Pages

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Brasileiro cria rede social para aproximar missionários de todo mundo

Com a intensão de juntar missionários espalhados pelo mundo e compartilhar as experiências vividas por cada um, o brasileiro Felipe Pinheiro, 33 anos, da Assembleia de Deus Ministério Vida do Rio de Janeiro, criou uma rede social onde é possível enviar mensagens diretamente do celular e contar o que está acontecendo nos campos missionários.


O RM Messenger está online desde de 2009, a primeira mensagem postada está datada em 03 de dezembro daquele ano e foi escrita pela missionária Renata Santos que fazia missão em São Tomé e Príncipe, um arquipélogo de ilhas localizado na África. Na mensagem a missionária pedia oração pelas crianças que estavam em um hospital onde ela atuava.

Sobre a ideia de criar o site, Felipe disse que sentia a necessidade de criar aproximar os missionários de todo o mundo. “Eu era líder do ministério de missões da igreja na qual congregava e senti a necessidade de criar uma ferramenta exclusiva para a Igreja, onde os evangélicos pudessem alcançar outros evangélicos, para que pudéssemos orar uns pelos outros, auxiliar uns aos outros”.

Hoje através do RM Messenger é possível conversar com outros missionários por video-chat, convidar amigos, enviar mensagens e fotos e ainda compartilhar esses arquivos com os outros usuários.

Ao CPAD News o jovem disse que seu site oferece tem um objetivo que as outras redes sociais não possuem. “Quero deixar claro que não estamos concorrendo com as outras redes sociais. Cada uma delas tem o seu papel. Apenas estamos dispostos a mostrar que temos condições de produzir algo que vai muito além de uma rede social: temos uma ferramenta capaz de alterar a ordem natural desse mundo!”, explica.

Conheça o site do RM Messenger: www.rmmessenger.com.

Fonte: O Verbo

Artigo: Redes sociais

A tendência, ao que parece, é esta mesmo. Estamos cada vez mais saturados de informação e superexposição. E cada vez surgem mais espaços para nos mostrarmos e manifestarmos. Como conseqüência, não temos como processar tudo o que o mundo virtual nos traz em tempo real.


Por isso, no meio dessa confusão toda, acredito que cada vez mais vai se sedimentar a busca por pessoas de verdade. Evidenciando a importância de, em nossas redes sociais, sermos pessoas reais.

Gente de verdade por trás dos perfis virtuais. Pessoas confiáveis, competentes, que dão substância e sustentação ao que se vê pela rede. De fakes, gente falsa ou que se faz passar por alguém, a rede está saturada. Precisamos cada vez mais pessoas reais, que moldam a sua rede social conforme seu caráter, e não o contrário. Com tanta informação, desinformação e até mentira, precisamos de mais contato com o real. Dominar, sim, o virtual, mas sem deixar de ser humano, um ser social.

É assim que Deus nos vê. Para muitos, Ele é só um ser virtual, talvez até um fake. No entanto, é Alguém real, que se interessa por pessoas de verdade – todos nós. Por meio de Jesus Cristo, conecta pessoas reais ao Deus real. Ele quer, por meio da fé, que é única, manter esta conexão, que é wireless e 24h por dia, o tempo inteiro. Capacitar a cada um a ser uma pessoa amada, perdoada e impulsionada a estender em sua rede social seu caráter real.

Assim, além de curtir a vida, a profissão, a família e os amigos, curtir as redes sociais das quais participamos, podemos também curtir todos os dias este Amigo real, presente na vida real, o tempo inteiro.

Viver a vida real, mesmo quando virtual.

Frase:


“Nenhum exercício é melhor para o coração humano do que se abaixar e levantar alguém.”


John Holmes

Fonte:

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Novas traduções e edições estimulam a leitura e o estudo das Escrituras Sagradas

Criatividade, qualidade e diversidade. Essa é a fórmula que move osempre efervescente mercado de bíblias no Brasil. Bíblias de estudo se confirmam como tendência que veio para ficar.


Em meio àscomemorações pela histórica marca de 100 milhões de cópias do livro sagrado impressas pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), novas versões e textos de estudo são lançados por editoras nacionais, oferecendo ainda mais ferramentas para quem querconhecer melhor a Palavra de Deus.

E a aposta da vez é empublicações segmentadas. Além das já conhecidas – e populares –versões para mulheres, adolescentes, obreiros e discípulos, agora também há opções para os membros da família, com a chegada da Bíblia da mamãe, lançada pela própria SBB, e da Bíblia da vovó, publicada pela Mundo Cristão. Elas trazem devocionais, histórias para contar, artigos sobre o papel de pais e avós no crescimento espiritual dos filhos e netos e até sugestões para se fazer orações pelo “neto da vez”.

Bíblias de estudo se confirmam como tendência que veio para ficar. Quem puxa a fila no lançamento de novos produtos do tipo é a Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD). Nos últimos meses, foram três lançamentos de impacto. A Bíblia de estudo obreiro aprovado traz orientações doutrinárias e auxílios para realizar cerimônias.

Já a Defesa da fé conta com auxílios e artigos que esclarecem passagens de difícil entendimento, além de biografias de importantes apologistas cristãos e refutações contra distorções do texto bíblico. Por sua vez, a Palavras-chave conta com umverdadeiro dicionário de termos nos originais hebraico, aramaico egrego, que facilitam o entendimento dos escritos sagrados.

Todas são obras que impressionam e oferecem a clara vantagem de condensar em único volume o conhecimento que antes estava disperso em uma série de obras.

Best-seller e Paráfrase

Facilitar a vida de estudiosos e curiosos é também o objetivo deeditoras que investem em outras frentes. A SBB apostou em uma linha que se aproxima da reformada clássica com o lançamento de um autêntico best-seller. A Bíblia de estudo MacArthur chega ao país referendada pela popularidade obtida com a venda de mais de 1 milhão de exemplares em todo mundo e suas 21 mil notas explicativas formuladas ao longo de três décadas por John MacArthur. Por sua vez, a GeoGráfica investe em uma área que ganhou muita importância nos últimos tempos, o discipulado.

Sua Bíblia de estudo do discípulo traz artigos e notas que promovem conhecimento teológico, devoção pessoal e crescimento espiritual. Mais do que uma iniciação dosada pelas 27 principais doutrinascristãs, um manual prático para o início da vida com Deus.

Bastante aguardada também é A mensagem, tradução realizada pelo pastor Eugene H. Peterson, trazida ao país pela Editora Vida. Com o declarado objetivo de fazer da leitura da Bíblia uma experiênciamais dinâmica e surpreendente, o livro é a tradução contemporânea mais badalada da atualidade.

Sua produção consumiu cerca de 40 anos e tem um tom marcado pelo trabalhopastoral do autor. “A mensagem é uma versão idiomática, comtextos que parecerão diferentes de outras versões. Sua proposta éreadquirir a força original com o a expressividade plena nocontexto atual”, explica o professo r e pastor batista Luiz Sayão, responsável pela supervisão da tradução para o português, um processo que consumiu outros cinco anos.

Fonte: Folha Gospel

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Joga Limpo Brasil: Instituições cristãs se unem em projeto evangelístico para Copa e Olimpíadas

No dia 17 de setembro foi o pré-lançamento do Movimento Joga Limpo Brasil (MJLB) um evento que tem como objetivo levar a mensagem bíblica e com ela enfrentar os grandes problemas sociais do Brasil.


O projeto é coordenado pela Coalizão Brasileira de Esportes (CBE), Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) e Amme Evangelizar, a abertura aconteceu no auditório “Escola Americana”, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, na capital paulista. “Trata-se do pontapé inicial, focado, inicialmente, na Copa do Mundo de 2014, e de um convite para que todos os cristãos brasileiros se engajem nesse movimento”, sintetiza Erní Seibert, coordenador de Comunicação do MJLB e secretário de Comunicação e Ação Social da SBB, lembrando que a data escolhida para a apresentação do projeto remete aos mil dias que antecedem o início do Mundial.

As atividades realizadas pelo MJLB estão relacionadas pelos temas cidadania, família, infância, ecologia, direitos humanos e muitos outros, sempre apoiados nos ensinamentos da Bíblia Sagrada. “Queremos colaborar de forma voluntária com os Comitês Organizadores da Copa e dos JogosOlímpicos, visando prestar um melhor atendimento aos turistas e à população brasileira, durante ambos os eventos”, complementa.

Essa iniciativa está fundamentada em experiências de outros ministérios que aturam nos Jogos Olímpicos de Atlanta (1996), de Sydney (2000), de Atenas (2004) e Pequim (2008); nas Copas do Mundo da Alemanha (2006) e da África do Sul (2010); e nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro (2007).

O nome escolhido para o programa é alusivo à expressão inglesa “fair play” (jogo limpo), muito usada no meio esportivo para tratar da questão da ética, do cumprimento das regras e da importância do respeito entre os competidores. Com isso, as instituições desejam chamar a atenção escolhido para o programa é alusivo à expressão inglesa “fair play” (jogo limpo), muito usada no meio esportivo para tratar da questão da ética, do cumprimento das regras e da importância do respeito entre os competidores. Assim, utilizando essa metáfora, o movimento pretende chamar a atenção para a importância de se praticar os princípios bíblicos no dia a dia, contribuindo, assim, para uma sociedade mais justa, pacífica e harmônica.

“Queremos inspirar as igrejas e organizações cristãs a seguir o exemplo de Paulo, que, se vivesse em nossos dias, certamente, viria ao Brasil para disseminar a mensagem bíblica entre a população brasileira e os turistas”, afirma o coordenador de Comunicação.

O evento de pré-lançamento reuniu representantes de igrejas e organizações cristãs, que receberam o certificado “Eu jogo neste time”, atestando seu compromisso em participar do movimento Joga Limpo Brasil.


Fonte: O verbo

Projeto permite visualizar antigos documentos pela internet.

O Museu de Israel apresentou nesta segunda-feira (26) em parceria com o Google o projeto de digitalização dos manuscritos do Mar Morto, uma iniciativa que universalizará o conteúdo do testemunho escrito mais antigo dos costumes e práticas da região há 2 mil anos.


O museu divulgou na internet cinco dos seus oito manuscritos escritos em hebraico e aramaico, em um "casamento perfeito" entre tecnologia e história, disse o diretor da instituição, James Snyder.

Fotografados página por página com uma câmera de alta resolução, os manuscritos foram digitalizados e reconstruídos até que as imagens ganhassem o aspecto original.

"A internet rompeu a barreira que havia entre a informação e as pessoas", explicou Yossi Matias, chefe de pesquisa e desenvolvimento do Google Israel, que destacou a importância de "universalizar" este tipo de conteúdo.

Por enquanto, o Google só traduziu o manuscrito principal, atribuído a Isaias, para o inglês, mas está prevista também a tradução para o espanhol e outros idiomas, disse o curador dos Manuscritos do Mar Morto, Adolfo Roitman.

Descobertos ocasionalmente por um pastor em 1947 em cavernas localizadas em Qumran, importante sítio arqueológico próximo ao Mar Morto, os textos em pergaminho contêm fragmentos de todos os livros do Velho Testamento, exceto o de Ester, assim como vários apócrifos e escrituras de seitas.

O museu possui oito dos manuscritos, que estão divididos em 30 mil fragmentos, mas ainda existem outros em poder da Autoridade de Antiguidades de Israel e colecionadores particulares.

Fonte: G1

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Evangélicos, pais de aluno que se matou em escola dizem que ato não tem explicação

Guarda-civil e a mulher afirmam que nunca vão entender o que levou seu filho caçula a balear professora e se suicidar


"Não me sinto culpado", afirmou ontem o guarda-civil municipal M.N., de 42 anos, em entrevista ao Fantástico, da Rede Globo. Três dias após seu filho D., de 10 anos, pegar sua arma, atirar contra a professora Rosileide Queirós de Oliveira, de 38 anos, dentro de sala de aula na Escola Municipal Professora Alcina Dantas Feijão, em São Caetano, no ABC, e se matar, M. afirmou que a família jamais vai entender a tragédia.

Ao lado da mulher, E.M., de 38 anos, o pai do menino contou jamais ter deixado antes o revólver que usava para fazer bicos nos horários de folga em cima do armário ou em algum lugar de fácil acesso. "Eu levei ele (D.) na escola carregando a mochila dele. Não percebi nada de diferente", relatou o guarda.

Ao sentir falta de sua arma em casa, M. foi à escola onde D. e o irmão de 14 anos estudavam. Ambos negaram que estivessem com a arma. Duas horas depois, D. atirou na professora e disparou contra a própria cabeça. O guarda disse que o filho jamais apresentou qualquer comportamento que indicasse o que ele faria.

"Era um garoto doce, um anjo", lamentou o pai. "Meus filhos jamais mentiam para mim. Fui até a escola na hora que senti a falta da arma. O meu filho mais velho (G.) chegou a dizer que eu poderia revistar a mochila dele."

A mãe do menino também disse não sentir culpa pela morte do filho. "O D. nunca deu trabalho. Ele viveu 10 anos conosco e foram 10 anos de bênçãos. Não tem nenhuma explicação, a gente nunca vai entender o que aconteceu", disse.

O revólver usado pelo menino é de calibre 38. M. ainda pode ser processado criminalmente por homicídio culposo (sem intenção de matar), se a polícia entender que ele facilitou o acesso do filho à arma.

"Os meus dois filhos sempre tiveram orientação de que arma era uma coisa para matar. Ela jamais ficou em lugar de fácil acesso", acrescentou o guarda. "Acho que foi uma tragédia, não me sinto culpado", concluiu.

Culto

Ontem a família foi ao culto da Igreja Presbiteriana que eles frequentam em São Caetano do Sul. Cerca de 50 pessoas compareceram à cerimônia em homenagem ao menino morto.

Um desenho feito pelo garoto D., que o coloca com duas armas e um professor ao lado é o ponto de partida para a Polícia Civil tentar traçar um perfil psicológico do aluno. Não está descartado que o garoto possa ter sofrido bullying ou ter sido pressionado por alguém a cometer os crimes.

A professora ferida continua internada em São Paulo e ainda não sabe que D. se matou.


Fonte: Estadão

Rock in Rio: Músico de famosa banda secular de metal afirma que é cristão e conta como une rock pesado e cristianismo

Em um vídeo divulgado pelo Artisan News, o baixista do Megadeth, David Ellefson, comentou sobre a influência de sua conversão ao cristianismo nos trabalhos da banda e ainda falou da reação negativa do público em relação à sua fé e à de seu companheiro Dave Mustaine, que também aderiu publicamente ao cristianismo.


“Acho que, independente do estilo de vida ou da fé, se você não gosta da música, é só desligar o rádio. Fizemos um ‘Behind The Music’ para o VH1 há dez anos e agora temos uma versão remasterizada saindo no dia 11 de novembro, logo após o lançamento do novo disco. Quem assistir, verá as mudanças que Dave e eu tivemos em nossas vidas. Adotamos um modo de pensar mais positivo, frutífero e produtivo”, disse David.

O músico pareceu estar muito bem com sua nova vida e ainda deu um recado aos fãs da banda pedindo compreensão: “Continuamos fazendo músicas para os fãs. Se alguém não consegue apreciá-las por causa das nossas crenças, que pena. Eles não precisam concordar ou se converterem à elas, apenas aceitem que dois homens mudaram. Se você está em uma estrada e segue se chocando contra o muro, é melhor tentar outra estrada. Simples assim”, completou o músico.

Fonte: Gnotícias

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Turismo mundial bate recorde de 440 mi de viajantes no 1º semestre

O turismo mundial cresceu 4,5% entre janeiro e junho na comparação com o mesmo período de 2010 e bateu o recorde de 440 milhões de turistas, o que confirma, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), que apesar dos múltiplos desafios o mercado consolida a recuperação iniciada em 2010.


No primeiro semestre deste ano, o número total de chegadas superou em 19 milhões o volume do mesmo período de 2010.

O aumento de turistas de viagens internacionais se ajusta em grande medida à previsão inicial divulgada pela OMT no início de 2011 e que apontava avanço entre 4% e 5% para o ano, ou seja, taxa ligeiramente superior a de 4%, considerada média de longo prazo.

Após um semestre tão positivo, a OMT disse, no entanto, que o avanço no restante do ano poderia ser moderado, já que a incerteza é crescente nos últimos meses, reduzindo o desenvolvimento das empresas e a confiança dos consumidores.

Para o secretário-geral, Taleb Rifai, é preciso ser cauteloso já que a economia mundial dá sinais de instabilidade e nervosismo crescentes, por isso que recuperar crescimento econômico sustentado e equilibrado continua sendo o grande desafio.

A OMT destaca que, com crescimento de 4,3%, as economias ricas mantiveram neste ano impulso e estão aproximando-se dos 4,8% registrados pelas emergentes, que lideraram o crescimento do turismo internacional nos últimos anos.

A tendência reflete descensos de 11% e de 13% no Oriente Médio e no Norte da África, respectivamente, devido à instabilidade política de alguns países da região, assim como o ligeiro arrefecimento do crescimento de alguns destinos asiáticos depois de 2010 como muito positivo.

Para a OMT, os resultados dos últimos meses mostram que em destinos como o Egito, Tunísia e Japão, o recuo da demanda está invertendo, por isso que pede apoio contínuo a estes países que "estão nesta quarta-feira plenamente preparados para receber visitantes do mundo todo".

A Europa atingiu os melhores resultados do que o previsto, avanço de 6%, entre outras razões pela redistribuição temporária das viagens norte-africanas e do Oriente Médio rumo à Europa meridional e mediterrânea, que avançou 7%.

Contribuíram também a recuperação da região setentrional europeia (7%) e a da Europa Central e do Leste (9%).

As Américas registraram crescimento ligeiramente superior à média mundial, de 6%, sendo especialmente notáveis os resultados da América do Sul, com crescimento de 15%.

Comparativamente, a região da Ásia e do Pacífico cresceu a ritmo mais lento, de 5%, mas o suficiente para consolidar o extraordinário aumento de 13% registrado em 2010.

Com relação à receita do turismo internacional, afetado pela crise do biênio 2008-2009 e depois de uma lenta recuperação em 2010, indica que neste ano deva registra uma melhoria.


Fonte: Folha OnLine

Artigo: As Cidades-Refúgio

Pr. Osiel Pontes

“Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.” (Salmos 91:1)


Eles eram muito amigos. Naquela manhã adentraram a floresta cantando. Trabalhavam todos os dias desde a manhã até ao pôr-do-sol, execeto o shabath. A terra prometida estava recém conquistada e havia ainda muita lenha para cortar. Yoseph diz alegre a Dan: você corta a árvore da direita enquanto eu cortarei a que está a minha esquerda mais a frente, hoje amolei bem o meu machado.

Dan ao som das machadadas fala a Yoseph o quanto foi importante a presença dele e de sua família no Brith Milah (circuncisão) de Daniel, seu filho. No meio da conversa Yoseph sente uma leveza em suas mãos e nelas percebe que há somente o cabo do machado.

A poucos metros sangrando, Dan desfalece com o ferro encravado em sua cabeça. Yoseph percebendo o acidente é tomado de angústia, rasga suas vestes e joga terra ao alto de sua cabeça.

Agora sou culpado de sangue inocente, clama desesperado. Percebendo a morte do amigo, rápido retorna a cidade, mas ao chegar às suas portas lembra que também sua vida está por um fio: o sangue inocente deve ser vingado.

Empoeirado e com a cabeça entre as pernas relembra todos os bons momentos na comunidade e pranteia sem saber o que fazer. Até lembrar-se de uma passagem da Torah que mais parecia uma profecia sobre a sua vida:

“Três cidades separarás, no meio da terra que te dará o SENHOR teu Deus para a possuíres. Aquele que entrar com o seu próximo no bosque, para cortar lenha, e, pondo força na sua mão com o machado para cortar a árvore, o ferro saltar do cabo e ferir o seu próximo e este morrer, aquele se acolherá a uma destas cidades, e viverá.” (Deuteronômio 19:2,5)

Yoseph recobra o ânimo, levanta-se, bate a poeira do seu corpo e corre em direção à Ir Miclat (cidade-refúgio) mais próxima. Ele agora está fugindo do goel hadan (resgatador do sangue) o parente mais próximo da vítima.

O QUE ERAM AS CIDADES-REFÚGIO?

Deus falou a Moisés que das quarenta e oito cidades que os levitas herdariam no meio das tribos de Israel, seis deveriam ser separadas como “arê Miclat” (cidades-refúgio), três a leste do Jordão e três na terra de Canaã.

A decisão final da escolha destas cidades ficou para Josué:

“Falou mais o SENHOR a Josué, dizendo: Fala aos filhos de Israel, dizendo: Apartai para vós as cidades de refúgio, de que vos falei pelo ministério de Moisés.” (Josué 20:1-2)

Estas cidades deveriam ser de porte médio, ter recursos hídricos e contar com muralhas fortificadas. Mais ainda, deveriam espiritualmente estar preparadas para receber indivíduos culpados de homicídio não intencional.

Eram cidades para onde um coração despedaçado como o do personagem Yoseph poderia buscar refúgio e encontrar conforto para a alma e a preservação da própria vida.

QUAIS ERAM ESSAS CIDADES?

Quarenta e oito cidades, como dissemos, foram destinadas aos levitas, destas, seis foram separadas como cidades-refúgio:

“Todas as cidades dos levitas, no meio da herança dos filhos de Israel, foram quarenta e oito cidades e os seus arrabaldes.” (Josué 21:41)

Foram elas:

“... Quedes na Galiléia, na montanha de Naftali, e a Siquém, na montanha de Efraim, e a Quiriate-Arba (esta é Hebrom), na montanha de Judá. E, além do Jordão, na direção de Jericó para o oriente, designaram a Bezer, no deserto, na campina da tribo de Rúben, e a Ramote, em Gileade da tribo de Gade, e a Golã, em Basã da tribo de Manassés” (Josué 20:7-8)

Que diferença havia entre as seis escolhidas para cidades-refúgio e as outras quarenta e duas?

1. Um homicida poderia habitar numa cidade-refúgio com todas as suas despesas pagas durante todo o tempo em que permanecesse, enquanto que nas demais cidades teriam que se sustentar.

2. Nestas seis cidades o homicida poderia ser protegido mesmo não percebendo que tinha entrado em um refúgio. Nas outras quarenta e duas o homicida somente era protegido se recorresse aos levitas e os colocasse a par de todo o acontecido e só assim estaria livre do Goel hadam (resgatador do sangue).

O significado dos nomes destas cidades nos faz saber o que elas representavam para os refugiados:

1. Quedes: santo ou santuário.

2. Siquém: ombro ou costas.

3. Hebrom: comunhão ou associação.

4. Bezer: fortaleza.

5. Ramote: exaltação ou elevação, lugar alto.

6. Golã: quebrantamento, tristeza e reflexão sobre os próprios atos.

QUEM PODERIA BUSCAR REFÚGIO?

É importante ressaltar que as cidades-refúgio não acolhiam o culpado de homicídio doloso, aquele que teria matado alguém intencionalmente : “Mas, havendo alguém que odeia a seu próximo, e lhe arma ciladas, e se levanta contra ele, e o fere mortalmente, e se acolhe a alguma destas cidades, então os anciãos da sua cidade mandarão buscá-lo; e dali o tirarão, e o entregarão na mão do vingador do sangue, para que morra. (Deuteronômio 19:11,12)

Somente o culpado de homicídio não intencional recebia acolhida:

“E este é o caso tocante ao homicida, que se acolher ali, para que viva; aquele que por engano ferir o seu próximo, a quem não odiava antes.” (Deuteronômio 19:4)

Ao chegar a uma ir miclat (cidade refúgio) o indivíduo relataria todo o episódio do homicídio e mesmo não podendo constatar a verdade dos fatos de imediato, os juízes posteriormente investiagavam cada caso e julgavam se o indivíduo realmente se enquadrava como legítimo refugiado, mas até que se concluisse o levantamento ele poderia continuar na cidade.

QUANTO TEMPO DURAVA O REFÚGIO?

Deus deixou claro a Moisés que somente após a morte do Kohen hagadol (sumo-sacerdote) vigente, o refugiado poderia voltar ao seu lar na sua cidade de orígem:

“E a congregação livrará o homicida da mão do vingador do sangue, e a congregação o fará voltar à cidade do seu refúgio, onde se tinha acolhido; e ali ficará até à morte do sumo sacerdote, a quem ungiram com o santo óleo.” (Números 35:25)


O que tinha a ver a morte do Sumo Sacerdote com o fim da estadia de um refugiado?

A tradição judaica diz que era obrigação do sumo sacerdote interceder incessantemente para que nenhum desastre caísse sobre os filhos de Israel. Se suas orações e incensos subissem com perfeição nenhuma tragédia ocorreria no país, então quando algum assassinato acontecia o sumo sacerdote de forma indireta também era responsabilizado e sua morte serviria como expiação pela culpa.

Os antigos sábios judeus contavam que a mãe de um sumo sacerdote constantemente se preocupava pela vida do filho temendo que os refugiados subissem orações pedindo a morte do mesmo. Ela sempre estava com outras mulheres fazendo rondas nas cidades-refúgio servindo aos refugiados com alimento e tornando a vida deles o mais confortável possível para que em se sentindo bem os refugiados não orassem pela morte do sumo sacerdote.

Lembro aqui que se o refugiado saísse por conta própria da cidade-refúgio em que estava, responderia pela própria vida e estaria ao alcance do resgatador do sangue que era o parente mais próximo da vítima e a qualquer momento poderia ser morto.

UMA GRANDE LIÇÃO

As cidades-refúgio eram abrigos perfeitos para aquele que mesmo por acidente sofria as mazelas psicológicas de ter assassinado alguém.

Hoje vemos as penitenciárias como verdadeiras formadoras de bandidos e não como casas que reabilitam e transformam os indivíduos. Podemos culpar a sociadade, as autoridades ou os próprios deliquentes por isso, mas o consenso é que o sistema deve ser totalmente revisto.

A Bíblia dá a deixa para esta revisão.

Porque Deus ordenaria que assassinos buscassem refúgio em cidades que eram habitadas por sacerdotes e levitas? Porque eles estariam cercados por um ambiente de muita santidade e estudos constantes da Torah e isso era o melhor remédio para suas almas cansadas e abatidas.

Assim, nem preciso espiritualizar, porque tudo o que escrevi até aqui em si já é espiritual, trata da alma, mas, quero ir além e dizer que “acidentalmente” podemos assassinar nosso próprio ser, nossa comunhão com Deus e a santidade que ela nos transmite. Acidentalmente porque por ignorância não sabemos o tamanho do dano que estamos trazendo a nós mesmos.

Quando nos abatemos por saber que sufocamos nossa santidade, é então que buscamos refúgio. Onde encontraremos?

Há uma profecia sobre Jesus, nosso Messias, que sempre me dá a direção de uma cidade-refúgio:

“E será aquele homem como um esconderijo contra o vento, e um refúgio contra a tempestade, como ribeiros de águas em lugares secos, e como a sombra de uma grande rocha em terra sedenta.” (Isaías 32:2)

Um refúgio é um lugar onde podemos nos ocultar e mudar de vida. Onde podemos esquecer o passado de dores e aprender sobre como ser santo e ter a mente completamente sarada.

JESUS é a nossa cidade-refúgio:

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. (Mateus 11:28-29)

Ele nos convida:

Venha em mim se refugiar porque EU SOU TUDO PARA VOCÊ!

Eu Sou o Goel hadam (resgatador do sangue), Sou o parente mais chegado, sou o remidor, ninguém vai matar você! Já derramei meu próprio sangue e tomei o teu lugar.

Eu sou a tua Ir miclat (cidade-refúgio), adentre e aprenda de minha santidade.

PERMANEÇAMOS EM JESUS, NOSSO REFÚGIO

O Talmud, livro de interpretação judaica conta que uma astuta raposa fez uma maravilhosa proposta ao peixe: "Venha para a terra, e ficará a salvo da rede do pescador!" O precavido peixe respondeu: "Vivendo na água, existe uma possibilidade de que eu possa viver, evitando a rede do pescador. Entretanto, na terra certamente morrerei."

O nosso adversário, astuto que sempre é, planeja que saiamos do nosso refúgio sempre apontando uma falsa vantagem. Fique atento.

A tradição diz que era obrigação dos levitas e sacerdotes colocar postes pelas estradas de Israel indicando em que direção ficava a cidade-refúgio mais próxima para que o que buscasse refúgio não se perdesse e fosse alcançado pelo goel hadam.

Quero deixar na estrada deste texto um poste e uma indicação para a sua vida:

“Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; PERMANECEI no meu amor.” ( João 15:9)


Referências: -

- Bíblia Hábil, Software

- Talmud, Tratado Makot

- Chabad Lubavitch, site

Pr. Osiel Pontes - Superintende de Ensinso da Assembléia de Deus Shekinah e Professor de Língua e Cultura Judaica. Blog: osielpontes.blogspot.com

Fonte: Portal Fiel

sábado, 24 de setembro de 2011

O Rio Nilo

O Rio Nilo é um grande rio do nordeste do continente africano que nasce a sul da linha do Equador e desagua no Mar Mediterrâneo.


A sua bacia hidrográfica ocupa uma área de 3 349 000 km² abrangendo o Uganda, Tanzânia, Ruanda, Quénia, República Democrática do Congo, Burundi, Sudão, Sudão do Sul, Etiópia e Egito. A partir da sua fonte mais remota, no Burundi, o Nilo apresenta um comprimento de 6 852 15 km.

É formado pela confluência de três outros rios, o Nilo Branco (Bahr-el-Abiad), o Nilo Azul (Bahr-el-Azrak) e o rio Atbara. O Nilo Azul (Bahr-el-Azrak) nasce no Lago Tana (Etiópia), confluindo com o Nilo Branco em Cartum, capital do Sudão.

Até 2008, era considerado o maior rio do mundo, perdendo o posto para o Rio Amazonas, que é 140 km mais extenso.

Etimologia

Para alguns autores a palavra Nilo pode estar relacionada com a raiz semítica "nahal", que significa vale. Em língua árabe e hebraico, duas línguas semíticas, rio diz-se nahrun e nehar respectivamente. Contudo, duas outras línguas semíticas, o aramaico e a língua ge'ez usam palavras pouco semelhantes a "nahal" para se referirem a um rio (felege e wonz).

Independente das incertezas, a palavra Nilo deriva do latim Nilus que por sua vez deriva do grego Neilos.

Os antigos Egípcios chamavam ao Nilo Aur ou Ar o que significa "negro", numa alusão à terra negra trazida pelo rio por altura das cheias.

Tradicionalmente considera-se que o rio Nilo nasce no Lago Vitória.

Bacia

Tradicionalmente considera-se que o rio Nilo nasce no Lago Vitória. Contudo, o próprio Lago Vitória tem como principal tributário o rio Kagera, que é por causa disso considerado como fonte mais remota do Nilo.

O rio Kagera nasce no Burundi, a norte do Lago Tanganica, na confluência do rio Niavarongo e Ruvuvu.

O Nilo Vitória

O Nilo propriamente dito começa em Jinja (Uganda), na borda norte do Lago Vitória, correndo para norte através das quedas Ripon (que deixaram de existir desde a construção da barragem de Owen Falls em 1954), passando pelo Lago Kioga e pelo Lago Alberto. O ramo entre estes dois rios é conhecido como o Nilo Vitória.

O Nilo Alberto

A partir do Lago Alberto e até Númula, no Sudão, o Nilo recebe a designação do Nilo Alberto.

O Al-Jabal

Em Númula e até se encontrar com o rio Sobat (um pouco acima de Malakal) o Nilo é conhecido como o Bahr al-Jabal, o Rio Montanhoso. Torna-se então mais sinuoso, recebendo junto ao Lago No o rio Al-Ghazal (Gazela) como afluente. Porém, antes disso, o Nilo passou por entre um pântano, o Sudd.

O Nilo Branco e o Nilo Azul

Entre Malakal e Cartum, o Nilo é conhecido como o Nilo Branco. Em Cartum o Nilo Branco recebe as águas do Nilo Azul, oriundo dos altos planaltos da Etiópia.

A 322 quilómetros a norte de Cartum, o Nilo recebe o seu último grande afluente, o rio Atbara, oriundo igualmente do planalto abissínio. O rio avança então pelos penhascos da região da Núbia até chegar a Assuão no Egipto. A partir de Assuão o vale alarga até se atingir o Delta, que se inicia um pouco a norte da cidade do Cairo.

Delta do Nilo

O Delta do Nilo é uma região plana com uma forma triangular, apresentando 160 km de comprimento e 250 km de largura. No Delta o Nilo bifurca-se em dois canais que levam as suas águas para o Mediterrâneo: a oeste, o canal de Roseta, e, a leste, o de Damieta.

Cataratas do Nilo

O Nilo possui várias cataratas, mas na antiguidade distinguiam-se seis cataratas clássicas do Nilo que estavam situadas entre Assuão e Cartum.

A primeira catarata situa-se em Assuão, constituindo hoje em dia a única catarata do Nilo em território egípcio. Esta catarata era na Antiguidade a fronteira sul do Antigo Egito, pois a partir dali começava a Núbia.

A segunda catarata, perto de Uadi Halfa, encontra-se hoje submersa. O faraó Senuseret III ordenou a construção nas suas redondezas das fortalezas de Semna e Kumma.

Barragens do Nilo

Ao longo do curso do Nilo existem algumas barragens, sendo uma das mais importantes a Grande Barragem de Assuão.

Entre 1899 e 1902 construiu-se, com recurso a capitais ingleses, a primeira barragem de Assuão, que foi alargada em 1911 e 1934.

Entre 1959 e 1970 construiu-se a Barragem de Assuã, a cerca de oito quilómetros da primeira barragem, graças ao apoio fornecido pela União Soviética.

Estudo e exploração do Nilo

Margem esquerda (ocidental) do rio Nilo, entre Edfu e Kom Ombo

Julga-se que os Antigos Egípcios conheciam o Nilo até ao ponto de confluência do Nilo Branco com o Nilo Azul, em Cartum. Embora não tenham explorado o Nilo Branco, acredita-se que conheceriam o Nilo Azul até à sua nascente no Lago Tana.

Em meados do século V a.C., o historiador grego Heródoto realizou uma viagem ao Egipto, tendo percorrido o rio até Assuão, a fronteira tradicional do Antigo Egito.

No século II a.C. Eratóstenes desenhou um mapa que mostrava de forma bastante precisa o percurso do Nilo até Cartum, no qual também se mostravam dois afluentes, o Atbara e o Nilo Azul. Eratóstenes foi o primeiro a postular que a nascente do Nilo estaria em lagos equatoriais.

Em 25 a.C. o geógrafo Estrabão e Aelius Gallus (governador do Egipto romano) exploraram o Egipto até Assuão. Estrabão descreveu também o rio no Livro 17 da sua Geografia, aludindo às teorias de Eratóstenes.

Em 66 d.C., na época do imperador Nero, o exército romano tentou encontrar a nascente do rio. Porém, e segundo Séneca, o pântano Sudd, impediu o exército de avançar. Ainda no século I um mercador grego chamado Diógenes relatou ao geógrafo Marino de Tiro que durante uma viagem pela costa oriental africana decidiu penetrar pelo continente, tendo ao fim de vinte e cinco dias chegado junto a dois grandes lagos e a uma cadeia de montanhas cobertas de neve de onde o Nilo nasceria. No século II Ptolomeu utilizou esta informação para fazer um mapa onde se mostrava o Nilo Branco a nascer desses lagos, que recebiam as suas águas das Montanhas da Lua (Lunae Montes). É provável que estas montanhas sejam os montes Ruvenzori, situados entre o Uganda e o Zaire.

No século XII, Muhammad Al-Idrisi atribui como nascente do rio Nilo e do rio Níger um lago. No século XVI conhece-se uma expedição árabe que procurou atingir as nascentes do Nilo pelo Sahara e Sudão.

Em 1618 o jesuíta Pero Pais (ou Pedro Páez) foi o primeiro europeu a localizar as nascentes do Nilo Azul no Lago Tana, tendo falecido na Etiópia vítima de malária. Em 1770 o escocês James Bruce realizou uma viagem de exploração do Nilo Azul no Lago Tana, ficando com a fama de descobridor da sua nascente, embora como exposto o jesuíta ali chegou primeiro.

Cais da cidade de Kom Ombo, na margem direita do rio Nilo

A partir do ano de 1821 o vice-rei do Egipto Mehmet Ali e os seus filhos seriam responsáveis por várias viagens de exploração do Nilo.

Em Dezembro de 1856, Richard Francis Burton convidou John Hanning Speke para participar numa expedição aos grandes lagos da África Oriental. Em resultado da expedição Burton e Speke tornaram-se os primeiros europeus a chegar ao Lago Tanganica em Fevereiro de 1858. Na viagem de regresso Speke viajou em sentido norte e descobriu o Lago Vitória (que recebeu este nome em honra da rainha Vitória) e que considerou como nascente do Nilo.

Em 1860, sob os auspícios da Royal Geographical Society, Speke realiza uma nova expedição à região acompanhado por James Grant, da qual resultaria a descoberta do rio Kagera e do local de saída do Nilo a partir do Lago Vitória (as Quedas de Ripon, 1862).

Fonte: Tenda Arábe

Passaporte azul está implantado em todo o Brasil; saiba como tirar

O processo de solicitação de passaporte começa com o acesso ao site do Departamento de Polícia Federal www.dpf.gov.br. No site, clique no link "Requerer Passaporte". O passaporte comum padrão ICAO, cor azul, foi implantado em todo território nacional, no entanto quem tiver o passaporte modelo antigo padrão não-ICAO, cor verde, pode mantê-lo até seu vencimento.


Leia as informações e clique em "emissão do passaporte". Preencha o formulário com seus dados e ao final digite o código de segurança e clique em confirmar. Serão exibidos três botões, inicialmente clique em "gerar protocolo", depois "gerar GRU" (guia para pagamento da taxa) e finalmente em "fechar". Caso haja dúvidas sobre o preenchimento dos seus dados, ligue para 0800-9782336 ou entre em contato pelo e-mail css.serpro@serpro.gov.br.

Após a inclusão dos dados será emitida a Guia de Recolhimento da União (GRU). O boleto deve ser pago, respeitando sua data de vencimento. A taxa de concessão de passaporte comum ICAO, cor azul, é de R$ 156,07, já a sua concessão sem a apresentação do anterior (válido ou não) custa R$ 312,14.

Por fim, compareça ao posto do DPF munido da documentação original exigida (veja abaixo), GRU paga e protocolo da solicitação. Em algumas unidades do DPF é necessário fazer o agendamento prévio. Verifique no site se é preciso agendar o atendimento no posto escolhido.

DOCUMENTOS

O interessado em obter o passaporte comum deve ser brasileiro nato ou naturalizado. Para realizar o pedido é preciso comparecer em quaisquer das unidades descentralizadas ou postos de atendimento do Departamento de Polícia Federal e apresentar em original os seguintes documentos:

 Carteira de Identidade Civil (RG) e Certidão de Casamento com a devida averbação, se for o caso, para as pessoas que tiverem o nome alterado em razão de casamento, separação ou divórcio;

 Carteira de Identidade Civil (RG) ou Certidão de Nascimento para os menores de 12 anos;

 Título de Eleitor e comprovantes de que votou na última eleição (dos dois turnos, se houve). Na falta dos comprovantes, declaração da Justiça Eleitoral de que está quite com as obrigações eleitorais, ou justificativa eleitoral;

 Documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório, para os requerentes do sexo masculino a partir de 01 de janeiro do ano em que completam 19 anos até 31 de dezembro do ano em que completam 45 anos;

 Certificado de Naturalização, para os Naturalizados;

 Comprovante de pagamento da taxa em reais, por meio da guia GRU (Guia de Recolhimento da União), que deverá ser preenchida pela internet, sendo necessário o CPF do requerente ou responsável, código da receita e da unidade arrecadadora conforme tabela das receitas existente na própria guia;

 Apresentar o Passaporte anterior, quando houver (válido ou não). A não apresentação deste, por qualquer motivo, implica em pagamento da taxa em dobro;

 O brasileiro que tiver seu passaporte válido inutilizado por qualquer repartição consular ou de imigração estrangeiras, no Brasil ou no exterior (por negativa de visto ou deportação), não está impedido de requerer um novo passaporte. Basta apresentar o passaporte, válido ou não, para cancelamento.

 Conforme legislação, outros documentos poderão ser exigidos.

Outras informações

É obrigatória a presença do requerente na unidade do DPF, inclusive menor de 18 anos. As coletas de digitais, assinatura e fotografia serão realizadas nas dependências da Polícia Federal, por meios eletrônicos.

O passaporte será entregue pessoalmente a seu titular, mediante apresentação de documento de identidade e assinatura de recibo. Busque seu passaporte no horário e local indicados. O prazo de entrega é de no máximo seis dias úteis.

A validade do passaporte é de até cinco anos. Expirado o prazo de validade deverá ser solicitado um novo documento.

Não há renovação nem prorrogação de passaporte, se o seu está com prazo de validade expirado ou prestes a expirar e você deseja obter um novo documento de viagem, serão exigidos TODOS os documentos originais relacionados.

Visto

A Polícia Federal trata apenas de assuntos pertinentes ao passaporte comum brasileiro. Para renovação do visto, dirija-se à embaixada ou consulado do país que você deseja obter o visto.

Fonte: Folha OnLine

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Pregadores mirins travam guerra contra os pecadores do mundo

No próximo domingo, 18, o canal National Geographic mostrará um programa especial com algumas crianças famosas por pregarem em cultos evangélicos, algumas até conhecidas pelo dom de curar.


No programa “Bastidores: Pregadores Mirins” será mostrado como Tipton, Matheus e Terry, crianças com idades entre 4 e 13 anos usam sua fé para converter pessoas.

Kanon Tipton é filho do pastor Damon Tipton, líder de uma megaigreja em Mississi, nos Estados Unidos. Ele tem apenas 4 anos e não sabe ler, nem escrever, mas apesar disso suas pregações fervorosas atraem multidões e por isso ele é considerado como “o pregador mais jovem do mundo”.

Já Terry Durham é considerado como “o pastor mais jovem do mundo”, com apenas 13 anos ele já viajou por vários países do mundo levando a mensagem de salvação e também de cura. Apesar da pouca idade, ele já foi ordenado a pastor pelo ministério True Gospel Deliverance, uma igreja localizada em Lauderdale, na Flórida.

O terceiro pastor-mirim que aparece no documentário é o brasileiro Matheus Moraes, 12 anos, que pertence ao ministério da Assembleia de Deus Madureira no Rio de Janeiro, ele começou a pregar aos seis anos de idade e em 2006 foi intitulado como Missionário Mirim.

O documentário “Bastidores: Pregadores Mirins” vai ao ar às 22h no canal pago NatGeo.

Fonte: O Verbo

Artigo: Por nossa causa

Nem sempre estamos necessariamente pensando nos outros. Podemos estar é pensando mais em nós mesmos.


Por exemplo, o torcedor que gasta dinheiro em função de seu time, nem sempre está pensando no clube; pode estar somente preocupado com seu lazer e emoção. O político que vai às ruas cumprimentar o povo, que pode estar atrás é de poder e dinheiro. O grupo que arrecada toneladas de alimentos para doar a pessoas necessitadas, talvez apenas com o objetivo de mostrar a grandeza de seu bom coração. O médico que salva uma vida não pela vida ou pelo paciente, mas por sua reputação. O rapaz solicito e gentil com uma, duas, várias moças, que pode estar pensando apenas no seu próprio prazer.

Em várias situações, podemos certa impressão, mesmo tendo outra. Tudo bem, em alguns momentos, é normal que busquemos nossos interesses. Mas em outras,..vergonhosamente, somente interesses pessoais estão em jogo.

Jesus Cristo veio ao mundo e tinha poder para fazer o que quisesse; tirava dinheiro até de boca de peixe, quem sabe tinha tantas mulheres a admirá-lo. Salvou muitas vidas, curou outras tantas. Poderia ter milhares de votos e ocupar cargos importantes.

Mas ele não estava pensando em Si. Estava somente pensando nos outros. Em todos nós.

Por isso foi cuspido e humilhado; foi zombado e pregado numa cruz. Enfrentou tudo porque Seu maior interesse era nos arrancar o egoísmo e auto-suficiência do coração e preencher-nos com a suficiência de Deus. Pois Ele está sempre pensando nos outros. Em nós! Pela fé, ele quer permanecer em nosso coração, para termos tempo para tudo. Para nós mesmos também, é claro. Mas para ter tempo para viver com Ele. E para agir na direção do nosso próximo.

Esta causa é a que realmente vale a pena.


Frase:

“Se você consegue aprender através dos duros golpes, você também consegue aprender pelos suaves toques.”
Carolyn Kenmore

Pastor Lucas André Albrecht



quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Ministério expande evangelismo online

O ministério Global Media Outreach quer usar a tecnologia e a Internet para compartilhar o evangelho. Para isso lançou a campanha “Eu sou um missionário online e você?”, que visa recrutar missionários online para divulgar a mensagem da salvação por meio de e-mails e com isso alcançar milhares de pessoas todos os dias.

A missão pretende unir recursos online e a força humana para o discipulado pessoal. “Estamos aproveitando o poder da Internet, abrindo as portas para semear o evangelho no Século 21”. A meta é fazer discípulos em uma escala global.

O Ministério faz parte da Cruzada Estudantil e Profissional para Cristo, cujo objetivo, de acordo com a apresentação do site, é permanecer na vanguarda das tecnologias de comunicação global para compartilhar Jesus e ajudar os crentes a crescer na sua fé em todo o mundo.

De acordo com estatísticas do ministério, em 2009 houveram quase 10 milhões de decisões para um total de cerca de 3 milhões de e-mails evangelísticos.

“Neste momento, o destino de milhões de pessoas, para o bem ou para o mal está determinado pelas decisões morais e espirituais que fazem na janela de busca de seus computadores. Se nós não estivermos lá para encontrá-los com as boas notícias no momento de suas crises espirituais, quem estará?”, diz o vídeo da campanha da Global Media Outreach.

“Acho que podemos ser poderosos instrumentos nas mãos de Deus”, diz o missionário online Luiz Peinado.

A missão convida Cristãos “que tenham uma experiência significativa na caminhada com o Senhor” a preencherem a ficha de inscrição para participarem do projeto. Para isso, oferece treinamento para as atividades online. Para participar, é necessário possuir acesso confiável à Internet e concordar em verificar a conta de e-mail pelo menos de duas a três vezes por semana.

Fonte: Folha Gospel

Escavações revelam escadaria do período do Segundo Templo na Cidade de Davi

Há 2000 anos atrás, peregrinos começavam sua caminhada para o Monte do Templo desde deste local.


Uma seção de uma rua pavimentada com pisos em lajes de pedra, indo para o sul na direção do interior da piscina de Siloé que descoberta em escavações realizadas pela a Autoridade de Antiguidades de Israel. Na parte de fora de Siloé, a escavação na Cidade de Davi e no Parque Nacional das muralhas de Jerusalém.

As escavações estão sendo conduzidas em cooperação com a Autoridade dos Parques e Reservas Naturais de Israel, financiado pela Fundação Elad, sob supervisão do Professor Ronny Reich da Universidade de Haifa e Eli Shukron da Autoridade de Antiguidades de Israel.

A existência desta rua em forma de escadaria tem sido conhecida há mais de cem anos, desde que foi descoberto pela primeira vez entre 1894 e 1897 pelo Professor

Frederick J. Bliss e Archibald C. Dickey do Fundo de Exploração da Palestina britânica e, em seguida, cobertas e preenchidas no final de sua escavação. Outras seções desta mesma estrada, ao norte, foram escavadas e cobertas no passado, inclusive durante as escavações de Jones em 1937 e Kathleen Kenyon 1961-1967.

Esta seção da rua foi descoberta em uma distância de 550 metros ao sul do Monte do Templo. A rua representa a central rua de Jerusalém, que ascendeu a partir do canto noroeste do Segundo Templo até a parte externa da piscina de Siloé.

Segundo o professor Ronny Reich, "No Período do Segundo Templo, os peregrinos começavam a subida para o templo a partir daqui. Este é o ponto mais meridional da rua, dos quais uma parte já foi descoberto ao longo do lado ocidental do Monte do Templo ".

A escavação atual concentrou-se em uma faixa muito estreita (1-2 metros de largura) nas seções a oeste da estrada. Essencialmente, os trabalhos de escavação tem removido a terra que havia sido preenchido pela escavação anterior sobre as seções que já descobriram. Esta seção do rua é construída no estilo do Segundo Templo, que inclui passos passos largos e estreitos alternativamente.

Mais trabalho deve ser feito para esclarecer o que foi o relacionamento entre a seção atual escavada, do piso do caminho e do canal de drenagem que foram descobertos nas proximidades, há dois anos.

Fonte: Café Torah

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Cresce o número de cristãos na China, governo fala em 25 milhões de pessoas

É visível o aumento do número de cristãos na China, depois de tanta repressão por parte do governo, hoje a população está mais livre para poder frequentar cultos sem se esconder, tanto que aos domingos as igrejas tanto evangélicas ficam cheias e muitos já consideram que neste dia da semana tem mais fiéis nas igrejas chinesas do que nas igrejas espalhadas pela Europa.


Ainda não há números exatos que apontem a quantidade de cristãos no país, enquanto o governo chuta o número de 25 milhões – 19 milhões de protestantes e seis milhões de católicos, fontes não oficiais estimam 60 milhões de cristãos ao todo.

Apesar dessa boa notícia, as igrejas ainda estão restritas às ordens do governo chinês, desde a década de 80 é as autoridades quem autoriza o funcionamento de uma igreja que são chamadas de igrejas oficiais, elas são subordinadas à administração do Estado para assuntos religiosos e não podem tomar parte em qualquer atividade religiosa fora dos locais designados ao culto. Além disso, elas devem aderir ao slogan “Ame o país, ame sua religião”.

Outro dado relevante é que na China o ateísmo é pregado nas escolas para cumprir o objetivo do Partido que é “proteger e respeitar a religião até o momento em que a religião por si só desapareça”. Pensamento fruto da herança política de Mao Tsé Tung que considerava as religiões como um “veneno”.

Tipos de Igrejas na China

Hoje tanto protestantes quanto católicos estão divididos, na China, entre igrejas oficiais e não oficiais.

A Associação Patriótica Católica, aprovada oficialmente, nomeia seus próprios bispos e não tem permissão de manter qualquer contato com o Vaticano. Mas existe no país uma Igreja Católica extraoficial, maior, que conta com o apoio do Vaticano.

A Igreja Protestante oficial, por sua vez, cresce ainda mais rápido do que a católica. Mas há outro tipo de igreja protestante que também tem crescido bastante no país, as chamadas “igrejas domésticas” que são clandestinas, ou melhor, não têm a autorização do Estado e por isso incomodam o governo que reage com prisões.

Fonte: O Verbo

Começa Hoje: Terra Santa Viagens mais uma vez com novidades na Expocristã

Operadora prepara stand com camelo para os visitantes tirarem fotos e roteiros personalizados dos locais sagrados
A Terra Santa Viagens estará mais uma vez presente entre os expositores da Expocristã, o maior evento internacional de produtos e serviços para cristãos, que está em sua 10º edição. A operadora é totalmente focada no turismo religioso evangélico e terá um espaço próprio na feira para apresentar seu trabalho.

Serão seis dias de feira e os visitantes poderão conhecer a equipe da Terra Santa Viagens e saber um pouco mais sobre os locais sagrados através de fotos e folders no stand. Funcionários especializados estarão no local para tirar todas as dúvidas de quem sempre sonhou em conhecer a Terra Santa.

O diretor da Terra Santa Viagens, Ricardo Caro, fala sobre as expectativas para o evento: “O que nós esperamos da Expocristã 2011, mais do que divulgar nossa marca, é compartilhar com os cristãos o sonho de conhecer a Terra Santa, nossa missão é contribuir para realizar esse sonho”.

Entre tantas outras novidades que a operadora apresentará na feira, a Terra Santa Viagens traz para o stand um camelo de 2,5 metros de altura, para que os participantes possam tirar fotos.

A Expocristã acontece do dia 20 ao dia 25 de setembro no Anhembi, pavilhão Oeste. O evento terá a participação de artistas gospel como Cassiane, Soraya Moraes, Ao Cubo e DJ Alpiste. A estimativa de visitantes da feira é de 160 mil.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Turismo mundial bate recorde de 440 mi de viajantes no 1º semestre

O turismo mundial cresceu 4,5% entre janeiro e junho na comparação com o mesmo período de 2010 e bateu o recorde de 440 milhões de turistas, o que confirma, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), que apesar dos múltiplos desafios o mercado consolida a recuperação iniciada em 2010.


No primeiro semestre deste ano, o número total de chegadas superou em 19 milhões o volume do mesmo período de 2010.

O aumento de turistas de viagens internacionais se ajusta em grande medida à previsão inicial divulgada pela OMT no início de 2011 e que apontava avanço entre 4% e 5% para o ano, ou seja, taxa ligeiramente superior a de 4%, considerada média de longo prazo.

Após um semestre tão positivo, a OMT disse, no entanto, que o avanço no restante do ano poderia ser moderado, já que a incerteza é crescente nos últimos meses, reduzindo o desenvolvimento das empresas e a confiança dos consumidores.

Para o secretário-geral, Taleb Rifai, é preciso ser cauteloso já que a economia mundial dá sinais de instabilidade e nervosismo crescentes, por isso que recuperar crescimento econômico sustentado e equilibrado continua sendo o grande desafio.

A OMT destaca que, com crescimento de 4,3%, as economias ricas mantiveram neste ano impulso e estão aproximando-se dos 4,8% registrados pelas emergentes, que lideraram o crescimento do turismo internacional nos últimos anos.

A tendência reflete descensos de 11% e de 13% no Oriente Médio e no Norte da África, respectivamente, devido à instabilidade política de alguns países da região, assim como o ligeiro arrefecimento do crescimento de alguns destinos asiáticos depois de 2010 como muito positivo.

Para a OMT, os resultados dos últimos meses mostram que em destinos como o Egito, Tunísia e Japão, o recuo da demanda está invertendo, por isso que pede apoio contínuo a estes países que "estão nesta quarta-feira plenamente preparados para receber visitantes do mundo todo".

A Europa atingiu os melhores resultados do que o previsto, avanço de 6%, entre outras razões pela redistribuição temporária das viagens norte-africanas e do Oriente Médio rumo à Europa meridional e mediterrânea, que avançou 7%.

Contribuíram também a recuperação da região setentrional europeia (7%) e a da Europa Central e do Leste (9%).

As Américas registraram crescimento ligeiramente superior à média mundial, de 6%, sendo especialmente notáveis os resultados da América do Sul, com crescimento de 15%.

Comparativamente, a região da Ásia e do Pacífico cresceu a ritmo mais lento, de 5%, mas o suficiente para consolidar o extraordinário aumento de 13% registrado em 2010.

Com relação à receita do turismo internacional, afetado pela crise do biênio 2008-2009 e depois de uma lenta recuperação em 2010, indica que neste ano deva registra uma melhoria.


Fonte: Folha.com

Partícula de Deus

Segundo o modelo padrão da Física, é possível explicar como as coisas funcionam. Mas ainda não se pode afirmar com certeza o que a coisa é.
Matéria do portal Terra mostra que Stephen Hawking, que afirmou no ano passado ser Deus desnecessário, apostou que o bóson de Higgs não será encontrado pelo Grande Colisor de Hádrons, entre a França e a Suíça. Segundo a Física, encontrar este elemento, também conhecido como “partícula de Deus’”, é a ‘peça’ que falta para explicar como a matéria existe, ou seja determinar “o que é a coisa”. Higgs, que dá o nome ao bóson, não gostou da declaração. Mas, ao que parece, há boas chances de Hawking ganhar esta aposta.

Existe um livro que alguns cientistas não consultariam, mas que tem respostas sobre a partícula de Deus: a Bíblia. A idéia aqui não é dar força à guerra normalmente fabricada entre ciência e religião. Afinal, tudo trata-se de crer e demonstrar o que se crê através de hipóteses e teorias(Ciência) ou doutrinas e ensinamentos(Religião). Mas sim, apontar que o Livro Sagrado fala não só desta partícula, mas do Deus completo. Ela revela o que é a coisa e como ela funciona. Como fomos criados, como fomos amados. E como fomos trazidos para perto Dele.

Por causa de Jesus Cristo, temos no coração aquela partícula, às vezes menor que um grão de mostrada, mas que pode mover montanhas: fé. E, por meio dela, mesmo que nem sempre entendamos como todas as coisas funcionam, sabemos Quem está por trás de todas elas. Confiamos. E evitamos colisões desnecessárias, que podem fazer nossa matéria se desestruturar.

Segundo o modelo padrão da Bíblia, portanto, as peças estão todas lá, sem faltar nenhuma. Estão encaixadas de modo que sabemos o que é a coisa mais importante para a vida.

E também que ela funciona muito bem.
            
Fonte:        
                  
    

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Testemunho: Viajar para Israel é entender melhor a Palavra de Deus

Por Anna Tanese Gaspar



Quando decidi conhecer a Terra Santa, o roteiro escolhido foi Israel 9 dias, que passou por Jerusalém, Belém , Mar morto, Galiléia e Tel-Aviv (Jope). Viajei em junho.

Não tinha o sonho de conhecer necessariamente os locais, mas sim a história deles e os costumes do povo. A Bíblia foi escrita por uma cultura diferente da nossa e sempre achei que conhecendo essa cultura iria entender melhor alguns conceitos da religião, e assim aconteceu.

Não esperava um país tão desenvolvido e organizado. Com lugares de pessoas muito religiosas, e também outro de pessoas mais modernas, é um povo que tem orgulho de sua história.

Os serviços da Terra Santa Viagens superou minhas expectativas. Cotei esse pacote com outras agências, mas elas davam apenas atenção à parte turística dos pacotes, já a Terra Santa Viagens também se preocupa com a parte espiritual, que é a intenção da maioria dos visitantes.

A cidade de Jerusalém foi o ponto que mais me chamou a atenção e me emocionou. É um lugar com muita história, mas também muito moderno e bonito, é realmente um lugar especial. O muro das lamentações e o museu do holocausto foram as melhores partes da viagem pela Cidade Santa.

Ter conhecido a Terra Santa para mim foi entender melhor a palavra de Deus, foi como me sentir dentro da bíblia. A palavra do líder no vale do Armagedom foi a de maior impacto. Ali podemos juntar a história que já se cumpriu com o que o Senhor ainda tem pra nós.

Minha vida espiritual mudou muito depois dessa viagem, pude sentir que Deus não está apenas lá, mas sim dentro de nós. Quem tiver oportunidade, deve ir à Terra Santa para conhecer sua história e seus personagens. Viver a história é diferente de ver a história por um livro ou documentário.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Petra: Duas formas de ver a Cidade Rosa de perto

De noite, velas dão clima de mistério. Já durante o dia, Petra revela toda a grandiosidade de suas cavernas e monumentos


Difícil achar um adjetivo para Petra. Deslumbrante, enigmática. Grandiosa. A descrição, necessariamente carregada de subjetividade, depende do primeiro contato com a chamada Cidade Rosa. E sempre pode mudar, ao sabor das visitas seguintes.

A visita à cidade escavada no século 3.º a.C. pelos nabateus, povo árabe nômade, foi à noite, no tour conhecido como Petra by Night (petrapark.com; entrada a 90 dinares jordanianos ou R$ 202). O longo caminho iluminado por 1.800 velas às vezes fica estreito, cercado por paredões rochosos de até 150 metros de altura, que ora exibem, ora escondem o céu estrelado.

O belíssimo Al-Khazneh, O Tesouro, surge de repente, iluminado por mais velas. Ao redor dele, turistas sentados em tapetes bebem chá, enquanto um beduíno toca flauta e um guia começa a contar a história da cidadela.

Por sua localização estratégica, na rota comercial das especiarias entre o Oriente Médio e o Mediterrâneo, Petra chegou a ser capital de um império que se estendia até a Síria. Com o surgimento de rotas marítimas, a cidadela foi esquecida. Apenas beduínos permaneceram por lá até 1812, quando o explorador suíço Ludwing Burckhardt, disfarçado de árabe para driblar os guardiães, a reencontrou.

À luz do dia. Sob o sol forte, água, boné e protetor solar tornam-se indispensáveis para uma nova visita a Petra. Em plena luz, o caminho feito na noite anterior revela novas nuances nas rochas cor-de-rosa e nos veios amarelos, cinzas e negros que se espalham pelos paredões, resultantes dos minérios dissolvidos. Dutos na pedra distribuíam pela cidade a água de reservatórios; imagens nas rochas de mercadores sinalizavam o caminho. Como tudo por ali - cavernas, templos, moradias, túmulos - foram esculpidos pelos nabateus.

Com quase 2 quilômetros de extensão, o desfiladeiro é como um ritual de passagem. O Tesouro revela, agora, toda a sua grandiosidade. O monumento esculpido na montanha tem 43 metros de altura e 30 de largura, com elementos arquitetônicos gregos e assírios. Foi projetado como túmulo de um rei, mas acabou servindo como templo e abrigo. E, anos mais tarde, set para Hollywood: Indiana Jones e a Última Cruzada (1989) teve cenas filmadas ali.

Al Deir, o Monastério, é a segunda construção mais famosa de Petra e também a mais alta, com 45 metros. Nada menos que 800 degraus escavados levam até lá - como bônus, a vista impressionante da Cidade Rosa, e até mesmo do teatro romano para 3 mil pessoas.

Beduínos têm autorização do governo para vender artesanato em tendas armadas entre as ruínas. Almoce (há apenas um restaurante em Petra, que serve bufê) e descanse antes de encarar a trilha de volta, uma subida. Para quem estiver sem fôlego, basta alugar uma charrete. / A.P.

Fonte: Estadão

Estudante cristão decide viver com um dólar por dia para poder ajudar os mais necessitados

Um estudante cristão de pós-graduação da Universidade de Westminster que vive com sua esposa e seus dois filhos, deu início a um projeto que envolve viver com menos de um dólar por dia para arrecadar fundos para um orfanato na índia e espalhar a conscientização sobre a vida dos pobres no mundo inteiro.
Nos primeiros 13 dias do seu mês de duração, Nathan Adair, conseguiu economizar $ 229,00 dólares (cerca de 374,00 reais), apenas reduzindo os custos das refeições diárias, de acordo com seu Blog e está pedindo para outros se juntarem a ele por uma semana, começando na segunda-feira.

Adair, que era membro da Primeira Igreja Batista em Arlington, Texas, durante seus primeiros anos, quer financiar um projeto de energia solar para micro-empresas, com a missão de fornecer eletricidade para uma comunidade em necessidade e rendimentos sustentáveis para um orfanato na índia.

A família de Adair gastou apenas $ 0,70 (cerca de um real e quatorze centavos) na sexta-feira enquanto comiam no café da manhã, farinha de aveia com passas e para o pequeno almoço, espaguete com tomate e feijão, arroz e ovo frito com batatas, cenouras e ervilhas refogadas para o jantar.

Adair graduado pela Universidade de Baylor, encontrou rapidamente um enriquecimento começando esta experiência de como é viver para os mais de 1 bilhão de pessoas que vivem no mundo inteiro com um dólar por dia ou menos.

“Embora meu espírito esteja ganhado forças , meu corpo lentamente está ficando cada vez mais fraco”, disse Adair. “Eu me sinto ótimo e tenho uma quantidade razoável de energia durante o dia , mas eu claramente estou perdendo peso. Eu posso sentir e ver uma diferença dramática.

Mas, acrescenta, “não há nada para se preocupar, apenas foi interessante a rapidez com que aconteceu”. Ele planeja fazer caminhada até o ginásio para testar a sua força ou a falta dela e obter um pequeno vislumbre do que um trabalhador , pode passar com este tipo de dieta.

Adair entende o valor da comida. “Quando você está realmente com fome, $ 25 – cerca de 0,41 centavos- gastos com uma sopa enlatada é como se ela tivesse vindo de um restaurante cinco estrelas “disse ele em uma declaração”. As pessoas que vivem com um dólar ou menos vê o alimento como um combustível essencial para se manter vivo e eles não dão valor a isso.

Os primeiros quatro dias foram os mais difíceis para Adair. “uma combinação de comer cerca de 35 % das calorias consumidas normalmente e desistir da cafeína foi um começo infeliz”. Disse ele.

“No entanto, o apoio esmagador e as orações de minha esposa , familiares e amigos me deu forças para eu não desistir.

Outras dificuldades incluem as lógicas para o planejamento de cardápios diários e uma falta substancial de energia.

Quando Adair e sua esposa, Lindsay, participaram do culto de West University Baptist Chunch em, Houston, eles encontraram Trapolino Kirby, diretor da Peace Gospel international, o beneficiário e começou a apoiar seu ministério de acordo com a imprensa da Associação Batista.

Quando ele estava planejando um projeto para MBA, Adair falou para Trapolino sobre as necessidades da paz do Senhor, que visa melhorar as vidas das pessoas no mundo inteiro em desenvolvimento.

Como ele tinha conhecido um orfanato na índia que está localizado em um local onde o fornecimento de alimentos não é confiável, eles decidiram iniciar o projeto.

“Em um esforço para resolver este problema e gerar recursos necessários para o orfanato, estamos projetando um sistema solar com a finalidade de carregar baterias, Adair prosseguiu . “Estas pilhas vão ser alugadas por membros da comunidade para usarem em luzes , ventiladores , aparelhos de pequeno porte em suas casas, melhorando drasticamente a qualidade de vida”.

Adair acrescentou que crescer em um lar cristão e ter estudado Baylor lhe permitiu ir além de sua zona de conforto e confiança no plano de Deus para sua vida.

“Não é por a caso que estou envolvido pela paz do Senhor, um projeto que seria apenas para minha pós-graduação se tornou o meu trabalho. é claro que este é o caminho de Deus para mim”.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Ministérios brasileiros preparam ações de evangelismo para Copa e para as Olimpíadas

Pensando nas competições mundiais que acontecerão no Brasil em 2014 e 2016 a Igreja Batista da Lagoinha juntamente com outras igrejas está preparando ações de evangelismo específicas para a Copa do Mundo e para as Olimpíadas. As estratégias foram definidas durante um encontro que aconteceu com pastores e ex-atletas em um Hotel na região Metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais.



Vários líderes de diversos ministérios estavam nesta reunião para discutir métodos de evangelismo e aprender com ministérios que já fizeram ações em eventos parecidos. Entre eles o líder da Igreja Batista da Lagoinha, o pastor Márcio Valadão, o pastor Jeremias, da 8ª Presbiteriana de BH, entre outros que acompanharam a palestra do convidado especial o pastor Cassie Carstens da International Collision Sport Athletes of Christ que falou sobre os trabalhos de evangelismos que seu ministério já realizou.


Fonte: Gospel Prime

Overbo » Destaque » Um cristão pode praticar MMA? Pastores e teólogos debatem sobre o tema

O MMA (Artes marciais mistas) é hoje uma das modalidades esportivas que mais cresce no mundo e também no Brasil, que por sinal possui os melhores lutadores do esporte. Com o crescimento do MMA, também vieram as criticas a modalidade, que chegou a ser banida de alguns estados nos EUA por ser muito violenta. No final de semana passado, foi realizado no Brasil o maior evento deste esporte, o UFC Rio que lotou o HSBC Arena e foi um sucesso segundo seus organizadores.


Um dos maiores lutadores do UFC é Vitor Belfort, que na maioria de suas lutas agradece a Deus após vitórias e usa o calção com o nome Jesus escrito. Declaradamente cristão, Belfort explicou em recente entrevista a ligação entre a religião e a luta dizendo que o que ele faz no octógono não é uma briga, e sim uma competição.

Além de Vitor que desta vez apenas comentou as lutas, outro atleta cristão estava no UFC, o estreante capixaba Erick Silva, que a exemplo de Belfort, entrou com o nome Jesus escrito no calção e tem como um de seus apoiadores o Senador evangélico Magno Malta.

Diante desta relação, o portal Gospel Prime (parceiro do Overbo) procurou pastores e teólogos para saber o que eles pensam deste esporte. Um cristão pode praticar tal esporte? É licito ao crente em Jesus assisti-los?

“Eu não vejo embasamento bíblico favorável, mas também não vejo o contrário”, disse o pastor Ariovaldo Júnior, do Manifesto Missões Urbanas. Ele acredita que a prática hoje é mais esportiva e ”não tem mais nada a ver com os vale-tudo onde havia graça em esmurrar o outro além das condições humanas”.

Biblicamente falando, Ariovaldo Júnior diz que não há menções que condenem o esporte. “Eu gosto do UFC por celebrar um esporte que ainda não tem influências do feminismo. O feminismo determina tudo hoje em dia, até o nosso modelo de ‘cristão ideal’ está mais pra figura de uma mulher do que pra um homem de verdade. A propósito, lutas de diversos tipos foram contemporâneas de Jesus e de Paulo (que viveu inclusive em Roma), porém não vemos nenhuma recomendação contrária à prática esportiva”, diz o pastor do Ministério Sal da Terra em Uberlândia – MG.


Violência e cristianismo

Já o pastor Geremias do Couto, da Assembleia de Deus, considera o esporte inadequado para o cristão. “Respeito quem participa e assiste (a tentação é grande!), mas a violência que o caracteriza conflita com os princípios de vida do Cristianismo. Há outros esportes saudáveis que podem muito bem atender a nossa necessidade de entretenimento e, sobretudo, de cuidados físicos.”

Couto diz que pode sustentar seu posicionamento lembrando de versículos como o de Gálatas 5 que fala sobre a temperança, assim como quando Paulo fala que tudo nos é licito, mas nem tudo nos convém. “Sei que no caso desse esporte não se trata de uma agressão gratuita, por vingança ou por maldade mesmo, mas de qualquer modo é uma forma de agressão consentida. Alguém vai sair arrebentado”, diz o pastor assembleiano.

“Aquilo é selvageria”, disse o teólogo Rodrigo Weronka, ele não concorda que um cristão deva participar ou assistir esse tipo de competição. “Como chamar de esporte um negócio que visa arrebentar o oponente?”, questiona.

Weronka fala sobre a diferença entre esportes perigosos como a Fórmula 1, e esportes “brutos” como ele classifica o MMA. “Uns podem dizer que na F1 o carro pode matar o piloto, mas na F1 o objetivo não é esse. E no vale-tudo, o ‘vale tudo’ é vencer o oponente, massacrando o cara”, disse.

Ele também não utiliza nenhum fundamento bíblico para basear suas convicções, apenas diz que a prática não condiz com os valores passados pela Palavra de Deus. “Não consigo aceitar uma brutalidade como o vale-tudo como esporte ou mesmo como algo para entretenimento cristão. Mas é claro que não tem um verso ‘não lutarás MMA’, isso é uma questão contemporânea. Deduzo pelos parâmetros bíblicos do amor ao próximo que arrebentar a cabeça de um ser humano, criado por Deus, por ‘esporte’ é ridículo”.


Princípios bíblicos

Geremias do Couto também fala que o esporte em questão foge dos princípios bíblicos. “Biblia não trabalha simplesmente com regras. Ela trabalha com princípios, que devem ser aplicados nas mais diferentes circunstâncias. Há muitas outras coisas das quais a Bíblia não fala de forma explícita, mas por causa dos princípios que ela nos oferece podemos fazer bem as nossas escolhas e evitar aquilo que não glorifica a Deus. Paulo escreveu: “Quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus”, 1 Coríntios 10.31. A grande pergunta é: esse esporte glorifica a Deus?”

O mantenedor do portal apologético NAPEC vai mais longe: ”Pergunte a um cristão se uma tourada é um esporte bacana. Não, dirão em coro! Judiar do pobre animal não é certo. E a caça esportiva? não é certo!. Então seria ético arrebentar outro ser humano numa competição esportiva?”


Vale-tudo na Igreja

Weronka também critica a prática de lutas dentro da igreja, como acontece na Igreja Renascer, que chegou a ser notícia no canal NatGeo (National Geographic) por montar um ringue dentro da igreja e promover a luta como “forma de evangelismo”.

“Uns dizem que o vale-tudo pode ser uma estratégia de evangelismo, então “vale tudo” para ter os jovens ali?” questiona Weronka que não concorda com o fato de uma igreja evangélica apoiar esse tipo de esporte.

“Sob a desculpa pragmática dos ‘fins justificam os meios’ a igreja vai ficando com a cara do mundo. E se a igreja deve ficar assim, prefiro ser um esquisito e manter a ortodoxia bíblica”, critica o teólogo.


Fonte: O Verbo

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Super-herói

Nos últimos anos, um tipo de filme que tem lotado os cinemas é aquele que traz histórias de super-heróis.

Originários das revistas em quadrinhos, os super-heróis impressionam com seus poderes, que ganharam em mutações, acidentes, experiências ou até de deuses da mitologia. Mas esses seres poderosos também mostram fraquezas bem humanas: a raiva, a sede de vingança, as paixões não realizadas, o orgulho ou até alguma substância à qual tenham “alergia”, que lhes faça passar mal.

Há especialistas que afirmam que nós gostamos de vê-los porque nos animam com a idéia de superar nossos próprios obstáculos. Também dizem que eles nos seduzem com sua beleza e poder. E há quem critique as histórias dizendo que elas defendem o modelo de vida e de sociedade dominante. Qualquer que seja a explicação, o fato é que ver estes filmes é uma gostosa fantasia.

Pena que, na vida real, a gente não tem toda hora um herói para nos salvar... ou será que tem?

Em uma proporção bem maior e mais duradoura, temos um grande herói. Ele já nos salvou. Ele acompanha toda a nossa vida. Ele nos anima diante dos problemas que temos em todo o tempo, e não só nas poucas horas em que dura um filme. Esse herói “mais-do-que-super” não tinha nenhuma fraqueza, mas assumiu as nossas. É o herói Jesus! Ele não precisa de capa e roupas coloridas, nem de efeitos especiais para nos impressionar. Também não precisa esconder sua verdadeira identidade. Já se mostrou à humanidade uma vez por todas, em uma vida de humildade, usando seu poder no tempo certo. Hoje e para sempre, ainda continua a mostrar o seu amor.

A gente curte e se diverte no cinema e nos gibis com as histórias dos super-heróis. Mas pode viver uma aventura muito maior, a da vida, com o Herói de verdade.


Rev. Herivelton Regiani
Capelão do Colégio Ulbra Cristo Redentor                  
Canoas, RS

Frase:

“A menos que eu aceite minhas falhas, certamente duvidarei também das minhas virtudes”.

(Hugh Prather)

MTur: intenção de viajar cresce 8,7% no Brasil

Em agosto, mais de um terço dos brasileiros (33,7%) pretendiam fazer pelo menos uma viagem nos seis meses seguintes. É o que aponta o levantamento realizado mensalmente pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) a pedido do MTur (Ministério do Turismo). Em comparação com agosto de 2010, a intenção de viajar cresceu 8,7%.


Os dados, que integram a série histórica Sondagem de Expectativa do Consumidor – Intenção de Viagem, mostraram que, dos brasileiros que responderam que pretendem viajar nos próximos seis meses, 71,2% preferem os destinos nacionais. Para o ministro Pedro Novais, “os números são uma amostra legítima do crescimento do turismo doméstico”.

Segundo a pesquisa, os turistas estão optando mais por hotéis e pousadas, e menos por casas de parentes ou amigos. Meios de hospedagem tradicionais representaram mais da metade das respostas (57,7%, contra 52% em agosto/2010), enquanto o percentual referente à estada em casas de parentes ou amigos alcançou 30,2% (contra 34,2%, em agosto/2010).

O avião é o meio de transporte mais usado, enquanto o ônibus está perdendo a preferência. Os aviões são objeto de desejo de 62,5% dos entrevistados, índice 11,2% maior que o verificado no mesmo mês do ano passado. Já as viagens de ônibus tendem a ficar mais raras: na comparação entre os meses de agosto de 2010 e 2011, a intenção de viajar nos coletivos diminuiu 37,2%.

O Nordeste lidera a preferência dos brasileiros que pretendem viajar dentro do país. Entre os que preferem os destinos turísticos brasileiros, 48,9% afirmaram que querem viajar para estados nordestinos. As regiões Sul (21,5%) e Sudeste (15,8%) ficaram com o segundo e terceiro lugares da preferência do público ouvido pela FGV.

A Sondagem de Expectativa do Consumidor, indicador que mede a intenção de viajar dos brasileiros, é resultado de consulta a duas mil famílias nas sete principais regiões metropolitanas brasileiras (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Distrito Federal, Salvador e Recife). O MTur estima que essas regiões respondam por cerca de 70% do fluxo emissivo do turismo brasileiro.

Fonte: Jornal do Turismo

sábado, 10 de setembro de 2011

Fãs de toda a parte do país vão à Terra Santa para ver de perto o show de Roberto Carlos em Jerusalém

Jerusalém, em Israel, recebe peregrinos das mais diferentes religiões. Mas, nos últimos dias, outro motivo tem levado milhares de brasileiros para a Terra Santa: Roberto Carlos. Com o show do Rei na última quarta-feira, no anfiteatro a céu aberto Sultan Pool, tem sido fácil encontrar gente de Norte a Sul do Brasil andando pelos caminhos sagrados.

"Tive a honra de vir no avião ao lado de Roberto. Aproveitei a oportunidade e falei para ele que, desta vez, quando ele cantar 'Jesus Cristo', Jesus vai falar: 'Até que enfim'", brinca o empresário paulista Marcos Arbaitman, 69, que está na cidade com a mulher, Bete, 58. "É a 62ª vez que venho a Israel. Mas agora é diferente. Ver Roberto em Jerusalém, um lugar onde se sente a presença de Deus, é fantástico."

Para a carioca Maria Benudiz, 70, que está em Israel há 41 anos, o show desta quarta é um sonho. "Roberto cantando em Jerusalém é algo que não achei que fosse ver um dia. Tomara que ele cante músicas da Jovem Guarda. Sempre gostei dele. Mas, com a saudade que sinto do Brasil, tudo que vem da nossa terra fica melhor", afirma a aposentada.

História de hospital/ Já a aposentada paulistana Yara Nardiello, 66, está mais do que acostumada a ver o Rei em ação. "Nos últimos 30 anos, não perdi um show dele em São Paulo. Antigamente, acordava cedo e ficava na fila para comprar o ingresso." Ela, que está em Jerusalém com o filho André, diz ter uma história com o Rei. "Quando eu estava na maternidade para ter André, Nice (ex-mulher do cantor) estava no quarto ao lado. Tinha acabado de dar à luz Luciana (caçula do Rei). Teve uma hora em que vi Roberto passando com uma boneca enorme. Se não estivesse com pontos, teria corrido para abraçá-lo."

Cantor diz sentir energia muito forte no deserto

A segunda-feira foi um dia de trabalho e passeio para Roberto Carlos em Jerusalém. À tarde, o Rei esteve no deserto da Judeia. Lá, ele pode ver alguns dos lugares pelos quais Jesus teria passado, indo da cidade de Jericó em direção a Jerusalém. No caminho, viu vários acampamentos de beduínos que moram no deserto. Após 40 minutos de carro, o cantor chegou a um set de gravação.

O "oásis" montado pela Globo tinha um trailer equipado com ar condicionado, já que o termômetro marcava 40 C. Lá, Roberto comentou sobre a maravilha do local. Afirmou que estava sentindo uma energia muito forte, além de emoção por estar naqueles lugares sagrados. O resultado poderá ser visto no especial de sábado, 10, na Globo, depois da novela "Fina Estampa".


Fonte: Diário de São Paulo

Emissão de passaportes bate recorde em SP

A Polícia Federal na cidade de São Paulo bateu recorde na emissão de passaportes em agosto, com 47.353 documentos --aumento de 26% em relação ao mesmo mês em 2010.


Segundo a PF, foi o quarto recorde seguido registrado em São Paulo. Desde o começo do ano, já foram entregues 308.340 passaportes.

No Estado todo, foram expedidos em agosto 78 mil documentos --crescimento de 30% em comparação a 2010-- e, desde janeiro, 508 mil. No ano passado todo, a PF emitiu 570 mil passaportes no Estado de São Paulo.

A emissão dos documentos de viagem também cresceu no país. Em todo o Brasil, a PF emitiu 207 mil passaportes em agosto, um aumento de 33% em relação ao ano passado. No acumulado do ano, já são 1,41 milhão de documentos.

Fonte: Folha.com

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Estados Unidos podem ter um “Brazilian Day” Gospel

Vários líderes religiosos se reuniram recentemente na sede do Projeto Mantena em Newark(Nova Jersey) para planejar o primeiro Brazilian Day Gospel nos Estados Unidos, um evento que reunirá vários cantores evangélicos brasileiros.
As igrejas de New Jersey e as de Nova York estão planejando este evento, assim como outras de estados vizinhos que vão se unir para representar estados brasileiros e assim fazer representações com grupos musicais, bandas e apresentações folclóricas de cada estado. A coordenação musical do evento será dirigido pela Paganini Institute of Music e a International Dance Academy e terá o apoio do Vejatv.com bem como as redes afiliadas.

No Brazilian Day Gospel, as Igrejas terão oportunidade de mostrar seus talentos locais, bem como adquirir barracas de comidas típicas brasileiras.

O evento acontece todos os anos em Nova York e reúne vários artistas brasileiros. O evento de 2011 aconteceu no último domingo, 4 de setembro, e lotou 14 quarteirões do centro de Manhattan.


Fonte: Gospel Prime

Testemunho: Conhecer a Terra Santa é crescer em Espírito

por Alberto C. R. Merino


Viajei a Israel em Julho deste ano. Sonhava em conhecer a Terra Santa porque eu creio que a Bíblia é a palavra de Deus e foi lá que tudo aconteceu. A viagem superou minhas expectativas, porque estar no local geograficamente falando é muito emocionante e enriquece o espirito.

A Terra Santa Viagens ajudou na construção desse sonho prestando mais que um bom serviço, um serviço excelente! Apreciei muito a companhia da operadora na viagem, nos auxiliando em tudo o que precisávamos.

O Muro das Lamentações foi o ponto da Cidade Santa onde eu mais me emocionei, um lugar lindo. Conhecer a Terra Santa é ter a experiência de uma maior conexão com o ETERNO.

Depois dessa viagem sento aumentar em mim uma sensibilidade para as coisas espirituais e mais vontade de ler as Sagradas Escrituras. Todos os cristãos deveriam algum dia conhecer a Terra Santa, para sentir o poder que deixou aquele lugar todo impregnado com o povo de Israel e o nosso Messias.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Turismo na Jordânia é vitrine segura do Oriente Médio

Salam Aleikum! Ahlan wa Sahlan! "Que a paz esteja contigo" e "seja bem-vindo", respectivamente, são as expressões que você mais vai ouvir na Jordânia. Apenas uma amostra da hospitalidade do povo local. Basta dizer que é brasileiro para ouvir nomes de jogadores de futebol, cantores e escritores do País. Nenhuma relação com a imagem de conflito habitualmente associada ao Oriente Médio.


Um dos países mais ocidentalizados da região, a Jordânia está entre os mais seguros - mérito, em parte, do acordo de paz assinado com Israel em 1994. Desde então, o turismo ganhou fôlego, impulsionado por boa infraestrutura, estradas de qualidade e quase 500 hotéis. Isso em um território diminuto: bastam seis horas para cruzar o país de norte a sul.

Turistas costumam ser vistos em grupos, mas não há grandes obstáculos a quem deseja viajar de forma independente. Petra, a cidadela esculpida na pedra, é o cartão-postal, principalmente depois de ter sido eleita uma das sete maravilhas do mundo moderno. Mas a Jordânia tem mais a mostrar: rica herança histórica, cultural, religiosa e natural.

Os muçulmanos são maioria na população - 92% dos 5 milhões de habitantes. Mas nem todos os homens e mulheres adotam túnicas e lenços na cabeça: pelas ruas, você verá muita gente usando roupas informais. Cerca de 40% dos jordanianos são de origem palestina, como a rainha Rania, adorada pela população.

Capital. Amã, uma vibrante capital de mais de 2 milhões de habitantes, é o ponto de partida para a aventura de desvendar este porto seguro encravado em uma região de conflitos sem fim - a Jordânia fica entre Iraque, Síria, Israel e Arábia Saudita.

De sua posição central, a família real jordaniana tem histórico de trabalhar pela paz. O rei Hussein, que ficou no poder por 46 anos, contribuiu nas negociações pelo fim da Guerra dos Seis Dias (1967) e na Guerra do Golfo, e foi o responsável pelo acordo de paz com Israel. Após sua morte, em 1999, seu filho mais velho, Abdullah, assumiu o poder - e o ocupa até hoje. Não sem sentir respingos da recente primavera árabe: para evitar protestos, prometeu convocar eleições.

Promessas à parte, Amã segue sua rotina. Entre fachadas de cor bege que caracterizam as construções recobertas de arenito destacam-se pontos de interesse turístico como a Mesquita Rei Abdullah I, a Cidadela, onde seria o povoado bíblico de Rabbath Ammon, e o Museu de Arqueologia. E ainda hotéis, restaurantes, lojas, museus e galerias de arte.

O souk (mercado) no centro de Amã mistura moradores, que fazem lá suas compras, e turistas em busca de artigos com cores e sabores) locais: doces, tecidos e keffiehs, os lenços quadriculados em vermelho e branco que os homens usam na cabeça, símbolos da Jordânia.


Fonte: Estadão

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Lutador evangélico Vitor Belfort explica a relação entre religião e o vale-tudo

O lutador Vitor Belford explicou ao apresentador Rafinha Bastos em um programa sobre MMA no UOL como a religião e a luta podem conviver juntas. Vitor é evangélico e tem mostrado as mudanças de sua conversão dentro e fora dos ringues.


Para o porta-voz da UFC (Ultimate Fighting Championship) no Brasil, não há motivos para deixar de agradecer à Deus após nocautear um adversário já que ali estão dois atletas e não duas pessoas comuns brigando.

Vitor deixa claro que para ele a luta sempre foi um esporte e ele sempre respeitou as regras e respeitou seus oponentes. Ele conta que começou a praticar esportes com 4 anos de idade e que a primeira coisa que se aprende é o respeito físico e moral.

O apresentador questionou Vitor sobre os motivos que o leva a agradecer a Deus quando termina a luta, se ele acabou de bater em uma pessoa. “Não é bater, é uma competição”, explica o lutador. Ele diz também que só agradece por aquilo que ele vive. “É hipocrisia agradecer a Deus e bater no filho, e trair a esposa”, completa.

Vitor que agora frequenta uma igreja em Las Vegas, onde mora com a esposa e os três filhos, aproveita o tema e envia uma mensagem para os evangélicos e pastores. “Se você agradece a Deus, se você coloca Jesus no peito, mas vai para boate, beber, encher a cara e trair sua esposa, você é hipócrita.”

O esposo de Joana Prado deixa bem claro que a luta é o trabalho dele e que ele faz tudo correto, vivendo aquilo que ele prega.

Fonte: Gospel Prime

Cavaleiros de Jerusalém

Os visitantes da Cidade Velha de Jerusalém, em setembro, poderão desfrutar de uma celebração no estilo da Idade Média – Cavaleiros de Jerusalém. Dezenas de músicos, dançarinos, mágicos, malabaristas, cavaleiros, princesas, trovadores, bobos da corte real e vendedores ambulantes da Idade Média voltarão para as ruelas da Cidade Velha e as esquinas charmosas do bairro cristão - uma celebração única em um ambiente único .


Durante o mês de setembro, sempre na quinta-feira, com início no dia 8 até dia 22, entre 19h e 23h, os visitantes e turistas serão convidados a entrar no Portão de Jaffa e viajar no tempo até a Idade Média. A Cidade Velha vai ganhar vida nas noites frias de outono com personagens e músicas do passado, bem como performances de dança, fogo, acrobacias e teatro.

A trilha circular levará turistas e visitantes do Porta de Jaffa até Muristan e retornando, levando o público em todas as atrações medievais, bem como a beleza inerente da Cidade Velha em si.

Empresas locais, cafés e restaurantes ficarão abertos até mais tarde, com promoções especiais para a celebração Cavaleiros de Jerusalém.

Cavaleiros de Jerusalém é um projeto da Autoridade de Desenvolvimento de Jerusalém, em cooperação com o Ministério do Turismo e a Prefeitura de Jerusalém, administrados pela Companhia Ariel.

Todos os eventos são gratuitos.

Para mais informações: http://www.jerusalem-oldcity.org.il/pages_e/Knights_festival.aspx


Fonte: Go.Israel

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Eventos: 7 de Setembro - Dia da Independência Espiritual

Invistam em seus pastores e os enviem a Brasília no dia 7 de setembro, das 09h00 às 17h00. 7 de Setembro é o Dia da Independência Espiritual do Brasil! Ponham as suas igrejas em oração para uma grande cobertura espiritual. Os pastores estarão, às 11h00, na Comunidade das Nações, e às 15h00, na Praça dos Três Poderes. DEUS quebrará o peso, o laço, o embaraço, as cadeias, as prisões, as algemas e cadeados, os grilhões e as pedras de tropeço que impedem a nação brasileira. Nós declararemos a transformação do Brasil!




Veja o vídeo postado no YouTube: CLAMA BRASIL!



NÃO VAMOS DESCANSAR ATÉ QUE DEUS COLOQUE O BRASIL COMO OBJETO DO SEU LOUVOR.


Rede Impacto de Oração

Fonte: Evangélica.com

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Infraero libera operação do maior avião de passageiros do mundo

A companhia dos Emirados Árabes já recebeu o sinal verde da Infraero para iniciar a operação.

Com capacidade para até 853 passageiros, dependendo da configuração, o Airbus A-380 é o maior avião de passageiros do mundo.

Com dois andares e 478 metros quadrados de área de cabine, o avião tem lounge, bar e camas privativas na primeira classe.

Da ponta de uma asa a outra, são 60 metros, o que exige adaptações em alguns aeroportos. No caso de Guarulhos, falta apenas acertar o horário do voo.

Segundo o superintendente de gestão operacional da Infraero, Marçal Goular, Guarulhos "suporta o desembarque dos passageiros do A-380 desde que seja fora do horário do pico".

Os horários solicitados pela Emirates eram 18h30 para pouso e 1h para decolagem, mas atingem os horários de pico do aeroporto, momento em que há maior volume de passageiros. A Infraero, por sua vez, propôs à companhia aérea um novo horário: entre 16h e 16h30 para o pouso e 2h para a decolagem.

A Emirates confirmou o interesse em utilizar o aeroporto brasileiro com o A380 nos voos com destino a Dubai.

Atualmente, são 15 aparelhos A-380 em funcionamento, além de outros 75 sob encomenda.

Fonte: Folha OnLine

sábado, 3 de setembro de 2011

Atendentes virtuais orientam passageiros em aeroporto de Paris

Um aeroporto na França está fazendo experiências com atendentes virtuais em uma tentativa de empregar em seus terminais avatares que sempre sorriem, não precisam de intervalos e nunca fazer greve.


O projeto-piloto, que está sendo testado no aeroporto Orly, em Paris, teve início no mês passado e até agora foi encarado com um misto de deslumbramento e surpresa pelos viajantes, que frequentemente tentam tocar e falar com as imagens incrivelmente reais que os recebem e direcionam para seus portões de embarque.

As imagens parecem surgir do nada quando um funcionário do aeroporto aperta um botão para sinalizar o início de um embarque.

Para fazer os avatares, três atendentes reais foram filmados em um estúdio. As imagens são então projetadas em uma silhueta humana feita de acrílico.

Os dirigentes do aeroporto acreditam que os atendentes virtuais, aos quais se referem como "hologramas 2D", chamem mais atenção e passem as informações aos passageiros de maneira mais eficaz que os tradicionais painéis eletrônicos.

"Bom dia! Convido você a se dirigir para seu portão de embarque. O aeroporto de Paris deseja a você uma boa viagem", diz o atendente virtual, enquanto o nome do destino de voo é projetado em sua imagem.

"As crianças gostam, é divertido. Elas se sentem atraídas e tentam brincar com eles", disse Didier Leroy, diretor de operações do aeroporto. "Poucas pessoas consideram os hologramas inúteis ou apenas uma besteira."

Segundo ele, a experiência será avaliada até o final do ano e pode ser expandida para outros aeroportos franceses, como o maior aeroporto de Paris, Charles de Gaulle.

A tecnologia por trás das imagens foi desenvolvida por uma agência de propaganda audiovisual de Paris. Agentes similares já são empregados em aeroportos de Londres e Manchester desde o início deste ano.

Como disse Leroy, nem todos os passageiros gostam dos atendentes virtuais como as crianças. "É assustador como os olhos dele parecem seguir você", disse Cedric Olivier, piloto da Air France.

Fonte: Folha.com