A construção era uma vontade do rei Davi para guardar a Arca da Aliança que permanecia em um tabernáculo ou tenda desde a época de Moisés.
O Senhor não permitiu a Davi a obra de Sua Casa por ele ter derramado muito sangue em guerras, pois desejava que o Santo Templo fosse construído em uma atmosfera de paz. Davi foi avisado que após a sua morte o Senhor levantaria alguém de sua descendência para esta tarefa.
Quando teus dias forem completos, e vieres a dormir com teus pais, então farei levantar depois de ti um dentre a tua descendência, o qual sairá das tuas entranhas, e estabelecerei o seu reino. Este edificará uma casa ao meu nome, e confirmarei o trono do seu reino para sempre. (2 Samuel 7:12-13) |
|
O local já havia sido escolhido por Davi. O templo foi construído sobre o Monte Moriá, lugar onde Deus firmou sua aliança com Abraão quando levou seu filho Isaque em sacrífício a pedido do Senhor, provando assim sua fé. Isaque acabou não sendo sacrificado, pois esta era apenas uma prova da fé e obediência de Abraão.
E disse: toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas que eu te direi. (Gênesis 22:02)
O edificio foi basicamente feito com pedra e madeira, mas as paredes e o teto eram totalmente revestidos de ouro.
E revestiu Salomão a casa por dentro de ouro puro; e com cadeias de ouro pôs uma cortina diante do oráculo, e o revestiu com ouro. (1 Reis 6:21)
Com o templo pronto a Arca da Aliança foi depositada na sala mais escondida.
A destruição do primeiro templo
A primeira edificação foi destruída pelo babilonico Nabucodonosor no ano 586 a.C. e os tesouros foram todos levados para a Babilónia. O periodo seguinte ficou conhecido como o exilio babilonico, para onde os judeus foram mandados após o domínio de Nabucodonosor. E tirou dali todos os tesouros da casa do SENHOR e os tesouros da casa do rei; e partiu todos os vasos de ouro, que fizera Salomão, rei de Israel, no templo do SENHOR, como o SENHOR tinha falado. E transportou a toda a Jerusalém como também a todos os príncipes, e a todos os homens valorosos, dez mil presos, e a todos os artífices e ferreiros; ninguém ficou senão o povo pobre da terra. (2 Reis 24:13-14) |
A reconstrução do templo e a nova destruição: O Muro das Lamentações
No ano 20 a.C. o templo foi reconstruído por Herodes, o Grande, com a intenção de agradar os governantes judeus que o haviam designado para comandar Jerusalém. O Templo de Heródes foi rodeado por grandes muralhas para proteção.No ano 70 d.C, durante o império Romano em Israel, o lugar foi novamente destruído por Tito, restando apenas uma parte do muro do lado ocidental, que hoje é conhecido como o Muro das Lamentações, local onde os judeus oram e choram pela destruição do Sagrado Templo, por considerarem que nesta parte do muro habita o Senhor, visto que o local por preservado após as destruições. |
Entre os anos de 1948 e 1967 os judeus foram separados do muro. Com a divisão de Jerualém, o local do templo ficou pertencendo à Jordânia. Após a Guerra dos Seis Dias, Jerusalém foi reunificada e o siginificado do muro se tornou ainda maior, pois lembra o sofrimento passado e as glórias do muro que ficou em pé e a recuperação do mesmo pelos judeus. |
Para conhecer os locais mais sagrados do mundo, como o Muro das lamentações e tantos outros na Terra Santa que foram palco das histórias do Antigo e Novo Testamento você pode contar com a experiência da Terra Santa Viagens em seu principal roteiro Israel 9 dias. Nessa viagem você poderá conhecer o maior local de culto ao Senhor e também andar pelos mesmos caminhos que Jesus andou.
Você também pode ver o Muro das Lamentações ao vivo aqui!
Nenhum comentário:
Postar um comentário