Pages

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Conhecendo Israel: a Terra Prometida


Israel tem sido uma Terra Santa judaica e terra prometida por quatro mil anos, desde o tempo dos patriarcas. Engloba os mais importantes locais do judaísmo, como os restos do Primeiro e Segundo templos do povo judeu.
A partir do século X a.C. e por um período de 150 anos a região foi controlada por uma série de reinos e estados judaicos. Em 63 a.C. Pompeu conquistou Jerusalém e transformou a região em um reino tributário do Império Romano.
O domínio de Israel por uma série de imperios diferentes e as expulsões em massa diminuíram a presença judaica na região. Após a revolta de Bar Kokhba contra o Império Romano em 132, a região foi chamada de Syria Palaestina.
A principal concentração de população judaica transferiu-se da Judeia para Galileia. A Mishná e o Talmud de Jerusalém, dois dos textos judaicos mais importantes, foram compostos na região durante esse período. A terra foi conquistada do Império Bizantino em 638 durante o período inicial das conquistas muçulmanas. O niqqud hebraico foi inventado em Tiberíades nessa época. A área foi dominada pelos omíadas, então pelos abássidas, cruzados, os corésmios e mongóis, antes de se tornar parte do império dos mamelucos (1260-1516) e o Império Otomano em 1517.
Dados compilados de Wikipedia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário