Pages

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Os dez segredos para o crescimento da Igreja

Índice
Os dez segredos são:
1.        Estudos Bíblicos
2.    Divulgação de suas atividades
3.    Abertura de pontos de pregação e culto nos lares
4.    Trabalhos de oração.
5.    União de seus membros.
6.    Perseverança.
7.    Discipulado
8.    Divisão do campo em regiões administrativa
9.    Investimento em infraestrutura
10.    Investimento em missões
    INTRODUÇÃO
Atualmente cada pessoa que discorda de seu líder logo procura  abrir uma nova Igreja sem, no entanto, tomar todas as providências necessárias visando alcançar a aprovação divina e o consequente crescimento da obra de Deus.
Quando lemos o único documento oficial do novo testamento que registra a história da Igreja (Atos dos Apóstolos (logo entendemos o porquê do espantoso crescimento da Igreja Primitiva de forma quantitativa e qualitativa, é que eles eram unidos e tinham o temor de Deus)).
Dessa forma podiam superar todos os obstáculos que porventura lhes sobreviessem.
No documento que me proponho a escrever pretendo enfatizar que sem as virtudes da Igreja primitiva exarada na Igreja hodierna jamais conseguiremos empreender e alcançar um crescimento consistente, sólido e ascendente na Igreja local.
Este alerta serve para todos nós líderes de rebanho, que a despeito de querermos contemplar o número de membros aumentarem, achamos que este rebanho terá que estar sempre em nossas mãos. Além de ele pertencer ao Senhor chegará o momento em que devemos abrir mão de parte dele para vir a ser por outro administrado.
Ao final desta matéria e a pedido do meu Pastor Presidente, coloquei um tratado sobre a implantação de novas Igrejas.
Vamos acompanhar este tão envolvente e importante assunto.1. Estudos Bíblicos

A Igreja que não têm estudos ou palestras poderá até crescer, entretanto, não a fará de forma consistente, pois, não estará solidificada ou alicerçada na Palavra de Deus.

A Bíblia nos assegura que a Palavra que sai da boca do Senhor não voltará para si vazia, antes lhe fará o que bem lhe apraz (Is 55.11).
As várias séries de conferências têm como objetivo principal, conferir o conteúdo na íntegra dos estudos bíblicos, fazendo assim uma abordagem sistemática de cada um dos diferentes temas doutrinários inseridos e contidos na palavra de Deus.
O seminário por sua vez é outra ferramenta valiosa que visa capacitar cada crente de forma consistente no conhecimento e na formação de novos obreiros na seara do Senhor.
Veja a seguir a sequência lógica do chamado do Senhor para as nossas vidas.
Jesus
1º convida: ”Vinde a mim” (Mt 11.28)
2º “Vinde após mim” (Mt 4.19)
3º “Aprendei “de mim” Mt 11.29”)
4º “Ide por todo mundo” (Mt 28.18)
Esta deva ser a missão principal de uma Igreja que deseja crescer de forma quantitativa e qualitativa.
“O crescimento da Igreja também passa por ministrar palestras diversas sobre os mais variados assuntos, e em particular aos casais; podendo até mesmo promover o tão conhecido encontro de casais quando poderá ministrar as matérias bíblicas concernente ao modo em que o casal deva ser”.2. Divulgação de suas atividades.

Atualmente se diz que a alma do negócio é a propaganda, qualquer empresa que hoje não investe em marketing tende a se estagnar.
Os marqueteiros profissionais sabem que a propaganda por si só não resolve o problema, entretanto, ela serve para fixar na mente das pessoas o logotipo e a marca de um determinado produto.
Até que ele se torne famoso, quando então esta empresa passa a extrair os frutos do seu investimento, passando a cobrar um preço acima dos concorrentes visando cobrir o valor do investimento.
    A Igreja, que está no contexto desta realidade, não pode se privar de se alto-promover (Jo 7.4). Através de seus líderes deva promover anúncios nos meios de comunicações; os obreiros qualificados devam participar de debates nas emissoras evangélicas.
A direção da Igreja deve sempre fazer investimentos em faixas, cartazes, panfletos que possam melhor divulgar as atividades e programações semanais e mensais.
Devemos ter em mente sempre o seguinte: A estratégia do marketing é patentear uma determinada marca até que ela se torne conhecida quando então a soma dos investimentos virá em dobro; se uma Igreja não é conhecida quem dela quererá participar? Entretanto se a Igreja local fizer tal investimento muita pessoas para lá aflorarão.3. Abertura de pontos de pregação e culto nos lares    
Uma igreja que deseja cresce, jamais deva começar o seu trabalho pagando aluguel, pois não terá suporte financeiro para se autosustentar inviabilizando os poucos recursos arrecadados.
A dica que sugestiono, é que se abram pontos de pregação nos lares, se faça cultos volantes, matutinos e o famoso núcleo familiar, pois foi com esta estratégia que a Igreja na Coréia do Sul cresceu e atingiu mais de 1000000 de membros.
Se formos verificar as raízes históricas de como começou as Igrejas descobriremos que nenhuma delas foi de aluguel.
A Igreja Primitiva iniciou-se na casa de João Marcos; as Assembleias de Deus se deu início aqui no Brasil após os missionários Daniel Berg e gunar Vingren serem expulsos das dependências da Igreja Batista, quando então cerca de dezessete irmãos que haviam sidos batizados no Espírito Santo, hospedou os missionários em suas casas de onde surgiu uma nova e grande denominação.
Pessoalmente conheço ministérios nanicos que não crescem pelo principal motivo: todos os seus templos funcionam em dependências alugadas. Quase a metade de suas despesas é consumida pagando aos locatários de imóvel que geralmente é ímpio, o dinheiro que para eles vão jamais retorna em forma de dízimo.
Defino sempre o seguinte raciocínio: Se você está morando ou pagando aluguel, certamente que a benção de Deus não está recaindo sobre a sua vida, logo, pois, não deva ser o modelo ideal e nem a forma correta para a implantação de novas Igrejas.4. Trabalhos de oração ( At 2.42)

A Igreja primitiva era constituída de irmãos humildes que buscavam constantemente a face do Senhor e como resultado dessa busca incessante.
Deus derramava sempre de sua abundante graça. Eles não apenas oravam, mas perseveravam unânimes todos os dias no templo, havia também uma comunidade entre os irmãos onde o pão era partido no templo e também nas casas ”Comiam juntos com alegria e singeleza de coração” (At 2.46). ”No livro de Atos todos os milagres decorrem em função de, a Igreja estar em oração, os membros serem cheios do Espírito Santo a ponto de se dizer: ”Em toda alma havia temor” (At 2.43).” As consequências benéficas desse comportamento era que todos os dias acrescentavam o Senhor às” almas que se havia de salvar” (At 2.47).
A oração associada ao jejum é a alavanca que move a mão de Deus.
Nós geralmente sentimos muitas saudades da Igreja primitiva, entretanto nos sentimos tão distantes dele, não apenas em função do tempo que nos separa, mas principalmente da maneira diferente com que nos comportamos.
Eles tiveram que ficar cerca de 10 dias em oração (Lc 24. 49; At 1. 13 , 1 ,isto após os quarenta dias em que Jesus permaneceu com eles após a sua ressurreição (At 1.3,5,9).
Apesar de Jesus já ter pagado o preço da aquisição da nossa salvação no calvário, nós devemos carregar o resto das aflições de Cristo através do jejum e da oração. Como consequência veremos a expansão do seu reino na face da terra5. União dos membros da Igreja local (Sl133)
De nada adianta ganhar as almas se após elas se decidirem a Cristo não houver união entre a membresia, pois do contrário com a mesma facilidade com que as almas as vêm retornarão para o mundo, ou migrarão para outra Igreja.
Fatores que contribuem para a desunião da Igreja.
a) O joio no meio do trigo (Mt 13.25)
b) Crentes que usam de engano demagogia e desfaçatez (Sl 101.7)
c) Hipocrisia (1Co 5.6)
d) Semear contenda entre irmãos (Pv 6.18)
O que fazer para extinguir a desunião na Igreja.
a) É preciso que haja disciplina do infrator (Mt 18.15-17)
b) A retirada do iníquo (1Co 5.13)
c) O manejo da espada do Espírito (Sl 119.9; Ef 5.18).
d) Manter uma vida de constante oração (1s 55.6; Rm 12.12).
Para uma Igreja se manter unida se faz necessário que o seu líder seja fiel de união, oração, intercessão, pois em geral a Igreja é o reflexo daquilo que é o seu líder ou Pastor.6. Perseverança (At 2.42; Ef 6.10-13)
A igreja deva não apenas orar e se manter unida, mas principalmente ser perseverante na oração.
A Igreja Primitiva perseverava em oração O Apóstolo Paulo ao escrever aos efésios ordena á Igreja a se apossar das escuderias divinas para se defender dos ataques do maligno, e contra atacá-lo com a espada do Espírito que é a Palavra de Deus; ao concluir a epístola a epístola, no entanto, Paulo traz a maior advertência á Igreja: ¨”havendo feito tudo ficar firmes (Ef 6.13”).
A nossa salvação não está no início nem no meio, mas no fim da nossa jornada e sim no fim dela (Mt. 10. 22; 24.13). A nossa fidelidade ao Senhor deva persistir até a morte (Ap 2.10).
Dados estatísticos dão conta de que: de cada 10 pessoas se entrega a Jesus em nossas Igrejas mediante o apelo, sete delas não chegam ao batismo; dos três restantes apenas uma permanecem na Igreja e dão frutos com perseverança.
Jesus admitiu isso quando proferiu a parábola do semeador (Lc 8.4-15)
Na maioria das vezes nós pregadores queremos pregar o evangelho fazer o apelo e logo contemplar as almas se renderem aos pés de Jesus, todavia não procuramos entender que o processo de germinação e crescimento da semente (que é a Palavra de Deus) demanda tempos, no entanto ela jamais volta vazia antes prosperará naquilo para que Deus a enviasse (Is 55.11; 1Co 3.5).
Atualmente, os pregadores estão mais preocupados em exibir o número de almas que ele julga ter ganhado do que a visitar e apascentá-las.
A nossa salvação não está no início nem no meio, sim, no final de nossa jornada
7.Discipulado
Aqui está o capítulo mais importante deste tratado. Se nós não dispusermos de uma equipe de integração, aconselhamento e curso aos novos convertido, incluindo a escola bíblica dominical, jamais iremos poder contar com esta tal pessoa, pois os laços do maligno os prenderão. Apesar de precisarmos ter atenção aos novos convertidos, devemos nos atentar para o cuidado quanto ao tratamento com pessoas de sexo oposto; se for uma irmã solteira o obreiro à visitá-la deva estar sempre acompanhado de sua esposa, geralmente já existe uma comissão de visitas das irmãs que é sempre mais confiável.
O ideal é a promoção de curso de discipulado destinado aos novos convertidos.
O Senhor Jesus ordenou aos seus discípulos para pregar o seu evangelho a toda criatura ensinando a guardar os seus mandamentos (Mt 28,18-20) Ele mesmo o nosso maior exemplo quando chamou os seus discípulos e passou a ensinar-lhes; posteriormente os revestiu de poder, quando só então foram enviados pelo mundo afora.
Se temos o mestre dos mestres que nos deixou belos exemplos, então o que nos resta é seguir as suas pisaduras, pois assim fazendo ele irá aprovar a obra de nossas mãos (Sl90.17)8 .Divisão do campo em regiões administrativa
Na medida em que o trabalho vai sendo aprovado por Deus,
Surge também a necessidade de sub administração.
 
 O Pastor Presidente com a sua diretoria reunida promove uma administração em regiões administrativa.
 
 
O dirigente de uma Congregação, por questões éticas, não poderá interferir nos destinos das demais coirmãs, pois por certo, lá terá outro dirigente responsável, evitando assim a quebra do princípio hierárquico. Qualquer assunto que se refira às congregações deva ser tratado em uma reunião exclusiva do Pastor, diretoria e dirigentes até a sua fase final compra de bancada, ventiladores, aparelho de som de qualidade deva fazer parte de todo e qualquer ministério que deseja ser sério.
Diante do progresso a Igreja precisa pensar no conforto de seus membros no momento de se fazer as visitas às suas coirmãs, para tanto urge a necessidade de se adquirir vans, combe, e até mesmo na medida do possível ônibus. Os ministérios maiores já possuem frotas de meios de transporte, tais como ônibus, barcos, e até avião.
.
9. INVESTIMENTOS EM MISSÕES
Em Mc 16.15 nos diz: Ide por todo o mundo e pregue o evangelho a toda a criatura.
Veja a importância de
…Ir…Pregar..Fazer discípulos…Batiza…Ensinar
Veja a suma importância de missões:
(A) Constituir aqui um lugar de habitação para Deus (1 Co 3. 16).
B) Dar testemunho da verdade.
(C). Tornar conhecida a multiforme sabedoria de Deus (Ef 3. 10).
“Com o crescimento da obra, cria-se a divisão do campo em Regiões administrativa”.
Estas regiões, só serão criadas, após a constatação do crescimento da obra a ponto de não mais ser possível o Pastor e diretoria poder administrar os eventuais impasses que surgirem (Êx. 18 13-26).
Os eventuais cargos administrativos devam ser exercidos por pessoas capazes e que temam a Deus, além de serem instruídos na verdade devam ser totalmente dedicados à causa; que abominem o ganho desonesto e que por isso estão livres da cobiça e do amor ao dinheiro.
O objetivo principal dessa divisa é restringir a área de ação através da coordenação pré-determinada por meio da divisão de tarefas.
De acordo com o aspecto geográfico do campo onde se encontra as congregações estas passam a ser divididas em regiões administrativas; para isso, um Pastor ou Presbítero auxiliar fica como responsável pela região fazendo a coordenação daquele setor, sem, contudo interferir na administração da Congregação, que é de responsabilidade do dirigente local.10.INVESTIMENTO EM INFRA- ESTRUTURA
No terceiro tópico, abordamos a necessidade de se começar obra de Deus Começando nas casas agora estamos retomando o mesmo assunto, porém de forma mais abrangente.
Com o desenvolvimento o progresso da obra de Deus requer-se cada vez mais espaço físico para melhor acomodar a membresia em seu crescimento. Daí, a necessidade cada vez maior de se fazer investimento em infraestrutura.
O ideal é fazer-se um planejamento de construção; isso passa por se constituir uma comissão de gestão das finanças, na qual cada departamento possa consumir um determinado valor em números percentuais; enquanto outra comissão deva ser designada para administrar o andamento das obras, além do patrimônio da Igreja.
O investimento na aquisição de terrenos, construção de novos templos
D) Dar eterna Glória a Deus (Ef. 3. 20 21).
(E) Edificar os seus membros (Ef 4. 11-13).
F) Disciplinar os seus membros (Mt. 18. 15-17).
G) Evangelizar o mundo (Mt. 28.18-20).
Nós como o povo de Deus, devemos assumir a nossa missão de evangelizar o mundo e praticarmos o evangelismo em massa e pessoal, já que Jesus foi o nosso modelo de evangelização.
Devemos investir em missões transculturais pelo mundo afora e prepararmos missionários a serem enviados ao campo de missões transculturais. Se não estamos em condições de assim fizer, devemos realizar pelo menos uma vez ao mês um culto de missões visando arrecadar fundos com esta finalidade. Podemos designar um percentual das receitas da Igreja pra esta finalidade.
 
Que Deus nos ajude a trabalhar com afinco para promover o crescimento da Igreja de Cristo até que Ele venha! Amém.

Jânio

 
Sou Presbítero, Professor de teologia e pesquisador de religião. Pertenço á Igreja Evangélica Assembléia de Deus no Estrácio. Fica na Rua Hadok Lobo, 92 no Estácio. Pastor Presidente Jilsom Meneses de Oliveira. Contatos com o autor 0 + operadora e código local 26750178 ou 81504398 minha caixa de mensagem janioestudobiblico@hotmail.com a minha caixa de mensagem janio-estudosdabiblia@bol.com.br Meu endereço no Facebook é janiosantosdeoliveira.oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário