude para semear: Na sua vida espiritual ( trace etapas a serem cumpridas), na sua vida ministerial, familiar, financeira, emocioanal.
Apesar de Deus permanecer fiel apesar de nós mesmos.Plante Fidelidade e você Colherá Fidelidade DEle.
03- Não se precipite
Há um caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte. Pv. 16: 25
O coração do homem planeja o seu caminho, mas o SENHOR lhe dirige os passos. Pv. 16: 9
Me identifico muito com esses versículos, pois durante muito tempo de minha vida, agia por impulso, agia baseada em minhas próprias impressões, necessidades e vontades. Você ja deve ter ouvido o seguinte: " Ah..mas jovem é assim mesmo, não pensa nas consequências, faz as coisas sem pensar...." SOFISMO!!! Mentira dita muitas vezes e que tem se tornado verdade, e uma realidade entre os jovens, ate entre nós cristãos, discípulos de Cristo.
Quantos jovens tem se precipitado em vários sentidos de sua vida, ao não observar este principio...Quantos namoricos são iniciados por carência de ambos e sem a devida espera da sábia resposta de Deus e que acabem por afastar os propósitos de Deus na vida do casal....Quantas vezes você traça seus objetivos e metas sem antes perguntar a Deus qual é a Sua vontade? Quantas vezes você se precipita ao falar palavras que ferem principalmente as pessoas que você mais ama? Toma decisões importantes e ate as mais simples sem ao menos lembrar de Deus?
Gente minha intenção aqui não é acusar é nos fazer refletir...Temos realmente sido verdadeiros adoradores de Deus, verdadeiros cristãos...
Meu querido e querida, dependa do Senhor...Confie NEle e o mais Ele fará...
04- Respeitar pai e mãe
Talvez você esteja se perguntando: "Mas esse ai a gente já sabe, e por que falar disso..."
É simples, não há como escrever sobre princípios para nós jovens, sem não mencionar a importância da Familia, a importância que Deus dá a obediência e ao respeito que os nossos pais merecem de nós.
Talvez este principio, na sociedade que nos encontramos hoje, seja um dos mais difíceis de se praticar, pra você jovem, talvez seja "mico" obedecer seus pais, seja "mico" respeitar sua mãe...Muitas vezes você não entendeu o porquê de algumas decisões de seus pais, o porquê dos "nãos", e assim, acabou por se rebelar e tapar seus ouvidos aos conselhos de seus pais.
Acorda meu querido!!! Se continuar pensando e agindo assim, saiba que está caindo em uma cilada e talvez em um abismo sem volta!
Quantos filhos hoje, pelas ilusões da juventude, discutiram, feriram seus pais e até hoje não se falam, não convivem em paz, não liberaram o perdão...
O jovem é o pilar de uma nação e a familia deste é de suma importância em sua formação, e o inimigo de nossas almas sabendo disto, a constitui como seu principal alvo para MATAR, ROUBAR e DESTRUIR!!!
Por isso Jovem levante-se, desperte-se...
"Vós filhos sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra teu pai e tua mãe para que te vá bem e sejas de longa vida sobre a terra." Efesios 6: 1-3
Se fizer sua parte, creia que Deus faz a DEle, obedeça a este principio e verás a paz em sua familia, você será respeitado por seus pais, familiares, estará semeando obediência para o seu futuro, e o principal estará agradando a Deus e por consequência acumulando bençãos sobre sua vida.
05- Santifique-se
Antes de iniciar o tópico é importante fazermos um esclarecimento: Ser santo não aquele que nunca pecou, mas sim aquele que luta contra o pecado, todos os dias, buscando em tudo fazer a vontade do Pai.
É necessário entendermos que para agradar a Deus é preciso sermos santos. Deus é santo, Ele abomina o pecado, apesar de te amar ainda sendo pecador.
"Mas como é santo aquele vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver. Porque está escrito: Sede santos porque eu sou santo." I Pedro 1: 15-16
É comum ouvirmos que o jovem não quer nada com santidade, que o jovem só quer saber de "oba, oba", que o jovem não ora, não se consagra, não quer saber de Deus...Misericórdia!!!
Amigos e amigas, vamos renunciar este discurso em nossas vidas, Deus está levantando uma nova geração de jovens apaixonados por Jesus, que renunciam o pecado, que não negociam com o diabo, que não abrem mão da presença de Deus por uma simples noite.
Deus nós escolheu agora jovens para sermos santos, para buscarmos a face de Deus em todo o tempo, para sermos LUZ nesta geração corrompida.
"E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." Romanos 12: 2
Você que experimentar a boa, agradavel e perfeita vontade de Deus para sua vida??? Santifique-se...
Mas saiba você não consegue sozinho, peça ajuda a Deus, seja sensível ao Espírito Santo, pois Ele que te fortalece e te dá discernimento para distinguir as coisas e tomar suas decisões em santidade.
06- Não dê todas as tuas forças a alguém
Deixei este por ultimo, pois é um dos mais complicados, mas que Deus deixou em sua Palavra que é completa e perfeita...
"Não dê às mulheres as tuas forças, nem os teus caminhos às que destroem reis." Pv. 31: 3
Este provérbio me chamou muito atenção, pois creio que se aplica a ambos os sexos, e é um vacilo que em muitas vezes nós jovens nos enrolamos, pois quando encontramos uma pessoa que mexe conosco, acabamos por colocar água abaixo todas as possibilidades de benção de Deus para a união, por colocarmos muitas vezes essa pessoa como centro de nossa vida, fazendo com que o relacionamento, tenha o fim em si mesmo e deixando de lado o real propósito do namoro que é agradar a Deus, e então vivemos em prol de agradar a pessoa amada. Neste versículo o Senhor nos aconselha a não darmos nossas forças, nossa paixão, o melhor de nós para a pessoa que você esteja gostando, seja você homem ou mulher, ou ate mesmo um amigo ou amiga, não sei.
Vou deixar aqui esta imagem para vocês perceberem como Deus age em um relacionamento que o alvo é CRISTO, (usarei essa imagem do blog nãomordaamaçã)
Creio que a palavra de Deus foi plantada em seu coração através deste post e que Deus continue nos abençoando...
Abraços a paz de Cristo,
Deborah Lauriane Filha do Rei, Discípula de Cristo, Ministra de Louvor (apenas pela graça), Líder de jovens e adolescentes, colunista e editora do Blog FilhoPense, Estudante de Pedagogia na UFPI.
Fonte: Portal Fiel
Hoje vou escrever sobre alguns principios que nós JOVENS devemos observar em nossa caminhada, primeiro para que possamos AGRADAR a DEUS ( Principal propósito de nossas vidas) e segundo para que venhamos ser bem-sucedidos.
Esta palavra foi ministrada através de mim na Célula que sou Lider e me fez crescer muito e gostaria de compartilhar com vocês....
Em primeiro lugar: "A sua vida é o que você fizer dela"
Aproveite as oportunidades que Deus lhe dar, aproveite o HOJE porque é PRESENTE de Deus!!!
01- Lembra-te do Teu Criador nos dias da tua mocidade:
"Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento." Ec. 12:1
Talvez muitos dos que irão ler este post já tenha visto esse versículo, mas é necessário darmos a atenção devida a ele.
Será que hoje nós temos visto esta orientação divina ser realizada por nós jovens em nosso cotidiano? Será que essa geração de jovens tem lembrado do Senhor, do seu Criador em sua mocidade?
Será que os seus melhores dias, seu corpo, seus pensamentos seus sentimentos são em sua maioria para Deus?
Deus nos escolheu enquanto jovens para fazermos a Sua vontade, por que somos FORTES e já VENCEMOS o MALIGNO.
Entenda que quando você oferta a Deus seus anos de força e juventude, Deus cuida do Teu futuro!!! É isso mesmo querido, a palavra de Deus diz: "Agrada-te do Senhor e Ele satisfará os desejos do teu coração..."
02- SEMEIE para o seu FUTURO
"Quem observa o vento, nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará." Fp. 11:4
Não há colheita sem semeadura...Não há FUTURO sem PRESENTE!!!
Aproveite as oportunidades, coloque a mão no arado e não olhe para tras. Não seja ansioso, viva o PRESENTE pois é dádiva de Deus.
"Não ames o sono, para que não empobreças; abre os olhos e te fartarás do teu próprio pão." Provérbios 20:13
Faça planos, trace metas e objetivos. Estabeleça estratégias. Seja diligente, responsável. Agora é a hora de você se preparar, use seu tempo de juventude para semear: Na sua vida espiritual ( trace etapas a serem cumpridas), na sua vida ministerial, familiar, financeira, emocioanal.
Apesar de Deus permanecer fiel apesar de nós mesmos.Plante Fidelidade e você Colherá Fidelidade DEle.
03- Não se precipite
Há um caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte. Pv. 16: 25
O coração do homem planeja o seu caminho, mas o SENHOR lhe dirige os passos. Pv. 16: 9
Me identifico muito com esses versículos, pois durante muito tempo de minha vida, agia por impulso, agia baseada em minhas próprias impressões, necessidades e vontades. Você ja deve ter ouvido o seguinte: " Ah..mas jovem é assim mesmo, não pensa nas consequências, faz as coisas sem pensar...." SOFISMO!!! Mentira dita muitas vezes e que tem se tornado verdade, e uma realidade entre os jovens, ate entre nós cristãos, discípulos de Cristo.
Quantos jovens tem se precipitado em vários sentidos de sua vida, ao não observar este principio...Quantos namoricos são iniciados por carência de ambos e sem a devida espera da sábia resposta de Deus e que acabem por afastar os propósitos de Deus na vida do casal....Quantas vezes você traça seus objetivos e metas sem antes perguntar a Deus qual é a Sua vontade? Quantas vezes você se precipita ao falar palavras que ferem principalmente as pessoas que você mais ama? Toma decisões importantes e ate as mais simples sem ao menos lembrar de Deus?
Gente minha intenção aqui não é acusar é nos fazer refletir...Temos realmente sido verdadeiros adoradores de Deus, verdadeiros cristãos...
Meu querido e querida, dependa do Senhor...Confie NEle e o mais Ele fará...
04- Respeitar pai e mãe
Talvez você esteja se perguntando: "Mas esse ai a gente já sabe, e por que falar disso..."
É simples, não há como escrever sobre princípios para nós jovens, sem não mencionar a importância da Familia, a importância que Deus dá a obediência e ao respeito que os nossos pais merecem de nós.
Talvez este principio, na sociedade que nos encontramos hoje, seja um dos mais difíceis de se praticar, pra você jovem, talvez seja "mico" obedecer seus pais, seja "mico" respeitar sua mãe...Muitas vezes você não entendeu o porquê de algumas decisões de seus pais, o porquê dos "nãos", e assim, acabou por se rebelar e tapar seus ouvidos aos conselhos de seus pais.
Acorda meu querido!!! Se continuar pensando e agindo assim, saiba que está caindo em uma cilada e talvez em um abismo sem volta!
Quantos filhos hoje, pelas ilusões da juventude, discutiram, feriram seus pais e até hoje não se falam, não convivem em paz, não liberaram o perdão...
O jovem é o pilar de uma nação e a familia deste é de suma importância em sua formação, e o inimigo de nossas almas sabendo disto, a constitui como seu principal alvo para MATAR, ROUBAR e DESTRUIR!!!
Por isso Jovem levante-se, desperte-se...
"Vós filhos sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra teu pai e tua mãe para que te vá bem e sejas de longa vida sobre a terra." Efesios 6: 1-3
Se fizer sua parte, creia que Deus faz a DEle, obedeça a este principio e verás a paz em sua familia, você será respeitado por seus pais, familiares, estará semeando obediência para o seu futuro, e o principal estará agradando a Deus e por consequência acumulando bençãos sobre sua vida.
05- Santifique-se
Antes de iniciar o tópico é importante fazermos um esclarecimento: Ser santo não aquele que nunca pecou, mas sim aquele que luta contra o pecado, todos os dias, buscando em tudo fazer a vontade do Pai.
É necessário entendermos que para agradar a Deus é preciso sermos santos. Deus é santo, Ele abomina o pecado, apesar de te amar ainda sendo pecador.
"Mas como é santo aquele vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver. Porque está escrito: Sede santos porque eu sou santo." I Pedro 1: 15-16
É comum ouvirmos que o jovem não quer nada com santidade, que o jovem só quer saber de "oba, oba", que o jovem não ora, não se consagra, não quer saber de Deus...Misericórdia!!!
Amigos e amigas, vamos renunciar este discurso em nossas vidas, Deus está levantando uma nova geração de jovens apaixonados por Jesus, que renunciam o pecado, que não negociam com o diabo, que não abrem mão da presença de Deus por uma simples noite.
Deus nós escolheu agora jovens para sermos santos, para buscarmos a face de Deus em todo o tempo, para sermos LUZ nesta geração corrompida.
"E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." Romanos 12: 2
Você que experimentar a boa, agradavel e perfeita vontade de Deus para sua vida??? Santifique-se...
Mas saiba você não consegue sozinho, peça ajuda a Deus, seja sensível ao Espírito Santo, pois Ele que te fortalece e te dá discernimento para distinguir as coisas e tomar suas decisões em santidade.
06- Não dê todas as tuas forças a alguém
Deixei este por ultimo, pois é um dos mais complicados, mas que Deus deixou em sua Palavra que é completa e perfeita...
"Não dê às mulheres as tuas forças, nem os teus caminhos às que destroem reis." Pv. 31: 3
Este provérbio me chamou muito atenção, pois creio que se aplica a ambos os sexos, e é um vacilo que em muitas vezes nós jovens nos enrolamos, pois quando encontramos uma pessoa que mexe conosco, acabamos por colocar água abaixo todas as possibilidades de benção de Deus para a união, por colocarmos muitas vezes essa pessoa como centro de nossa vida, fazendo com que o relacionamento, tenha o fim em si mesmo e deixando de lado o real propósito do namoro que é agradar a Deus, e então vivemos em prol de agradar a pessoa amada. Neste versículo o Senhor nos aconselha a não darmos nossas forças, nossa paixão, o melhor de nós para a pessoa que você esteja gostando, seja você homem ou mulher, ou ate mesmo um amigo ou amiga, não sei.
Vou deixar aqui esta imagem para vocês perceberem como Deus age em um relacionamento que o alvo é CRISTO, (usarei essa imagem do blog nãomordaamaçã)
Creio que a palavra de Deus foi plantada em seu coração através deste post e que Deus continue nos abençoando...
Abraços a paz de Cristo,
Deborah Lauriane Filha do Rei, Discípula de Cristo, Ministra de Louvor (apenas pela graça), Líder de jovens e adolescentes, colunista e editora do Blog FilhoPense, Estudante de Pedagogia na UFPI.
Fonte: Portal Fiel
sábado, 26 de novembro de 2011
Alta do dólar não inibe brasileiros de viajar para o exterior
A alta no dólar não inibiu a vontade dos brasileiros de viajar para o exterior, aponta pesquisa realizada pelo site Hoteis.com.
A pesquisa revela que, dos 20 destinos que registraram maior aumento no número de buscas em outubro, quando comparado com o mesmo período de 2010, 19 são internacionais, sendo a América do Norte e a Europa os continentes mais procurados.
Entre os destinos internacionais mais buscados, o primeiro lugar do ranking ficou Cape Town, na África, com um aumento de 658% no total de buscas. Em seguida, aparece Florença, na Itália, com crescimento de 639%, e na terceira posição ficou Porto, em Portugal, com aumento de 606% na procura pelos internautas.
Destinos nacionais
Entre os destinos nacionais, o destaque ficou com Belém, no Pará, com alta de 613% nas buscas. A cidade foi o único destino nacional a aparecer no ranking geral, em terceiro lugar.
Ainda que os destinos nos exterior tenham sido bastante procurados, o levantamento também observou crescimento na procura por cidades brasileiras.
Considerando o período de 15 de setembro a 28 de outubro, quando, segundo o Hoteis.com, houve maior aumento da moeda norte-americana, dentre os destinos nacionais, em primeiro lugar aparece Belém, no Pará, com alta de 352% nas buscas. Em segundo lugar ficou São Paulo, com 230%, seguido pelo Rio de Janeiro, cuja procura aumentou 207%. A comparação foi feita com o mesmo período do ano passado.
Confira o ranking completo dos destinos mais procurados pelos internautas no mês de outubro:
Destinos mais procurados por brasileiros
Ranking Destino Aumento nas buscas
1º Cape Town, África 658%
2º Florença, Itália 639%
3º Belém, Brasil 613%
4º Porto, Portugal 606%
5º Palm Beach, Estados Unidos 545%
6º Amterdã, Holanda 529%
7º Barcelona, Espanha 528%
8º Veneza, Itália 522%
9º Budapeste, Hungria 522%
10º Toronto, Canadá 519%
11º Vancouver, Canadá 514%
12º Córdoba, Argentina 505%
13º Santa Bárbara, Estados Unidos 483%
14º Montreal, Canadá 474%
15º Anaheim, Estados Unidos 472%
16º Madri, Espanha 471%
17º Roma, Itália 465%
18º Punta Cana, República Dominicana 458%
19º Berlim, Alemanha 439%
20º Edimburgo, Escócia 427%
Fonte: Hoteis.com
Fonte: Uol
A pesquisa revela que, dos 20 destinos que registraram maior aumento no número de buscas em outubro, quando comparado com o mesmo período de 2010, 19 são internacionais, sendo a América do Norte e a Europa os continentes mais procurados.
Entre os destinos internacionais mais buscados, o primeiro lugar do ranking ficou Cape Town, na África, com um aumento de 658% no total de buscas. Em seguida, aparece Florença, na Itália, com crescimento de 639%, e na terceira posição ficou Porto, em Portugal, com aumento de 606% na procura pelos internautas.
Destinos nacionais
Entre os destinos nacionais, o destaque ficou com Belém, no Pará, com alta de 613% nas buscas. A cidade foi o único destino nacional a aparecer no ranking geral, em terceiro lugar.
Ainda que os destinos nos exterior tenham sido bastante procurados, o levantamento também observou crescimento na procura por cidades brasileiras.
Considerando o período de 15 de setembro a 28 de outubro, quando, segundo o Hoteis.com, houve maior aumento da moeda norte-americana, dentre os destinos nacionais, em primeiro lugar aparece Belém, no Pará, com alta de 352% nas buscas. Em segundo lugar ficou São Paulo, com 230%, seguido pelo Rio de Janeiro, cuja procura aumentou 207%. A comparação foi feita com o mesmo período do ano passado.
Confira o ranking completo dos destinos mais procurados pelos internautas no mês de outubro:
Destinos mais procurados por brasileiros
Ranking Destino Aumento nas buscas
1º Cape Town, África 658%
2º Florença, Itália 639%
3º Belém, Brasil 613%
4º Porto, Portugal 606%
5º Palm Beach, Estados Unidos 545%
6º Amterdã, Holanda 529%
7º Barcelona, Espanha 528%
8º Veneza, Itália 522%
9º Budapeste, Hungria 522%
10º Toronto, Canadá 519%
11º Vancouver, Canadá 514%
12º Córdoba, Argentina 505%
13º Santa Bárbara, Estados Unidos 483%
14º Montreal, Canadá 474%
15º Anaheim, Estados Unidos 472%
16º Madri, Espanha 471%
17º Roma, Itália 465%
18º Punta Cana, República Dominicana 458%
19º Berlim, Alemanha 439%
20º Edimburgo, Escócia 427%
Fonte: Hoteis.com
Fonte: Uol
sexta-feira, 25 de novembro de 2011
Deus falou comigo
Um texto ouvido pela manhã. Uma pessoa que estendeu a mão. Um recado no celular. Um a mensagem quase não lida. Um quase acidente.durante o dia. Uma porta que se fechou e ensinou a confiar. Um sorriso que se abriu e convidou a um novo olhar. Um detalhe da criação que nunca tinha sido notado. Um abraço, uma palavra, um ouvido que se abriu ao nosso lamentar.
Deus falou comigo. E talvez eu não percebi.
No entanto, não costumamos deixar de notar quando a tentação fala conosco, quando a raiva ressoa em nossos ouvidos, quando a inveja sussurra o que não faz sentido, quando o egoísmo lança suas palavras que vão ferir. Nestes casos, dificilmente deixamos de ouvir. E pior. Muitas vezes acabamos por colocar em prática o que nem mesmo deveria ter chegado aos ouvidos.
Mesmo assim, Deus fala comigo. Fala conosco. E não cansa de falar.
Em Sua Palavra, revela seu amor ininterrupto pelo ser humano. Seu cuidado sem descanso pela nossa vida. Sua paciência sem limites, seu perdão sem medida. Jesus Cristo fala conosco, pela fé, para que tenhamos a certeza de seu amor todos os dias. Quando estamos alicerçados nesta Palavra e por ela orientados, podemos ouvir a cada dia o que ele fala ao coração.
E ele fala. Mais do que pensamos. Ao ponto de sempre nos surpreender.
Frase:
“Sempre seja um pouco mais gentil do que o necessário.”
(James Barrie)
Pastor Lucas André Albrecht
Deus falou comigo. E talvez eu não percebi.
No entanto, não costumamos deixar de notar quando a tentação fala conosco, quando a raiva ressoa em nossos ouvidos, quando a inveja sussurra o que não faz sentido, quando o egoísmo lança suas palavras que vão ferir. Nestes casos, dificilmente deixamos de ouvir. E pior. Muitas vezes acabamos por colocar em prática o que nem mesmo deveria ter chegado aos ouvidos.
Mesmo assim, Deus fala comigo. Fala conosco. E não cansa de falar.
Em Sua Palavra, revela seu amor ininterrupto pelo ser humano. Seu cuidado sem descanso pela nossa vida. Sua paciência sem limites, seu perdão sem medida. Jesus Cristo fala conosco, pela fé, para que tenhamos a certeza de seu amor todos os dias. Quando estamos alicerçados nesta Palavra e por ela orientados, podemos ouvir a cada dia o que ele fala ao coração.
E ele fala. Mais do que pensamos. Ao ponto de sempre nos surpreender.
Frase:
“Sempre seja um pouco mais gentil do que o necessário.”
(James Barrie)
Pastor Lucas André Albrecht
Fonte:
Ex-desenhista da Disney largou tudo para fazer animações bíblicas
“Deus é um artista cheio de imaginação e de criatividade”, disse o veterano animador, Davy Liu, que agora é produtor de filmes independentes, além de ilustrador e diretor de arte. ”Os melhores artistas e músicos da história criaram as suas melhores obras para Deus, que merece o nosso melhor”.
Profissional experiente, trabalhou para a Disney em desenhos como “A Bela e a Fera”, “Aladdin”, “Mulan” e “O Rei Leão”. Também fez trabalhos para George Lucas e o departamento de animação da Warner Bros. Suas ilustrações marcaram as páginas de várias revistas e jornais.
Em uma entrevista recente, Liu disse que abandonou seu emprego de salário milionário como animador em Hollywood, a fim de realizar um sonho. Agora está produzindo uma série de 12 animações que espalham a mensagem do evangelho. Com confiança, persistência, sonho e paixão, Liu está determinado a oferecer o seu melhor para Deus.
Aos 19 anos, Liu tornou-se o primeiro animador chinês da Disney, onde aprendeu quase tudo que sabe. Quando estava trabalhando em “O Rei Leão” teve a vontade de criar uma série de filmes de animação com temas bíblicos. Ele explica que a trama de “O Rei Leão” é parcialmente inspirada na história de José, relatada na Bíblia.
Assim como José, Simba, o filho de Mufasa, deveria se tornar uma pessoa poderosa, mas deixou seu reino e foi para um lugar distante até que resgata sua identidade para poder assumir o trono. O filme da Disney mostra o pequeno Simba em busca de sua própria identidade até chegar à maturidade necessária para ser rei.
Com a inspiração de “O Rei Leão”, Liu decidiu que filmaria uma série de animações de histórias da Bíblia numa perspectiva diferente: a dos animais. Em 1999, aos 30 anos, renunciou o seu trabalho na Disney no auge de sua carreira. Ele começou do zero, assumindo responsabilidades por todos os detalhes do seu projeto, inclusive escrever roteiros, desenhar os cenários e criar personagens.
O artista já tem vários de seus scripts prontos, que devem virar filmes com cerca de 90 minutos de duração. Alguns deles já foram publicados em formato de livro: “Leaf Giant”, “Peixe Fire”, “Convidado da Jordânia”, e “A Festa da Royal.”.
Liu estima que cerca de 50 milhões de dólares serão necessários para a produção de todas as animações. Devido a sua complexidade, cada uma deve demorar cerca de dois anos para ser terminada. Mas Liu ainda não encontrou investidores que entendam sua proposta, que não é simplesmente ganhar dinheiro com o cinema.
“Folha Gigante”, por exemplo, é a história da Arca de Noé visto através da perspectiva de alguns dos animais que entraram nela. “Peixes de fogo” é a história de Moisés cruzando o Mar Vermelho contada pelos peixes, “Convidado da Jordânia” é a história da crucificação de Jesus vista pelo burrinho que o carregou. “O Banquete Real” é a história de Daniel contada pelos leões.
“Recebi as inspirações para essas histórias enquanto fazia meu devocional”, lembra. Por exemplo, quando li Gênesis 6, fiquei muito curioso para saber como Deus chamou todos os animais para entrar na arca?
“Folha Gigante” conta a história de Kendu, uma raposa que se viu durante um sonho boiando em uma folha gigante em meio a muita água. Ao acordar, ela inicia uma jornada para chegar a esse refúgio e encontra um macaco chamado Yitzhak e uma coala chamada Odelia. Ao chegar à arca eles encontram alimento em abundancia e descobrem seus pares estavam lá esperando por eles.
“Quando eu era pequeno, pensava que Jesus era como um animal que comia um décimo de tudo que tinha. A maioria das pessoas têm ideias erradas sobre Jesus e não entendem a cultura dos tempos da Bíblia. No entanto, quando as histórias da Bíblia forem mostradas no cinema, o público vai se perguntar onde está o refúgio de suas vidas?
Parece algo complexo demais para uma criança? “A verdade é que adultos também gostam de assistir animações. As crianças nem sempre entendem a mensagem escondida, mas seus pais sim”. Ele lembra que sucessos de bilheteria recentes como “Toy Story 3″ e “Up – Altas Aventuras”, da Pixar, tinham mensagens positivas e comoventes..
Desde que Liu deixou Hollywood para seguir o chamado de Deus em sua vida, já experimentou a desaprovação de sua família e grandes pressões financeiras. Mas ele não desiste, pois acredita firmemente que nada é mais importante do que ganhar vidas para o Senhor. Ele criou a produtora Kendu filmes e explica. “Quando eu trabalhava na Disney, pensava comigo mesmo por que os filmes e obras de arte produzidas por cristãos muitas vezes são feitos com orçamentos baixos ou são pouco atraentes? Eu perguntei isso a Deus em oração. O Senhor me disse que é porque bons artistas deram o seu melhor para o mundo.”
Foi então que Liu decidiu dedicar-se ao trabalho para o reino de Deus. ”Decidi me dedicar no momento em que ainda estava jovem e saudável para fazer a obra de Deus. Deus merece o melhor. Eu não quero esperar até a aposentadoria aos 65 anos antes de fazer isso, quero dar o meu melhor para Deus.”
Apesar de ainda não ter conseguido os investidos necessários para fazer todas suas animações, Liu acredita profundamente que Deus o chamou para fazer isso e é apenas uma questão de tempo. ”Mesmo que eu morra amanhã, não vou me arrepender. A vida presente é muito curta. Espero usar meu talento para glorificar a Deus e ajuntar tesouros no céu “.
Ele já está na fase de pré-produção de “A Folha Gigante”, que deve chegar aos cinemas em 2013 no formato 3D
Fonte: Portal Fiel
Profissional experiente, trabalhou para a Disney em desenhos como “A Bela e a Fera”, “Aladdin”, “Mulan” e “O Rei Leão”. Também fez trabalhos para George Lucas e o departamento de animação da Warner Bros. Suas ilustrações marcaram as páginas de várias revistas e jornais.
Em uma entrevista recente, Liu disse que abandonou seu emprego de salário milionário como animador em Hollywood, a fim de realizar um sonho. Agora está produzindo uma série de 12 animações que espalham a mensagem do evangelho. Com confiança, persistência, sonho e paixão, Liu está determinado a oferecer o seu melhor para Deus.
Aos 19 anos, Liu tornou-se o primeiro animador chinês da Disney, onde aprendeu quase tudo que sabe. Quando estava trabalhando em “O Rei Leão” teve a vontade de criar uma série de filmes de animação com temas bíblicos. Ele explica que a trama de “O Rei Leão” é parcialmente inspirada na história de José, relatada na Bíblia.
Assim como José, Simba, o filho de Mufasa, deveria se tornar uma pessoa poderosa, mas deixou seu reino e foi para um lugar distante até que resgata sua identidade para poder assumir o trono. O filme da Disney mostra o pequeno Simba em busca de sua própria identidade até chegar à maturidade necessária para ser rei.
Com a inspiração de “O Rei Leão”, Liu decidiu que filmaria uma série de animações de histórias da Bíblia numa perspectiva diferente: a dos animais. Em 1999, aos 30 anos, renunciou o seu trabalho na Disney no auge de sua carreira. Ele começou do zero, assumindo responsabilidades por todos os detalhes do seu projeto, inclusive escrever roteiros, desenhar os cenários e criar personagens.
O artista já tem vários de seus scripts prontos, que devem virar filmes com cerca de 90 minutos de duração. Alguns deles já foram publicados em formato de livro: “Leaf Giant”, “Peixe Fire”, “Convidado da Jordânia”, e “A Festa da Royal.”.
Liu estima que cerca de 50 milhões de dólares serão necessários para a produção de todas as animações. Devido a sua complexidade, cada uma deve demorar cerca de dois anos para ser terminada. Mas Liu ainda não encontrou investidores que entendam sua proposta, que não é simplesmente ganhar dinheiro com o cinema.
“Folha Gigante”, por exemplo, é a história da Arca de Noé visto através da perspectiva de alguns dos animais que entraram nela. “Peixes de fogo” é a história de Moisés cruzando o Mar Vermelho contada pelos peixes, “Convidado da Jordânia” é a história da crucificação de Jesus vista pelo burrinho que o carregou. “O Banquete Real” é a história de Daniel contada pelos leões.
“Recebi as inspirações para essas histórias enquanto fazia meu devocional”, lembra. Por exemplo, quando li Gênesis 6, fiquei muito curioso para saber como Deus chamou todos os animais para entrar na arca?
“Folha Gigante” conta a história de Kendu, uma raposa que se viu durante um sonho boiando em uma folha gigante em meio a muita água. Ao acordar, ela inicia uma jornada para chegar a esse refúgio e encontra um macaco chamado Yitzhak e uma coala chamada Odelia. Ao chegar à arca eles encontram alimento em abundancia e descobrem seus pares estavam lá esperando por eles.
“Quando eu era pequeno, pensava que Jesus era como um animal que comia um décimo de tudo que tinha. A maioria das pessoas têm ideias erradas sobre Jesus e não entendem a cultura dos tempos da Bíblia. No entanto, quando as histórias da Bíblia forem mostradas no cinema, o público vai se perguntar onde está o refúgio de suas vidas?
Parece algo complexo demais para uma criança? “A verdade é que adultos também gostam de assistir animações. As crianças nem sempre entendem a mensagem escondida, mas seus pais sim”. Ele lembra que sucessos de bilheteria recentes como “Toy Story 3″ e “Up – Altas Aventuras”, da Pixar, tinham mensagens positivas e comoventes..
Desde que Liu deixou Hollywood para seguir o chamado de Deus em sua vida, já experimentou a desaprovação de sua família e grandes pressões financeiras. Mas ele não desiste, pois acredita firmemente que nada é mais importante do que ganhar vidas para o Senhor. Ele criou a produtora Kendu filmes e explica. “Quando eu trabalhava na Disney, pensava comigo mesmo por que os filmes e obras de arte produzidas por cristãos muitas vezes são feitos com orçamentos baixos ou são pouco atraentes? Eu perguntei isso a Deus em oração. O Senhor me disse que é porque bons artistas deram o seu melhor para o mundo.”
Foi então que Liu decidiu dedicar-se ao trabalho para o reino de Deus. ”Decidi me dedicar no momento em que ainda estava jovem e saudável para fazer a obra de Deus. Deus merece o melhor. Eu não quero esperar até a aposentadoria aos 65 anos antes de fazer isso, quero dar o meu melhor para Deus.”
Apesar de ainda não ter conseguido os investidos necessários para fazer todas suas animações, Liu acredita profundamente que Deus o chamou para fazer isso e é apenas uma questão de tempo. ”Mesmo que eu morra amanhã, não vou me arrepender. A vida presente é muito curta. Espero usar meu talento para glorificar a Deus e ajuntar tesouros no céu “.
Ele já está na fase de pré-produção de “A Folha Gigante”, que deve chegar aos cinemas em 2013 no formato 3D
Fonte: Portal Fiel
quarta-feira, 23 de novembro de 2011
Sagrada para tantas religiões, Jerusalém tem um lado moderno e laico que pouca gente conhece
A cidade sagrada para as três principais religiões monoteístas do mundo pode criar um efeito que já foi diagnosticado pela psiquiatria: a Síndrome de Jerusalém, que faz com que alguns visitantes subitamente passem a agir como se fossem reencarnações de João Batista, por exemplo. Mas a grande maioria dos turistas tende a apenas ficar atônito diante da beleza de suas pedras douradas refletidas ao pôr do sol, da religiosidade e, por que não dizer, tensão política, que emanam de seus cerca de quatro mil anos de história.
Há duas "Jerusaléns" dentro da cidade. A chamada "Cidade Velha", cujos limites são as muralhas e a "Cidade Nova", a parte de fora, que, no entanto, conta com alguns sítios históricos tão ou mais antigos que os compreendidos dentro da muralha. A Jerusalém da época do Rei David - hoje escavações que podem ser visitadas -, por exemplo, estão fora das muralhas. Alguns dos locais mais sagrados para o Cristianismo, como o Jardim das Oliveiras, também.
Ocupando uma área de apenas um quilômetro quadrado, a Cidade Velha é dividida em quatro bairros - o Judaico, Muçulmano, Cristão e Armênio. No limite entre o quarteirão Judaico e o Muçulmano estão os lugares mais sagrados para cada um deles: o Muro das Lamentações e a Mesquita do Domo da Rocha, respectivamente. O local mais santo para o Cristianismo, a Via Sacra, com todas as suas estações, culminando no Santo Sepulcro, está espalhada entre os blocos Muçulmano e Cristão.
Todo esse caldeirão cultural torna a Cidade Velha uma verdadeira sopa de credos e costumes. Em vários pontos, a Via Sacra coincide com os souks - as ruas de comércio árabes --, de modo que cristãos de diversas linhas andam por entre lojinhas repletas de badulaques e cruzam com árabes, judeus ortodoxos e soldados israelenses carregando seus fuzis. Uma situação que pode parecer tensa, mas é só um dia normal no lugar mais peculiar do mundo.
Uma cidade moderna
Claro que visitar Jerusalém significa um mergulho no passado. Mas há também a parte moderna e laica dessa cidade de 700 mil habitantes - quase 10% da população do país - e que foi declarada capital em 1950. Principalmente no verão, os bares no centro da parte nova da cidade ficam cheios de jovens. E lugares como a Antiga Estação de Trem são boas pedidas para continuar a noite num país que é conhecido pelas baladas de música eletrônica. Nesse ponto, Jerusalém é bem menos animada que Tel Aviv, mas há onde sair.
Outra coisa que você vai ter que fazer aqui é se embrenhar nos museus. Jerusalém tem alguns dos mais tecnológicos do mundo. O Yad Vashem ou Museu do Holocausto é muito triste, mas uma atração quase obrigatória. O Museu de Israel mostra um lado moderno e alto-astral do país. Aqui, até hospital pode virar atração turística. O Hadassah guarda as Janelas de Chagall, coleção de vitrais do artista russo.
No coração de Israel
Jerusalém está bem no meio do país, o que a torna uma boa base para conhecer ao redor. A capital econômica do país, Tel Aviv, está a apenas uma hora em direção ao litoral. O Mar Morto fica a menos de duas horas. E Eilat, a cidade de veraneio às margens do Mar Vermelho, no extremo sul do país, pode ser alcançada a apenas quatro horas de automóvel.
A uma altitude de 750 metros e com baixa umidade relativa do ar, mesmo no verão as noites de Jerusalém são frescas. No inverno - entre novembro e março - espere pegar um frio razoável, mas que dificilmente ultrapassa o zero grau. Mesmo assim, muita gente prefere visitar a cidade nesta época do ano, já que os preços de hotéis caem bastante. No alto verão - julho e agosto - tudo fica bastante tumultuado e caro. Fique atento também aos feriados religiosos judaicos, que, por seguirem o calendário lunar, mudam a cada ano. O site www.ou.org lista todos.
Fonte: Uol
Há duas "Jerusaléns" dentro da cidade. A chamada "Cidade Velha", cujos limites são as muralhas e a "Cidade Nova", a parte de fora, que, no entanto, conta com alguns sítios históricos tão ou mais antigos que os compreendidos dentro da muralha. A Jerusalém da época do Rei David - hoje escavações que podem ser visitadas -, por exemplo, estão fora das muralhas. Alguns dos locais mais sagrados para o Cristianismo, como o Jardim das Oliveiras, também.
Ocupando uma área de apenas um quilômetro quadrado, a Cidade Velha é dividida em quatro bairros - o Judaico, Muçulmano, Cristão e Armênio. No limite entre o quarteirão Judaico e o Muçulmano estão os lugares mais sagrados para cada um deles: o Muro das Lamentações e a Mesquita do Domo da Rocha, respectivamente. O local mais santo para o Cristianismo, a Via Sacra, com todas as suas estações, culminando no Santo Sepulcro, está espalhada entre os blocos Muçulmano e Cristão.
Todo esse caldeirão cultural torna a Cidade Velha uma verdadeira sopa de credos e costumes. Em vários pontos, a Via Sacra coincide com os souks - as ruas de comércio árabes --, de modo que cristãos de diversas linhas andam por entre lojinhas repletas de badulaques e cruzam com árabes, judeus ortodoxos e soldados israelenses carregando seus fuzis. Uma situação que pode parecer tensa, mas é só um dia normal no lugar mais peculiar do mundo.
Uma cidade moderna
Claro que visitar Jerusalém significa um mergulho no passado. Mas há também a parte moderna e laica dessa cidade de 700 mil habitantes - quase 10% da população do país - e que foi declarada capital em 1950. Principalmente no verão, os bares no centro da parte nova da cidade ficam cheios de jovens. E lugares como a Antiga Estação de Trem são boas pedidas para continuar a noite num país que é conhecido pelas baladas de música eletrônica. Nesse ponto, Jerusalém é bem menos animada que Tel Aviv, mas há onde sair.
Outra coisa que você vai ter que fazer aqui é se embrenhar nos museus. Jerusalém tem alguns dos mais tecnológicos do mundo. O Yad Vashem ou Museu do Holocausto é muito triste, mas uma atração quase obrigatória. O Museu de Israel mostra um lado moderno e alto-astral do país. Aqui, até hospital pode virar atração turística. O Hadassah guarda as Janelas de Chagall, coleção de vitrais do artista russo.
No coração de Israel
Jerusalém está bem no meio do país, o que a torna uma boa base para conhecer ao redor. A capital econômica do país, Tel Aviv, está a apenas uma hora em direção ao litoral. O Mar Morto fica a menos de duas horas. E Eilat, a cidade de veraneio às margens do Mar Vermelho, no extremo sul do país, pode ser alcançada a apenas quatro horas de automóvel.
A uma altitude de 750 metros e com baixa umidade relativa do ar, mesmo no verão as noites de Jerusalém são frescas. No inverno - entre novembro e março - espere pegar um frio razoável, mas que dificilmente ultrapassa o zero grau. Mesmo assim, muita gente prefere visitar a cidade nesta época do ano, já que os preços de hotéis caem bastante. No alto verão - julho e agosto - tudo fica bastante tumultuado e caro. Fique atento também aos feriados religiosos judaicos, que, por seguirem o calendário lunar, mudam a cada ano. O site www.ou.org lista todos.
Fonte: Uol
Cristianismo cresce na Índia apesar de movimentos contrários a pregação do Evangelho
A Índia possuí 1 bilhão de habitantes que em sua maioria professam a fé hindu, seguido por religiões indianas que possuem a mesma base como o sikhismo, jainismo e budismo. Mas o cenário religioso tem começado a mudar e hoje cerca de 70 milhões de indianos já se declaram como evangélicos, segundo dados da Missão Operação Mundial.
O salto do número de cristão se deve ao surgimento de uma igreja totalmente nacional que se adéqua aos costumes locais, fazendo com que a população seja atraída sem criar choques culturais. A recém-criada igreja cristã indiana tem crescido principalmente entre os mais pobres e analfabetos.
O crescimento de evangélicos é maior entre os indianos da casta dalit, que são considerados impuros pelos indianos e por esse motivo estão destinados a se humilharem diante das outras castas. A revista Cristianismo Hoje divulgou o dado de que há 150 milhões de pessoas que fazem parte desse grupo.
Bangarraju é missionário e faz parte desta casta, ele tem evangelizado os seus e tem criado uma nova cara para a índia cristã. Seu ministério começou em 1996 quando ele passou a evangelizar os moradores de vilas feitas de tubos de captação de água pluvial.
O missionário ensinava as crianças analfabetas formando uma escola informal que se reunia debaixo de uma árvore. Ele também organizava visitas médicas sem falar de Jesus logo de cara, e assim foi ganhando a confiança da população.
Se os dados da Operação Mundial estiverem corretos, a Índia vai ficar entre as oito maiores populações cristãs do mundo, logo atrás de Filipinas e Nigéria, e maior do que em nações de forte tradição protestante, como Alemanha ou Reino Unido.
Acontece que a realidade da Índia é completamente diferente da dos outros países: lá há quase 300 milhões de deuses e grupos religiosos extremistas.
Por esses motivos o evangelho na Índia não tem muito espaço para ser propagado, mas mesmo assim as oportunidades para espalhar as boas novas do Evangelho parecem estar em todo lugar. Muitos missionários se mudam para regiões específicas e montam escolas para oferecer desenvolvimento econômico e treinamento para a população local. Outra alternativa encontrada para expandir a pregação foi criar igrejas domésticas.
O missionário T.V. Joy, que implanta igrejas no norte da Índia, diz que as mudanças econômicas e sociais que estão acontecendo no país contribuem para quebrar com as tradições religiosas. “O hinduísmo é uma ferramenta para nos oprimir. E o Evangelho é uma mensagem de libertação, não apenas para o céu. Ele tem palavras de liberdade. A verdade é que Deus fez o homem à sua imagem”, diz ele.
Ele acredita que essas mudanças e a mensagem do evangelho acabam enfraquecendo as concepções tradicionais sobre as castas. Talvez por isso que a maioria dos evangélicos indianos pertence à casta dalits, entre 70% a 90% dos cristãos evangélicos indianos. Por causa dessas conversões os outros grupos reforçam o desprezo que sente por eles, sentimento comum entre os brâmanes, a elite religiosa, e os militares, proprietários rurais e trabalhadores, que ocupam as outras castas
Fonte: Portal Fiel
O salto do número de cristão se deve ao surgimento de uma igreja totalmente nacional que se adéqua aos costumes locais, fazendo com que a população seja atraída sem criar choques culturais. A recém-criada igreja cristã indiana tem crescido principalmente entre os mais pobres e analfabetos.
O crescimento de evangélicos é maior entre os indianos da casta dalit, que são considerados impuros pelos indianos e por esse motivo estão destinados a se humilharem diante das outras castas. A revista Cristianismo Hoje divulgou o dado de que há 150 milhões de pessoas que fazem parte desse grupo.
Bangarraju é missionário e faz parte desta casta, ele tem evangelizado os seus e tem criado uma nova cara para a índia cristã. Seu ministério começou em 1996 quando ele passou a evangelizar os moradores de vilas feitas de tubos de captação de água pluvial.
O missionário ensinava as crianças analfabetas formando uma escola informal que se reunia debaixo de uma árvore. Ele também organizava visitas médicas sem falar de Jesus logo de cara, e assim foi ganhando a confiança da população.
Se os dados da Operação Mundial estiverem corretos, a Índia vai ficar entre as oito maiores populações cristãs do mundo, logo atrás de Filipinas e Nigéria, e maior do que em nações de forte tradição protestante, como Alemanha ou Reino Unido.
Acontece que a realidade da Índia é completamente diferente da dos outros países: lá há quase 300 milhões de deuses e grupos religiosos extremistas.
Por esses motivos o evangelho na Índia não tem muito espaço para ser propagado, mas mesmo assim as oportunidades para espalhar as boas novas do Evangelho parecem estar em todo lugar. Muitos missionários se mudam para regiões específicas e montam escolas para oferecer desenvolvimento econômico e treinamento para a população local. Outra alternativa encontrada para expandir a pregação foi criar igrejas domésticas.
O missionário T.V. Joy, que implanta igrejas no norte da Índia, diz que as mudanças econômicas e sociais que estão acontecendo no país contribuem para quebrar com as tradições religiosas. “O hinduísmo é uma ferramenta para nos oprimir. E o Evangelho é uma mensagem de libertação, não apenas para o céu. Ele tem palavras de liberdade. A verdade é que Deus fez o homem à sua imagem”, diz ele.
Ele acredita que essas mudanças e a mensagem do evangelho acabam enfraquecendo as concepções tradicionais sobre as castas. Talvez por isso que a maioria dos evangélicos indianos pertence à casta dalits, entre 70% a 90% dos cristãos evangélicos indianos. Por causa dessas conversões os outros grupos reforçam o desprezo que sente por eles, sentimento comum entre os brâmanes, a elite religiosa, e os militares, proprietários rurais e trabalhadores, que ocupam as outras castas
Fonte: Portal Fiel
terça-feira, 22 de novembro de 2011
Aline Barros conquista o Grammy Latino 2011
O CD Extraordinário Amor de Deus, da cantora Aline Barros, é o vencedor do Grammy Latino 2011, na categoria Melhor Álbum de Música Cristã em Língua Portuguesa.
A MK Music e a cantora foram os únicos representantes da música evangélica este ano. Está foi a 5ª indicação de Aline e sua 4ª vitória. O álbum (o 6º de Aline pela MK) é um dos mais vendidos de todo o Brasil e acaba de receber Disco de Diamante.
A cerimônia de entrega aconteceu nesta quinta-feira (11), em Las Vegas (EUA). Como Aline Barros deu a luz à sua princesa, Maria Catherine, há menos de um mês não pode ir à premiação. Mas, seu marido, pastor Gilmar Santos foi representar a cantora e a gravadora acompanhado do relações públicas da MK Music, Laudeli Leão.
"Estamos em festa! Toda minha família, minha gravadora MK Music, até a Maria Catherine está aqui pulando... (risos) Foi uma conquista do povo de Deus! Eu louvo muito ao meu Senhor por tudo. Ele tem me abençoado muito! Estou sem palavras para expressar o que estou sentindo e como sou grata a Ele! Honra a Deus, pois Ele tem muitos milagres para realizar na vida daqueles que O amam e O adoram.", declarou Aline Barros.
E, claro, diretamente de Las Vegas, o Pr. Gilmar também mandou sua mensagem: "Agradeço a Deus que nos confiou com esse lindo prêmio. A MK Music, Sr. Arolde, Dona Yvelise, Marina, Cristina e toda equipe que estão orando conosco. Nossos pastores Marco Antonio e Juçara Peixoto... A gente vê a fidelidade de Deus. Obrigado a Deus e e todos que estavam e continuam orando por nós. E o princípio de tudo é o temor a Deus. Aline é mais que vitoriosa!"
A presidente da MK Music também comemorou a vitória, desta que foi a 20ª indicação da gravadora desde 2004: "Nosso Deus é fiel. Só basta ter Deus no coração! Nós já sabíamos que ela ganharia! Deus tem sido muito bom com a MK Music e eu agradeço muito por tudo que Ele tem feito por nós." Definitivamente, a MK Music e cantora Aline Barros tem experimentado, juntos, o Extraordinário Amor de Deus.
Fonte: Portal Fiel
A MK Music e a cantora foram os únicos representantes da música evangélica este ano. Está foi a 5ª indicação de Aline e sua 4ª vitória. O álbum (o 6º de Aline pela MK) é um dos mais vendidos de todo o Brasil e acaba de receber Disco de Diamante.
A cerimônia de entrega aconteceu nesta quinta-feira (11), em Las Vegas (EUA). Como Aline Barros deu a luz à sua princesa, Maria Catherine, há menos de um mês não pode ir à premiação. Mas, seu marido, pastor Gilmar Santos foi representar a cantora e a gravadora acompanhado do relações públicas da MK Music, Laudeli Leão.
"Estamos em festa! Toda minha família, minha gravadora MK Music, até a Maria Catherine está aqui pulando... (risos) Foi uma conquista do povo de Deus! Eu louvo muito ao meu Senhor por tudo. Ele tem me abençoado muito! Estou sem palavras para expressar o que estou sentindo e como sou grata a Ele! Honra a Deus, pois Ele tem muitos milagres para realizar na vida daqueles que O amam e O adoram.", declarou Aline Barros.
E, claro, diretamente de Las Vegas, o Pr. Gilmar também mandou sua mensagem: "Agradeço a Deus que nos confiou com esse lindo prêmio. A MK Music, Sr. Arolde, Dona Yvelise, Marina, Cristina e toda equipe que estão orando conosco. Nossos pastores Marco Antonio e Juçara Peixoto... A gente vê a fidelidade de Deus. Obrigado a Deus e e todos que estavam e continuam orando por nós. E o princípio de tudo é o temor a Deus. Aline é mais que vitoriosa!"
A presidente da MK Music também comemorou a vitória, desta que foi a 20ª indicação da gravadora desde 2004: "Nosso Deus é fiel. Só basta ter Deus no coração! Nós já sabíamos que ela ganharia! Deus tem sido muito bom com a MK Music e eu agradeço muito por tudo que Ele tem feito por nós." Definitivamente, a MK Music e cantora Aline Barros tem experimentado, juntos, o Extraordinário Amor de Deus.
Fonte: Portal Fiel
Portugal acolhe V Congresso Internacional de Turismo
A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), em Peniche, Portugal, vai receber o V Congresso Internacional de Turismo de Leiria e do Oeste. O congresso vai avaliar a competitividade dos destinos turísticos tendo em conta a sustentabilidade dos territórios.
Com o tema “Imagem e Sustentabilidade dos Destinos Turísticos” o evento reúne 22 países durante os dias 23, 24 e 25 de Novembro, com o objetivo de promover o debate e troca de experiências no âmbito do turismo nacional e internacional.
A 5ª edição terá 10 convidados nas sessões plenárias, entre eles: Chris Cooper, reitor da Escola de Negócios da Oxford Brookes University, Graham Miller, especialista em estudos internacionais na University of Surrey, Graham Walters, líder do Grupo de Estudos de Turismo, Esporte e Indústrias Criativas da London Metropolitan Business School, e Miguel Moital, professor especializado em Gestão de Eventos na Escola de Turismo da Bournemouth University.
A organização espera receber mais de 200 participantes.
Fonte: Mercado & Eventos
Com o tema “Imagem e Sustentabilidade dos Destinos Turísticos” o evento reúne 22 países durante os dias 23, 24 e 25 de Novembro, com o objetivo de promover o debate e troca de experiências no âmbito do turismo nacional e internacional.
A 5ª edição terá 10 convidados nas sessões plenárias, entre eles: Chris Cooper, reitor da Escola de Negócios da Oxford Brookes University, Graham Miller, especialista em estudos internacionais na University of Surrey, Graham Walters, líder do Grupo de Estudos de Turismo, Esporte e Indústrias Criativas da London Metropolitan Business School, e Miguel Moital, professor especializado em Gestão de Eventos na Escola de Turismo da Bournemouth University.
A organização espera receber mais de 200 participantes.
Fonte: Mercado & Eventos
segunda-feira, 21 de novembro de 2011
Artigo: Saíndo das dívidas, de acordo com a economia de Deus
Por Manoel Valentim
Precisamos entender a dívida e como sermos bons mordomos dos recursos que Deus nos dá.
Sabemos da importância de trazer nossos dízimos e ofertas ao Senhor.
Também de possuirmos um plano de gastos. Uma maneira de viver com o que Deus nos deu, seguindo o plano de Deus e ao mesmo tempo tendo em mente o cuidado de nossa família.
Mas há algo que impede a grande maioria dos cristãos no mundo de seguir o plano de Deus para suas vidas. . . e é ter muitas dívidas.
Li certa vez sobre um pastor que foi na Turquia. Enquanto esteve lá, notou que tinha casas que estavam em diferentes etapas de construção por todas as partes das cidades. Parecia que alguém as tinha começado e as tinha deixado pela metade da construção e abandonado. O pastor perguntou ao missionário o que tinha acontecido com aquelas casas. O missionário explicou-lhe que o Alcorão admoesta os seguidores para não contrair dívidas ou pegar empréstimos. Como o governo local era muçulmano, eles possuíam leis muito severas quanto aos empréstimos. De maneira que os mulçumanos poupavam o dinheiro até que pudessem construir. Quando acabavam as poupanças, paravam a construção e voltavam a trabalhar até que poupassem o suficiente dinheiro para continuar.
Imagine se nós tomássemos nossas advertências bíblicas sobre a dívida tão seriamente. . .
Ao invés, temos o que chamamos de “direito de possuir tudo”. Só que cada dia que passa este direito se transforma em pesadelo. “Compre agora e pague depois. . .90 dias”. Gastamos um dinheiro que não temos para comprar. Para poder pagar estas coisas, temos que trabalhar mais horas. Sacrificamos o tempo que possuímos. Deixamos nossas famílias, igrejas e comunidades com menos do que eles merecem. Tudo para impressionar as pessoas que realmente nem se importam conosco.
A dívida é um problema no mundo. Apesar das leis mudarem, 1.8 milhões de pessoas declararam quebra em 2005. Em janeiro de 2006, nos Estados Unidos, lares gastaram mais de seus rendimentos em $575. Quase uma em cada 5 pessoas somente conseguiu fazer o pagamento mensal mínimo de seus cartões de crédito. Isto significa que 40% das famílias norte-americanas gastaram mais dinheiro do que ganharam mensalmente. Fonte: Revista Newsweek.
De acordo com uma pesquisa realizada em 2006, só 9% dos evangélicos admitiam que estivessem com dívidas graves. O fato é que têm gente com tanta dívida, que em alguns casos, mais até que os não cristãos. De fato, 37% dos cristãos acham que nunca vão conseguir sair de suas dívidas. E muitas igrejas não ajudam o problema, quando não ensinam a Economia de Deus ao seu povo.
Ao sentir desejo de comprar algo, deveríamos perguntar a Deus se realmente precisamos daquele artigo. Isto nos tornaria mais responsáveis com os 90% que Deus deixa para nós administrarmos.
Um empréstimo que tem sido muito empregado em nossos dias é o CDC dos bancos e os empréstimos consignados em Folhas de Pagamento. É melhor poupar cedo para os gastos imprevistos. Mas se a poupança falhar, ao menos estas dívidas são controláveis pelo banco, de acordo com sua capacidade de pagar. Mas o mais perigoso, sem dúvida alguma, é a dívida do cartão de crédito.
O consumidor em média gasta mais de 35% quando compra com cartões de crédito. Ainda, as pessoas maiores de idade têm uma média de 4.000 Reais em dívidas com cartões de crédito. Permita-me perguntar-lhe: “O que você acha que Deus pensa sobre as dívidas?” Você crê que devendo dinheiro você reflete o propósito que Deus para você e sua família?
Em Provérbios o Rei Salomão escreve: “O rico domina os pobres, e o que toma emprestado é escravo do que empresta.” Quando alguém tomava dinheiro emprestado no Antigo Testamento, se tornava em servente do agiota até que terminasse de pagar a dívida. Quando você toma dinheiro emprestado hoje em dia, você assina um contrato onde promete pagar o dinheiro que tomou emprestado. Você passa a ser escravo até que salde sua dívida. Talvez seja por isto que se chama “Master Card” (Cartão do Mestre).
As pessoas que têm dívidas sentem a tensão financeira causada pela preocupação das dívidas e concluem que não podem viver na maneira que desejam por causa da pressão das dívidas. Como isto glorifica a Deus?
No artigo “Livra-nos da dívida”, Charles Stanley escreveu que primeiro, a dívida cria tensão, preocupação, e frustração profunda. A pessoa que sofre sob tal carga não pode ter um coração completamente focado em Deus. A dívida também pode se converter numa preocupação mental. Seus primeiros e últimos pensamentos em cada dia são sobre a quem deve, quanto deve, e daí sobre como pagar. Você fica fora da posição de escutar as prioridades de Deus para seu dinheiro, seu tempo e outros recursos. Segundo, as dívidas difíceis causam medo, uma ansiedade profunda, de que nunca terminará de pagar suas dívidas. Esse medo é contrário à fé. O medo separa-nos de Deus. O medo converte-se em seu enfoque. A dívida toma o lugar de Deus. Terceiro, as dívidas causam tensão nas relações familiares. O dinheiro é uma das causas primárias das discussões familiares. Problemas financeiros são responsáveis por divórcios. A má administração do dinheiro pode sufocar o amor. Quanto mais luta com o dinheiro, menos tempo e atenção pode-se conceder aos que você ama. Quarto, as dívidas também podem causar uma falsa ilusão e pensamento distorcido da realidade da vida. A dívida pode causar-lhe desconfiança sobre aqueles que parecem não ter problemas financeiros. Pode causar inveja. Estas não são atitudes divinas. Quinto, a dívida fere o depoimento do cristão. As ações dizem mais que as palavras. Você pode dizer que está confiando que Deus suprirá todas suas necessidades. Mas se a realidade é que você está acreditando nos cartões de crédito ou empréstimos, é difícil declarar ao mundo que realmente estás confiando que o Senhor suprirá todas suas necessidades. Sua credibilidade está destruída. Finalmente, a dívida afeta sua vida espiritual numa forma negativa, pois não o deixa escutar totalmente os planos que tem Deus para sua vida diária. Se no único que você pensa são em seus credores, deu a Deus o segundo lugar.
Concentre-se agora. O problema maior é a sede e a compulsão de querer mais coisas. O materialismo em qualquer forma é pecado. Cometemos este pecado ao permitir nos arruinar nas dívidas. Uma vez que a dívida domina nossas vidas, já não temos controle da dívida senão que a dívida tem controle sobre nós. Ao procurar paz de Deus estamos em rebelião. Uma rebelião que praticamos diariamente. A paz verdadeira só vem de Deus. João 14:24 diz-nos: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; eu não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize”.
A responsabilidade também é muito importante. Deus não propõe que você o faça sozinho. Para mover-se da escravidão financeira à liberdade financeira, você precisa ter alguém em quem confiar para lhe ajudar a se manter responsável. Esta pessoa é o Espírito Santo de Deus. Mas precisa dedicar tempo para ouvi-lo.
Uma solução possível para algumas pessoas é ganhar mais dinheiro. Mas isto não é o ponto do problema, mas a verdade é que se você não muda os hábitos e atitudes que lhe causaram a dívida, nenhum aumento em seu rendimento irá ajudá-lo a resolver seu problema. De fato, é possível que se possa ter mais dívidas ao pensar que com um aumento poderá pagar suas contas velhas e ao mesmo tempo acrescentar novas dívidas.
Deus deseja abençoar-nos. Ele é um pai amoroso que se deleita na prosperidade de seus filhos. Ele quer suprir suas necessidades. Assim mesmo, quando nos deixamos levar por nossos desejos e terminamos com dívidas, roubamos ao Senhor. Roubamos a oportunidade Dele prover nossas necessidades ou nos mostrar quais realmente são nossas necessidades.
O desejo de Deus é que você participe da generosidade, não da avareza. É também importante notar que, Deus não nos quer endividados e nem quebrados. O salmo 37:21 diz-nos: “O ímpio toma emprestado, e não paga; mas o justo se compadece e dá.” Pela lei de Deus, temos obrigação de pagar nossas dívidas. E com a disciplina do dízimo podemos confiar que Ele proverá os meios para pagar essas dívidas, quando formos obedientes.
Resolva hoje sair de suas dívidas. Tome a decisão que vai honrar a Deus com seu dinheiro. Pergunte se você está honrando a Deus ao ser um mordomo responsável do que Deus te deu. Ou está gastando baseado em estímulos negativos. Considere que se não pode pagar no instante que vai comprar, talvez não seja a vontade de Deus que o compre. Pelo menos não nesse instante. Antes de comprar qualquer coisa, pare por um momento e considere se realmente está precisando. Tenho que comprar? Vale a pena o preço que vou pagar?
Exercite seu controle próprio e afaste-se das dívidas e dirija-se para uma liberdade financeira e uma fé sólida em Deus. Dê graças a Deus por ajudar-lhe à medida que vai saldando suas contas. Converta o pagamento de suas dívidas numa oportunidade de louvor. Uma vez que você age como Deus lhe chamou e ordenou, sua atitude com respeito à dívida mudará e você poderá continuar com esta liberdade financeira ao examinar a provisão de Deus para o futuro de sua família.
Lembre-se: Confesse as promessas de Deus de que vai conseguir saldar suas dívidas, pois como diz Eclesiastes 10:20 “Nem ainda no teu pensamento amaldiçoes o rei; nem tampouco na tua recamara amaldiçoes o rico; porque as aves dos céus levarão a voz, e uma criatura alada dará notícia da palavra”, suas palavras tem asas! Confessar é plantar!
SHEVA BRACHOT
MANOEL VALENTIM
Manoel Vicente Valentim Neto é Evangelista da Igreja de Deus no Brasil. Oficial de Engenharia do Exército Brasileiro, formado pela Academia Militar das Agulhas Negras. É Mestre em Aplicações Militares e Pós-Graduado em Comunicação Social. Com especialização também em Modificabilidade Cognitiva, PEI – Nível I em Jerusalém – Israel. Bacharelando em Teologia e Graduado Nacional em Liderança Avançada pelo Instituto Haggai.
Fonte: Folha Gospel
Brasileiros procuram destinos INTERNACIONAIS mesmo com alta do dólar
Pesquisa realizada pela empresa Hoteis.com revela que a alta do dólar não inibiu a vontade dos turistas brasileiros em viajar para o exterior. Dos destinos que registraram maior aumento no número de buscas em outubro, quando comparado ao mesmo período do ano passado, 19 estão localizado fora do Brasil, sendo América do Norte e Europa os continentes mais procurados.
Segundo o levantamento, Cape Town, na África, apontou aumento de 658% no total de buscas no site no período. Florença, na Itália, aparece em segundo lugar na lista dos destinos com maior aumento em pesquisa pelos internautas, com cresciemnto de 639%. O cupando a terceira posição e com aumento de 613%, Belém (PA), é a única cidade braisleira entre as mais procuradas no período.
Porto, em Portugal (606%), Palm Beach, nos Estados Unidos (545%), Amsterdã, na Holanda (529%), Barcelona, na Espanha (528%), Veneza, na Itália (522%), Budapeste, na Hungria (522%) e Toronto, no Canadá (519%) completam a lista dos dez destinos com maior aumento de buscas.
Ainda que os destinos com maior aumento de buscas no site seja internacionals, o Hoteis.com também identificou crescimento na procura por cidades brasileiras. “Com aumento do dólar, o turista voltou os olhos para o mercado nacional. Esta foi uma mudança que pudemos avaliar devido às pesquisas mensais que realizamos para acompanhar a preferência dos clientes do Brasil”, ressalta o dretor-geral do Hoteis.com para América Latina, Javier Escobedo.
Durante os dias de maior aumento da moeda americana, de 15 de setembro até 28 de outubro, em comparação ao mesmo período em 2010, Cuiabá, em Mato Grosso, foi a cidade brasileira com maior crescimento de buscas no site, com 352%. Em seguida está São Paulo, com 230% e Rio de Janeiro, com 207%.
Fonte: BrasilTuris
Segundo o levantamento, Cape Town, na África, apontou aumento de 658% no total de buscas no site no período. Florença, na Itália, aparece em segundo lugar na lista dos destinos com maior aumento em pesquisa pelos internautas, com cresciemnto de 639%. O cupando a terceira posição e com aumento de 613%, Belém (PA), é a única cidade braisleira entre as mais procuradas no período.
Porto, em Portugal (606%), Palm Beach, nos Estados Unidos (545%), Amsterdã, na Holanda (529%), Barcelona, na Espanha (528%), Veneza, na Itália (522%), Budapeste, na Hungria (522%) e Toronto, no Canadá (519%) completam a lista dos dez destinos com maior aumento de buscas.
Ainda que os destinos com maior aumento de buscas no site seja internacionals, o Hoteis.com também identificou crescimento na procura por cidades brasileiras. “Com aumento do dólar, o turista voltou os olhos para o mercado nacional. Esta foi uma mudança que pudemos avaliar devido às pesquisas mensais que realizamos para acompanhar a preferência dos clientes do Brasil”, ressalta o dretor-geral do Hoteis.com para América Latina, Javier Escobedo.
Durante os dias de maior aumento da moeda americana, de 15 de setembro até 28 de outubro, em comparação ao mesmo período em 2010, Cuiabá, em Mato Grosso, foi a cidade brasileira com maior crescimento de buscas no site, com 352%. Em seguida está São Paulo, com 230% e Rio de Janeiro, com 207%.
Fonte: BrasilTuris
sábado, 19 de novembro de 2011
O rio Nilo e as velhas paisagens do novo Egito
Pela rua lamacenta, parcamente iluminada, a sombra se aproxima. Cumprimenta-me: "Salaam aleikum!" e emenda a pergunta: "De onde você é?". Já sei que vou entrar, novamente, no tedioso papo do país do futebol, mas vá lá: "Brasil". O garoto, agora visível, sob a luz amarela da noite, abre um sorriso: "Ah! Brasileiro! Futebol!..." e começa a recitar a escalação do escrete canarinho. Termina no Romário e me faz, logo em seguida, tentador convite: "Hoje tem festa de casamento e você é bem-vindo! É na casa do Nasser", diz ele, em inglês macarrônico, apontando para a entrada de uma viela.
Nasser, o anfitrião, está na esquina. Homem de meia-idade, com poucos cabelos e muito bigode, ele enverga uma galabiyya branca (manto leve de algodão que cobre todo o corpo) e abre os braços para me receber: "Bem-vindo! Festa de casamento! Casa de muçulmanos! Casa de muçulmanos!", grita, com um ímpeto vocal que só os egípcios conseguem ter. Interessadíssimo na folia, deixo-me conduzir viela adentro.
A celebração está para começar. Em um palco, montado sobre o asfalto, três músicos afinam seus rababahs (instrumento de cordas, com estilo de violino, muito tocado no Oriente Médio) e testam microfones, dizendo "Alá...Alá...". Estão sentados no tablado e têm, como de pano de fundo, a pintura descascada dos velhos sobrados do bairro.
Nasser me traz chá. Concluo que, ao enfatizar sua "casa de muçulmanos", ele quis dizer algo simples: "não haverá álcool nesta festa". Crianças correm ao redor do palco e senhores de idade, encostados em bancos de madeira, conversam de forma tranqüila e monótona.
Mas tudo muda. Alguém grita em minha direção: "Aí vem o cantor! Aí vem o cantor!", e logo identifico o homem que chega, saudando os presentes. Ele usa uma galabiyya azul-claro e um turbante branco. Seu rosto enrugado, de traços fortes, e o bigodão grisalho, lhe conferem ar de autoridade. Mais alguns passos e se detém na frente dos músicos. Um velho banguela, sorridente e trêmulo, lhe passa um enorme baseado de haxixe. O cantor o traga uma, duas, três vezes. Devolve-o e, solene, sobe no palco.
A música começa para valer. Sai alta, ensurdecedora, de velhos alto-falantes pregados às paredes. As crianças parecem mais agitadas do que nunca. Dois convidados fazem malabarismos com pedaços de pau e Nasser surge, de repente, ao meu lado, com um copo de uísque na mão. Uísque barato. Não consegue me explicar quem é o noivo, ou a noiva, ou a daminha de honra, no meio dessa excitada turba de súbitos boêmios.
Plebe e realeza
A alegre festa dos plebeus ocorre em território real. Estamos em Luxor, região da extinta Tebas, metrópole que foi uma das capitais do antigo Egito. Faraós como Thutmose III, Ramses II e Ahmose I comandaram, desde este local, a mais célebre civilização que já passou por nosso planeta. Uma sociedade que se organizou sobre as férteis terras do Nilo e cuja história atravessa mais de três milênios.
O Egito faraônico foi governado, entre os anos 3100 e 30 AC, por um total de 33 dinastias. Tebas foi sua capital durante a 11ª dinastia, perdeu o posto no período seguinte, mas recuperou-o com o advento da 18ª dinastia, nos anos 1500 AC. Era o início de uma época gloriosa para o reino dos faraós. Militarmente poderosos após vencer a guerra contra os Hyksos (tribo asiática que, por uma centena de anos, subjugou boa parte do antigo Egito), seus domínios territoriais atingiriam dimensões inéditas: se estenderiam até as margens do rio Eufrates na Síria.
Hoje, Luxor cultua Alá, e mesquitas podem ser encontradas por toda a cidade. Tebas, por sua vez, venerava Amon, e elevou-o à condição de patrono do antigo Egito. Os templos de Karnak, um dos maiores complexos religiosos do mundo, são os principais testemunhos dessa fé.
Pego um ônibus no centro de Luxor para visitar tais monumentos. Em seu apogeu, Tebas chegou a abrigar quase um milhão de pessoas. Luxor, atualmente, tem cerca de 450 mil. Em suas ruas, egípcios empurram aos turistas sortimento inusitado de mercadorias: de folhas de papiro (falsas) a relógios Rolex (também falsos). E com preço especial: dez vezes mais caro do que o oferecido aos locais.
A comida, por sua vez, é farta. Barraquinhas, colocadas sobre as calçadas, vendem tamiyya (saborosas bolinhas de grão-de-bico fritas em uma piscina de óleo) e shwarma (a versão árabe de nosso churrasco-grego). Tais alimentos também têm um inflacionado preço turístico.
O valor do ônibus, por sorte, é tabelado: pago 50 piastras, ou 20 centavos de real, pela viagem. E desço bem na frente dos magníficos monumentos de Karnak.
Uma avenida de esfinges abre caminho para a entrada do templo. São imponentes, bem-conservadas e, com sua digna cabeça de carneiro, parecem proteger os que passam. A figura do animal era associada, em baixos-relevos, pinturas e esculturas, ao deus Amon. E ganham graça quando, hoje, são escaladas por meninas egípcias que, lá de cima, posam para fotos com seus coloridos véus muçulmanos.
O complexo de Karnak cobre uma área de 1.2 quilômetro quadrado. Dedicado a Amon-Ra (o deus Ra era venerado no Baixo Egito e foi fundido a Amon como maneira de unir a religião no reino), era decorado com ouro, prata, alabastro. Dezenas de regentes egípcios levantaram obras aqui. Há monumentos dedicados à deusa Mut (consorte de Amon) e ao filho do casal, Khonsu, e portais deixados pelos Ptolomeus, que comandaram o Egito entre 305 e 30 AC.
Um obelisco de 29 metros de altura, de granito róseo, construído pela faraó Hatshepsut, ergue-se, imponente, em direção aos céus. Para chegar até ele, cruza-se o hall principal, uma área de cinco mil metros quadrados enfeitada por 134 colunas, algumas com 22 metros de altura e três de diâmetro. São decoradas por hieróglifos e sustentam arquitraves de 70 toneladas.
Uma avenida de esfinges conectava o complexo de Karnak ao templo de Luxor, a alguns quilômetros daqui. Algumas delas, um tanto arruinadas, se encontram ainda em plena rua, e servem de espelho às magras cabras que passam pela calçada, seguindo seus donos de turbante.
Rio Nilo
Como uma linha que separa (e define) a vida e a morte, o rio Nilo corta a região de Luxor em duas partes. Em sua margem oriental estão monumentos como Karnak e o Templo de Luxor, erguidos em veneração aos deuses que zelavam pela civilização egípcia. Já na margem ocidental, encontram-se as necrópoles e templos mortuários que abrigaram os despojos e o culto dos falecidos faraós (foi no local, na área conhecida como Vale dos Reis, que o arqueólogo inglês Howard Carter descobriu, em 1922, o túmulo de Tutankhamon).
O Nilo exala poder. Disputa com o Amazonas a posição de mais extenso rio do mundo (tem 6.695 quilômetros) e é, junto com o Ganges, talvez a mais lendária corrente de nosso planeta-água.
Sua fonte mais remota nasce com as águas do rio Kagera, nas montanhas do Burundi, e sua bacia inclui outros oito países africanos: Ruanda, Tanzânia, Uganda, Congo, Quênia, Etiópia, Sudão e Egito. Encontra-se com seu principal afluente, o Nilo Azul, em território sudanês, é este rio que traz os principais sedimentos que irão deixar, mais para frente, o vale egípcio tão verde e fecundo.
O desenvolvimento da civilização egípcia sempre dependeu do aporte alimentar feito pelo Nilo. Lidar com suas cheias e depressões era entrar em uma batalha ferrenha contra a natureza, na qual a vitória significava produção farta e a derrota, fome geral.
O período faraônico se estendeu por três mil anos e não foi o Nilo a razão de seu declínio. Outras civilizações vieram depois e hoje, éons mais tarde, o lendário rio continua sendo para o Egito o que o elemento Ka era para os faraós: a força da vida.
Desértico, o país tem, entre suas atuais fronteiras, apenas 3% de terras cultiváveis. Não é de se estranhar que 95% dos 80 milhões de egípcios vivam nas proximidades do Nilo. Seu vale abriga uma das maiores densidades demográficas do planeta: 1,3 mil pessoas por quilômetro quadrado.
Com o objetivo de controlar o fluxo do rio, o governo do Egito construiu, entre 1959 e 1970, a Alta Represa de Aswan. A obra, localizada no extremo sul do país, mantém as terras ao redor do Nilo sob irrigação perene, além de gerar energia hidroelétrica. O homem, por fim, tornou-se o mestre da natureza.
Abu Simbel
Cerca de 90 mil pessoas tiveram que deixar suas casas durante a construção da represa de Aswan. Seus vilarejos se encontravam na área que seria inundada pelas águas estancadas. Quase submersos também foram alguns dos principais monumentos do Egito, como Abu Simbel e Philae.
Os templos de Abu Simbel tiveram de ser removidos, pedaço por pedaço, a um terreno 60 metros mais alto que o lugar original. O projeto de traslado foi realizado entre 1963 a 1968 e contou com o suporte financeiro de mais de 50 países.
A razão para tamanho apoio internacional é simples: trata-se de um dos mais belos monumentos já criados pelo homem. Homem que, pelos poderes de Amon-Ra, atendia pelo nome de Ramses II, um dos faraós mais megalômanos que passaram pelo Egito.
Abu Simbel é, na verdade, dois templos, ambos construídos em meados de 1200 AC: o mais importante deles, dedicado aos deuses Amon, Ra-Horakhte e Ptah, tem em sua entrada quatro estátuas do faraó, todas com 20 metros de altura. Entre suas canelas encontram-se estátuas de Nefertari e Muttuy, mulher e mãe do faraó, respectivamente, e dos filhos do casal.
O monumento está esculpido a partir de uma colina de arenito e tem a entrada virada para o leste, sempre pronta para receber o sol nascente. Suas galerias, sustentadas por uma série de colunas, abrigam representações da batalha de Kadesh, que colocou os exércitos faraônicos contra os hititas, na disputa por território sírio. Duas vezes por ano, o sol entra diretamente até o fundo do templo, e ilumina as estátuas de Ramses II que lá estão.
Já o segundo monumento, usado para a veneração de Hathor (deusa do amor e da fertilidade), tem em sua entrada estátuas de mais de 10 metros do casal real.
O cenário que abriga tais obras é de enorme beleza: o Lago Nasser, criado a partir da construção da Alta Represa, estende-se como um veludo azul no meio da paisagem desértica ao lado dos templos.
Núbios e árabes
Em Aswan, cidade na linha do Trópico de Câncer, subo em um faluca (barco à vela típico da região) que me levará até as proximidades do templo de Hórus, herança deixada pela última dinastia que governou o Egito: os Ptolomeus. A embarcação navega tranqüila, empurrada por um vento tênue e pela corrente do Nilo.
Muitos dos habitantes de Aswan tem a pele escura, cor de cobre, e lhes corre nas veias sangue de um nobre grupo étnico da África: os núbios. Região que abrangia o que é hoje o norte do Sudão e a região do Nilo no sul do Egito, a Núbia foi, em algumas épocas, parceira comercial e, em outras, território-vassalo do império egípcio. E, quando inverteu o jogo, por volta de 730 AC, seus reis assumiram o trono faraônico, onde ficaram por quase setenta anos.
Hoje, são quase 500 mil núbios vivendo no Sudão e no Egito. A grande maioria deles adotaram o árabe como idioma e o islamismo como fé, mas sua presença dá um clima todo único a essa região do país, onde se encontra um dos mais belos trechos do Nilo.
Nas margens do rio, camponeses cultivam algodão, trigo e cana-de-açúcar. Outros confeccionam redes de pesca, com os pés na água e a atitude despreocupada de uma vida sem pressa. Parecem indiferentes às enormes pontes, de intenso movimento rodoviário, que começam atravessar a milenar paisagem. Palmeiras se interpõem a sinuosas dunas e, quanto aos crocodilos, dizem que há muitos, mas, infelizmente, não vi nenhum.
Chego ao templo de Hórus, em Edfu, após descer do barco, subir em um microônibus e viajar, na estrada, por um par de horas. A obra foi erguida entre 237 e 57 AC. Sua estrutura é composta de uma cadeia de câmaras, corredores e escadas que enredam o visitante em um interessante passeio pela história.
Estátuas de Hórus, o deus egípcio em forma de falcão, que os gregos associavam a Apollo, guardam as portas do monumento. Elas não foram capazes, porém, de afugentar os cristãos que, no século 4 DC, danificaram muitos dos baixos-relevos da construção. O Egito estava sob domínio do Império Romano e tais imagens eram consideradas pagãs.
Perdida sua importância, o templo de Hórus foi engolido pelas areias do deserto e só seria desenterrado no final do século 19, por egiptólogos franceses. Hoje, sua imponência física, sobrevivente às intempéries da história, é um vínculo perfeito entre duas lendárias culturas: o Egito Faraônico e a Grécia Helênica que, com os Ptolomeus, dominou a região por 300 anos.
Volto para a estrada e, novamente, o Nilo aparece na paisagem. Personagem principal de uma narrativa milenar, ele segue seu curso rumo ao Mediterrâneo, selando o nexo entre mundos distantes.
Fonte: Uol
Nasser, o anfitrião, está na esquina. Homem de meia-idade, com poucos cabelos e muito bigode, ele enverga uma galabiyya branca (manto leve de algodão que cobre todo o corpo) e abre os braços para me receber: "Bem-vindo! Festa de casamento! Casa de muçulmanos! Casa de muçulmanos!", grita, com um ímpeto vocal que só os egípcios conseguem ter. Interessadíssimo na folia, deixo-me conduzir viela adentro.
A celebração está para começar. Em um palco, montado sobre o asfalto, três músicos afinam seus rababahs (instrumento de cordas, com estilo de violino, muito tocado no Oriente Médio) e testam microfones, dizendo "Alá...Alá...". Estão sentados no tablado e têm, como de pano de fundo, a pintura descascada dos velhos sobrados do bairro.
Nasser me traz chá. Concluo que, ao enfatizar sua "casa de muçulmanos", ele quis dizer algo simples: "não haverá álcool nesta festa". Crianças correm ao redor do palco e senhores de idade, encostados em bancos de madeira, conversam de forma tranqüila e monótona.
Mas tudo muda. Alguém grita em minha direção: "Aí vem o cantor! Aí vem o cantor!", e logo identifico o homem que chega, saudando os presentes. Ele usa uma galabiyya azul-claro e um turbante branco. Seu rosto enrugado, de traços fortes, e o bigodão grisalho, lhe conferem ar de autoridade. Mais alguns passos e se detém na frente dos músicos. Um velho banguela, sorridente e trêmulo, lhe passa um enorme baseado de haxixe. O cantor o traga uma, duas, três vezes. Devolve-o e, solene, sobe no palco.
A música começa para valer. Sai alta, ensurdecedora, de velhos alto-falantes pregados às paredes. As crianças parecem mais agitadas do que nunca. Dois convidados fazem malabarismos com pedaços de pau e Nasser surge, de repente, ao meu lado, com um copo de uísque na mão. Uísque barato. Não consegue me explicar quem é o noivo, ou a noiva, ou a daminha de honra, no meio dessa excitada turba de súbitos boêmios.
Plebe e realeza
A alegre festa dos plebeus ocorre em território real. Estamos em Luxor, região da extinta Tebas, metrópole que foi uma das capitais do antigo Egito. Faraós como Thutmose III, Ramses II e Ahmose I comandaram, desde este local, a mais célebre civilização que já passou por nosso planeta. Uma sociedade que se organizou sobre as férteis terras do Nilo e cuja história atravessa mais de três milênios.
O Egito faraônico foi governado, entre os anos 3100 e 30 AC, por um total de 33 dinastias. Tebas foi sua capital durante a 11ª dinastia, perdeu o posto no período seguinte, mas recuperou-o com o advento da 18ª dinastia, nos anos 1500 AC. Era o início de uma época gloriosa para o reino dos faraós. Militarmente poderosos após vencer a guerra contra os Hyksos (tribo asiática que, por uma centena de anos, subjugou boa parte do antigo Egito), seus domínios territoriais atingiriam dimensões inéditas: se estenderiam até as margens do rio Eufrates na Síria.
Hoje, Luxor cultua Alá, e mesquitas podem ser encontradas por toda a cidade. Tebas, por sua vez, venerava Amon, e elevou-o à condição de patrono do antigo Egito. Os templos de Karnak, um dos maiores complexos religiosos do mundo, são os principais testemunhos dessa fé.
Pego um ônibus no centro de Luxor para visitar tais monumentos. Em seu apogeu, Tebas chegou a abrigar quase um milhão de pessoas. Luxor, atualmente, tem cerca de 450 mil. Em suas ruas, egípcios empurram aos turistas sortimento inusitado de mercadorias: de folhas de papiro (falsas) a relógios Rolex (também falsos). E com preço especial: dez vezes mais caro do que o oferecido aos locais.
A comida, por sua vez, é farta. Barraquinhas, colocadas sobre as calçadas, vendem tamiyya (saborosas bolinhas de grão-de-bico fritas em uma piscina de óleo) e shwarma (a versão árabe de nosso churrasco-grego). Tais alimentos também têm um inflacionado preço turístico.
O valor do ônibus, por sorte, é tabelado: pago 50 piastras, ou 20 centavos de real, pela viagem. E desço bem na frente dos magníficos monumentos de Karnak.
Uma avenida de esfinges abre caminho para a entrada do templo. São imponentes, bem-conservadas e, com sua digna cabeça de carneiro, parecem proteger os que passam. A figura do animal era associada, em baixos-relevos, pinturas e esculturas, ao deus Amon. E ganham graça quando, hoje, são escaladas por meninas egípcias que, lá de cima, posam para fotos com seus coloridos véus muçulmanos.
O complexo de Karnak cobre uma área de 1.2 quilômetro quadrado. Dedicado a Amon-Ra (o deus Ra era venerado no Baixo Egito e foi fundido a Amon como maneira de unir a religião no reino), era decorado com ouro, prata, alabastro. Dezenas de regentes egípcios levantaram obras aqui. Há monumentos dedicados à deusa Mut (consorte de Amon) e ao filho do casal, Khonsu, e portais deixados pelos Ptolomeus, que comandaram o Egito entre 305 e 30 AC.
Um obelisco de 29 metros de altura, de granito róseo, construído pela faraó Hatshepsut, ergue-se, imponente, em direção aos céus. Para chegar até ele, cruza-se o hall principal, uma área de cinco mil metros quadrados enfeitada por 134 colunas, algumas com 22 metros de altura e três de diâmetro. São decoradas por hieróglifos e sustentam arquitraves de 70 toneladas.
Uma avenida de esfinges conectava o complexo de Karnak ao templo de Luxor, a alguns quilômetros daqui. Algumas delas, um tanto arruinadas, se encontram ainda em plena rua, e servem de espelho às magras cabras que passam pela calçada, seguindo seus donos de turbante.
Rio Nilo
Como uma linha que separa (e define) a vida e a morte, o rio Nilo corta a região de Luxor em duas partes. Em sua margem oriental estão monumentos como Karnak e o Templo de Luxor, erguidos em veneração aos deuses que zelavam pela civilização egípcia. Já na margem ocidental, encontram-se as necrópoles e templos mortuários que abrigaram os despojos e o culto dos falecidos faraós (foi no local, na área conhecida como Vale dos Reis, que o arqueólogo inglês Howard Carter descobriu, em 1922, o túmulo de Tutankhamon).
O Nilo exala poder. Disputa com o Amazonas a posição de mais extenso rio do mundo (tem 6.695 quilômetros) e é, junto com o Ganges, talvez a mais lendária corrente de nosso planeta-água.
Sua fonte mais remota nasce com as águas do rio Kagera, nas montanhas do Burundi, e sua bacia inclui outros oito países africanos: Ruanda, Tanzânia, Uganda, Congo, Quênia, Etiópia, Sudão e Egito. Encontra-se com seu principal afluente, o Nilo Azul, em território sudanês, é este rio que traz os principais sedimentos que irão deixar, mais para frente, o vale egípcio tão verde e fecundo.
O desenvolvimento da civilização egípcia sempre dependeu do aporte alimentar feito pelo Nilo. Lidar com suas cheias e depressões era entrar em uma batalha ferrenha contra a natureza, na qual a vitória significava produção farta e a derrota, fome geral.
O período faraônico se estendeu por três mil anos e não foi o Nilo a razão de seu declínio. Outras civilizações vieram depois e hoje, éons mais tarde, o lendário rio continua sendo para o Egito o que o elemento Ka era para os faraós: a força da vida.
Desértico, o país tem, entre suas atuais fronteiras, apenas 3% de terras cultiváveis. Não é de se estranhar que 95% dos 80 milhões de egípcios vivam nas proximidades do Nilo. Seu vale abriga uma das maiores densidades demográficas do planeta: 1,3 mil pessoas por quilômetro quadrado.
Com o objetivo de controlar o fluxo do rio, o governo do Egito construiu, entre 1959 e 1970, a Alta Represa de Aswan. A obra, localizada no extremo sul do país, mantém as terras ao redor do Nilo sob irrigação perene, além de gerar energia hidroelétrica. O homem, por fim, tornou-se o mestre da natureza.
Abu Simbel
Cerca de 90 mil pessoas tiveram que deixar suas casas durante a construção da represa de Aswan. Seus vilarejos se encontravam na área que seria inundada pelas águas estancadas. Quase submersos também foram alguns dos principais monumentos do Egito, como Abu Simbel e Philae.
Os templos de Abu Simbel tiveram de ser removidos, pedaço por pedaço, a um terreno 60 metros mais alto que o lugar original. O projeto de traslado foi realizado entre 1963 a 1968 e contou com o suporte financeiro de mais de 50 países.
A razão para tamanho apoio internacional é simples: trata-se de um dos mais belos monumentos já criados pelo homem. Homem que, pelos poderes de Amon-Ra, atendia pelo nome de Ramses II, um dos faraós mais megalômanos que passaram pelo Egito.
Abu Simbel é, na verdade, dois templos, ambos construídos em meados de 1200 AC: o mais importante deles, dedicado aos deuses Amon, Ra-Horakhte e Ptah, tem em sua entrada quatro estátuas do faraó, todas com 20 metros de altura. Entre suas canelas encontram-se estátuas de Nefertari e Muttuy, mulher e mãe do faraó, respectivamente, e dos filhos do casal.
O monumento está esculpido a partir de uma colina de arenito e tem a entrada virada para o leste, sempre pronta para receber o sol nascente. Suas galerias, sustentadas por uma série de colunas, abrigam representações da batalha de Kadesh, que colocou os exércitos faraônicos contra os hititas, na disputa por território sírio. Duas vezes por ano, o sol entra diretamente até o fundo do templo, e ilumina as estátuas de Ramses II que lá estão.
Já o segundo monumento, usado para a veneração de Hathor (deusa do amor e da fertilidade), tem em sua entrada estátuas de mais de 10 metros do casal real.
O cenário que abriga tais obras é de enorme beleza: o Lago Nasser, criado a partir da construção da Alta Represa, estende-se como um veludo azul no meio da paisagem desértica ao lado dos templos.
Núbios e árabes
Em Aswan, cidade na linha do Trópico de Câncer, subo em um faluca (barco à vela típico da região) que me levará até as proximidades do templo de Hórus, herança deixada pela última dinastia que governou o Egito: os Ptolomeus. A embarcação navega tranqüila, empurrada por um vento tênue e pela corrente do Nilo.
Muitos dos habitantes de Aswan tem a pele escura, cor de cobre, e lhes corre nas veias sangue de um nobre grupo étnico da África: os núbios. Região que abrangia o que é hoje o norte do Sudão e a região do Nilo no sul do Egito, a Núbia foi, em algumas épocas, parceira comercial e, em outras, território-vassalo do império egípcio. E, quando inverteu o jogo, por volta de 730 AC, seus reis assumiram o trono faraônico, onde ficaram por quase setenta anos.
Hoje, são quase 500 mil núbios vivendo no Sudão e no Egito. A grande maioria deles adotaram o árabe como idioma e o islamismo como fé, mas sua presença dá um clima todo único a essa região do país, onde se encontra um dos mais belos trechos do Nilo.
Nas margens do rio, camponeses cultivam algodão, trigo e cana-de-açúcar. Outros confeccionam redes de pesca, com os pés na água e a atitude despreocupada de uma vida sem pressa. Parecem indiferentes às enormes pontes, de intenso movimento rodoviário, que começam atravessar a milenar paisagem. Palmeiras se interpõem a sinuosas dunas e, quanto aos crocodilos, dizem que há muitos, mas, infelizmente, não vi nenhum.
Chego ao templo de Hórus, em Edfu, após descer do barco, subir em um microônibus e viajar, na estrada, por um par de horas. A obra foi erguida entre 237 e 57 AC. Sua estrutura é composta de uma cadeia de câmaras, corredores e escadas que enredam o visitante em um interessante passeio pela história.
Estátuas de Hórus, o deus egípcio em forma de falcão, que os gregos associavam a Apollo, guardam as portas do monumento. Elas não foram capazes, porém, de afugentar os cristãos que, no século 4 DC, danificaram muitos dos baixos-relevos da construção. O Egito estava sob domínio do Império Romano e tais imagens eram consideradas pagãs.
Perdida sua importância, o templo de Hórus foi engolido pelas areias do deserto e só seria desenterrado no final do século 19, por egiptólogos franceses. Hoje, sua imponência física, sobrevivente às intempéries da história, é um vínculo perfeito entre duas lendárias culturas: o Egito Faraônico e a Grécia Helênica que, com os Ptolomeus, dominou a região por 300 anos.
Volto para a estrada e, novamente, o Nilo aparece na paisagem. Personagem principal de uma narrativa milenar, ele segue seu curso rumo ao Mediterrâneo, selando o nexo entre mundos distantes.
Fonte: Uol
Aeroportos terão máquinas para VENDAS de alimentos e bebidas
Uma facilidade para os usuários, um ponto de modernidade. Os aeroportos brasileiros das cidades que receberão jogos da Copa e mais os de Congonhas, Santos Dumont e da Pampulha (em BH), terão 143 pontos de venda nos saguões, salas de embarque e desembarque domésticos e internacionais.
Bebidas não alcoólicas, sucos e água, lanches, opções de café e chás estarão disponíveis nas ‘vending machine’. Os equipamentos deverão entrar em funcionamento até o final do ano, já atendendo à demanda da alta temporada e terão duas opções para pagamento. É um tipo de serviço já disponibilizado em aeroportos de todo o mundo.
A Infraero assinou o contrato hoje, com três empresas, em oito lotes, arrematados em pregão eletrônico. Além dos espaços para instalação das máquinas, o contrato prevê a concessão de 15 locais – um para cada Terminal de Passageiros – destinados ao depósito de alimentos e bebidas. Para Geraldo Moreira, diretor comercial da estatal, a instalação das máquinas vai diversificar a oferta de produtos e serviços na área de alimentação nos aeroportos da Infraero. Comercial da Infraero.
Fonte: BrasilTuris
Bebidas não alcoólicas, sucos e água, lanches, opções de café e chás estarão disponíveis nas ‘vending machine’. Os equipamentos deverão entrar em funcionamento até o final do ano, já atendendo à demanda da alta temporada e terão duas opções para pagamento. É um tipo de serviço já disponibilizado em aeroportos de todo o mundo.
A Infraero assinou o contrato hoje, com três empresas, em oito lotes, arrematados em pregão eletrônico. Além dos espaços para instalação das máquinas, o contrato prevê a concessão de 15 locais – um para cada Terminal de Passageiros – destinados ao depósito de alimentos e bebidas. Para Geraldo Moreira, diretor comercial da estatal, a instalação das máquinas vai diversificar a oferta de produtos e serviços na área de alimentação nos aeroportos da Infraero. Comercial da Infraero.
Fonte: BrasilTuris
sexta-feira, 18 de novembro de 2011
Função
por Pastor Lucas André Albrecht
Noticia do portal UOL mostra uma igreja na Holanda que foi transformada em um loft minimalista. A chamada diz que o antigo templo, sem função, acabou recebendo este novo direcionamento. Em vez da demolição, os novos proprietários optaram pela redefinição do ambiente.
Podemos elogiar o interesse na preservação de monumentos históricos. Fazer também a inevitável relação de que o cristão, na Igreja, deve se sentir em casa, pois é filho do Pai. Mas a noticia traz certa tristeza por conta do “sem função”. Para uma igreja chegar a este ponto, dá para imaginar o histórico de definhamento gradativo dos eventos, atividades, até que a capela ficou deserta e solitária. A função original se perde, uma nova função toma seu lugar.
Sem função. Foi o templo ou as pessoas que formavam aquela comunidade que ficaram assim?
Apostaria na segunda opção. Igreja, no sentido verdadeiro da palavra, não são as paredes, são as pessoas. Não são os bancos, são as vidas. Não são os ornamentos, são os corações. Igreja é sinônimo de pessoas. E se uma comunidade fica sem função, não é porque uma edificação ficou vazia, mas sim porque pessoas deixaram de viver umas das funções a que foram chamadas pela fé: viver a vida em comunidade.
Felizmente, ser Igreja não depende de templos humanos, mas sim do santuário do Espírito Santo que são as pessoas, o coração dos cristãos onde a fé em Jesus Cristo é viva. E, enquanto for Igreja, sempre terá função. Vida em comunidade, de adoração, ensino, ação - uma vitrine do amor de Deus. Uma casa de acolhimento, amor e comunhão. Lugar de minimalismo nos julgamentos e preconceitos, e de maximização da Palavra que perdoa, fundamenta e edifica.
Por isso, templos podem até ficar sem função. Mas Igreja, no sentido da palavra, não.
Frase:
“Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos!”
(Salmo 133.1)
Fonte:
Trio de detentos grava CD gospel dentro da cadeia
Três detentos do Presídio Santa Augusta em Criciúma, Santa Catarina, formaram um grupo de rap gospel e gravaram o primeiro CD do segmento gravado dentro de um sistema prisional.
Os jovens I.A.M., 27 anos, A.R.A., 26 anos, e D.V.M., 28 anos, cumprem pena por roubo e tentam ressocializar pessoas com sua música. O grupo recebeu o nome de Impacto Real e o CD foi intitulado de Mundos dos Muros com letras que fala sobre o sistema, saudade, preconceito, dia de visitas, drogas e oportunidades.
Esse CD faz parte do projeto Comunicasom, uma iniciativa da Justiça Federal, Unesc, Departamento de Administração Prisional (Deap) e Presídio Santa Augusta. “Por trás de um detento que tem algemas, existe um ser humano que precisa de uma chance”, diz A.R.A., um dos integrantes do trio.
O grupo Impacto Real se formou atrás das grades, antes disso eles nunca tiveram contato com a música, até que um deles começou a tocar violão e eles passaram a criar as letras. Em 15 dias de oficina, mais de 60 horas de gravações e o CD com nove faixas foi finalizado.
Na quinta-feira passada, 10, o grupo se apresentou na Unesc, a primeira aparição deles em público e foram ovacionados pelo público que os aplaudiram de pé. Algumas faixas do trio Impacto Real podem ser ouvidas no blog do Projeto Comunicasom.
Fonte: Folha Gospel
Os jovens I.A.M., 27 anos, A.R.A., 26 anos, e D.V.M., 28 anos, cumprem pena por roubo e tentam ressocializar pessoas com sua música. O grupo recebeu o nome de Impacto Real e o CD foi intitulado de Mundos dos Muros com letras que fala sobre o sistema, saudade, preconceito, dia de visitas, drogas e oportunidades.
Esse CD faz parte do projeto Comunicasom, uma iniciativa da Justiça Federal, Unesc, Departamento de Administração Prisional (Deap) e Presídio Santa Augusta. “Por trás de um detento que tem algemas, existe um ser humano que precisa de uma chance”, diz A.R.A., um dos integrantes do trio.
O grupo Impacto Real se formou atrás das grades, antes disso eles nunca tiveram contato com a música, até que um deles começou a tocar violão e eles passaram a criar as letras. Em 15 dias de oficina, mais de 60 horas de gravações e o CD com nove faixas foi finalizado.
Na quinta-feira passada, 10, o grupo se apresentou na Unesc, a primeira aparição deles em público e foram ovacionados pelo público que os aplaudiram de pé. Algumas faixas do trio Impacto Real podem ser ouvidas no blog do Projeto Comunicasom.
Fonte: Folha Gospel
quinta-feira, 17 de novembro de 2011
Assembleia de Deus reúne 70 mil fiéis em comemoração de seu centenário
As comemorações do centenário da Assembleia de Deus no Brasil contaram com shows de vários artistas do estilo gospel.
Uma das maiores denominações evangélicas do país, a Assembleia de Deus encerra nesta terça-feira (15) as comemorações do centenário da igreja no Brasil, com show de vários artistas do estilo gospel.
Os organizadores prepararam dois grandes eventos para comemorar a data: um na Arena Barueri, na Grande São Paulo, e outro no estádio do Pacaembu, na capital paulista.
O evento da Arena Barueri começou por volta das 15h e foi dividido em dois palcos: um dentro e outro fora da arena, para assegurar a presença de mais de 70 mil fiéis presentes.
Com uma programação basicamente musical, com 30 cantores e bandas convidadas, o evento começou com uma oração e se prolongará até as 22h.
De acordo com a assessoria de imprensa da Assembleia de Deus, não estão previstas pregações. O evento tem o intuito de celebrar e comemorar os 100 anos da denominação evangélica no Brasil.
Entre os convidados, Soraya Moraes, ganhadora de dois prêmios Grammy, Robson Monteiro, Banda Trazendo a Arca e Ludmila Ferber, vinda diretamente do Rio de Janeiro para o evento.
História
Em dez décadas de história, a Assembleia de Deus registra 35 milhões de fiéis no mundo, sendo que 10 milhões deles estão aqui no Brasil. São 4.500 templos, com uma história que começou com a chegada dos suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren na primeira década do século passado.
Os missionários vieram dos Estados Unidos, começaram na Igreja Batista e, em 1911, fundaram a Assembleia de Deus em Belém (PA).
Evento reúne Kassab e tucanos em SP
A festa do centenário das Assembleias de Deus levou ontem ao Estádio do Pacaembu 32.940 pessoas (quantidade registrada pelas catracas) e mobilizou uma megaoperação da Prefeitura de São Paulo de limpeza, fiscalização e monitoramento de trânsito para evitar ações judiciais promovidas pela associação de moradores do bairro, a Viva Pacaembu.
Com a proximidade das eleições, também estiveram presentes políticos de diferentes colorações partidárias, já que o voto evangélico é um dos mais disputados pelos candidatos.
Os moradores conseguiram determinação da Justiça para limitar eventos no estádio, em 2009. "A sentença judicial tem sido atendida. Os eventos são permitidos e acredito que as limitações têm sido cumpridas", disse o prefeito Gilberto Kassab (PSD). Segundo ele, outros eventos no estádio, se acontecerem, terão a mesma fiscalização.
Além de Kassab, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) e até o ex-governador José Serra (PSDB) assistiram à celebração em cadeiras reservadas na primeira fileira de autoridades religiosas no palco montado no gramado, em frente da arquibancada do tobogã.
Fonte: Folha Gospel
Uma das maiores denominações evangélicas do país, a Assembleia de Deus encerra nesta terça-feira (15) as comemorações do centenário da igreja no Brasil, com show de vários artistas do estilo gospel.
Os organizadores prepararam dois grandes eventos para comemorar a data: um na Arena Barueri, na Grande São Paulo, e outro no estádio do Pacaembu, na capital paulista.
O evento da Arena Barueri começou por volta das 15h e foi dividido em dois palcos: um dentro e outro fora da arena, para assegurar a presença de mais de 70 mil fiéis presentes.
Com uma programação basicamente musical, com 30 cantores e bandas convidadas, o evento começou com uma oração e se prolongará até as 22h.
De acordo com a assessoria de imprensa da Assembleia de Deus, não estão previstas pregações. O evento tem o intuito de celebrar e comemorar os 100 anos da denominação evangélica no Brasil.
Entre os convidados, Soraya Moraes, ganhadora de dois prêmios Grammy, Robson Monteiro, Banda Trazendo a Arca e Ludmila Ferber, vinda diretamente do Rio de Janeiro para o evento.
História
Em dez décadas de história, a Assembleia de Deus registra 35 milhões de fiéis no mundo, sendo que 10 milhões deles estão aqui no Brasil. São 4.500 templos, com uma história que começou com a chegada dos suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren na primeira década do século passado.
Os missionários vieram dos Estados Unidos, começaram na Igreja Batista e, em 1911, fundaram a Assembleia de Deus em Belém (PA).
Evento reúne Kassab e tucanos em SP
A festa do centenário das Assembleias de Deus levou ontem ao Estádio do Pacaembu 32.940 pessoas (quantidade registrada pelas catracas) e mobilizou uma megaoperação da Prefeitura de São Paulo de limpeza, fiscalização e monitoramento de trânsito para evitar ações judiciais promovidas pela associação de moradores do bairro, a Viva Pacaembu.
Com a proximidade das eleições, também estiveram presentes políticos de diferentes colorações partidárias, já que o voto evangélico é um dos mais disputados pelos candidatos.
Os moradores conseguiram determinação da Justiça para limitar eventos no estádio, em 2009. "A sentença judicial tem sido atendida. Os eventos são permitidos e acredito que as limitações têm sido cumpridas", disse o prefeito Gilberto Kassab (PSD). Segundo ele, outros eventos no estádio, se acontecerem, terão a mesma fiscalização.
Além de Kassab, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) e até o ex-governador José Serra (PSDB) assistiram à celebração em cadeiras reservadas na primeira fileira de autoridades religiosas no palco montado no gramado, em frente da arquibancada do tobogã.
Fonte: Folha Gospel
quarta-feira, 16 de novembro de 2011
Egito fecha a pirâmide de Quéops para evitar festa esotérica
A pirâmide de Quéops, a maior do Egito, foi fechada na ultima sexta-feira (11), devido a rumores de celebrações esotéricas por ocasião do 11/11/11 (11 de novembro de 2011), um número raro que, para os adeptos das ciências ocultas, pode indicar a ocorrência de eventos incomuns, anunciou o Conselho Supremo de Antiguidades (CSA).
"A decisão foi tomada após uma troca de mensagens entre internautas egípcios organizando celebrações no entorno da pirâmide para marcar a data", declarou Atef Abu Zahab, diretor do departamento de Arqueologia Faraônica.
O CSA confirmou oficialmente em comunicado o fechamento do local, citando, no entanto, a necessidade de realizar trabalhos de manutenção.
Situada em Gizé, na proximidade da capital egípcia, o túmulo do faraó Quéops, de mais de 4.500 anos, é uma das sete maravilhas do mundo antigo, e a única ainda preservada.
Para os esotéricos, um alinhamento numérico raro acontecerá nesta sexta-feira, 11 de novembro de 2011 às 11h11, e poderá causar eventos excepcionais.
Milhares de adeptos do esoterismo preveem realizar cerimônias e danças e várias páginas consagradas ao assunto estão sendo divulgadas no Facebook.
Alguns atribuem ao número 11 poderes paranormais, que oferecem um canal de comunicação com o subconsciente; outros veem nele um caráter místico, regularmente ligado a catástrofes, como os ataques de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos.
Fonte: Folha.com
"A decisão foi tomada após uma troca de mensagens entre internautas egípcios organizando celebrações no entorno da pirâmide para marcar a data", declarou Atef Abu Zahab, diretor do departamento de Arqueologia Faraônica.
O CSA confirmou oficialmente em comunicado o fechamento do local, citando, no entanto, a necessidade de realizar trabalhos de manutenção.
Situada em Gizé, na proximidade da capital egípcia, o túmulo do faraó Quéops, de mais de 4.500 anos, é uma das sete maravilhas do mundo antigo, e a única ainda preservada.
Para os esotéricos, um alinhamento numérico raro acontecerá nesta sexta-feira, 11 de novembro de 2011 às 11h11, e poderá causar eventos excepcionais.
Milhares de adeptos do esoterismo preveem realizar cerimônias e danças e várias páginas consagradas ao assunto estão sendo divulgadas no Facebook.
Alguns atribuem ao número 11 poderes paranormais, que oferecem um canal de comunicação com o subconsciente; outros veem nele um caráter místico, regularmente ligado a catástrofes, como os ataques de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos.
Fonte: Folha.com
segunda-feira, 14 de novembro de 2011
Artigo: Deus nunca abandona você
O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. (Salmo 23.1)
Deus nos dá todas as coisas mesmo sem merecermos.
Jireh, o Deus da minha provisão.
Shalon, o Senhor é a minha paz.
Shamar, Deus está presente.
El-Elion, não há outro igual.
Rafah, o Deus que cura.
Tsidkenu Yaveh, Deus é a minha justiça.
Elohim, Deus está no controle.
Precisamos entender a simplicidade de Deus. Para chegar em Sua presença, não precisamos de rituais e de formalidades. Precisamos nos conscientizar da Sua paternidade.
Como pai, Ele nos dá total liberdade de entrar e ficar em Sua presença sem padronizar a intimidade. Quando entendermos essa intimidade, o Jeová Jireh virá no momento em que não encontrarmos mais solução.
Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. (Mateu 6.33) O Reino de Deus precisa ser priorizado. O Trono precisa ser o nosso foco.
Deus quer o nosso melhor!
E, tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis. (Mateus 21.22)
A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto. (Provérbios 18.21)
A palavra tem poder! Quantas vezes ouvimos essa expressão mas não compreendemos a legalidade que há nessas palavras. Ao abrir a tua boca para profetizar, você libera decretos! A bênção e a maldição estão no poder das palavras lançadas.
Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. (João 15.7)
Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda. (João 15.16)
O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus. (Filipenses 4.19)
Não existe nada tão grande que Deus não possa fazer!
E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos. (1 João 5.15)
Vamos observar agora os versículos do Salmo 23:
Se você precisar de DESCANSO, você terá ('Deitar-me faz em pastos verdejantes...")
Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão. (Isaías 40.31)
. REPOUSO é descansar e saber que é Deus quem vai fazer...
. Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. (Mateus 11.28)
.Deus pode te dar RESTAURAÇÃO ("Refrigera a minha alma e guia-me pelas veredas da justiça..."). As pressões e as dificuldades da vida não podem superar a restauração de Deus pra tua vida.
. Nos momentos mais difíceis, Deus pode te dar o DIRECIONAMENTO.
. Deus pode te dar CORAGEM ("Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum..."). Não tenha medo de encarar o que você tiver de enfrentar!
Deus pode te dar CONSOLO.
Mas agora, assim diz o SENHOR que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu.
Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.
Porque eu sou o SENHOR teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador; dei o Egito por teu resgate, a Etiópia e a Seba em teu lugar. (Isaías 43.3).
Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.(v.5).
Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias.(v.6)
Pr. Marcos Sérgio Formado em Bacharel em Teologia, Especialização em Ciências da Religião, Professor na Fatebam Piauí, Faculdade de Teologia Batista Nacional, Foi reitor da Fateban, Foi presidente da ORMIBAN-PI Ordem dos Ministros Batistas Nacionais - Piauí e atualmente é Pastor da Igreja Batista Nacional Filadélfia Centro/THE
Fonte: Portal Fiel
Deus nos dá todas as coisas mesmo sem merecermos.
Jireh, o Deus da minha provisão.
Shalon, o Senhor é a minha paz.
Shamar, Deus está presente.
El-Elion, não há outro igual.
Rafah, o Deus que cura.
Tsidkenu Yaveh, Deus é a minha justiça.
Elohim, Deus está no controle.
Precisamos entender a simplicidade de Deus. Para chegar em Sua presença, não precisamos de rituais e de formalidades. Precisamos nos conscientizar da Sua paternidade.
Como pai, Ele nos dá total liberdade de entrar e ficar em Sua presença sem padronizar a intimidade. Quando entendermos essa intimidade, o Jeová Jireh virá no momento em que não encontrarmos mais solução.
Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. (Mateu 6.33) O Reino de Deus precisa ser priorizado. O Trono precisa ser o nosso foco.
Deus quer o nosso melhor!
E, tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis. (Mateus 21.22)
A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto. (Provérbios 18.21)
A palavra tem poder! Quantas vezes ouvimos essa expressão mas não compreendemos a legalidade que há nessas palavras. Ao abrir a tua boca para profetizar, você libera decretos! A bênção e a maldição estão no poder das palavras lançadas.
Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. (João 15.7)
Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda. (João 15.16)
O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus. (Filipenses 4.19)
Não existe nada tão grande que Deus não possa fazer!
E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos. (1 João 5.15)
Vamos observar agora os versículos do Salmo 23:
Se você precisar de DESCANSO, você terá ('Deitar-me faz em pastos verdejantes...")
Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão. (Isaías 40.31)
. REPOUSO é descansar e saber que é Deus quem vai fazer...
. Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. (Mateus 11.28)
.Deus pode te dar RESTAURAÇÃO ("Refrigera a minha alma e guia-me pelas veredas da justiça..."). As pressões e as dificuldades da vida não podem superar a restauração de Deus pra tua vida.
. Nos momentos mais difíceis, Deus pode te dar o DIRECIONAMENTO.
. Deus pode te dar CORAGEM ("Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum..."). Não tenha medo de encarar o que você tiver de enfrentar!
Deus pode te dar CONSOLO.
Mas agora, assim diz o SENHOR que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu.
Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.
Porque eu sou o SENHOR teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador; dei o Egito por teu resgate, a Etiópia e a Seba em teu lugar. (Isaías 43.3).
Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.(v.5).
Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias.(v.6)
Pr. Marcos Sérgio Formado em Bacharel em Teologia, Especialização em Ciências da Religião, Professor na Fatebam Piauí, Faculdade de Teologia Batista Nacional, Foi reitor da Fateban, Foi presidente da ORMIBAN-PI Ordem dos Ministros Batistas Nacionais - Piauí e atualmente é Pastor da Igreja Batista Nacional Filadélfia Centro/THE
Fonte: Portal Fiel
sábado, 12 de novembro de 2011
Economistas fazem projeções de baixa do dólar para o mês de novembro
O dólar comercial fechou em alta no fim de outubro, após três quedas seguidas, e chegou ao fim do mês com queda de mais de 9%.
A moeda norte-americana avançou 1,1% no dia, a R$ 1,7026 para venda.
Em outubro, a cotação do do dólar caiu 9,5% em relação ao real. Com isso, a moeda compensou parte do movimento de setembro, quando a preocupação com a crise na Europa fez o dólar disparar 18%, para perto de R$ 1,90. No ano, a divisa dos Estados Unidos sobe 2,2%.
Boa parte da queda do dólar em outubro aconteceu no final do mês, após líderes europeus aprovarem novas medidas para combater a crise da dívida na região. O futuro da moeda em novembro vai depender justamente de notícias sobre a viabilidade das decisões em questão, como o aumento do fundo de socorro europeu a cerca de 1 trilhão de euros.
Zona do euro
"O mês de novembro vai ser um mês para detalhar as medidas que já foram anunciadas. Não sei como as autoridades europeias pretendem levantar capital para alavancar o fundo de resgate", disse o estrategista-chefe do banco WestLB do Brasil, Luciano Rostagno, que prevê dólar a R$ 1,70 no fim do ano.
Na opinião do economista-chefe da corretora Gradual Investimentos, André Perfeito, caso se confirme um cenário mais otimista sobre a Europa, o mercado "vai correr um pouco mais para renda variável e para o risco, e o real tende a se valorizar um pouco mais mesmo que o governo baixe a Selic", disse, referindo-se à taxa básica de juros do país, hoje a 11,5% ao ano.
O economista do Santander Cristiano Souza, no entanto, avalia que a volatilidade ainda deve predominar no mercado de câmbio. "Tem muita incerteza ainda", afirmou, "mas a tendência, se não tiver nada de catastrófico acontecendo, é de apreciação (do real)", acrescentou, completando que as maiores influências sobre o dólar no Brasil são o preço das commodities e o comportamento das principais moedas, como o euro.
Souza crê que a atuação do governo no câmbio não deve ter um papel predominante sobre a trajetória do dólar. A taxa Ptax , calculada pelo Banco Central e usada como referência para os ajustes de contratos futuros e outros derivativos de câmbio, fechou a R$ 1,6885 para venda.
Fonte: G1
A moeda norte-americana avançou 1,1% no dia, a R$ 1,7026 para venda.
Em outubro, a cotação do do dólar caiu 9,5% em relação ao real. Com isso, a moeda compensou parte do movimento de setembro, quando a preocupação com a crise na Europa fez o dólar disparar 18%, para perto de R$ 1,90. No ano, a divisa dos Estados Unidos sobe 2,2%.
Boa parte da queda do dólar em outubro aconteceu no final do mês, após líderes europeus aprovarem novas medidas para combater a crise da dívida na região. O futuro da moeda em novembro vai depender justamente de notícias sobre a viabilidade das decisões em questão, como o aumento do fundo de socorro europeu a cerca de 1 trilhão de euros.
Zona do euro
"O mês de novembro vai ser um mês para detalhar as medidas que já foram anunciadas. Não sei como as autoridades europeias pretendem levantar capital para alavancar o fundo de resgate", disse o estrategista-chefe do banco WestLB do Brasil, Luciano Rostagno, que prevê dólar a R$ 1,70 no fim do ano.
Na opinião do economista-chefe da corretora Gradual Investimentos, André Perfeito, caso se confirme um cenário mais otimista sobre a Europa, o mercado "vai correr um pouco mais para renda variável e para o risco, e o real tende a se valorizar um pouco mais mesmo que o governo baixe a Selic", disse, referindo-se à taxa básica de juros do país, hoje a 11,5% ao ano.
O economista do Santander Cristiano Souza, no entanto, avalia que a volatilidade ainda deve predominar no mercado de câmbio. "Tem muita incerteza ainda", afirmou, "mas a tendência, se não tiver nada de catastrófico acontecendo, é de apreciação (do real)", acrescentou, completando que as maiores influências sobre o dólar no Brasil são o preço das commodities e o comportamento das principais moedas, como o euro.
Souza crê que a atuação do governo no câmbio não deve ter um papel predominante sobre a trajetória do dólar. A taxa Ptax , calculada pelo Banco Central e usada como referência para os ajustes de contratos futuros e outros derivativos de câmbio, fechou a R$ 1,6885 para venda.
Fonte: G1
Cidades Santas: Tel Aviv - Yafo
Tel Aviv, geralmente chamada "a cidade que nunca para", foi a primeira cidade judia moderna construída em Israel e é o centro econômico e cultural de Israel. É uma cidade viva e ativa, com entretenimento, cultura e arte, festivais e uma vida noturna ativa.
Situada numa faixa de 14 quilômetros de comprimento no litoral do Mediterrâneo, Tel Aviv se estende além do Rio Yarkon ao norte e o Rio Ayalon no leste. Centenas de milhares de trabalhadores, visitantes, turistas e pessoas procurando diversão andam na cidade todos os dias, até as primeiras horas da manhã, buscando por clubes noturnos, restaurantes e centros de entretenimento da cidade.
História
A história de Tel Aviv começa em Jafa (Yafo) - a antiga cidade adjacente com 3000 anos de idade que se encontra para o sudoeste. A atual Cidade Velha de Jafa foi construída durante o Império Otomano e as suas casas de pedras e ruas estreitas abrigam o pitoresco quarteirão dos artistas e um centro para turistas.
Entre as atrações principais da Jafa Antiga estão o Gan HaPisga - o Jardim do Pico com os seus restaurantes, galerias, lojas de artigos de judaica e um clima especial, o calçadão ao lado do mar e as muralhas da cidade velha, o centro dos visitantes no antigo pátio da corte e o porto de pesca.
Existem também vários sítios cristãos importantes na Jafa Antiga, como a Igreja de São Pedro, que data do século SVII, a casa de Simão, o Curtidor, onde Pedro teve a sua visão dos animais não casher, e a tumba de Tabitha, cujas boas ações permitiram que Pedro a ressuscitasse. Em volta de Jafa se encontra a torre do relógio otomano, um mercado vibrante que vende objetos de segunda mão que vale sempre à pena visitar e o bairro de Ajami.
Em 1909 sessenta e seis famílias judias que viviam em Jafa estabeleceram o primeiro bairro do que se tornaria a cidade de Tel Aviv. O bairro, que se chamava "Achuzat Bait" (pedaço de terra reivindicado por um colono), originalmente se encontrava em Jafa. Em 1910 foi renomeado de Tel Aviv, e o bairro começou a se expandir. Outros bairros foram adicionados até que, eventualmente, se tornaram o centro do Ishuv - o assentamento judeu na Palestina daquela época. Foi em Tel Aviv, em 14 de maio de 1948 que David Ben Gurion declarou a independência do Estado de Israel.
O bairro antigo Achuzat Bait, que se estende da Rua Montifiore e Yehuda HaLevi é o núcleo histórico de Tel Aviv. Para o oeste se encontra o bairro de Naveh Tsedek, que foi o primeiro bairro judeu estabelecido fora de Jafa em 1887. O bairro foi renovado nos anos 80 e agora é um bairro pitoresco e charmoso, onde muitas das casas originais ainda se encontram inteiras. Há muitos prédios nos bairros vizinhos a Achuzat Bayit que foram construídos no estilo eclético que foi popular em Tel Aviv nos anos 20. Blocos de prédios construídos neste estilo podem ser encontrados em Nahalat Binyamin e no "coração da cidade" - o triângulo entre a Rua Shenkin, a Avenida Rothschild e a Rua Allenby.
A Cidade Branca
Tel Aviv tem uma abrangente variedade de estilos arquitetônicos, que foram influenciados por várias escolas de arquitetura - entre elas o estilo Bauhaus internacional. A porção central de Tel Aviv - que é conhecida como "A Cidade Branca" contém o maior grupo de prédios no mundo construídos no estilo Bauhaus internacional. Por esta razão a Cidade Branca foi declarada como um sítio do patrimônio mundial pela UNESCO. O estilo foi originado na Alemanha e se baseia em formas geométricas simples e assimétricas, e floresceu dos anos 30 até o estabelecimento do Estado. Logo outros arquitetos da cidade também foram atraídos.
A Cidade Branca se estende da Rua Allenby no sul ao Rio Yarkon no norte, e da Avenida Begin no leste para o mar. Há grandes concentrações de prédios neste estilo na Avenida Rotshchild e na área do Dizengoff Center. O Park HaYarkon se encontra na parte norte da Cidade Branca, nas margens do Rio Yarkon. O porto de Tel Aviv se encontra no canto noroeste e tem uma grande concentração de centros de entretenimento, clubes noturnos e restaurantes.
Cultura e Entretenimento
Tel Aviv é o centro de Israel para a cultura e o entretenimento. A cidade tem mais de 20 museus, sendo os mais importantes o Museu da Terra de Israel (HaAretz) e o Museu de Arte de Tel Aviv. Outros museus de Tel Aviv incluem o Museu da Diáspora, o Museu de História das Forças de Defesa de Israel, o Museu Etzel, O Museu da Haganha, o Museu do Palmach, o Museu Kekhi e o Museu Nachum Guttman.
A cidade abriga a Orquestra Filarmônica de Israel e a Companhia de Ópera Israelense, além da maioria das companhias nacionais de dança e teatros.
Tel Aviv também é o centro nacional para a vida noturna e o entretenimento, e é cheia de clubes noturnos com música de todos os tipos, dança, restaurantes, pubs, cafeterias, discotecas, cinemas, auditórios e salas de concerto.
Tel Aviv tem praias para o banho e um calçadão romântico em frente ao mar.
Os sítios históricos importantes de Tel Aviv incluem a Casa de Bialik, a Casa de Ben Gurion, a Casa de Dizengoff, o antigo cemitério na Rua Trumpledor e a Casa de Reuven. Os amantes da natureza podem visitar o jardim em Abu Kabir, o Parque HaYarkon e os Jardins Botânicos perto da Universidade de Tel Aviv. Famílias com crianças podem desfrutar de um parque de diversões repleto de ações.
A cidade tem várias praças, sendo as mais conhecidas a Praça Rabin, a Praça HaMedina e o Círculo de Dizengoff.
Onze das igrejas, monastérios e mesquitas da cidade, com a Igreja de S. Pedro e o Monastério Franciscano estão localizados em Jafa.
As pessoas que passam as férias em Tel Aviv podem se hospedar em qualquer um das dezenas de hotéis, pensões e albergues espalhados pela cidade. Estes oferecem todos os tipos de acomodação, desde quartos luxuosos a uma hospedagem simples e agradável.
Tel Aviv também é um centro de negócios e comércio, com mercados pitorescos e agitados como o "mercado das pulgas" em Jafa, o mercado Carmel, o Mercado HaTikva e o mercado Levinsky. Há também shopping centers modernos como o Dizengoff Center e o Azrieli Center, e centros comerciais importantes para empresas de alta tecnologia, corretoras de imóveis e o mercado de valores. Todos estes fazem de Tel Aviv a capital comercial de Israel, e um centro internacional de convenções, exibições e conferências.
Fonte: Ministério do Turismo de Israel
Situada numa faixa de 14 quilômetros de comprimento no litoral do Mediterrâneo, Tel Aviv se estende além do Rio Yarkon ao norte e o Rio Ayalon no leste. Centenas de milhares de trabalhadores, visitantes, turistas e pessoas procurando diversão andam na cidade todos os dias, até as primeiras horas da manhã, buscando por clubes noturnos, restaurantes e centros de entretenimento da cidade.
História
A história de Tel Aviv começa em Jafa (Yafo) - a antiga cidade adjacente com 3000 anos de idade que se encontra para o sudoeste. A atual Cidade Velha de Jafa foi construída durante o Império Otomano e as suas casas de pedras e ruas estreitas abrigam o pitoresco quarteirão dos artistas e um centro para turistas.
Entre as atrações principais da Jafa Antiga estão o Gan HaPisga - o Jardim do Pico com os seus restaurantes, galerias, lojas de artigos de judaica e um clima especial, o calçadão ao lado do mar e as muralhas da cidade velha, o centro dos visitantes no antigo pátio da corte e o porto de pesca.
Existem também vários sítios cristãos importantes na Jafa Antiga, como a Igreja de São Pedro, que data do século SVII, a casa de Simão, o Curtidor, onde Pedro teve a sua visão dos animais não casher, e a tumba de Tabitha, cujas boas ações permitiram que Pedro a ressuscitasse. Em volta de Jafa se encontra a torre do relógio otomano, um mercado vibrante que vende objetos de segunda mão que vale sempre à pena visitar e o bairro de Ajami.
Em 1909 sessenta e seis famílias judias que viviam em Jafa estabeleceram o primeiro bairro do que se tornaria a cidade de Tel Aviv. O bairro, que se chamava "Achuzat Bait" (pedaço de terra reivindicado por um colono), originalmente se encontrava em Jafa. Em 1910 foi renomeado de Tel Aviv, e o bairro começou a se expandir. Outros bairros foram adicionados até que, eventualmente, se tornaram o centro do Ishuv - o assentamento judeu na Palestina daquela época. Foi em Tel Aviv, em 14 de maio de 1948 que David Ben Gurion declarou a independência do Estado de Israel.
O bairro antigo Achuzat Bait, que se estende da Rua Montifiore e Yehuda HaLevi é o núcleo histórico de Tel Aviv. Para o oeste se encontra o bairro de Naveh Tsedek, que foi o primeiro bairro judeu estabelecido fora de Jafa em 1887. O bairro foi renovado nos anos 80 e agora é um bairro pitoresco e charmoso, onde muitas das casas originais ainda se encontram inteiras. Há muitos prédios nos bairros vizinhos a Achuzat Bayit que foram construídos no estilo eclético que foi popular em Tel Aviv nos anos 20. Blocos de prédios construídos neste estilo podem ser encontrados em Nahalat Binyamin e no "coração da cidade" - o triângulo entre a Rua Shenkin, a Avenida Rothschild e a Rua Allenby.
A Cidade Branca
Tel Aviv tem uma abrangente variedade de estilos arquitetônicos, que foram influenciados por várias escolas de arquitetura - entre elas o estilo Bauhaus internacional. A porção central de Tel Aviv - que é conhecida como "A Cidade Branca" contém o maior grupo de prédios no mundo construídos no estilo Bauhaus internacional. Por esta razão a Cidade Branca foi declarada como um sítio do patrimônio mundial pela UNESCO. O estilo foi originado na Alemanha e se baseia em formas geométricas simples e assimétricas, e floresceu dos anos 30 até o estabelecimento do Estado. Logo outros arquitetos da cidade também foram atraídos.
A Cidade Branca se estende da Rua Allenby no sul ao Rio Yarkon no norte, e da Avenida Begin no leste para o mar. Há grandes concentrações de prédios neste estilo na Avenida Rotshchild e na área do Dizengoff Center. O Park HaYarkon se encontra na parte norte da Cidade Branca, nas margens do Rio Yarkon. O porto de Tel Aviv se encontra no canto noroeste e tem uma grande concentração de centros de entretenimento, clubes noturnos e restaurantes.
Cultura e Entretenimento
Tel Aviv é o centro de Israel para a cultura e o entretenimento. A cidade tem mais de 20 museus, sendo os mais importantes o Museu da Terra de Israel (HaAretz) e o Museu de Arte de Tel Aviv. Outros museus de Tel Aviv incluem o Museu da Diáspora, o Museu de História das Forças de Defesa de Israel, o Museu Etzel, O Museu da Haganha, o Museu do Palmach, o Museu Kekhi e o Museu Nachum Guttman.
A cidade abriga a Orquestra Filarmônica de Israel e a Companhia de Ópera Israelense, além da maioria das companhias nacionais de dança e teatros.
Tel Aviv também é o centro nacional para a vida noturna e o entretenimento, e é cheia de clubes noturnos com música de todos os tipos, dança, restaurantes, pubs, cafeterias, discotecas, cinemas, auditórios e salas de concerto.
Tel Aviv tem praias para o banho e um calçadão romântico em frente ao mar.
Os sítios históricos importantes de Tel Aviv incluem a Casa de Bialik, a Casa de Ben Gurion, a Casa de Dizengoff, o antigo cemitério na Rua Trumpledor e a Casa de Reuven. Os amantes da natureza podem visitar o jardim em Abu Kabir, o Parque HaYarkon e os Jardins Botânicos perto da Universidade de Tel Aviv. Famílias com crianças podem desfrutar de um parque de diversões repleto de ações.
A cidade tem várias praças, sendo as mais conhecidas a Praça Rabin, a Praça HaMedina e o Círculo de Dizengoff.
Onze das igrejas, monastérios e mesquitas da cidade, com a Igreja de S. Pedro e o Monastério Franciscano estão localizados em Jafa.
As pessoas que passam as férias em Tel Aviv podem se hospedar em qualquer um das dezenas de hotéis, pensões e albergues espalhados pela cidade. Estes oferecem todos os tipos de acomodação, desde quartos luxuosos a uma hospedagem simples e agradável.
Tel Aviv também é um centro de negócios e comércio, com mercados pitorescos e agitados como o "mercado das pulgas" em Jafa, o mercado Carmel, o Mercado HaTikva e o mercado Levinsky. Há também shopping centers modernos como o Dizengoff Center e o Azrieli Center, e centros comerciais importantes para empresas de alta tecnologia, corretoras de imóveis e o mercado de valores. Todos estes fazem de Tel Aviv a capital comercial de Israel, e um centro internacional de convenções, exibições e conferências.
Fonte: Ministério do Turismo de Israel
sexta-feira, 11 de novembro de 2011
Sua igreja se preocupa com a saúde dos membros? Pesquisa revela que quanto mais saudável for o líder, mais saudáveis são os fiéis
Pesquisadores da Universidade de Rhode Island, nos EUA, deram uma volta pelo país e reuniram mais de 13 mil líderes religiosos, entre pastores, padres e rabinos. Mas não se tratava de nenhum congresso sobre fé ou espiritualidade, e sim de uma pesquisa sobre saúde. O objetivo: descobrir se a religião pode influenciar as pessoas a cuidar melhor do corpo.
Cada um dos líderes religiosos respondeu a um questionário sobre os hábitos de vida dos fieis de sua região (tais como frequência de exercícios físicos, alimentação e preocupação com doenças). Em paralelo, todos os 13 mil voluntários tiveram medidos seu IMC (Índice de Massa Corporal) e outros indicadores de saúde.
O resultado mostrou que existe, de fato, relação entre as duas coisas. Quanto mais saudável o guia religioso, em linhas gerais, mais saudável era a comunidade para quem ele ministrava a palavra. E isso está relacionado com vários fatores; desde a preocupação do templo em incentivar que a população frequente o médico até o tipo de comida servido em cerimônias e piqueniques das congregações.
Os pesquisadores explicaram que o estudo foi focado em templos religiosos devido a um fator sociológico: mais de 40% dos americanos frequentam alguma espécie de templo, no mínimo uma vez por semana. Dessa forma, como defendem os pesquisadores, não seria de se surpreender que os indicadores tivessem relação um com o outro.
O que faz diferença, conforme apuraram os pesquisadores, são as atividades sociais que a igreja promove. Os templos Luteranos e Metodistas, que forma considerados os mais saudáveis, chegam a promover atividades esportivas para os fieis. A qualidade de vida de cada religioso, em geral, foi proporcional à preocupação que os grupos religiosos dedicam à saúde.
Fonte: Gospel Mais
Cada um dos líderes religiosos respondeu a um questionário sobre os hábitos de vida dos fieis de sua região (tais como frequência de exercícios físicos, alimentação e preocupação com doenças). Em paralelo, todos os 13 mil voluntários tiveram medidos seu IMC (Índice de Massa Corporal) e outros indicadores de saúde.
O resultado mostrou que existe, de fato, relação entre as duas coisas. Quanto mais saudável o guia religioso, em linhas gerais, mais saudável era a comunidade para quem ele ministrava a palavra. E isso está relacionado com vários fatores; desde a preocupação do templo em incentivar que a população frequente o médico até o tipo de comida servido em cerimônias e piqueniques das congregações.
Os pesquisadores explicaram que o estudo foi focado em templos religiosos devido a um fator sociológico: mais de 40% dos americanos frequentam alguma espécie de templo, no mínimo uma vez por semana. Dessa forma, como defendem os pesquisadores, não seria de se surpreender que os indicadores tivessem relação um com o outro.
O que faz diferença, conforme apuraram os pesquisadores, são as atividades sociais que a igreja promove. Os templos Luteranos e Metodistas, que forma considerados os mais saudáveis, chegam a promover atividades esportivas para os fieis. A qualidade de vida de cada religioso, em geral, foi proporcional à preocupação que os grupos religiosos dedicam à saúde.
Fonte: Gospel Mais
Status
“Dinheiro não traz felicidade. Status, sim”. Um estudo realizado por duas universidades inglesas mostra as pessoas não ficam mais felizes quando ganham mais dinheiro. Segundo a matéria, “o que realmente traz alegria é a comparação: saber que seus pares, colegas e vizinhos ganham menos que você dá status e satisfação íntima”. Saber que o vizinho ganha menos, que a fulana não progrediu ou que têm o maior salário da empresa - mesmo que não seja o maior salário do mundo.
Coisa triste isso, não? O coração depender de comparação.
Mas isso porque é uma pesquisa britânica. Alguém aqui foi chamado a dar opinião? Porque, se nós fôssemos responder a este estudo, o resultado seria diferente. Estamos contentes com o que temos, sabemos que dinheiro é muito mas não é tudo, detestamos comparações e não dependemos da grama do vizinho para saber se a nossa está verde ou cinza...certo?
Bom, não tenho tanta certeza. No fundo, não somos tão diferentes dos ingleses, somos humanos como eles, sujeitos às mesmas fraquezas.
Nessas horas, vale a pena lembrar do amor sem comparação que Deus demonstra em nossa vida, nos dando o status que realmente nos faz diferentes: sermos filhos. Comparar-se com outros a partir de paradigmas humanos produz uma frustração sem comparação. A única comparação de que precisamos é com a vida sem esta fé; aí vemos o quanto já somos felizes. E o quanto o amor do Pai, em Jesus Cristo, nos faz semelhantes, próximos, únicos. Ricos.
Coisa boa isso, não? O coração depender deste amor sem comparação.
E sempre com o mesmo status: feliz.
Frase:
O dinheiro pode até trazer felicidade, mas não consegue fazê-la permanecer.
Pastor Lucas André Albrecht
Fonte:
Coisa triste isso, não? O coração depender de comparação.
Mas isso porque é uma pesquisa britânica. Alguém aqui foi chamado a dar opinião? Porque, se nós fôssemos responder a este estudo, o resultado seria diferente. Estamos contentes com o que temos, sabemos que dinheiro é muito mas não é tudo, detestamos comparações e não dependemos da grama do vizinho para saber se a nossa está verde ou cinza...certo?
Bom, não tenho tanta certeza. No fundo, não somos tão diferentes dos ingleses, somos humanos como eles, sujeitos às mesmas fraquezas.
Nessas horas, vale a pena lembrar do amor sem comparação que Deus demonstra em nossa vida, nos dando o status que realmente nos faz diferentes: sermos filhos. Comparar-se com outros a partir de paradigmas humanos produz uma frustração sem comparação. A única comparação de que precisamos é com a vida sem esta fé; aí vemos o quanto já somos felizes. E o quanto o amor do Pai, em Jesus Cristo, nos faz semelhantes, próximos, únicos. Ricos.
Coisa boa isso, não? O coração depender deste amor sem comparação.
E sempre com o mesmo status: feliz.
Frase:
O dinheiro pode até trazer felicidade, mas não consegue fazê-la permanecer.
Pastor Lucas André Albrecht
Fonte:
Assinar:
Postagens (Atom)