Pages

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Um pedacinho do Brasil em Jerusalém

Não fossem as placas em hebraico, e a bandeira de Israel na fachada, poderia se pensar que estamos em Teresopolis. Em meio ao silencio vez por outra quebrado por algum automovel que desliza lentamente pela estreita e pitoresca ruazinha, sinuosa e arborizada no bairro de Ramot, em meio as colinas de Jerusalem, meritorio projeto vem sendo desenvolvido já há alguns anos, visando proporcionar a jovens brasileiros de ambos os sexos uma vivencia em Israel, podendo variar de 3 semanas a 10 meses.
Trata-se da Midrasha Shaarei Bina e da Yeshiva Shaarei Daat. Fundada em 2005, a Midrashá Shaarei Biná é um centro de Educação Judaica dirigido especialmente para o público feminino brasileiro, voltado ao estudo da Torá e do cumprimento das Mitsvót. Originou-se em um grupo de estudos de meninas na sinagoga Beit Yaakov, em São Paulo. Com o crescimento da Shaarei Biná, e o aumento do interesse nos programas em Israel, foi fundada em 2008 a Yeshiva Shaarei Daat, direcionada a rapazes.
Diversas turmas totalizando mais de 2 mil alunos já passaram pelas 2 amplas casas de altos e baixos, Shaarei Biná e Shaarei Daat, que possuem todas as instalações necessarias para receber os grupos, desde alojamentos, cozinha e sala de refeições até biblioteca, salas de aula, sala de jogos e sinagoga, no aprazivel recanto onde as sombras projetadas pelo denso arvoredo ajudam a amenizar de dia o calor deste verão na Cidade Santa, e ao final da tarde com a brisa já mais fresca animem os passarinhos a sair de seus recantos em alegres revoadas.
Autenticos Centros de Educação Judaica, apresentam o judaísmo de uma forma dinâmica, alegre e atual, permitindo que que os jovens possam explorar seu potencial espiritual, transformando suas estadias em algo inesquecível, sinalizando um caminho para que suas vidas se preencham de sentido e realizações. Criar uma conexão entre os jovens, a história do povo e a Terra de Israel, permite levar as experiências vividas, as amizades feitas para além das casas da Shaarei Biná e Shaarei Daat, dando força para que os alunos continuem cumprindo o judaísmo, cada um em seu nível, onde quer que estejam. Com o passar do tempo, inumeros casais se formaram entre os frequentadores do projeto.
Escolhendo alguns morar nas proximidades, fortaleceram a presença brasileira na regiao, criando um pequeno polo onde se fala portugues e não falta a comida brasileira nos refeitórios, como no dia em que lá estivemos, quando foi servido strogonoff de frango, arroz e farofa! Naquela ocasião, um grupo de meninas paulistas havia chegado recentemente, incluindo tambem duas irmãs de Florianópolis. Os programas são voltados para a faixa etaria de 18 a 30 anos, abrangendo uma variada gama de atividades, como passeios por Israel, cruzeiros, seminários em paises europeus, cursos de idiomas, visitas a universidades e muitas outras.
As modalidades abrangem tambem estágios profissionais e apoio na inserção no mercado de traballho, serviços voluntarios na comunidade etiope e em hospitais, e ainda oferta de bolsas, Todos os programas oferecem em paralelo aulas dinamicas de judaismo. A instituição tambem edita livros em portugues sobre temas alusivos, para tanto utiizando recursos da Lei Rouanet, visando estimular autores brasileiros a divulgar a cultura judaica. Nesta breve visita foi possivel constatar a qualidade do trabalho realizado, pela dedicação de eminentes rabinos e professores, oferecendo aos jovens brasileiros excelentes oportunidades de aprendizado e desenvolvimento, algo que certamente podemos considerar como uma autência
Facebook: Shaarei Bina e Shaarei Daat
Jinternship.com/brasil
Midrasha Shaarei Bina
Mishol Hadkalim 29 – Ramot Beit
Jerusalem 9720727
shearim@shaareibina.com
experience@shaareibina.com.br


Fonte: Pletz

Nenhum comentário:

Postar um comentário