Pages

segunda-feira, 1 de março de 2010

Conheça Tel Aviv


Tel Aviv-Yafo (em hebraico: תֵּל־אָבִיב-יָפוֹ; em árabe: تل أبيب, Tēl ʼAbíb), geralmente chamada de Tel Aviv, é a segunda maior cidade de Israel, com uma população estimada em 391.300 habitantes. A cidade situa-se na costa mediterrânica de Israel, com uma área de 51,8 quilômetros quadrados. É a maior e mais populosa cidade da região metropolitana de Gush Dan, onde vivem 3,15 milhões de pessoas (2008). A cidade é governada pelo município de Tel Aviv-Yafo, dirigido por Ron Huldai.
Tel Aviv foi fundada em 1909 nos arredores da antiga cidade portuária de Jaffa (em hebraico: יָפוֹ, Yafo; árabe: يافا, Yaffa). O crescimento de Tel Aviv, logo ultrapassou Jaffa, que tinha maioria árabe na época. Tel Aviv e Jaffa foram fundidos em um único município em 1950, dois anos após a criação do Estado de Israel. A Cidade Branca de Tel Aviv, que foi considerada um Patrimônio Mundial pela UNESCO em 2003, dispõe da maior concentração do mundo de edifícios de estilo modernista.
Tel Aviv é classificada como uma cidade global beta +, além de ser um importante pólo econômico e a cidade mais rica de Israel, abrigando a Bolsa de Valores de Tel Aviv e muitos escritórios de empresas e centros de pesquisa e desenvolvimento. Suas praias, bares, cafés, restaurantes, lojas de luxo, ótimo clima e estilo de vida cosmopolita, levaram a cidade a se tornar um popular destino turístico para visitantes nacionais e estrangeiros, além de ter feito a cidade ganhar a reputação de "metrópole do Mediterrâneo que nunca dorme". Tel Aviv é a capital financeira do país e um grande centro de artes cênicas e de negócios. A área urbana de Tel Aviv é a segunda mais rica do Oriente Médio, e está classificada entre as 42 cidades globais de 2008, pelo Foreign Policy Global Cities Index. Também é a cidade mais cara da região e a 17ª cidade mais cara do mundo.
Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário