Pages

sexta-feira, 5 de março de 2010

Conheça Tel Aviv: história - Parte I


A ocupação da área foi iniciada em 1880, ao norte da cidade de Jaffa, onde as áreas, então pertencentes aos árabes eram relativamente caras. No ano de 1909 a cidade foi fundada com o nome de Ahuzat Bayit, com a intenção de ser apenas uma cidade-dormitório, e posteriormente foi renomeada Tel Aviv. No entanto, por volta de 1921 houve problemas entre as comunidades árabe e judaica em Jaffa, o que culminou com a criação do distrito comercial de Tel Aviv, que proporcionou à cidade seu primeiro momento de rápido crescimento populacional. O plano diretor foi implementado em 1925 pelo então prefeito Meir Dizengoff, hoje lembrado na mais importante avenida desta cidade.
A população de Israel como um todo, e portanto a de Tel Aviv também, cresceram muito com a imigração após a subida de Adolf Hitler e dos nazis ao poder na Alemanha em 1933 e, posteriormente, depois da Segunda Guerra Mundial.
Jaffa foi o grande núcleo de desenvolvimento até ao século XX, e alvo histórico de conquistas e reconquistas. Originalmente uma cidade fenícia, constituiu-se como um importante porto de mar até 1965, data em que o porto foi fechado, e foi concluído o porto de Ashdod.
Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário