Pages

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Monte das Oliveiras

por Pastor Fernando Siqueira

Mas Davi, subindo pela encosta do monte das Oliveiras, ia chorando; tinha a cabeça coberta, e caminhava com os pés descalços. Também todo o povo que ia com ele tinha a cabeça coberta, e subia chorando sem cessar. 2Sm. 15:30”
 Dizem os mais pessimistas: que a vida é injusta! Será mesmo verdade tal afirmação? Há de se pensar nisso refletindo e comparando-a com o desfecho de uma trama de injustiça ocorrida no Monte das Oliveiras. A bíblia relata a história do rei Davi, que após viver uma rebelião organizada por seu filho Absalão, foge para não ser morto e, como um milagre, tem seu caminho direcionado ao Monte das Oliveiras, no momento de sua subida ele toma a atitude que mudou toda aquela situação de dor, magoa, angustia, traição e revolta em um momento de confiança no Altíssimo. Relata o livro sagrado em 2 Samuel 15:30 que Davi fez um voto ao Senhor, voto este de cobrir a cabeça e tirar as sandálias dos pés e como tal chorar abundantemente, não que este choro fizesse parte do voto, mas sim uma consequência dos fatos ocorridos e isto ajudava-lhe a amenizar e revelar todo sofrimento causado por seu filho.
É interessante notar que neste mesmo monte Jesus chorou por Jerusalém; uma das vistas mais impressionantes da Cidade Santa é o Monte das Oliveiras, em particular um lugar chamado Dominus Flevit (Lugar onde o Senhor Jesus chorou), pode-se imaginar que Davi ao olhar Jerusalém lhe sobreveio a dor de deixar sua cidade e ser expulso da terra que o Senhor lhe dera. 
Escrevendo sobre esta passagem sou tomado por imagens desta Terra Santa. Estar no Monte das Oliveiras defronte Jerusalém é entender tudo aquilo que Davi e o Senhor Jesus sentiram; um em ser traído e outro em não ser aceito com o louvor a Ele merecido. O voto de Davi revela algumas atitudes que mostram o momento de confiar no Senhor, sua cabeça coberta (cobertura espiritual) representa a proteção do Altíssimo e, além disso, impedia-lhe de olhar atrás, seus pés descalços (santidade), ainda que os sentimentos sejam de vingança e revolta contra o próximo, faz-se necessário agir como filho de Deus e não como um louco insensato. Davi ao subir o Monte das Oliveiras descobriu que não estava sozinho, pois a própria escritura revela que o povo chorava e subia junto a ele e como prova de fidelidade viveram o mesmo voto. 
Estar no Monte das Oliveiras é um momento único de compreensão que por maior que sejam as injustiças da vida sempre virá a vitoria do Senhor, de lá observando Jerusalém tem-se como vista o muro das lamentações, lugar onde o Senhor responde nossas orações, a porta das ovelhas hoje lacrada, mas símbolo da justiça Divina onde o Senhor Jesus voltará e entrará por ela, o Monte Sião e o Cenáculo, palco do derramamento do Espírito Santo e lugar onde repousa os restos mortais de Davi, firmando assim a justiça do Altíssimo na vida e morte dele. Monte das Oliveiras citado em uma única palavra “Inesquecível”.
O Pastor Fernando Siqueira vai ministrar na Terra Santa em outubro de 2012. Para mais informações: 11-3031-6374 ou acesse http://www.terrasantaviagens.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário