Pages

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Conhecendo Israel: aspectos geográficos

Israel está localizado no extremo leste do Mar Mediterrâneo, delimitado a norte pelo Líbano, no noroeste pela Síria, pela Jordânia a leste e pelo Egito ao sudoeste. O território soberano de Israel, excluindo todos os territórios capturados por Israel durante a Guerra dos Seis Dias, abrange cerca de 20 770 km2, dos quais 2% são água. A área total sob poder israelense, incluindo Jerusalém Oriental e as Colinas de Golã, tem 22 072 km2.
A área total sob controle de Israel, incluindo a área que esta controla militarmente e que é parcialmente controlada pelos palestinos - o território da Cisjordânia, tem 27 799 km2.
Apesar de sua pequena área, Israel é o lar de uma grande variedade de características geográficas, a partir do deserto de Negev, no sul de cadeias montanhosas da Galileia, de Carmelo e de Golã, no norte. A planície costeira israelense sobre as margens do Mediterrâneo é o lar de setenta por cento da população do país.
A leste do planalto central, situa-se o Vale do Jordão, uma pequena parte dos 6500 km do Vale do Rift. O rio Jordão corre ao longo do vale, do Monte Hérmon e através do Vale Hulah e do Mar da Galileia até ao Mar Morto, o ponto mais baixo da superfície da Terra. Mais a sul está o vale de Aravá, terminando com o Golfo de Eilat, uma parte do Mar Vermelho.


Únicos de Israel e da Península do Sinai são os Makhteshim ou erosão circo. O maior makhtesh no mundo é o Makhtesh Ramon no Negev, que mede 40 quilômetros por 8 quilômetros. Um relatório sobre o estado ambiental da bacia do Mediterrâneo afirma que Israel tem o maior número de espécies de plantas por metro quadrado de todos os países da bacia.

Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário