Pages

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Conhecendo Israel: O retorno à Terra Prometida


Os judeus iniciaram seu retorno a Sião e à terra de Israel no século VI e durante o século XVI grandes comunidades judaicas foram formadas nas quatro cidades santas (Jerusalém, Hebron, Tiberias e Safed), aumentando o seu número no século XVII, com a vinda de várias comunidades da Europa Oriental.
A primeira grande onda de imigração moderna, conhecida como a primeira Aliyah, começou em 1881, quando os judeus fugiram dos pogroms na Europa Oriental. Enquanto o movimento sionista já existia, em teoria, Theodor Herzl foi creditado como o fundador do sionismo político, um movimento que pretendia estabelecer um Estado judaico na terra de Israel, levando a questão judaica para o plano internacional.
A segunda Aliyah (1904-1914), começou após o pogrom de Kishinev. Cerca de 40 000 judeus se estabeleceram na Palestina. Tanto a primeira quanto a segunda onda de imigrantes foi principalmente de judeus ortodoxos, porém na Segunda Aliyah também vieram alguns socialistas pioneiros que criaram o movimento Kibbutz.
Dados compilados de Wikipedia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário